26 de julho de 2012

Glimmerglass - Jenna Black

Lido em: Março de 2012
Título: Glimmerglass: O Encontro de Dois Mundos - Faeriewalker #1
Autor: Jenna Black
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Fantasia
Ano: 2011
Páginas: 296
Nota
Sinopse: Dana Hathaway ainda não sabe, mas vai acabar se metendo em apuros quando decide que é a hora de fugir de casa para encontrar seu misterioso pai na cidade de Avalon: o único lugar na Terra onde o mundo real e o mágico se cruzam. No entanto, assim que Dana põe os pés em Avalon, tudo começa a dar errado, pois ela não é uma adolescente comum – ela é uma faeriewalker, um indivíduo raro que pode viajar entre os dois mundos e a única pessoa que pode levar magia ao mundo humano e tecnologia a cidade de Faerie. . Não demora muito e Dana envolve-se no jogo implacável da política do mundo da magia. Alguém está tentando matá-la, e todos parecem querer alguma coisa dela, desde seus novos amigos e da família até Ethan, o lindo garoto com poderes fantásticos com quem Dana acha que nunca terá uma chance… Até ter uma. Presa entre esses dois mundos, Dana não sabe bem onde se encaixa ou em quem pode confiar, muito menos se sua vida um dia voltará a ser normal.

Resenha: Dana Hathaway tem 16 anos mas desde pequena tem muitas responsabilidades, que vão desde cuidar da casa, mantendo tudo em ordem, até tomar conta de sua mãe, Cathy, que tem problemas sérios com o alcóol e que sempre deu um jeito de fugir do ex marido para evitar que ele e a filha se encontrassem.
Dana, que não aguenta mais essa situação, não aceita mais viver fugindo, se mudando, se escondendo já que a mãe não lhe dá explicações, vive bêbada e a fazendo passar vergonha e resolve ir procurar seu pai, que mora em Avalon, a cidade onde humanos e seres feéricos vivem em harmonia, só que ela não esperava e nem imaginava se deparar com as descobertas que faz ao chegar lá...

Em Faerie, Dana tem a notícia de que seu pai, Seamus Stuart, está preso e ela vai para a casa da tia, Grace Stuart, que também a mantém presa num quarto sem maiores explicações.
Dana então é resgatada pelos irmãos feéricos, Ethan e Kimber, e enquanto está na companhia deles, começa a descobrir como funciona a cidade de Faerie e que ela é na verdade uma Faeriewalker, uma "raça" extremamente rara e poderosa que tem o poder de transitar livremente pelo mundo real e o mundo de Faerie...

A partir dessas descobertas, Dana se vê numa grande enrascada, pensando que todo mundo quer matá-la, pois o poder que possúi pode acabar sendo usado para o mal se as pessoas erradas a capturarem...

Eu particularmente achei a ideia de Glimmerglass muito original e fiquei surpreendida, pois apesar do tema ser sobre fadas, não se vê seres mágicos brilhantes e voadores com seus feitiços a base de pó mágico e suas varinhas de condão. A história trata da política do lugar, as hierarquias feéricas, as conspirações em busca do poder e as situações perigosas que os envolvidos na trama se metem. É um tipo de fantasia que foge ao fantástico e por estar ligado às questões políticas, lembra mais a realidade.
Avalon é a divisa entre Faerie e Londres, e é o máximo onde humanos e fadas podem se cruzar. Tem até a alfândega!

Os Faeries são divididos em duas classes, os Seelies (representados por uma rosa branca) e os Unseelies (rosa vermelha), e essa divisão é algo que lembra os bonzinhos e os malvados. As rosas inclusive decoram as casas para que fique bem claro para todos a qual classe na Corte o tal ser feérico pertence.

E em meio a tudo isso, Dana além de buscar pela verdade, tenta escapar da tia nada confiável e seu capanga, e ainda se vê atraída por Ethan, que é cheio de segredos e mistérios. Ela também aprende a lidar com Kimber, que se mostra um pouco resistente até deixar a amizade fluir entre elas.

A narrativa é em primeira pessoa e a leitura flúi (apesar da revisão não ter sido perfeita), mas Dana, mesmo com toda a responsabilidade que tinha em casa e o que passou com a mãe, tem a personalidade muito confusa. Senti que em alguns momentos ela era adulta demais, e em outros, infantil demais. Ela também chora demais, fala coisas desnecessárias demais, desconfia demais, é rebelde demais... É um tipo de personagem chata e muito complicada de descrever pois vários tipos de sentimentos e atitudes contrárias umas as outras podem ser encontradas nela, e isso não me agradou muito.
Já os outros personagens tem suas personalidades bem definidas, como a tia Grace por exemplo, que é manipuladora, egoísta, dissimulada e cruel. É uma vilã com suas características comuns de vilã, simples assim.

É difícil encontrarmos histórias em que os humanos já sabem da existência dos seres fantásticos e continuam vivendo suas vidas normalmente, inclusive Dana já sabia que era mestiça e não teve nenhum choque com isso e nem precisou correr atrás dessa informação em especial, mas acho que a história poderia ficar melhor se os cenários fossem mais detalhados e se houvesse menos diálogos. E acho que por ser o primeiro livro, fiquei com a enorme sensação de que vários acontecimentos ficaram sem explicação e o livro, que tem a ideia muito boa mas não foi muito bem aprofundada, foi mais uma introdução de toda essa aventura da trilogia Faeriewalker, que continua em Shadowspell e Siresong.

Mas mesmo com esses pontos que pra mim foram negativos, eu gostei do livro e fiquei ansiosa pela continuação. A capa então, nem preciso falar! Merece uma estrela exclusiva pra ela! hehehe

50 comentários

  1. Acabei de indicar um MEME pra você! Espero que goste e visite!
    http://luenealves.blogspot.com.br/2012/07/meme-11-perguntas.html

    Beijos :D
    Luene

    ResponderExcluir
  2. Livros do gênero fantasia sempre me interessaram bastante,esse parece ser bem legal pela sua resenha ^^
    me deixou curiosíssima.

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Louca para ler esse livro, a capa dele é perfeita e amei a resenha.
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb gosto muito dessa capa! E os pontinhos brilhantes que dão esse charme? Lindaaa *-*

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha =)
    A tempos quero ler esse livro assim que o encontrar com um preço bom vou comprar com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes rola promo no sub da trilogia por 70 ou 80 pilas! ^^

      Excluir
  5. Oi Fla!
    Li "Glimmerglass" semana passada e, infelizmente, achei bem, BEM regular...
    É tão monótono!! A menina não sai daquela casa, e é tão chata... Assim como os outros personagens!!
    Levou 2 estrelinhas de mim apenas...
    Mas que bom que você gostou. =)
    Beijos!
    http://www.livroserabiscos.com/2012/07/kate-brian-exclusivo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu curti apesar de ter achado umas partes meio mornas tb hehehe

      Excluir
  6. NUNCA tinha ouvido falar desse livro, a sinopse nao chamou muito a minha atenção .. mais acho que vou arriscar a leitura. ^^

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma relação de altos e baixos com essa série mesmo não tendo lido nenhum dos livros rs.
    Mas é que há momentos em que quero desesperadamente ler, e em outros, a vontade passa, sabe? Isso é tudo culpa das resenhas rs. Mas ainda estou na fase do "quero ler".

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao digo que seja leitura obigatoria, mas vale pra passar o tmpo :)

      Excluir
  8. Oi Flávia!
    Sempre ouço falar dos altos e baixos desta série, mas pelo visto melhora nos outros livros.
    Realmente a capa é linda, quando o meu chegou fiquei encantada, e a de Sirensong então...


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramene nao achei que melhorou nos outros livros, mas a leitura vale pra passar o tempo

      Excluir
  9. Nossa que resenha mais bacana!Flavinha eu nunca me interessei por esse livro,pois acredito ter uma distorção do verdadeiro Avalon.Eu li a série AS BRUMAS DE AVALON e me encantei e por ficar tão maravilhada com a escrita dessa série que quando ouvi falar do Glimmerglass: O Encontro de Dois Mundos fiquei com uma impressão muito estranha e nem corri atras,mas sua resenha me despertou a curiosidade de saber como é que Jenna Black retrata Avalon em sua escrita.
    Parabéns pela resenha Flavinha,ela está encantadora....
    beijokas
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb achei que iria mudar as coisas, mas ate que ficou bem original *-*

      Excluir
  10. Adorei essa capa *-*

    Não conhecia a história, gostei. Adoro Fantasia. Sua resenha foi bem intrigante :)

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Flavia! Estou ansiosa para ler Glimmerglass e Shadowspell! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ola eu gostei da capa e da estoria parece interessante, mas eu também não gosto de personagens principais com distúrbio de personalidade uma hora é adulta outra não, fico em crise com elas mas mesmo assim eu leio hehe

    Foi uma boa resenha

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crise nao me dá,mas as vezes perco a paciencia hehehe

      Excluir
    2. Eu também perco a paciência rsrsrs

      bjos

      Excluir
  13. Toda vez que vou na livraria dou de cara com este livro, a capa é linda, os brilhinhos são muuito fofuxos!
    Pego ele pra levar e sempre deixo kkkkk
    Agora q sei um pouco da história vou comprar! \o/

    www.idelmaria.com

    ResponderExcluir
  14. Fla! :)

    Gostei! Gosto de livros assim, com esse toque fantástico mas que tbm de uma maneira seja real (ou o mais próximo disso).
    Só o detalhe da história que contasse é que não há muita novidade, a expectativa pela descoberta, isso faz perder um pouco do encanto. É sempre bom ter aquele 'Baaah' hihihihi

    Beijo grande ;*
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ate que achei esse toque bem original :)

      Excluir
  15. Ahh muito obrigada Flávia, de verdade *-*
    Fico feliz que minha resenha tenha feito você querer ler o livro :D


    -


    Também adorei sua resenha *-*
    Esse livro já ronda minha estante há tempos, mas, agora, quero lê-lo ainda mais :D

    ResponderExcluir
  16. Oi Flavia.,
    Menina acho que foi a primeira resenha que leio deste livro... eu adorei, que chato ela ser tantas coisas demais.. hehe
    A capa é linda mesmo, e a do segundo livro melhor ainda, não acha?

