8 de agosto de 2012

Coleções Literárias - Você curte?

Já faz um tempo que venho querendo dar minha opinião sobre livros lançados em volumes, e confesso que andei enrolando. Shame on me D:

Vou dividir essa postagem em partes pois o tema é extenso e são vários pensamentos sobre o assunto.

- Eu lendo séries...
Primeiro quero assumir em público que tenho um sério problema quando leio livros em série de uma vez, com exceção de Harry Potter e Vampiratas, um atrás do outro, sem parar, como fiz com a série A Mediadora, Jogos Vorazes, A Lenda dos Guardiões, Como Treinar seu Dragão e outros mais... Eu simplesmente me perco e não sei o que acontece em qual livro, em qual livro o personagem x entra na história, quando ele faz o que, etc, pois como vou lendo direto, enxergo como se fosse tudo um livro só. Alguém mais tem esse problema? o_O
Quando penso em fazer uma resenha sobre algum livro que faz parte de uma série que li de uma vez, preciso pegar o livro, ler a sinopse e dar uma folheada pra lembrar que naquele livro aconteceu aquilo lá. rsrsrs

- Séries são mais lucrativas?
Penso que por mais "cultural" e importante que seja a literatura na vida do povo, obviamente há a questão financeira envolvida nesse meio, principalmente as séries da literatura estrangeira. Acho que livros com continuação estão de certa forma sendo mais bem vi$to$.
Acho também que muitos autores e editoras investem em livros em séries a fim de prender e envolver o leitor, fazendo com que ele dedique tempo e dinheiro naquela coleção, e em muitas outras mais...
Sei que tem quem abandone a leitura de um livro que tenha continuação por não ter gostado da história e não se importar em ler o resto, mas eu, com minha mania e vicio "maledetos" de colecionar livros, às vezes nem gosto tanto assim de uma série, mas se vejo que a coleção está incompleta sinto um vazio tão grande no peito, um desespero inexplicável, que necessito comprar pra ficar tudo bonitinho e depois ler pra saber que fim levou aquilo tudo.
Eu não sou muito fã da série A Lenda dos Guardiões, aquilo pra mim tá mais pra enciclopédia "curujística" do que outra coisa, mas tenho e já li todos os 7 livros já lançados de nem sei quantos ainda estão pra lançar... Ouvi falar que eram 16 livros, mas não sei se é verdade. Mas mesmo que seja, pretendo continuar comprando e lendo, e que Deus me dê paciência e dinheiro nesse caso... Eita livros caros...

- Uma história que não cabe em um livro só
Sei que as vezes o autor tem uma ideia tão boa que não cabe em um livro só, como J.K. Rowling com Harry Potter. Já sabíamos a quantidade de livros que seriam lançados, e quando acabaria, pra nossa tristeza eterna. Um livro completava o outro, um acontecimento do que foi citado lááá no primeiro livro tinha uma explicação lááá na frente e tudo se encaixava na mais prefeita harmonia.
Agora tem autores que simplesmente se perdem a história e começam a encher linguiça, coleções que não acabam mais (já viram quantos livros já tem a coleção da Série Mortal?) ou tem livros que fazem parte de uma série mas que são bem independentes e podem até serem lidos fora de ordem.

- Algumas das séries que mais gostei até agora*:
  • Harry Potter
  • Vampiratas
  • Como Treinar seu Dragão
  • Fronteiras do Universo
  • A Rainha da Fofoca
  • Percy Jackson e os Olimpianos
  • Os Legados de Lorien
  • Jogos Vorazes
  • Diário de um Banana
  • As Terras de Elyon
* Sei que esqueci de algumas...

Enfim... eu gosto de livros em séries, e às vezes quando gosto muito da história e de seu desenvolvimento, até prefiro livros que tenham continuação do que os livros únicos. Criei uma página aqui no blog dedicada a listar coleções (que está sendo construída aos poucos, pois são muitas). Depois espiem lá e aproveitem pra me ajudar a construir, me avisando de coleções que ainda não estão lá. :)

E vocês? O que acham de livros com continuação? Quais são suas séries preferidas?

Bjokas!

17 comentários

  1. Adoro a meg e vampiros, então a série a mediadora, é uma união perfeita e por isso tenho vontade de ler! Harry Potter é uma leitura obrigatória e maravilhosa! Adorei sua lista e eu já li vampiratas e eu amo amo amo, também uma união de duas maravilhas!
    http://tirandoaletra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu concordo contigo em varios pontos
    sempre tenho um pé atrás com séries... tem muito autor aí só querendo forrar o bolso!
    mas tem aquelas histórias que realmente ter continuação é vital, como foi o caso de HP
    apesar de sentir falta, achei bacana que a JK manteve o numero de livros e nao lançou nada mais dele!
    vi que vc gostou tb da série da rainha da fofoca... pra mim, este é um caso de escrever pra ganhar dinheiro, como outros da meg! achei o primeiro livro muito bom, mas os outros... ela só fez desfazer o primeiro e reconstruir a historia!!

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  3. Eu amo séries, mais tem algumas que eu também acho que estão aí só para extorquir nossos bolsos. Eu procuro saber bem do que se trata a história antes de ler, por isso ainda não tive uma surpresa desagradável de não gostar da história, mas se eu não gostar eu paro, não sinto necessidade de continuar a história.
    Eu comecei três longas séries esse ano, Os vampiros de morganville, Os arquivos Dresden e As irmãs Grimm, quase todos foram uma surpresa, por que todos tem umas 10 continuações, os problemas são todos chegarem aqui.
    Tem série que eu gostaria que tivesse mais livros, tipo Academia de Vampiro, que é MUITO BOM, mas pelo menos tem o spin off para compensar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu AAAAAAAMOOOOO Vampiratas assim como vc! E mesmo sendo 6 livros, leria 20 se fosse o caso. Tbm amo a serie Beijada por um anjo e varias outras! Rs... Amei o post! Bjão

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir
  5. Amei o post...sou uma apaixonada incurável por séries...sei lá dá aquela sensação de que vc e os personagens são íntimos e te envolve mais na história, isso é bem bacana!

    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  6. Eu amo livros com continuação, mas confesso que as vezes toma muito nosso tempo e dinheiro!! As vezes quero ler outros livros mas me prendo numa série pois sempre quero saber como vai ser o próximo!!
    Adorei o post!

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, bom dia
    passando por aqui e já ficando tambem
    tem muita coisa interessante aqui, parabens
    Te convido a visitar meu bloguinho de receitas
    Se gostar, siga-me, ficarei super feliz.
    Tambem tenho uma página no Facebook, fique a vontade.
    Grande Abraço =D

    ResponderExcluir
  8. A SAGA CREPÚSCULO kkkkkkkk
    Minha coleção favorita *-*
    Acho que coleções ficam tão lindas na estante, né?

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amo coleções são um vicio, em especial Harry Potter ♥ Apesar que tem um ponto negativo, as vezes ficar esperando pela continuação de algum livro não é legal kkk

    bjos,
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    também tenho dificuldade para lembrar alguns detalhes sobre livros de série! As vezes, são tantos volumes que fica mesmo difícil lembrar! Concordo que tem alguns autores que escrevem series só pensando no lado lucrativo. É mesmo difícil largar uma série depois de ter lido os primeiros volumes. Mas, por outro lado, não tem nada melhor que ler a continuação daquele livro que você amou!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Flávia!
    Eu amooo séries,quando o livro é muito bom,não me basta ler apenas um,preciso que a história continue para qie eu possa continuar acompanhando os personagens que tanto gostei.Só existe um problema,esperar pelo lançamento da continuação eu quase morro de tanta ansiedade.
    Eu tenho algumas favoritas sim:Fallen Angels,IAN,O Beijo Escarlate,Hush Hush,Diários do Vampiro,Senhores do Mundo Subterrâneo,Fallen,acho que essas são as minhas preferidas.

    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei da séria "A mediadora" flor! e acho que já me senti como você sim,as vezes parece que está tudo em um livro só,fica confuso =PP

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adoro coleções literárias. Quero muito ler toda a de Harry Potter e Nárnia :) Seguindo
    Beijos
    --> siimsenhorita.tk

    ResponderExcluir
  14. Iniciar a leitura de uma série é um prazer muito grande, pois você pode conviver durante anos com os personagens que você ama (dependendo do tamanho da série lógico) mas pode ser um tanto frustante, porque talvez você compre o primeiro livro e goste mas depois de comprar os outros percebe que a história só piora, foi assim comigo e a série Fallen, eu gostei do primeiro mas os outros foram ruins demais, já desisti e não vou comprar o último volume, não vou gastar dinheiro comprando um livro do qual não tenho garantia nenhuma de que seja bom em lugar de comprar outro qualquer que pode ser ótimo. Eu tenho muito carinho pelos meus livros, mas estou pensando em dar ou vender aqueles eu não gosto, assim abro mais espaço na minha estante e ainda ganho um dinheirinho.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. A sério mortal tem muitos livros, eu nem me arrisco a ler. Harry Potter é muito bom, apesar de eu nunca ter lido os livros, más saber que quem ler os livros sabe mais do que quem assiste o filme e.e' Eu acho series legais, desde que elas não sejam muito extensas nem saiam da harmonia, para os livros não acabarem ficando independentes. O povo enche de coisa só pra falar que criou uma serie... afz... esquecem que ela tem que ter qualidade pra poder fazer sucesso '-'

    ResponderExcluir
  16. Séries que eu gosto?
    Série Fadas
    House of Night e só, eu acho hahaha
    Eu creio que certas e séries caberiam sim em um só livro.
    Gostei de HoN por não sei o que, pq a série e meio nada a ver, mas eu gostei . Tenho várias séries de livros completas para serem lidas aqui um dia, futuramente, claro.

    ResponderExcluir
  17. Também tenho tal mania, simplesmente não dá pra parar de ler ainda mais se tratando de séries, normalmente espero até lançar pelo menos até o terceiro volume para ler, assim não fico roendo as unhas esperando o próximo volume chegar.
    Já li Percy Jackson e os olimpianos, A mediadora, A Rainha da Fofoca, Harry Potter, etc. e estou lendo A Irmandade da Adaga Negra e estou apaixonada por essa série.

    ResponderExcluir