16 de julho de 2014

Um Pedido às Estrelas - Priscille Sibley

Lido em: Julho de 2014
Título: Um Pedido às Estrelas
Autora: Priscille Sibley
Editora: Benvirá
Gênero: Romance
Ano: 2013
Páginas: 320
Nota
Sinopse: Após um grave acidente, Elle sofre um trauma cerebral irreversível, mas em seu ventre cresce uma vida. Apesar da fragilidade da situação, há uma possibilidade de ela dar à luz o tão aguardado filho. No entanto, com a mesma força com que desejou um filho, Elle se opunha a manter uma vida artificialmente. Se ela pudesse decidir, o que falaria mais alto? Escrito com sensibilidade e compaixão, Um pedido às estrelas é uma emocionante história que levanta profundas reflexões sobre vida e morte, fé e ciência, e ilumina o poder do amor para ferir... e curar.

Resenha: Um Pedido Ás Estrelas, escrito pela autora Priscille Sibley e lançado pela Benvirá aqui no Brasil é um romance que conta a história de Elle e seu marido, Matt, que se conheceram quando ainda eram crianças, mas a medida que o tempo passou, seguiram seus caminhos. Elle seguiu sua carreira na física e se tornou uma astronauta renomada, e Matt um médico neurocirurgião, mas eles acabaram se casando e viviam muito felizes já fazia alguns anos e o maior sonho dos dois era ter um bebê. Ellie tinha uma doença que impedia que ela levasse uma gravidez até o final e já tinha passado por alguns abortos muito tristes, e mesmo que Matt tivesse desistido de ter filhos devido aos riscos, o amor dos dois ainda era maior. Porém, o pior aconteceu... Elle sofreu um acidente e o trauma por ter batido a cabeça foi tão grave que foi declarada morte cerebral. A própria Elle já havia deixado claro que se um dia acontecesse algo que a deixasse nesse estado, sua vontade era que os aparelhos fossem desligados, isso porque presenciou o sofrimento da própria mãe que vegetou até morrer e ela não queria passar pelo mesmo pois pra ela aquilo não era vida. Mas o inesperado acontece quando a família estava prestes a desligar os aparelhos com a notícia de que Elle está grávida, pegando todos de surpresa. Porém, a vontade de Elle de não viver artificialmente estava documentada, registrada em cartório para que não fosse ignorada e a curadora dessa documentação era a mãe de Matt. Agora resta ao marido entrar numa disputa judicial contra a sua própria mãe para manter Elle "viva" de forma a tentar salvar a vida do bebê, pois acreditava que por mais que Elle fosse contra viver essa vida artificial, jamais tiraria a vida de seu filho de forma proposital. Uma briga extensa, tensa, cheia de conflitos e que envolve, além das leis do país, sentimentos de todos os envolvidos ligados a Elle e Matt. Se Elle pudesse escolher, o que faria? Cabe aos envolvidos se colocarem em seu lugar e fazer essa decisão por ela...

Narrado com fatos intercalados entre presente e passagens do relacionamento do casal no passado, Um Pedido às Estrelas é o tipo de livro que traz uma história intensa, que mexe com as emoções e faz com que o leitor reflita sobre questões muito delicadas que envolvem vida e morte. Tudo é descrito com bastante detalhes, e mesmo que traga questões médicas e jurídicas que envolvem direitos sobre a vida de praticamente todas as formas, é bem fácil de se entender pois fica claro que a autora pesquisou bastante antes de por tudo no papel, e, por causa desses mínimos detalhes, achei a leitura mais floreada do que esperava (e não curto muito esses floreios), pois houveram passagens que não considerei muito importantes e que poderiam muito bem ser descartados sem que interferisse na trama. Mas a curiosidade para saber como tudo vai terminar, principalmente pelos fatos que vêm à tona e pelo aprofundamentos nos personagens principais e secundários, que foram todos muito bem construídos e trabalhados, faz com que a leitura, que é cheia de sensibilidade e complexidade acerca das questões levantadas, seja muito prazerosa. Cada personagem tem uma reação diferente ao se deparar com o problema de Elle e é muito emocionante acompanhar os motivos que os levam a ficar de um lado ou de outro.
Matt com certeza foi o personagem que mais admirei porque é um exemplo de marido, de homem, de pai. Ele está ali lutando pela vida do bebê mesmo tendo que lidar com a dor de ter perdido a vida de sua esposa tão querida e amada, por amor, pela vontade de realizar o maior sonho dela.
Acredito que nesse mundo só estamos de passagem, tudo que acontece tem um motivo e nada é por acaso, nada vem na hora errada, tudo é um aprendizado, mesmo que venha através de muito sofrimento. O quanto é importante valorizarmos a vida que temos e as pessoas que estão a nossa volta. O quanto é importante o "agora" antes que se torne "depois" e seja tarde demais... Temos mesmo que lutar por algo que já é  nosso por direito? E esse livro nos mostra isso muito bem e por ter sido o primeiro livro que a autora escreveu chega a impressionar devido a escrita ser tão profissional e bem estruturada.

A pergunta na capa do livro, que apesar de ser simples e não passar a ideia da profundidade que a história tem, já coloca o leitor para refletir: "E se você tivesse que decidir sobre a vida e a morte de quem você ama?".
Uma história bastante realista e convincente, bonita, envolvente, intensa, que coloca a prova a moral, que nos faz pensar nos sonhos que temos e até onde podemos ir e o que podemos enfrentar para realizá-los, e que com certeza vai mexer com as emoções de quem tiver o prazer de ler.



4 comentários

  1. Oi Flávia!

    Meu Deus, eu preciso desse livro. Essas estórias com essa carga de drama geralmente são as que mais me atraem. Sou uma pessoa super sensível e costumo entrar de cabeça. Não consigo parar de ler até terminar. E olha, sabe que eu tenho certeza que vou derramar umas boas lágrimas? HUAEHUAEHUAHEAE

    E eu concordo com você. Acho que todas as coisas que acontecem com a gente têm algum propósito. Espero gostar da leitura, já está na lista!

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bastante interessante, amei a resenha.
    Gostei bastante do seu blog, *-*
    Estou seguindo,
    http://alguem-escreveu-coisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero tanto esse livro, só falta tempo (R$)
    <3<3<3

    http://listadasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que livro lindo! Ao começar da capa.Parabéns pela resenha.

    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir