5 de agosto de 2016

Polêmica, eu? #9 - Reciclagem de comentários

Nossa... Faz quanto tempo que não escrevo nada nessa coluna, gente?
Eu tenho andado na minha faz um tempo, até um pouco distante da blogosfera em geral... Mesmo que várias pessoas tenham levantado algumas questões polêmicas ultimanente, como publicações de livros de youtubers, valorização de booktubers/blogueiros nas parcerias, as próprias parcerias em si, além de outros temas que sempre rendem debates ou discussões, eu fiquei de fora, em cima do muro, só observando, embora eu já tenha minha opinião sobre essas coisas.

Não é novidade que desde os primórdios da blogosfera literária, muitos blogueiros, talvez como forma de ajudar os colegas, comentam em suas postagens, seja pra incentivar o trabalho, pra dar opinião sobre o assunto do post, como forma de retribuir uma visita feita (o que é assunto pra outro post) ou até como forma de fazer um spam básico pra divulgarem o próprio blog. Até aí tudo bem, algumas situações são chatas e inconvenientes, mas dá pra relevar... Mas e quando esses comentários vazios nem sempre vêm de outros blogueiros?

Houve uma época em que o blog tinha sorteios todo mês. Os leitores ativos devem lembrar, e se não, basta ver a página destinada às promoções pra ver a quantidade delas que já foi feita aqui no blog... Mas depois de um episódio lamentável - que inclusive me obrigou a mudar os termos e condições desses sorteios - onde uma participante copiava trechos de resenhas de blogs alheios pra forjar um "comentário decente", eu não tive motivações mais pra continuar trazendo sorteios como fazia antes e fiquei um tempo considerável sem eles. Uma pesquisa rápida no blog comprova isso.

Hoje tirei um tempinho pra dar uma lida nos poucos comentários que o blog tem. Sim, reconheço que, mesmo que os acessos do blog sejam muito bons, os comentários são poucos já que não comento em outros blogs e não existe a tal "retribuição" aqui. Fui conferir os comentários numa resenha recente, pois no sorteio do livro em questão há chances extras pra quem ler e comentar sobre e, como era de se esperar, sempre há os comentários rasos que demonstram claramente que a resenha não foi lida, mesmo que eu deixe avisado que comentários do tipo "Adorei a resenha, participando!" serão desconsiderados em caso da pessoa ser sorteada com essa entrada. Mas o pior nem é me deparar com esses...
O pior é ler comentários que parecem ser decentes por serem "maiores" e com alguma "opinião" sobre o que foi dito, quando na verdade são genéricos e que cabem em qualquer resenha, de qualquer livro. Outros comentários ainda são feitos em outros blogs e copiados e colados em vários outros, e não importa se a resenha é positiva ou negativa, o comentário é exatamente o mesmo. Não vou expor ninguém e nem vou citar em quais blogs os comentários foram feitos, mas embora o print abaixo seja de fazer o cu cair da bunda e fazer qualquer blogueiro morrer de tanto desgosto, infelizmente a prática não é exclusiva de uma pessoa só... Vejam e tirem as próprias conclusões:



Quando se tem uma chance para ganhar alguma coisa, vale usar de qualquer meio pra aproveitá-la?
Eu acho que fazer isso é desonesto, é desrepeitoso com o que faço no blog, e é desrespeitoso com minha pessoa, com os outros blogueiros que estão alí se esforçando pra movimentar o blog e dar oportunidade pra alguém ainda ganhar alguma coisa com isso. Eu nunca pensei que a cultura do "levar vantagem" que o brasileiro tem abrangia tantos tipos de atitudes assim, até mesmo em comentários em sorteios nos blogs... Gente.. se a pessoa não quer se dar ao trabalho de ler uma resenha por qualquer motivo que seja, é só não ler! Ninguém está obrigando ninguém a fazer isso... É simples. É melhor (e mais bonito) ignorar a tal resenha e perder a dita chance no sorteio do que tentar passar os outros pra trás, como se todo mundo fosse um bando de trouxa, como se ninguém nunca fosse reparar. Quem fica com má fama depois não vai ser eu, entendem?

Então o Polêmica de hoje não é só um desafabo, nem um descarrego do que tá entalado aqui dentro, mas um pedido de ajuda pra saber o que fazer diante de algo assim, pois sinceramente eu já não sei como lidar... Desisti de entender as pessoas, só consigo pensar que as pessoas só se dão a certos tipos de trabalho pela ideia de poderem ganhar qualquer coisa em troca, não acredito mais em consideração e respeito ao que próximo faz, e desanimei geral de continuar fazendo sorteios sabendo que muitos querem ter chances sem realmente fazer por merecê-las.

Experimentem jogar um comentário "suspeito" no Google e descobrir em segundos que o mesmo comentário está em trocentos blogs. É legal ver isso? É justo que alguém que faz uma coisa dessas ganhe um sorteio? Só eu penso que isso seja desonesto? Só eu acho que isso está longe de ser um incentivo pra se continuar levando o blog e/ou fazendo sorteios? Eu estaria errada em desclassificar um participante que faz isso há meses e ainda continua fazendo porque ninguém percebe?
Me ajudem a entender isso. Me ajudem a chegar num consenso pra saber como lidar... É algo digno de dar atenção e combater, ou basta ignorar?

