12 de agosto de 2012

Pobre Não Tem Sorte - Leila Rego

Lido em: Agosto de 2012
Título: Pobre Não Tem Sorte
Autor: Leila Rego
Editora: All Print
Gênero: Chick Lit/Literatura Nacional
Ano: 2010
Páginas: 248
Nota
Sinopse: Toda garota do interior sonha em se casar com o cara de seus sonhos, ter uma casinha, filhos e ser feliz até que a morte os separe, certo?
E se esse cara for lindo, rico, super fashion e divertido?
E se tal "casinha dos sonhos" for um mega apartamento no melhor bairro da cidade?
Uau! Mariana encontrou o cara perfeito e vai se casar com ele!
E nada de casinha! Isso é coisa de gente que pensa pequeno. Mariana vai ter o apartamento dos sonhos que já vem incluso no pacote: case com um homem rico e vá morar em grande estilo.
E quanto a filhos e ser feliz até que a morte os separe... Bem, ela ainda não pensou nesses detalhes. Afinal as prioridades vão para as coisas bem mais interessantes como, por exemplo, o vestido de noiva perfeito, o que o colunista vai dizer sobre o seu casamento no tablóide de domingo, o que as amigas e inimigas irão comentar, quem entrará na lista de convidados para sua despedida de solteira, etc.
Mas isso só dura até um dia em que Mariana... Bom, leiam o livro e descubram.

Resenha: Mariana é uma típica patricinha. Tem 26 anos e em "Pobre Não Tem Sorte", nos conta sobre sua jornada após ter ficado noiva de Eduardo, um cara super gato, inteligente, médico e o mais importante de tudo: muito rico! Sua vida gira em torno de status e agora que "acertou essa bolada" e vai se casar, está preocupada em se dedicar à reforma do apartamento recém comprado e aos preparativos do casamento e da festa, que devem ser perfeitos aos olhos da sociedade.

Só que como o próprio título do livro diz, "pobre não tem sorte"... Mariana não é rica, muito pelo contrário. Ela mora com os pais e a irmã mais nova na cidade de Prudente, interior de São Paulo, num apartamento minúsculo e sem graça. E isso pra ela é motivo de vergonha eterna.
Suas amigas ricas não podem nem sonhar onde ela mora ou que sua bolsa caríssima lhe custou meses de trabalho e um cartão de crédito estourado.
Mariana sempre tem desculpas para livrar a cara desse tipo de constrangimento e manter as aparências diante das amigas. E a proposta de casamento após um namoro de 7 longos anos, veio a calhar, pois assim não precisará mais fingir ou mentir.

Mariana então parte numa saga para deixar tudo do jeitinho que ela sonhou, sempre deixando claro que bom gosto, glamour, luxo e requinte são as coisas mais importantes da vida, e que se for preciso que pessoas saiam magoadas dessa história, tudo bem, desde que ela própria não perca a reputação que levou tanto tempo pra construir nem passe vergonha com revelações de sua origem.

Sim, é isso mesmo! Não é só impressão, não! Mariana não é má pessoa, mas é um dos maiores exemplos de futilidade e egoísmo que encontramos por aí! Ela é consumista, esbanja horrores, se endivida até o pescoço mas não perde a foto! E para minha imensa alegria, o livro não se resume a só isso! É aquele tipo de história que por mais antipatia que tomamos da personagem e por mais vontade que temos de lhe enfiar a mão na cara pra ver se ela acorda, queremos continuar lendo desesperadamente, torcendo para saber quando e como ela vai finalmente cair na real. Nunca torci tanto pela mudança de um personagem (para o próprio bem dela, claro) como torci por Mariana.

Muitas passagens do livro são bem hilárias, como as cenas onde Mariana bebe e esquece o que aconteceu e morre de desespero por não saber se deu algum bafão, e principalmente as cenas em que a sogra dela aparece. As duas tem aquela relação de ódio e rivalidade, mas tudo em silêncio para que Eduardo não fique entre a cruz e a espada. Ao mesmo tempo em que Mariana odeia a jararaca, que desde o início do namoro a despreza pois sabe que ela veio de uma família simples, ela a idolatra por ser uma mulher com ótimo gosto, super rica e glamourosa.
Ela também tem umas tiradas bem bacanas que me lembrou o personagem Caco Antíbes de Sái de Baixo, interpretado por Miguel Falabella. "Eu odeio pobre!" rsrsrsrs

Enfim, a leitura é em primeira pessoa e é bem leve e simples. É como se Mariana fosse uma conhecida nos contando o que ela acha ser certo enquanto ouvimos abestalhadas e incrédulas todos aqueles absurdos. E são tantos que não temos como não rir. Quem aqui não conhece alguém que se acha e vive de aparências quando na verdade não tem nem onde cair morto? Hahahahaha

Gostei do rumo que a história levou e Mariana é um grande exemplo de personagem que ensina os leitores a terem tolerância, pois ela é impossível com toda essa futilidade até cair na real. E o maior exemplo de todos, é que podemos aprender com nossos erros, desde que a vontade de mudar parta de nós mesmos.

Muito bacana e recomendo a leitura de Pobre Não Tem Sorte, o primeiro Chic Lit nacional que li! E as trapalhadas de Mariana continuam em Pobre Não Tem Sorte 2 - Alguma Coisa Acontece no Meu Coração.

58 comentários

  1. Parece mesmo ser um livro engraçado,e que nos diverte, pelo menos essa foi a impressão que tive pela sua resenha, muito bem feita por sinal.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da ideia do livro, e achei muito interessante o livro nos fazer pensar, mas de uma forma leve e divertida.

    Boa semana Flávia!


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Ahhh os dois livros estão na minha lista de leitura já há algum tempo. Já deduzia que o livro seria divertido e leve, e com a sua resenha tive certeza. Um beijo!

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Flavia! Já li Pobre Não Tem Sorte 1 e 2 e amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi flavia, este livro é super desejado e ler sua resenha só me deu mais vontade...

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai que legal, já li duas vezes este livro e nas duas vezes eu me diverti demais, ele é sensacional!!!!

    Vanessa - Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro tem cara de ser super engraçado, fiquei com vontade de ler rs.
    Beijos!

    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Fla!!
    Primeira vez que leio a sinopse e uma resenha deste livro!
    Essa Mariana parece ser um pé no saco mesmo, né? Rsrs
    "Odeio pobre!" KKKKKKKK
    Tô até imaginando... Deve ser uma daquelas personagens hipócritas e, exatamente por isso, hilárias!
    Não sou muito de ler chick-lits, mas essa história da garota pobre que se finge de rica me interessou, ainda mais porque você marcou o livro com quatro estrelinhas!
    Acho que até marcaria mais, porque comédia é um gênero queridinho meu! E este livro deve ter as situações mais hilárias do mundo! Hehe
    Vou ver se acho pra comprar aqui... Se não achar, faço uma visitinha à Saraiva virtual ou pego emprestado!

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Vini.. eu preferi não revelar o real motivo de eu ter tirado uma estrela porque seria um spoiler gigante rsrsrsrs

      Bjokas

      Excluir
  9. Oi Flávia!
    Esse deve ser um ótimo chicklit! Ela faz de tudo pra não perder a pose? Sendo pobre, já tô rindo aqui.
    Adorei a resenha!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. hehe, gostei. A História parece bem interessante e essa capa é linda.

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bom, pelo que você falou deve ser um ótimo livro, e como gosto muito de "chicklit" vou tentar comprá-lo o mais rápido possível hehe (: Mas você não comentou pq tirou uma estrela, pq será? só descobrirei lendo? Passa lá no meu blog, falo sobre outras coisas, mas sobre livro no marcador "Nosso hobby <3", obrigada e beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Já li o livro e curti bastante.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, não conhecia ainda esse livro. Mas gostei muito da resenha, preciso ler ele. rsrs Já vi que vou dar boas risadas. A gente sabe que existem mesmo pessoas assim né, egoístas, iludidas com as coisas fúteis da vida. rsrs
    Parabéns a resenha ficou ótima!
    Beijoos, flor.

    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  14. Amo chick lits
    E tenho muita vontade de ler este nacional,
    Mas ainda não tive oportunidade e deve ser muito bom mesmo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Já comentei nesse post. Só vim aqui agradecer o comentário deixado no meu blog.

    beijos,Flávia.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oiii flor! Esse livro parece ser super divertido e engraçados! Parece ser um bom chick lit! adoreeei a resenha,ficou ótima.

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. pelo que eu vi na resenha o livro é si é muto bom ^^ e o titulo é bem a minha cara *-*
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem linda?
    Tem meme pra voce lá no blog, ok?
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/2012/08/meme.html

    Beijokas

    ResponderExcluir
  19. Só pelo nome do livro já sabemos que o livro deve ser hilário.
    Falando em título, sei como é... Principalmente em relação a livros =P
    Adorei sua resenha. Parabéns!
    Quando vi o livro, me lembrei do Caco também.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu me imagino lendo esse livro e rindo bastante!! Já faz um tempo que quero ler ele e a continuação parece ser ótima também!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Essa é a terceira resenha que eu leio desse livro, e segunda resenha positiva sobre ele tbm. Parece ser tão divertido, desses que você começa a ler em um final de tarde e nem sente o tempo passar... sabe? :)
    Só o título já chama a atenção! A tempos o coloquei em meus desejados no Skoob. *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. eu nao li nada da leila ainda, mas ja conhecia por alto os trabalhos dela, acho que vou gostar bastante do livro.
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  23. Olá !!!
    Adorei o tipo de resenha que faz :)
    Sou louca para ler esse livro ha muito tempo...
    Só leio resenha muito positivas!
    Bjinsssss

    ResponderExcluir
  24. Se lembrou do Caco foi boa...adorava as falas dele. Esse livro parece ser muito bom...a Mariana, pelo visto, é o tipo de personagem que como você disse realmente dá vontade de bater...do jeito que eu sou desesperada lendo eu ia ficar louca com ela...kkkk adoreeeei a resenha, de verdade!

    Beijoooos

    Lanny

    http://www.leituraeoutrostantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Puxa, parece mesmo ser um livro alegre e divertido. ESpero poder rir muito quando estiver lendo!! *-*

    Israel Félix
    http://47-things.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Nossaaa, quero muuito ler esse livro.
    Parece ser bem divertido.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    www.edicaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. A tempos quero ler esse livro e sua resenha só me deixou mais curiosa. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  28. Esse livro parece ser mesmo uma gracinha de estória!!! Todas as resenhas que leio são sempre positivas. Quero ler também!

    ResponderExcluir
  29. Pelo que você escreveu na resenha o livro daria um roteiro de novela incrível kkk e isso só serviu para me deixar com mais vontade de ler. Conheço pessoas com o mesmo ''problema'' da Mariana, pessoas que fingem ser oque não é apenas para possuir um certo status, e assim como vc fico na torcida para que essas pessoas caiam na real.

    ResponderExcluir
  30. Nossa, muito legal. Ja vi esse livro em outros blogs e parece ser o tipo de livro que eu gosto.
    Adorei!
    endless-books.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Não imaginava que esse livro poderia ser tão interessante.Nunca tinha lido nenhuma resenha dele, nem mesmo a sinopse, não sei o porque.
    Gostei bastante da sua resenha, o livro deve ser muito engraçado, acho que alguem vai descobrir que Mariana não é rica...hahaha, to louca para ver isso!!!
    Beijos
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. nossa fiquei curiosa! Estou muito orgulhosa dos escritores brasileiros se superando a cada dia! Gostei muito da resenha!

    ResponderExcluir
  33. Só soube desse livro esses dias, e pela capa e título eu nunca leria rs. Mas é segunda resenha positiva que leio, o livro parece muito engraçado, e é bom ler coisinhas assim pra se distrair né?! Ainda mais sendo nacional :)

    ResponderExcluir
  34. Interessante a resenha, e já tinha visto essa capa, não gosto de futilidades mas parece boa a estoria

    bjos

    ResponderExcluir
  35. gostei da resenha me deixou curiosa!!! sem falar que o livro deve ser bm engraçado!!! quero ler!!!
    bjos =]

    ResponderExcluir
  36. Fiquei mais curiosa ainda!!! Se o título achei ótimo, lendo a resenha fiquei pirada! kkkk *-*
    Quero pirar mais ainda quando tiver o livro em mãos!
    Essas coisas que envolvem sogras são realmente engraçadas, mas só nos livros! kkk'
    Bom... Nem preciso dizer mais nd, né? rs' :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Acho que todo mundo sonha em ficar bem rico um dia, não é??
    Mas não sei bem se a riqueza por meio de um casamento é realmente um meio muito digno de se enriquecer... não sei penso nisto.

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pela resenha.
    Amaria ler, estou muito curiosa.Um beijo.

    ResponderExcluir
  39. Gosto muito de livros com uma narrativa mais leve e descontraída. O título já dá a entender que o livro é bem divertido. Quero muito lê-lo. E outro ponto positivo é que a autora é brasileira.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  40. Estou doida pra ler esse livro, são tantos elogios que leio, resenhas ótimas, e ainda não tive o gostinho de estar com ele nas mãos.
    Uma leitura divertida com certeza!

    ResponderExcluir
  41. Estou louca por esse livro e amei sua resenha, parabéns!
    A Leila escreve muito bem, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  42. Podemos perceber que a leitura é bem descontraída. Adoraria ler esse livro. Ótima resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  43. Amoo Chic Lit... e esse será mais um pra acrescentar na minha lista! A ideia da estória é bem interessante! No final quem nunca quis arrumar marido rico e lindo?? hehehee E jogar todas as suas contas pro alto só pra poder comprar aquela mega bolsa linda exuberante? Mas...querer esconder suas origens em falsas aparências não é legal...vou torcer pra que ela se redima e faça o certo! hehehe
    Bjim

    ResponderExcluir
  44. Amei a resenha e confesso: tenho algumas das características da Mariana. As boas, é claro. Homem lindo, rico e inteligente é o desejo de todas mulheres de pulso firme...amei-amei-amei..está na minha lista de compras.

    ResponderExcluir
  45. Parece bem divertido, :)

    Uma leitura leve e descontraida.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  46. Adoro livros Chick Lit por serem de leitura leve e na maioria das vezes engraçada. Esse livro já estava na minha enorme lista de livros desejados. E agora que vi sua resenha fiquei com mais vontade ainda de lê-lo. Aproveitando que vi o livro está em promoção aqui no blog, estou participando também!

    ResponderExcluir
  47. Gente, um chick lit nacional é tudo de bom, as situações são mais "reais" para nós.. :)

    Bom saber que mesmo sendo uma mocinha um pouco maldosa ela ainda é cativante, odiar o protagonista é uma coisa que estraga tudo! hahaha

    Estou louca para ler :) Beijos!

    ResponderExcluir
  48. O nome do livro já é sugestivo, quem nunca se sentiu assim. kkkkkkkkkk
    Chick lit é um dos meus gêneros favoritos e um nacional deve ser melhor ainda afinal é uma realidade mais próxima de nos brasileiros.

    Bjs

    ResponderExcluir
  49. Adorei a sinopse do livro. Pra começar o título já é bem divertido e deve fazer muitos se identificarem como no meu caso. O livro parece ser super divertido.

    ResponderExcluir
  50. Gostei, gostei muito! Finalmente esse livro me atraiu - pudera, mal tinha parado para ler sua sinopse, rs. Quero lê-lo o quanto antes. Certamente será um objeto precioso para resenhar e uma diversão à parte.

    ResponderExcluir
  51. HAHA,parece ser um chick-lit muito bom!
    Adorei sua resenha,fiquei com muita vontade de conhecer as trapalhadas da Mariana e sabe se afinal ela para de ser tão egoista ou vai mesmo precisar levar um tapa na cara xD

    Beijooss,
    Jennifer

    ResponderExcluir
  52. Não gosto muito de pessoas assim, que fazem tudo para não perderem o status. Mas acho que a comédia é uma boa maneira de abordar esse assunto, porque de pessoas assim, só rindo mesmo. Não dá para levar a sério.
    Mas a personagem parece bem construída e o final feliz salva a pátria! kk
    Parece ser um ótimo livro. Leituras leves sempre são boas para relaxar a mente (:

    ResponderExcluir
  53. Parabéns pela resenha! O livro aparenta ser bem engraçado e envolvente. Fiquei bem curiosa!

    ResponderExcluir
  54. Eu achei que o livro tem uma historia bem engraçada kk' e você escreveu de uma forma ilaria também. Eu achei engraçado a parte que você fala "por mais antipatia que tomamos da personagem e por mais vontade que temos de lhe enfiar a mão na cara pra ver se ela acorda" kkkk eu ri muito aqui. Más esse livro conta a historia de uma jovem que quer ser rica, muitas jovens devem ter se identificado ai. Gasta o que tem e o que não tem pra parecer melhor aos olhos das amigas...

    ResponderExcluir
  55. Flavia, parabéns pela resenha xD
    Eu pude perceber, não sei se você, mas uma leve critica aquelas pessoas que querem ser o que não são. Quem de nós não conhece pessoas assim?
    Eu não leio, não tenho costume, de ler chick lit, mas acho que se fosse dar uma chance, seria para Miriam e a Familia Walsh ahuahauaha

    ResponderExcluir
  56. O titulo diz tudo Pobre não tem sorte e realmente não tem muita kkkkkk
    Gostei da resenha pelo jeito a personagem é hilária e pessoa pobre casando com rica realmente é uma grande mudança. Esse personagem é igual a uma amiga minha que não tem muito dinheiro e mesmo assim consegue se individar toda.
    Gostei da história ^^
    Valeu pela resenha.

    ResponderExcluir