10 de setembro de 2013

Fashionistas: Irina - Sarra Manning

Lido em: Setembro de 2013
Título:  Irina - Fashionistas #3
Autora: Sarra Manning
Editora: Prumo
Gênero: Juvenil
Ano: 2011
Páginas: 280
Nota
Sinopse: Descoberta por olheiros de agências de modelos enquanto cometia pequenos furtos nas melhores lojas de grife de Moscou, a jovem Irina nem imaginava que sua vida mudaria por completo. Ela tem de se mudar pra Londres e dividir o apartamento com outras garotas que, assim como ela, estão atrás de sucesso e renome internacional na carreira de modelo. Apesar da inveja e da competitividade de suas novas amigas, Irina está determinada a chegar ao topo da carreira, e não está disposta a deixar ninguém entrar em seu caminho. Entretanto, ela não contava com a chegada do belo e sedutor fotógrafo Javier, nem com os problemas com a top Caroline Knight, além da terrível companheira de quarto, Laura.

Resenha:  O terceiro livro da série Fashionistas conta a história de Irina, uma garota russa, arrogante e sem escrúpulos que foi descoberta por olheiros da agência Fierce enquanto tentava roubar um vestido de uma loja de grife. Além de salvarem a pele dela, lhe ofereceram o que ela jamais esperava ter: um emprego e um futuro promissor. Apesar de desconfiar que ela poderia estar sendo enganada, ela só iria descobrir se eles estavam falando a verdade e se a vida que ela poderia ter valeria a pena se ela arriscasse, e Irina enfim poderia dar um rumo para a sua vidinha medíocre na cidade cinza e apagada que é Moscou. Ela parte para Londres e lá teria que dividir o apartamento com outras três modelos russas, muito arrogantes por sinal, que a odiaram a primeira vista e partiram pras ofensas gratuitas. Irina resolveu revidar, e depois de muita confusão, precisou ser "transferida", e então ela é levada para Candem, junto com as outras meninas que estavam chegando para dividirem o mesmo apartamento: Laura, Hadley e Candy. Irina não perde tempo em demonstrar toda a sua petulância e grosseria com as outras, exceto com Hadley, quando decide que o maior quarto lhe pertence e alí já se revela alguém bem difícil.

Irina entra na corrida por bons trabalhos mas não mede esforços para conseguir o que quer, pois ela está alí pra ganhar dinheiro, não pra fazer amizades ou tratar os outros com educação. Javier, um brasileiro que também foi pro exterior tentar ganhar a vida e acaba se aproximando bastante de Irina, e a ajuda sempre que pode, mas isso não é motivo pra ela tratá-lo bem...
Até que todos passam a ver o quanto Irina é uma pessoa difícil e intragável, e por mais bonita que saia nas fotos, não serve pra conviver socialmente com ninguém, muito pelo contrario... E ao que tudo indica, se um milagre não acontecer e a garota acordar e cair na real, a única saída para Irina seria abraçar seu passado falido e dar adeus a vida que caiu dos céus, ou melhor, da Fierce...

Desde quando comecei a acompanhar a série, queria chegar ao terceiro volume logo para saber a história de Irina e os motivos que a levaram a ser uma pessoa tão agressiva. Ela é do tipo que só pensa em si e o resto que se dane, e se ela tiver que passar por cima de alguém para se dar bem, ela não pensará duas vezes, independente de quem seja.
A história é narrada em terceira pessoa, se desenrola bem e se passa ao mesmo tempo que as outras dos livros da série, e Laura, Hadley e Candy tem participações já que moram no mesmo apartamento. Pelos livros anteriores, a autora procura mostrar os bastidores dessa corrida em busca do sucesso no mundo da moda através de pontos de vista diferentes, de garotas com histórias de vida distintas, cada uma com seu objetivo, e Irina não é diferente. Ela ganhou uma oportunidade e quer aproveitá-la, o problema é sua personalidade. Por um lado achei a ideia da autora super original em criar uma protagonista tão odiosa como Irina, do tipo que enquanto acompanhei sua trajetória, torci contra ela a todo momento, mas por outro outro lado, é alguém com um temperamento inaceitável e difícil demais pra qualquer um engolir numa boa. Talvez na concepção dela, ela acredite que se está num caminho que lhe renderá bons frutos, não importa como ele seja traçado, desde que se chegue lá. E alguém sem caráter no passado e no presente, continuará sem caráter no futuro...
E Javier? O cara era maltratado sem parar, mas estava alí, firme e forte... Seria isso uma "prova" de que homem gosta é de ser pisado por gente como Irina? Fiquei agoniada!
É uma história que realmente vai testar a paciência do leitor, não pela trama em si, mas por Irina.