Não é algo que afeta só a mim, mas uma blogosfera literária inteira, e se você faz parte dela, talvez deva se importar... Vamos pensar nisso?

5 comentários

  1. Oi!!!!

    Ói eu aqui de novo!!!!

    Flávia, sabe o que eu penso sobre uma pessoa que faz isso? Merece ser desclassificada do sorteio! simples...guarda esse nome aí, e se sair, desclassifica!
    Isso é injusto para com o blog, para com você e para com os outros participantes! Chance extra é ler a resenha e fazer um comentário, bom, está claro que não leu a resenha, se tivesse lido saberia o que dizer sobre... e fazer um comentário? Copiar e colar é fazer comentário? Não né! Então, na minha opinião pessoas assim não merecem nem concorrer, quanto mais ganhar.

    Outra coisa, não abandona os sorteios por causa de outras pessoas, não vale a pena.

    Adorei teu post e tuas dicas. Vou começar a fazer as buscas como você falou...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Complicado! Hoje a blogosfera, digo por mim, está irreconhecível. Tudo é feito a base de interesse. Não pensam em nenhum segundo se vão ser pegos nessas "artimanhas", ou se pensam não estão nem aí.
    Confesso, nunca me liguei a investigar os comentários feito nas promoções que fiz no meu blog, até por que, inocente, acreditava que eram feitos com dignidade da parte do participante. E você foi a pessoa que me abriu os olhos. Hoje, mesmo em postagens simples, não sendo promoções, coloco no pai dos burros, e saio a caça dos semelhantes. Sabe o que fiz, coloquei os comentários para serem verificados antes de postar, quando vejo que aconteceu isso excluo sem postar.
    Se é para não fazer algo decente, então não comente. É tão simples e digno de valor, não é.
    Bom, não fazer os sorteios não é justo, principalmente com aqueles que fazem o certo. Basta marcar essas pessoas, fazer uma lista e guardar ela com você, assim sempre saberá quem não merece levar o prêmio. E sim, desclassifica-las e dizer ainda a razão. Eu faria passar vergonha e mostraria quem são essas pessoas. Essa sou eu, mas você como tem um coração bom, sei que não fara isso.

    Esse post merece ser compartilhado!

    Beijos Ana Zuky

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia!
    Esse assunto é algo chato de se falar, por motivos de ser ainda mais chato receber esse tipo de comentário. E fiquei bem surpresa com essas cópias de comentários, nunca reparei que esse tipo de atitude existiam, que cúmulo ein?! Comentários vazios e rasos a gente sempre tem, de blogueiros, de leitores que só querem ganhar. Mas fazer um comentário e sair copiando, foi nova pra mim. Não sei como, mas ainda me surpreendo com a capacidade do ser humano.

    Ainda sobre o tópico que você menciona o causo que teve aqui no blog, que copiavam trechos de resenha. Fico a pensar, é uma idiotice sem tamanho né? Perdem mais tempo indo em outro blog copiando do que lendo uma resenha.

    Enfim, super concordo com você em inúmeros tópicos ressaltados no seu post. Além de desrespeitoso, é desonesto mesmo. Esses temas vai sempre casando com outros, incrível, brasileiro reclama de Deus e o mundo, mas esse jeitinho "brasileiro" é o que fode tudo. E de fato desanima fazer sorteios regulares quando isso trás muitos "leitores" como citados por ti e externados na tua postagem. É complicado mesmo, mas aí penso, e aqueles que acompanham? Que a gente já se sente íntimo do leitor, pelo tempo que ele entra, comenta e conversa com a gente? Não desisto de fazer sorteio por esses, que sem querer, reconhecem o trabalho que a gente faz.

    E olha, de fato essas "práticas" deve ser falado, debatido, compartilhado e tudo mais que for possível. Quem sabe assim, essas pessoas tomam vergonha na cara?! Tem muito blogueiro que está aí pra ganhar livros, pra ter números, mas do que adianta tudo isso sem conteúdo? pra mim é um nada.

    Parabéns pelo post, foi sensacional!

    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu sou nova no mundo de blogs literários, mas não no mundo da blogesfera, e confesso que com o pouco tempo que tenho com blog literário já vi muitas coisas nesse tipo e também acho que é desrespeito com quem fez um post com tanto carinho. Mas infelizmente a cultura no Brasil é essa, vale qualquer coisa para poder conseguir o que quer, mesmo que seja "apenas" um sorteio. A maioria das pessoas tem preguiça de ler, e acha mais fácil usar desses artifícios, acho que elas devem pensar que quem fez aquele post não vai ler a resposta, que quem tem um blog não visita outros blogs. Acho isso lamentável e achei super legal você abordar esse tema. Infelizmente a blogesfera não é mais como a alguns anos atrás.

    Beijos

    http://entre-linhaseparagrafos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiiie.... Finalmente vejo alguem falando disso.
    Eu tbm acho um desrespeito isso, com quem é responsável pelo blog, com os leitores e também com outros participantes.
    Eu afirmo que por ser o mesmo livro podemos até repetir uma opinião ou outra nos textos, mas de forma alguma o texto inteiro isso é um absurdo, mostra um grande descaso.
    Na minha opinião, as pessoas que fazem esse tipo de pratica devem ser contactadas e avisadas sobre essa má conduta com risco de desclassificação.
    Beijos...

    ResponderExcluir