21 de novembro de 2012

Sirensong: O Perigoso Chamado da Rainha - Jenna Black

Lido em: Outubro de 2012
Título: Sirensong: O Perigoso Chamado da Rainha -  Faeriewalker - Livro 3
Autor: Jenna Black
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Fantasia
Ano: 2012
Páginas: 344
Nota
Sinopse: Sirensong é o terceiro livro da série Faeriewalker. Neste volume, Dana é convidada a ir a Faerie para ser oficialmente apresentada à Corte Seelie. Porém, Titânia, a rainha, a quer morta. O convite não pode ser recusado e Dana, seu pai e seus amigos rumam a uma viagem cercada de perigos, ataques, ameaça e medo. Será que ela conseguirá vencer esses desafios? Uma saga surpreendente, recheada de aventuras e romance. 
Resenha: Sirensong é o terceiro e último volume da trilogia Faeriewalker, iniciada por Glimmerglass e seguida por Shadowspell. Vou resumir a ideia dos dois livros anteriores abaixo para quem não leu ter uma noção do que se trata, assim, essa resenha fica livre de spoilers, ok?
Mas pra quem quiser saber mais um pouco, é só espiar as resenhas de Glimmerglass e Shadoswpell.

Em Glimmerglass, Dana tem 16 anos e após viver cansada de ter que cuidar da mãe pau d'água, vai em busca de seu pai e descobre que ela é uma Faeriwalker, de uma raça capaz de transitar entre o mundo de Faerie e o mundo real levando armas de fogo consigo. E por causa disso, Dana se vê em uma grande enrascada, pois há pessoas que a consideram uma ameaça...
Em Shadowspell, a história continua... Dana passa a se esconder pra se proteger, mas, mais uma vez, se vê em perigo, pois começa a ser perseguida e caçada pelo Elrking, o líder dos caçadores bárbaros que "trabalham" para as rainhas. Até que os dois selam um pacto grotesco e Dana entra num beco sem saída...
Resumindo: Dana tem um poder, que nem ela mesma tem ideia do quão grande é, que muitos temem. Mas ao mesmo tempo, muitos desejam...
Já em Sirensong, as coisas não fogem tanto assim do tema central da história... Há perigos, perseguições, aventuras e todos os elementos já conhecidos nos volumes anteriores.

Neste volume, Dana recebe um convite irrecusável para ir para Faerie ser apresentada a Corte Seelie, e o convite vem diretamente do próprio filho da rainha Titânia, o príncipe Henry. Ou ela vai, ou vai.
Só que, obviamente, ela fica super desconfiada com o convite/intimação, pois a rainha Titânia a queria morta, mas como Dana não tinha escolha, parte rumo a Faerie com seu pai; seu namoradinho, Ethan; a irmã dele e sua melhor amiga, Kimber; Finn, seu guarda costas; Keane, seu treinador, e o prícipe Henry com seus cavalheiros.

A viagem é imprevisível: Cheia de perigos, cheia de armadilhas, e mais uma vez, Dana está em meio a um jogo político enorme. A sobrinha da rainha sofre um ataque em que uma bomba explode e a suspeita é Dana, afinal, ela é uma Faeriewalker e a única que tem o poder de carregar armas de fogo desse tipo para Faerie. Porém, a acusação é totalmente injusta pois Dana não foi a responsável...
Dana terá que enfrentar essa longa viagem que não é nada segura e ainda tentar descobrir quem é o segundo Faeriewalker por trás do ataque que está se mantendo no anonimato.

O livro começa num ritmo tranquilo e devagar, mas a ação esperada na viagem não superou minhas expectativas... São páginas e mais páginas de uma viagem desinteressante, imeeeensa e chata, com acontecimentos chatos e atitudes sem graça dos personagens que são... chatos! Muitos que me agradaram nos livros anteriores simplesmente mudaram de personalidade, talvez pra mostrar um amadurecimento, não sei, mas amadurecimento este que não existiu. Nada foi tão empolgante a ponto de eu pensar "Nooosssa! É agora!". Foi tudo muito monótono pra mim.
Até O Elrking, com toda aquela perversidade que demonstrou ter em Shadowspell, se mostrou um cara sábio e bonzinho demais pro meu gosto, principalmente no que diz respeito ao pacto que ele selou com Dana nesse segundo livro. Confesso ter lido Sirensong só pra saber como a autora daria jeito nesse pacto infernal. Queria saber se Dana iria ou não ceder a vontade do vilão malvadão e pervertido que deixou as leitoras gamadonas nele por ser tão sedutor e singular (minha nossa senhora o_O). E ao final, o problema estando resolvido, pra mim, a história acabou... e toda aquela viagem sem fim, com perigos, mistérios, perseguições e afins só serviram pra enfeitar, porque não acrescentaram nada.

Posso dizer que Dana evoluiu e amadureceu, tanto na forma de tratar os outros a sua volta, quanto no modo de encarar seus problemas, e isso pra mim foi muito positivo, pois nos outros livros Dana era deprimente com suas atitudes e pensamentos atrasados. Outra coisa que muito me agradou, foi a forma como Dana lidou com sua mãe e o alcoolismo dela, colocando a mãe em seu devido lugar, a enfrentando sem medo. Só que até hoje estou tentando ligar os pontos a fim de saber o que raios a mãe alcoolatra tem a ver com a filha ser Faeriewalker, sendo perseguida, descobrindo poderes mágicos e tudo o mais. São temas que não batem, não combinam e senti que a autora quis abordar esse assunto na marra, colocando-o numa história de fantasia que não tinha nada a ver.

Mas gostei do pouquinho de romance que teve e gostei da lição que é passada, de que nem sempre podemos salvar e proteger a todos... só temos que fazer nossa parte e isso já basta.

Enfim.. é um livro bom, mas que poderia ter sido melhor se mais aprofundado, se a tal viagem não tivesse sido tão arrastada e enrolada e as coisas fizessem um pouco mais de sentido. A capa é muito bonita, a revisão do livro foi muito boa, foi bem escrito, a leitura flui bem e pela parte física do livro não tenho do que reclamar.
Mas, por ser o último volume, apesar de um final razoavelmente satisfatório, eu esperava algo bem maior pra fechar a história... É um livro pra passar o tempo e só.

49 comentários

  1. Oi!
    Eu ganhei o primeiro livro da minha tia, mas ainda não o li. Adoro as capas dos livros e percebo que é uma série que tem opiniões divididas. Apesar de que já li outras resenhas parecidas com a sua, dizendo que por ser o último livro da série, poderia ter sido melhor.
    Enfim, gostei muito de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. pela minha nota e analise, não heim....

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  3. Olá!
    Eu não tive a oportunidade de ler o primeiro livro da série ainda, por isso não posso falar nada sobre a sua resenha a respeito do 3°. Só sei que não estou mais empolgada para ler essa série depois de tantas resenhas que li falando que os livros são fracos.
    BEijos!

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii Fláá!!
    Acho que uns livros para passar o tempo são bem necessários às vezes, mas não acho isso com relação a séries, rs. Acho que uma série, te faz comprar todos os livros e se comprometer a lê-la inteira, tem que pelo menos ser mais do que satisfatória, sabe? Para valer a pena mesmo, rs. As únicas coisas que me atraem de fato na série são as capas, que acho lindas!!
    BEijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: Sem contar que acho um saco quando os autores inventam de colocar umas coisas hiper forçadas que não tem nenhum nexo com o resto da história. [O alcoolismo e a fantasia]. Para mim fica tão sem noção quanto as lições de moral que O mendigo tentaram te enfiar goela a dentro, haha.
      bjok

      Excluir
  5. Me arrependo tanto de não ter comprado a série na Bienal.
    Fico triste quando vejo essa capa kkkk.
    Fiquei encantada com a série e a resenha está perfeita!
    Escolhido Pelos Leitores - Loucamente Sua.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. poxa que pena que não é tao incrivel o livro.
    afinal por ser o ultimo volume ai mesmo que deveriam ter caprichado e tals.
    pelo menos da pra ver o crescimento da dana.
    a capa do livro é realmente muito bonita, e eu pensei que ele seria melhor sabe.

    ResponderExcluir
  7. Sério que não é tão bom??
    Não posso falar nd por que não li nenhum da série ainda, mas me pareceu ser legal.
    gostei da sua resenha.

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de ler essa série, mais é tanta resenha negativa que infelizmente deixei ela de lado.
    Quem sabe em 2013 eu leia ^^
    Ótima resenha
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  9. Confesso que fiquei com vontade de ler só por causa da capa haha
    Se fosse um livro único eu até compraria, como você disse, é um livro para passar o tempo.
    Não sei se tenho coragem de gastar dinheiro numa série que não é tão boa hahaha
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Flavia, eu sou doida para ler os livros, mais eu só tenho o primeiro... gostaria de comprar os outros antes de começar a leitura..
    chato que não tenha sido o que vc esperava.. é muito ruim quando isso acontece..
    Acho a capa do 2 a mais bonita de todas, se bem que essa é bem linda!!
    Eu quero ler logo e ver o que eu acho, ai te falo o que achei..

    bjs
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parece legal, mas acho que não ia gostar. Odeio quando as coisas demoram a acontecer em um livro ^^

    ResponderExcluir
  12. Esse livro deve ser shoooow , bom estou visitando blogs achei você e estou prescisando de seguidores e parceria para eu ter a parceria eu presciso ter seguidores se você quiser me ajudar eu aceito eu to te ajudando com seguidores retribuii !!

    http://passagemparamarcos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não tenho muito interesse por essa trilogia. A capa é lindaa demais, mas livros que geralmente ficam morgando é um sacooo!^^ kk Se puder lerei um dia, mas não compraria.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  14. Oi, Flavia. Pena que não é tão bom. A capa é tão linda!
    Tô passando longe de livros monótonos e pouco interessantes rs. Aliás estou achando o tema de muitos livros muito iguais! Adolescentes que descobrem que tem poderes e tal. E também estou me cansando de livros juvenis. Só faço uma exceção para HP que é ótimo e estou amando! :)

    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Oi Flavia, confesso que não li a resenha, pois ainda não li essa série. Já ouvi falar bastante e pare muito interessante e envolvente. A capa é linda mesmo. Falando de outro assunto, indiquei seu blog para responder um Meme, não sei gosta de respondê-los. Caso goste, passa lá pelo blog para conferir.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. É por isso que sempre digo pra mim mesma "Não julgue o livro pela capa" a capa é linda e a história parece ser muito chata. D:
    Não gosto de livros de narração lenta, dá sono D:
    Beijinhos linda ♥
    http://mydreamsofasummernight.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ain eu sou louca pra ler essa série, eu acho as capas tão lindas, mais ainda não tive a oportunidade de achar por um preço legal.
    A opinião desse livro é muito relativa, já vi gente que ama, e outros disseram que é chato.
    Só eu lendo que vou saber né?
    Beijos!
    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi linda, adorei o blog *-*
    Já estou seguindo, segue lá tbm?

    modaafemiinina.blogspot.com.br

    beeijos ;*

    ResponderExcluir
  19. Parece ser ótima essa saga hein?
    Gostei .. haha

    Hey Parceira, vce ganhou um selinho vem buscar! haha
    http://tenerdificando.blogspot.com.br/2012/11/selinho-musica-para-meus-ouvidos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente qdo é ótima leva 5 estrelas... e nao foi o caso dessa :p

      Excluir
  20. Bem se a nota foi bom, não diria que é tão interessante, mais me deu vontade de ler. beijos.

    almapoeticaa.blospot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei e quero ler!!!
    Muito show sua resenha!
    Beijos
    Rízia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Fla, tenho o primeiro volume dessa serie mofando na minha estante, mas nunca surge a oportunidade para le-lo!
    adorei o fato da sua resenha nao ter spoiler, acho q até me interessei mais pela serie agora :d
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu amei a série, então sou suspeita para falar.

    ~Glaucia

    http://www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  24. oi Flavinha,
    não sei se leria esse livro :)) talvez sim, por não saber muito sobre ele!

    beeeijo
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  25. Eu morro de vontade de ler essa série. Lembro que uma vez Gimmerglass estava por 10 reais no submarino, pena que não comprei, mas enfim..

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  26. Oi Flavinha, as capas são lindas, eu nunca li a série, mas até compraria pela capa.
    Porém ao ler sua resenha e saber que seria só um passa tempo, já desanimei.
    Não sei se conseguiria gastar meu dinheiro numa leitura só para passar o tempo. Enfim... Ja não vou mais compra-los. rsrs

    Beijokass, flor.

    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  27. Amei os títulos dessa série! Essa resenha me desanimou um pouco - odeio quando a qualidade de uma série baixa - mas quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  28. Estava ansioso para ver a sua resenha Flavia e vc arrasou na escrita.
    Nunca tinha lido uma resenha de Firesong e depois da sua não sei se vou investir nessa triogia.
    A capa do livro é muito kawaii e vc tentou expor os pontos positivos. *-* bjs

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. A capa é tão linda né, mas não tenho mais vontade de ler tanto a trilogia. Adorei sua resenha.
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Ainda não li essa série, porque ganhei o livro 2 e o 1 e o 3 ainda não comprei, então não tive como iniciar a leitura, mas em breve vou comprar o 1 e vou ler.
    Mas uma coisa que eu gosto muito nesses livros, são as capas, muito fofas e com brilhos :)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  31. Oi Flavia! Eu não li a série, mas espero gostar, o crescimento que a personagem teve eu vejo como um ponto positivo, agora os fatos que você não conseguiu achar bem conectados a trama é algo que acaba prejudicando um pouco. Logo mais entro nesta série.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  32. Eu não li e nem tenho essa série,são tantas as séries que acabo abrindo mão de algumas, e como essa não me atraiu desde o princípio...enfim,sei bem como é decepcionante, quando o livro enrola demais, a gente nota que o autor só está querendo dar mais volume. Gostei muito da sinceridade na sua resenha.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  33. Vc me assustou um pouco com sua opinião sobre esse livro e sobre a serie, mas quero um dia ler para ver se concordamos. A capa é linda mesmo!!!

    ResponderExcluir
  34. Flávia, eu ri da menina lá em cima que disse que o livro deve ser ótimo Gente, quando não queremos ler a resenha olhamos a nota, damos a lida num parágrafo pelo menos e aí fingimos que sabemos do que estamos falando, rsrsrs

    Deixa eu me focar.... Eu gosto deter sempre um livro só para passar tempo por perto. Acho bom, porque aí parece que a gente dá uma aliviada de leituras ou muito densas ou que exigem muita da nossa atenção (e noites de sono.
    Essas capas são lindíssimas, e os títulos em inglês dariam um up na minha estante, mas sabe quando o interesse não passa disso? Então, é assim que eu me sinto em relação á série, Flá. u.u

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha penso o mesmo
      Eu gostei muito do primeiro, mas o nivel foi caindo com os proximos, infelizmente... mas fazer o que... acontece ahahaha

      Excluir
  35. Estou bem curioso para começar a ler essa trilogia ^^

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi Flavia, tudo bem?
    Adoro as capas dessa série e confesso querer MUITO começar a ler!
    O tema é um dos meus prediletos, mas fiquei meio desanimada por saber que o primeiro é o melhor, gosto de finais surpreendentes e avassaladores rs.
    Beijinhos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito da capa, e a historia parece ser muito legal tambem, espero um dia ter a oportunidade de ler esse livro
    Parabens pela resenha, muito boa

    ResponderExcluir
  38. A capa é boa, mas a história pelo o que eu li na resenha não me faz sentir muita vontade ler, talvez posso ler!!! Bjssss

    ResponderExcluir
  39. Oi, Flávia.
    Primeiro, eu ri dos comentários ridículos a cima rsrsrs
    Afinal, eu entendi a resenha e a resumida dos outros volumes, mas a Dana é uma fada? QQQ
    Fiquei boiando, pois Faire em inglês sei que é fada .-.
    Eu acho que eu sei como são os outros livros, vou dar uma olhada depois !
    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Eu não conhecia a série, obrigada por compartilhar! Beijos!

    ResponderExcluir
  41. Adorei esse livro. toda vez que leio alguma resenha dessa serie lembro dos livros da serie "Os encantados do ferro", as duas serie parecem muito!
    Adorei a capa desse livro, ele parece ser bem legal!

    xoxo

    ResponderExcluir
  42. é massante ler um livro que na metade só fica enrolando, e esse foi o caso. A história em si parecer ser legal, mas ainda não me atraiu o suficiente.

    ResponderExcluir
  43. Não parece ser muito bom, eu não me arriscaria. A trilogia pode ser boa, más esse livro eu não sei. Ainda mais depois que você colocou entre os piores livros que você leu nesse ano .-.

    ResponderExcluir