A diagramação do livro segue o mesmo estilo dos outros, a capa tem detalhes em verniz (título, olhos e colar) e apesar de Irina ter um sotaque forte e construir algumas frases erradas propositalmente, percebi alguns poucos erros de revisão em diálogos de outros personagens.
Um ponto que não me agradou NADA foi a escolha do nome de Javier e aproveito para desabafar sobre isso. Não sei se sou só eu que tenho essa impressão, mas acredito que os gringos não tem uma visão muito correta do Brasil... Quando não acham que tudo é carnaval, sexo, amazônia e bandidagem, acham que Brasil e Espanha é tudo a mesma coisa, como se nomes de pessoas ou cidades não tivessem a menor diferença e fossem os mesmos em qualquer um dos países! Poxa... uma pesquisa rápida sobre nomes comuns no Brasil poderia dar uma enriquecida na construção do personagem, pois em momento algum acreditei que se tratava de um brasileiro por causa desse nome...

No mais, é uma história muito boa, que transporta o leitor para os bastidores do mundo da moda, de forma  reflexiva, direta, às vezes cruel, mas muito convincente.
E que venha o último livro, Candy.

29 comentários

  1. Muito boa sua resenha. Eu venho acompanhando suas resenhas desta série, apesar de moda não ser minha temática preferida, gosto de saber o que você acha do livro seguinte. Irina parece ser realmente uma pessoa desprezível. Em relação ao nome do brasileiro, pelo amor de Deus, será que eles não conhecem o João, o Pedro, o Paulo. Gente nomes que não são só nossos. Acho que eles não tem uma ideia errada sobre o Brasil, é a falta de qualquer ideia deles sobre o Brasil que o faz achar que somos parecidos com a Espanha.

    Bjss!

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    confesso que olhando a sinopse e a capa já tinha certeza que o livro não iria me agradar, mas sua resenha me fez mudar de ideia.
    Acho que iria gostar do livro, os personagens parecem ser bem construídos.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia
    Não sei porque eles fazem tanta personagem feminina irritante nesse mundo literário. Não gostei muito de Irina. Também não seu de onde tiraram q Javier era um nome brasileiro... aff!
    Eu achei a capa super fofa, bem teen.

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante a história. Essa Irina é bem petulante e encrenqueira mesmo. Você falando dela agora, já me antipatizei com ela de cara. Adorei e quero ler essa série que nem conhecia ainda. Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha. Adoro historias com modelos, tenho certeza que irei comprar esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Essa é mais uma série que eu não consigo me interessar..não é o tipo de leitura que eu curto.
    Gostei da sua resenha..mas tenho preguiça só de olhar pra capa do livro..hahaha
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Acho que está é uma das poucas séries que não consigo gostar. Não, eu juro que a culpa não é da sua resenha. Pois ela é escrita de forma esclarecedora e chega criar em mim um animo para poder lê-la. Mas depois me lembro da personagem... AHHH!Fico completamente desanimada. Sem falar que a capa não é bonita :( (preconceito com a capa ativado)

    http://enfim-dezessete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar dessa série!
    Agora que ouvi, percebo que se tivesse ouvido falar, não teria me interessado!!
    Não curti muito o assunto, apesar de curtir muito sua resenha!!!
    bjoss

    ResponderExcluir
  9. Já vi um sorteio dessa série em um blog, e deixei de participar por achar que o livro não ia me agradar, porque, sinceramente né ?! Essa capa não é muito convidativa, mas sua resenha me fez passar do "não gostar" para o "louca pra ler".
    Quando eu era menor sempre quis que um olheiro de alguma agência me encontrasse e eu me tornasse uma grande modelo kkkkkk.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li essa série. Mas estou bastante curiosa pra ler, pois o livro parece bom porque nos apresenta um pouco sobre o mundo da moda como vc mesma disse. E eu curto bastante esse mundo. Vou buscar comprar essa serie pra ler. Bjokas

    ResponderExcluir
  11. A história parece interessante, apesar de fugir bastante da minha "zona de conforto literária" (rs). Achei bem interessante o fato da personagem provocar sentimentos negativos no leitor. Isso pode ser irritante, mas tem lá seu valor. Se tiver a oportunidade, pretendo ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, e de cara não gostei da capa, tudo bem que não podemos julgar pela capa, porém esse seria um livro que nunca me chamaria a atenção, é impressão minha ou a personagem é uma chata? Lendo a resenha fiquei com essa impressão.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Mais uma série que eu não consigo me interessar, mesmo que as pessoas falem bem a respeito.
    Me desculpem aqueles que gostam, mas me parece um daqueles romances bobinhos adolescentes, e nada mais que isso.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Flávia. Nunca tinha ouvido falar dessa série. E, não sei se leria. Isso de tentar entender o mundo da moda, não é uma curiosidade que tenho. Além do mais, não gosto muito de personagens "fúteis", e a primeira impressão que tenho, é que nesse livro os mesmos serão assim. Enfim. Beijocas.

    ResponderExcluir
  15. Oi Flavinha!
    Não conhecia a série, mas mesmo lendo sua resenha, eu não fiquei curiosa com ela, pois não sou muito chegada nesse mundo da moda, aliás acho um saco!

    Para quem gosta, vai adorar o livro!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia ainda, mas adorei a cama e o título. Bem convidativo para nós, mulheres!
    Ah! Naquela parte do seus desabafo, você esqueceu de citar favela também. Se não tem tudo aquilo, também tem favela. E concordo com você, morro de raiva desses filme e até alguns livros de autores estrangeiros que quando tão na telha de suas personagens virem para o Brasil, as metem no meio desse Brasil que os gringos visualizam. Não que não tenha nada disso, mas para eles é só o que tem. Floresta, macacos, praia, biquine pequeno, bunda, peito, carnaval, favela... E amei o que você citou sobre os nomes espanholados(espanholados? hahahahaha). Nunca tinha reparado nisso. Tem vez que dá raiva ser brasileira.
    Enfim, adorei a resenha e me interessei pela série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo ali na primeira linha: adorei a capa*
      hahahahaha
      Fora outra coisas que escrevi errado (estou no trabalho, e aqui é aquele teclado duro, kkkkk fora a pressa de escrever pra ninguém ver... HAHAHAHA)

      Excluir
  17. A capa realmente é bonita, mas não sei se eu ia curtir a leitura. Tenho lido muitos livros de fantasia... to nesta fase agora, haha. Quando passar talvez eu busque algo diferente!! Bjs

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha ouvido falar :X Mas não sei se gostaria de ler :S
    Quem sabe um dia né :D
    Mas valeu a dica

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha ouvido falar nada a respeito dessa série, mas achei bastante interessante.
    Apesar de não ser meu tipo de literatura preferido, e por esta razão não leria a série. Achei interessante o fato de cada livro seguir uma protagonista diferente.

    ResponderExcluir
  20. Muito boa sua resenha!
    Ja li o livro um, e estou ansiosa para chegar os próximos na biblioteca, porque leitor sem dinheiro é assim! kkk

    ResponderExcluir
  21. Não é muito meu tipo de leitura, mas acho que gostaria dos livros. Acho legal cada livro contar a trajetória de uma personagem diferente. Pena que estou sem orçamento no momento.. haha

    ResponderExcluir
  22. Ja estava interessada em ler, agora depois da sua resenha, fiquei mais curiosa .. assim que sobrar uma grana, vou comprar.

    ResponderExcluir
  23. Tenho essa série mas ainda não consegui ler. Já estou odiando Irina! Que garota intragável. Ótima observação sobre Javier, o nome não lembra em nada um brasileiro.

    ResponderExcluir
  24. Muito legal essa sinopse..fiquei bem interessada pra ler esse livro e conhecer mais da história de Irina..esse livro tem que ler na ordem ou eu posso ler esse sem problemas?

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Anna.. As historias são independentes, mesmo que as personagens apareçam na história da outra. É bom ler na ordem, mas não é obrigatório, não. Da pra ler fora de ordem tranquilo, sim
      ;)
      Bjo

      Excluir
  25. Nunca tinha ouvido falar dessa série mas me interessei bastante, gosto de ler sobre moda. Beijos

    ResponderExcluir
  26. Viva! Uma série que não me interessou. A capa é linda mas o conteúdo não me atrai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando falo de conteúdo tô me referindo a premissa do livro. kkkkkkkk...

      Excluir