2 de julho de 2014

Me Liga - Sarah Mlynowski

Lido em: Junho de 2014
Título: Me Liga
Autora: Sarah Mlynowski
Editora: Galera
Gênero: Juvenil
Ano: 2014
Páginas: 320
Nota
Sinopse: Devorah Banks está recebendo umas ligações um tanto malucas. Afinal, não é toda hora que seu eu do futuro liga para dar dicas de provas, gatos, etc. Xi... será que Devi acredita? E obedece? Afinal, a Devi do futturo já passou pelo ensino médio, está mais madura e experiente (e bem mandona) e sabe o que é melhor para elas, certo?

Resenha: Me Liga, escrito pela autora Sarah Mlynowski e lançado no Brasil pela Galera Record conta a história (ou as histórias) de Devorah, ou Devi, uma garota de 14 anos que está no 1º ano do ensino médio e de repente começa a receber ligações muito estranhas... Ligações que vem dela mesma, porém do futuro, 3 anos depois, desesperada e tentando convencer a Devi do presente a fazer outras coisas, tomar outras decisões, a fim de mudar o futuro para que ela consiga se dar bem lá na frente. Ela deixou de estudar por causa de um namorado, arrumou confusão com as amigas, e no futuro ficou sozinha e vai parar numa universidade fuleira de que ela não gosta, e agora quer mudar isso aproveitando essa chance através do "celular mágico" dela.
De início Devi demora para aceitar a ideia de ela mesma, mas na versão mais velha, se ligando e se dando ordens do que pode ou não ser feito, mas ela acaba cedendo e acreditando que aquela situação realmente é real e que se não fizer algo vai se dar muito mal, então, mesmo tentada a optar pelo que ela não poderia fazer, ela tenta se ajudar seguindo as orientações do seu eu-no-futuro, e a mais importante delas é recusar o convite de Bryan para sair, pois tudo de ruim que acontece, pra Devi de 17 anos, é culpa dele e se ela nunca tivesse se apaixonado por ele, não sofreria mais tarde...

Narrado em primeira pessoa, a história tem os capítulos alternados das Devis no 1º e no 3º ano. De início não soube identificar o que aquilo significava direito até a ligação da Devi mais velha para a Devi mais nova ser feita e tudo fluiu bem melhor e não soou confuso. O texto flui muito bem e prende o leitor que fica ansioso querendo saber em que nova furada as meninas vão se meter. A leitura é bem leve e divertida e os capítulos são curtinhos, o que agiliza e até facilita a leitura pra mim. É o tipo de livro que se lê num dia só. A capa é bem fofa, a diagramação é ótima, as mudanças de cenas dentro dos capítulos tem divisória que são dois celulares conectados para ilustrar a importância do aparelhinho na história (um charme só) e não percebi erros na revisão.

Devi (que aos 17 anos é chamada de Ivy para se falarem e evitar confusão) é muito teimosa e mandona e fica tão preocupada em mudar as escolhas que fez que chega a ser paranoica. A cada nova decisão tomada, alguma coisa de sua vida no futuro muda, mas nem sempre sai do jeito que ela imaginou e gera ainda mais confusão, o que me fez pensar que toda ação tem uma consequência. Ela quer se dar bem nos estudos, não quer perder suas amigas, não quer que o relacionamento dos seus pais mude, ela quer que tudo saia do jeitinho que ela quer, mas assim como na vida real, nem tudo é como a gente gostaria... Às vezes, nem ganhar na loteria resolve nossos problemas, e Devi aprende uma lição com isso... Ela quer se proteger de si mesma, a todo custo.
As vezes nos perguntamos o que faríamos se tivéssemos a chance de voltar no passado, se tomaríamos outra decisão, se escolheríamos outras coisas, se consertaríamos outras... Mas será que seguir por outro caminho somente não irá mudar uma parte do que está por vir? O livro trás indagações como esta e realmente nos faz refletir sobre essas questões, mas nada é por acaso, e tudo na vida, por melhor ou pior que seja, é um aprendizado a mais. Resta saber se as Devis irão aprender isso com toda essa experiência maluca!

Leitura leve, divertida e descontraída que dá um toque de forma bem humorada naqueles que acreditam que tem o controle absoluto da vida nas mãos, afinal, tudo tem que ser equilibrado pra dar certo. ;)


4 comentários

  1. Oi Flávia :)

    Esse livro não chama muito a minha atenção, pois o gênero Chick-Lit só funciona comigo com determinadas obras, porém, já está na lista de espera. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já namoro esse livro há algum tempo. Sua resenha me deixou ainda mais animado para ler. Beijos.

    http://www.nosrodapes.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O livro me parece ser bom, mas acho que nao leria no momento. A narrativa aparenta ser bem leve e rapida de se ler, espero chegar a lelo ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou muito animada para ler esse livro. Já li algumas resenhas muito positivas sobre ele e já o coloquei na minha lista de leitura. Adoro livros que tem essa pegada mais divertida e romantica, são ótimos pra passar o tempo.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir