2 de novembro de 2014

Quatro - Veronica Roth

Lido em: Novembro de 2014
Título: Quatro - Histórias da série Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco  
Tradutor: Lucas Peterson
Gênero: Juvenil/Distopia/Contos
Ano: 2014
Páginas: 272
Nota
Sinopse: Quatro se passa no mesmo mundo da série de sucesso internacional Divergente e é contado da perspectiva de Tobias Eaton. As quatro histórias incluídas aqui - "A transferência", "A iniciação", "O filho" e "O traidor", além de três cenas exclusivas - dão aos leitores um eletrizante vislumbre da vida e do coração de Tobias e compõem o cenário da saga épica da trilogia Divergente.

Resenha: Quatro - Histórias da série Divergente se trata da publicação impressa dos quatro contos narrados pelo ponto de vista de Tobias Eaton, o Quatro, acerca do universo distópico de Divergente, escrito por Veronica Roth, dando uma segunda perspectiva ao leitor sobre algumas cenas e acontecimentos, complementando a trilogia.

Em A Transferência, podemos acompanhar como foi o processo de transferência da facção da Abnegação para Audácia, pois ele, depois de 10 anos, foi o primeiro a fazer essa escolha. Escolha esta que deixou seu pai, Marcus, completamente atordoado enquanto Tobias se sentiu livre por ter deixado aquela facção da qual acreditava que cedo ou tarde seria engolida pelo sistema.
A Iniciação, conta como Quatro se adaptou a nova facção, fala das experiências que teve com relação aos desafios e treinamentos rígidos envolvendo jogos e lutas sangrentas, sua primeira tatuagem além da descoberta sobre os perigos do que é ser um Divergente em meio a sociedade.
Em O Filho, Tobias procura seu lugar na hierarquia da facção da Audácia, porém, suspeita que de algo de ruim esteja por trás dos planos dos líderes de lá. Enquanto isso, descobre algo envolvendo seu passado que poderá afetar seu futuro para sempre.
O Traidor se passa dois anos depois dos acontecimentos de O filho e acontece paralelamente com os primeiros eventos de Divergente. Desta vez, Tobias descobre mais sobre os planos da Erudição, comandada por Jeanine Matthews, que almeja tomar o controle das facções para si pois acredita que sua facção é que devia governar. Dessa forma, Tobias tenta encontrar uma forma de salvar sua facção de origem. E no desenrolar desses fatos, Tobias conhece Tris Prior, a nova inicianda da Audácia...

Em suma, Quatro não traz nada de novo a série, mas consegue dar um up e melhorar o que já era bom através desse novo ponto de vista, fazendo com que um personagem do qual eu já admirava e gostava demais, por tudo o que fez nos demais livros, despertasse ainda mais minha simpatia, como se tivesse tido a função de refrescar minha memória acerca dos acontecimentos a ponto de me lembrar dos motivos que me fizeram gostar dele. O que me mantinha interessada em Quatro era ele ser um personagem misterioso, enigmático, que guardava segredos, escondendo o que havia acontecido em sua vida até então, mas ao mesmo tempo era alguém forte e destemido, então poder saber um pouco mais de sua história e o que passou foi algo que me agradou bastante.

Então, fãs da série, a leitura dos contos pelo ponto de vista de Tobias, é mais do que obrigatória. Leiam, leiam leiam! ♥

É possível encontrar os contos separados em formato e-book a venda, confiram:

 


23 comentários

  1. Mesmo já sabendo o final do livro, ainda é possível ter um sequência na Trilogia, a sua distopia ser novamente retratada por Tobias Eaton (o Quatro) é uma forma de deixar a história mais comovente e sentimental.

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Eu adoro distopias e amo a série Divergente. Sempre quis saber sobre os segredos de Tobias, "Quatro" já vai para minha lista de desejados.
    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Parece ser otimo. Só li um conto e achei super legal ter a versão dos fatos pelos olhos do Tobias. To ansioso por esse livro <3

    Abraços
    David Andrade
    www.olimpicoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. nossa queroo muitoo esse livro parece ser maravilhosoo

    ResponderExcluir
  5. Sou apenas eu quem acha os acontecimentos mais interessantes pelos olhos do Tobias?
    Parece um ótimo jeito de recordar pontos da história.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler este livro para ver a história por outro ângulo e me apaixonar novamente pelo Tobias *-* <3

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito da série divergente, curto muito distopia, e fiquei bastante curiosa em ler esses quatro contos narrados pelo ponto de vista de Tobias Eaton.

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser bem legal. Adoro contos imagine contos de Divergente...
    Por mais que não seja nada de novo ainda sim me chama a atenção e tenho muita curiosidade em lê-lo. A resenha está ótima e um dos contos que mais me chama a atenção/curiosidade é Quatro O Filho, ele parece ser bem legal.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser bem interessante, não vejo
    a hora de pode lê-lo. adorei a resenha com certeza
    ela me deixou com um gostinho de quero mas !!

    ResponderExcluir
  10. Que legal essa divisão dos contos, não sabia que era assim e que ainda os ebooks eram separados.
    Eu quero muito ler pois o Quatro é pouco explorado e o personagem merecia este material.

    ResponderExcluir
  11. Depois de tanto me indicarem esse livro e depois dessa resenha vou lê-lo =D
    #LoveBooks

    ResponderExcluir
  12. Mesmo este livro não sendo lá grande coisa, eu gostaria muito de ler. Pois tem um tema que me agrada muito e que me cativou ao ler os outros da série. Ansiosa pra tê-lo em mãos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Só falta esse e Convergente para eu terminar de ler a saga. Todas as resenhas que li e sinopses me deixam com mais vontade ainda de ler. Quero muito esse livro. Saber das cenas pela visão de Quatro, é muito legal pra conhecer mais ele.

    Quero muito esse livro.

    Haha Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  14. eu preciso ler "quatro" para saber o que se passava na cabeça de tobias antes/depois de conhecer a tris. eu sou apaixonada pelo quatro (tobias) entao, pra mim, essa leitura e fundamental.

    ResponderExcluir
  15. Me interessei pelo livro retratar o ponto de vista de Tobias, é legal essa forma de absorvemos os mistérios, gostaria de ler, as descrições fazem com que aumente mais a vontade *--*

    ResponderExcluir
  16. Depois dessa resenha eu me interessei mais ainda para ler o livro!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Flávia, tudo bem? Nossa, estou louca para ter esse livro <3 essa capa está maravilhosa. Bom, eu adoro a trilogia, mas sinceramente, me decepcionei um pouco com o último livro, e não gostei tanto do que pensei que fosse gostar do ponto de vista do Quatro, e espero com esse livro mudar a minha opinião a respeito do ponto de vista dele, pois é um personagem que eu amo demais por todos esses motivos que você falou. Os contos parecer ser muito bons e vou querer saber mais da vida dele antes da Tris aparecer, já tinha lido aquele primeiro conto que saiu dele da cena das facas e gostei bastante, espero gostar desses também, e conseguir apagar a má impressão que eu tive em Convergente.

    Adorei a sua resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. O Flavia, eu adoro distopias, mas infelizmente ainda não consegui adquiris os livros para começar a leitura, sendo que já vi e ouvi milhões de spoilers e mais spoilers e como eu vi o filme, sei que é uma das melhores distopias já lançadas, quando assisti o filme, eu adorei o personagem, e como você citou, Tobias é bem misterioso, então mesmo não tendo lido os livros ainda, adorei quando soube que seria lançado o livro no ponto de vista dele.

    ResponderExcluir
  19. Bem eu não li nenhum livro dessa serie, infelizmente. Porem estou muito curiosa para poder fazer isso, pois ha diversos comentarios falando sobre ele e os personagens são algo que me chama muita atenção. Espero ler todos os livros LOGO!

    ResponderExcluir
  20. Muito fã da série divergente e tô louca pra ler Quatro!

    ResponderExcluir
  21. Resenha bem trabalhada, abordando pontos relevantes do livro, despertando o interesse dos leitores, convidando todos à leitura.

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Já li Divergente, Insurgente e Convergente, e a sua resenha acabou de me deixar super curioso e com vontade de adquirir essa coletânea de contos!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Eita eu não tinha conhecimento dos outros contos. Eu amo o Tobias aii meu coração. Eu espero algumas cenas vívidas dela e da tris hahaha. E ele narrando...quero ver o que se passa na mente desse carinha

    ResponderExcluir