18 de julho de 2012

Amigos Inimigos - Vanessa ML

Lido em: Julho de 2012
Título: Amigos Inimigos
Autor: Vanessa Martinelli
Editora: Novo Século
Gênero: Infanto Juvenil
Ano: 2012
Páginas: 104
Nota
Sinopse: Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?

Resenha: Maria e Jack eram melhores amigos quando crianças, mas agora que entraram na fase da adolescência não se bicam mais. Passaram a ter seus próprios interesses e a amizade se lascou. Maria vive evitando Jack e os dois brigam como gato e rato quando se esbarram, mas é um ódio fofo, pois no fundo eles se amam, só não se deram conta disso ainda. Pensem em Tom e Jerry!

A história conta o cotidiano de Maria e seus amigos, tanto em casa quanto na escola. Maria tem que aturar seu irmão peste, Américo do Sul, que gosta de ser chamado de Rico porque isso não é nome que se dê a alguém! A mãe trabalha e Maria é a responsável por manter tudo limpo e em ordem na casa. E ela faz isso muito bem já que faz o tipo durona e teimosa.

A história gira em torno do círculo de amigos e a forma como interagem uns com os outros, e após ganharem uma gincana no colégio, vão passar um tempo numa pousada como prêmio, porém, a estadia não é tão legal quanto imaginavam que seria. Lá eles aprendem a ver as coisas de outra maneira...

Os personagens tem personalidades bem diferentes uns dos outros, e por serem adolescentes, nada mais comum que pensarem da forma como pensam e tomar certos tipos de atitudes.
Patrícia é a avoada da turma e super me identifiquei com ela porque eu sou bem desse jeito. Já aconteceu de eu passar pela minha própria mãe no meio da rua e nem reparar que era ela!
Camila é super inteligente e está sofrendo com a separação dos pais. Pedro, assim como Camila, é super nerd. Morgana é debochada, rebelde, irônica e sarcástica, filha de pais ricos, mas que nem por isso se acha melhor do que ninguém (tirando a parte dos pais ricos, também me identifiquei com ela porque também não ligo pra nada e vejo graça em quase tudo hehehe). Maurício é o bonitinho da turma, que arranca suspiros por onde passa (inclusive da própria Maria), mas muito reclamão. E Jack... bem, ele é engraçado, traquilão... ele é um fofo!

O livro é bem leve e curtinho, cheio de diálogos e a leitura flúi. É ideal pra idade a que foi destinado, já que geralmente quem está nessa faixa de 12 anos não tem muita paciência com livros gigantes e quer ler algo de fácil entendimento e rápido.
Eu achei o livro bem fofo, ri alto de algumas partes pois nos diálogos, as palavras são as que costumamos usar pra conversar normalmente, de forma informal e despreocupada, então tive uma grande simpatia pelo livro pois está dentro da nossa realidade.

A autora escreveu pensando num livro que a filha (hoje com 3 aninhos) pudesse ler quando adolescente. A Marina, minha filha de 10 anos, já ficou interessada em ler quando mostrei pra ela! Li algumas partes e ela rachou de rir junto comigo! Hehehe
Gostei muito e recomendo!

18 comentários

  1. Oi Flavia!

    LI este livro e também dei boas risadas. Me lembrei desta fase tão boa da vida.

    Parabéns pela resenha.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  2. Oiie Flavita *-*
    Eu adorei esse livro, achei a história tão divertida, li super rápido, hehe.
    Ótima resenha :)

    Beijoos

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Todo mundo fala super bem deste livro,já li muitas resenhas a respeito dele foram ótimas,parabéns pela sua também,continuo com vontade de ler ele!

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi flávia!
    Adorei a resenha! Puxa vc passou por sua mãe e nem reconheceu? kkkkkkk.
    O livro parece ser super bem humorado e eu gostei bastante pelo casal se bater de frente..rsrs

    Fiz a primeira resenha de livro nacional no blog. Se puder conferi lá.
    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Continuo com vontade de ler esse livro! Ah, deve ser ótimo e as todo mundo diz que é super divertido, mais eu ainda ´não li ):
    Ficou super bem escrita a resenha, serviu pra me deixar com mais vontade de ler o livro, haha.

    sempretimida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    parece bem divertido, e acho que leria. Adorei a resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ai que legal! Parece ser um livro super fofo. É bom ler algo descontraído de vez em quando né? Fiquei super interessada na história.


    Beijos!
    http://livrosetsurus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ai que legal! Parece ser um livro super fofo. É bom ler algo descontraído de vez em quando né? Fiquei super interessada na história.


    Beijos!
    http://livrosetsurus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muita vontade de ler este livro, ele parece ser bem divertido e ter uma estória muito legal. Ótima resenha, ficou muio bem escrita.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. fofo esse livro, todos estão falando bem!!!
    Parabéns por mais uma resenha legal!!!

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa do livro uma graça e parece ser uma leitura leve. Pode ser que eu leia :)

    Que tal dar uma passadinha no meu blog?

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ameii a resenha. Eu li esse livro e me apaixonei. Ele é super fofinho e leve.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser muito legal mesmo e me interessei bastante por ele. Fiquei com muita vontade de ler, hehe.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos.

    Thais - http://pcliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Li e fiz resenha desse livro essa semana em meu blog. Adorei a leitura, foi diferente e ao mesmo tempo normal. Adorei!

    Sua resenha está ótima amore.

    Um beijo.

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  15. Esse livro está na listinha de desejados *-* Parece ser uma leitura bem agradável, descontraída e rápida!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  16. Tô com bastante vontade de ler esse livro justamente por ser um livro leve e divertido, desses bvem fáceis de ler. Ando sem tempo de pegar aqueles livros grandes, mais difíceis de ler.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  17. Adorei o tema que é bem comum, principalmente se tratando de amizade entre meninos e meninas. Amei os personagens me fez lembrar o tempo de colegial.
    Me identifiquei com a Morgana, mas com um pouquinho do Pedro ^^

    ResponderExcluir
  18. Parece ser muito bom, más é ruim quando você tem um amigo e ele faz coisas 100% opostas a suas, e você tem que se afastar mesmo sem querer .-.

    ResponderExcluir