    Eu comprei esse livro recentemente mais ainda não li..

    beijjoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Flávia!
    Glimmerglass me lembrou House of Night,os temas são totalmente diferentes,fadas e vampiros. Mas em House of Nigth os humanos tb sabem da existência dos vampiros e convivem com isso.
    Confesso que tenho um pouco de preconceito com o tema Fadas,mas gostei da história.Quem sabe não me aventuras por essas páginas.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só li Marcada até hoje.. nao gostei muito e fiquei com preguiça de ler o resto.. e olha que tenho todos rsrsrs

      Excluir
  18. Realmente, o livro parece ser muito bom! Entrou para a minha listinha =)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://resenhasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sou louca por esse livro! A capa desse e dos outros livros da série são perfeitas! Me seduzem u.u

    Adorei a resenha, está maravilhosa *-*

    Obrigada pela visitinha lá no blog.

    Um beijo.

    Bia - www.escrevendomundos.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Flávia!
    Olha, eu gostei muito desse livro. Gostei da série toda para falar a verdade, só me desapontei mesmo com o último.
    Relaxa que esses pontos negativos vão se tornar bem positivos no segundo da série (o melhor!).

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb nao gostei do ultimo.. foi uma mega decepção... rsrsrs

      Excluir
  21. oii,
    muito boa a resenha. Tenho muita vontade de ler este livo, pois nunca li nenhum com a temática Fadas, e este parece ser bem diferente e interessante. A capa é linda mesmo.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu quero muito ler esse livro! Gosto muito de fadas mas, nunca li nenhum livro com esse tema D: Espero poder comprar essa série em breve, eu gosto de livros que tenha muitos diálogos então, acho que vou gostar ;) E a capa é muito linda!

    Estou seguindo seu blog ;)

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu gostei desse livro, só não gostei do final que foi dado a ela, mas assim que puder eu vou ler o proximo!

    ResponderExcluir
  24. Flavia, você dá estrelas por capa: Fato KKKK
    Quando vi essa resenha achei que já tinha comentado, mas não x:
    Fadas, eu amo. Mas só que eu tenho que dizer que esse livro parece tanto com Asas. Por exemplo, lá tem Unseliees também, é em Avalon, tem hierarquia e tudo mais. Eu não sei, mas as vezes é a lenda que é igual. O livro inverno das fadas tem semelhanças com outro livro de fantasia, mas segundo a autora, é uma famosa lenda lá na Inglaterra.
    Boa resenha e ja adicionei ele. A capa é realmente linda ><

    ResponderExcluir
  25. capa é linda!! queria ler esse livro, mas como sempre fiquei em duvida(sou meio covarde na hora de comprar livros ^^)
    Não sou muito fã de histórias com fadas, já que uma vez li eu livro desse tema e odiei.
    E pelo jeito não gostei muito da personagem, não gosto de pessoas muito indecisas e choronas...

    ResponderExcluir
  26. A história é muito boa, eu acho que esses detalhes que você disse que faltam são realmente cruciais na hora de ler.
    Histórias que os humanos sabem de seres mágicos realmente são difíceis de se encontrar, e saberem que convivem com eles então, nem se fala, quase impossível.

    ResponderExcluir
  27. Oi Flávia!
    Acho ótima a premissa da história, e toda a construção do mundo das fadas que a autora realizou. Tenho bastante vontade de ler, só fico com um pé atrás com essa protagonista chatinha, em dúvida se irei curtir o livro, já que a narração é em 1ª pessoa.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  28. Flá,
    Eu acho a capa desse livro incrível, o que faz com que a vontade de lê-lo aumente.
    Também acho estranho humanos e seres mágicos viverem em harmonia, meio utópico.
    Protagonista chata e chorona não dá neh?! mas quem sabe nas continuações não melhore neh?!
    Tenho vontade de ler pela história por detrás, a política e principalmente saber mais sobre essa alfândega...kkk

    Adorei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Adoro livros sobre ficção fantástica! Eu tomei a liberdade de Curtir no (G+) essa resenha pois gostei e darei um jeito de arrumar esse livro. O meu blog é o: http://raquelbrites.blogspot.com.br/, dá uma passadinha lá - peço desculpas por qualquer coisa, pois eu estou começando beijoks! Me cativou estarei sempre aqui!

    ResponderExcluir