28 de abril de 2013

A Costureira - Kate Alcott

Lido em: Abril de 2013
Título: A Costureira
Autor: Kate Alcott
Editora: Geração
Gênero: Romance
Ano: 2013
Páginas: 376
Nota
Sinopse: Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida.
Resenha: A Costureira traz a história de Tess Collins, uma empregada com talento pra alta costura e que queria ser reconhecida e crescer na vida, e de Lady Duff Gordon, uma estilista da elite renomada e muito famosa. A vida dessas duas se cruza quando Tess, por sorte, consegue um emprego como ajudante de Lady Duff, e tem a esperança de que seu grande sonho, enfim, poderia se realizar. Elas embarcam numa viagem rumo aos Estados Unidos, a terra das oportunidades, a bordo do majestoso, imponente e "inafundável" Titanic...
Porém, a tragédia que todos conhecem e que dá fim a história do navio é somente o ponto de partida e um excelente pano de fundo para que possamos acompanhar o que o destino reservou para Tess e Lady Duff.
Após a colisão, Lady Duff passa a comandar o acesso ao bote salva-vidas número 1, que teria capacidade para comportar aproximadamente 50 pessoas, porém, ele levava apenas 12. Horas depois, os sobreviventes foram resgatados pelo navio Carpathia, e lá, Pinky, uma jornalista do New York Times, que na época era um jornal iniciante, começa a investigar os acontecimentos a fim de saber o que aconteceu e por que houve pouco mais de 700 sobreviventes em meio a mais de 2 mil, principalmente sobre o bote número 1.
Ao chegar nos Estados Unidos, se dá início a um complexo julgamento para que todas as falhas pudessem ser apontadas, e Lady Duff se vê enrascada, pois teria que explicar as acusações que envolveram até suborno para que os marinheiros não voltassem para resgatar quem estava na água. Tess, que idolatrava e tinha Lady Duff como exemplo de pessoa a quem seguir e ser no futuro, percebe como essa mulher é gananciosa, mesquinha, manipuladora e não mede esforços pra manter as aparências, o que faz com que se questione se é isso que quer pra si mesma. Tess ainda se vê em meio a dois homens, Jim, que só pode oferecer seu amor, e Jack, que faz promessas de uma vida confortável e de um grande futuro para ela...

Quando soube que o livro abordaria o Titanic, imaginei que fosse algo batido e previsível já que é quase impossível não lembrar de Jack e Rose e a história de amor deles no meio de toda aquela confusão, porém, em A Costureira, apesar de trazer detalhes do naufrágio que foram reais e facilmente identificáveis para quem assistiu o filme de James Cameron, a trama trata de questões morais, baseadas nas escolhas dos sobreviventes, principalmente os da primeira classe que tinham alguma influência e importância na sociedade, e nas consequências que tiveram que enfrentar por conta delas, e por isso, fiquei bastante surpresa e empolgada com essa leitura.
A narrativa é super envolvente e fluída, e é feita em terceira pessoa, o que abrange várias atitudes dos personagens, mas sem um aprofundamento maior para que pudéssemos entender por que alguns tomaram certos tipos de decisão. São personagens que despertam vários tipos de sentimentos na gente. Acusar os outros que estão em uma posição completamente delicada é fácil, independente de estarem certos ou errados, mas o que ninguém sabe, é o que se passa na cabeça de cada um e o que é possível fazer num momento em que a própria vida está em risco...
A autora procurou escrever a história baseada em fatos e transcrições dos julgamentos realizados, o que tornou a história muito mais real, principalmente quando lemos uma nota ao final do livro onde ela diz que Lady Duff existiu.

A capa é linda e a roupa pomposa que a mulher veste retrata bem o estilo da época e ao mesmo tempo o requinte da costura, grande paixão de Tess e Lady Duff. A diagramação é simples, as folhas são amareladas e os capítulos apesar de longos, não são cansativos, justamente pela ótima narrativa. O único problema que tive com esse livro foram os inúmeros erros de revisão. Encontrei frases mal revisadas e incompreensíveis, palavras juntas numa frase inteira, erros de digitação em que até um número zero apareceu do nada no meio da palavra, dentre outros erros parecidos, e esse tipo de coisa me tira a concentração.
Mas no geral, A Costureira nos faz embarcar, literalmente, numa história maravilhosa que levanta diversos questionamentos morais e éticos, e nos faz refletir sobre o que faríamos se estivéssemos naquela terrível situação.

22 comentários

  1. Oi, Flavia.
    Vou ler com certeza. Fiquei interessada por ser ambientado no Titanic e falar sobre o naufrágio e também pelas questões éticas. É bem interessante se pensar nas escolhas que faríamos se estivéssemos na situação. Gostei de ter um embasamento histórico através de julgamentos reais e os personagens me parecem interessantes. Tá na lista! ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Essa capa é um encanto, fiquei simplesmente apaixonada desde a primeira vez que a vi.
    Que bom que a história é legal e a narrativa conquista. Mas realmente, muitos erros de digitação é um incomodo. O livro merece outra revisão.

    Bj!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  3. Sabe que até agora eu fico surpreso com suas resenhas. São ótimas. A Costureira é um livro que me chamou atenção, inicialmente pela capa, mas com toda esta trama em torno do Titanic e Lady Duff, fatos reais, eu fiquei ainda mais atiçado para ler. XD

    Bjss!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Flavinha.

    Que livro mais interessante. Fiquei meio com o pé atrás quando você mencionou o Titanic, mas, à medida que fui lendo a resenha, percebi que se tratava de uma história maravilhosa. Erros de revisão e edição também me desconcentram. Eu fico corrigindo tudo, lendo e relendo para compreender as frases e orações... Isso rouba o tempo da leitura.

    Amei, mesmo assim, e gostaria de lê-lo. A capa é mesmo muito linda!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  5. Oi Flavinha :)
    Nem imaginava que essa história pudesse ser tão interessante. Sua resenha me convencer a dar uma chance a ele, pois nem o título, nem a capa, tinha chamado a minha atenção =\
    Parabens pela resenha, como sempre muito completa :)
    Beijos, ótimo começo de semana =**

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    A capa realmente é linda, eu adorei e foi o que me chamou atenção para ler a sinopse dele.
    Gostei da sua resenha, parece ser o estilo de livros que eu gosto :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. A capa é linda mesmo! Pena que alguns personagens não são aprofundados e que o livro têm erros de revisão. Ainda que o livro seja bom, isso acaba me fazendo gostar menos quando acontece.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. eu não estava animada com esse livro,
    nem a capa e nem o titulo me chamaram a atenção..
    mais calma ai TITANIC?! eu preciso ler este livro.
    ainda mais agora que voce disse que não é tao cliche quanto parece e que tem informações reais do acidente.

    e eu não aprendo que não se deve julgar o livro pela capa! =/
    gostei muiito da resenha! =)

    Beijinhos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  9. Li a resenha ontem e comentarei hoje, sou desses!
    A história me atraiu, até porque li um semelhante (que fala de costura) e adorei! Erros de revisão desse tipo incomodam mesmo, é um desleixo, mas se o livro for bom de verdade, a gente passa por cima e lê numa boa!
    Eu quero muito ler *0* Já to querendo faz um tempo, desde que vi em outros blogs!!!
    Beijooocas Fla!!

    ResponderExcluir
  10. Eu iria amar esse livro, eu adoro a história do Titanic, apesar de trágica.
    Te adc no skoob ta?
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  11. A capa é linda e eu adoro ver o filme Titanic, parece ser muito bom mesmo, mas acho que vai me fazer chorar, o que não é muito dificil.

    ResponderExcluir
  12. É a segunda resenha que leio sobre este livro, ambas positivas, mas devo dizer que esse "pequeno" detalhe dos erros de revisão me deixaram menos motivada para ler o livro.
    Eu também me desconcentro muito com esse tipo de erro, fico querendo corrigir a todo momento. Uma pena, a capa é realmente belíssima e a história parece ser boa.

    Isa
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Flávia
    Eu também adorei esse livro, acabei de ler recentemente e como você imaginei que seria uma história como todas as outras e fui surpreendida por uma bela trama baseada em fatos.
    Um livro que gostei bastante ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  14. sabe eu nem curti tanto a capa e não era mt afim de ler o livro
    vc me animou mais e essa não é a primeira resenha positiva que leio sobre o livro. gostei olha.

    ResponderExcluir
  15. Oi Flavia, eu gostei muito do livro, pois sempre ficava na mente aquela história do jack com rose, e neste livro temos o outro lado, no que adorei.. Os personagens me cativaram muito também!!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Flávia,

    Nunca li nenhum livro que abordasse o Titanic e gostei bastante deste. Parece bem interessante e realista. Além de ter uma capa linda!
    Livros mal revisados são um problema. =/
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie, eu achei linda essa capa, me encantei com a sinopse !
    Adorei sua resenha e fiquei claro muito curiosa para ler o livro.
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Flá !!

    Também curti essa história, gostei de ver o Titanic por um outro ângulo.
    Acho que mudaria apenas o final, haha.

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com

    ResponderExcluir
  19. muito legal o livro, deve ser muito bom de ler. Amando seu blog <3


    BLOG | YOUTUBE | FÃ PAGE

    ResponderExcluir
  20. Adorei sua resenha e me deixou com vontade de ler o livro a capa é mesmo muito linda.


    Beijos

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Depois que li sobre esse livro, fiquei doente para ler!
    Já andei namorando ele na livraria, mas só vou ter dinheiro no mês que vem… Espero que até lá o preço diminua um pouco ou quem sabe eu consiga uns pontinhos a mais no Fnac!! rs…
    por enquanto (e para quem esta na mesma situacao que eu) vou comecar por ler aqui na web! olha aqui encontrei para baixar: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Costureira

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá, Flávia!
    Comprei esse livro depois te ver a sua resenha, me apaixonei. É tão lindo! As páginas desenhas sempre me fazem pensar: Valeu cada centavo!
    A história também é muito interessante e nos faz pensar sobre as questões sociais envolvidas não só na história do Titanic, mas nas outras também.

    Beijos
    http://versosenotas.blogspot.com.br/ (Estamos começando, se puder fazer uma visitinha)

    ResponderExcluir