22 de julho de 2014

Paradise - Ellen Sussman

Lido em: Junho de 2014
Título: Paradise
Autora: Ellen Sussman
Editora: Casa da Palavra
Gênero: Ficção/Romance
Ano: 2014
Páginas: 256
Nota
Sinopse: A história começa com uma viagem ao paraíso. Ao ser enviada para trabalhar como guia turística em Bali, uma ilha da Indonésia, Jamie só pensa em passar os dias mais felizes de sua vida ao lado do namorado, aproveitando as praias virgens e explorando as florestas. No entanto, após três dias de sua chegada, ela e seu parceiro se tornaram vítimas de um atentado terrorista na boate local. Seu namorado perde a vida, e Jamie, a esperança de felicidade.
Depois de um ano, ainda transtornada pelas lembranças, Jamie decide retornar a Bali para tentar fechar esse ciclo em sua vida. Mais que tudo, ela espera encontrar Gabe, o homem que a salvou do ataque. Nesta viagem ao passado, Jamie conhece Nyoman, seu simpático anfitrião, que a hospeda no acolhedor e relaxante Paradise, um bangalô incrustado numa paisagem estonteante. Mesmo preparada para se arriscar nos grandes perigos da natureza selvagem de Bali, ela ainda precisa estar pronta para o maior desafio de todos: dar uma nova chance ao amor. 

Resenha: Paradise, escrito pela autora Ellen Sussman e publicado pela Casa da Palavra no Brasil é um livro que se passa num paraíso, onde todos deveriam estar felizes e aproveitando a vida ao máximo, porém, um fato trágico faz com que tudo seja diferente...
Jamie Hyde é uma mulher amistosa e aventureira, trabalha com turismo, e quando tem a oportunidade de viajar para a Indonésia a trabalho não pensa duas vezes. Miguel, seu namorado, a acompanha na viagem mas quando tudo parecia não poder ficar melhor, o inesperado acontece. Uma bomba explode numa boate matando centenas de pessoas, e entre elas, estava Miguel. Jamie entra em desespero, ela precisa encontrar o namorado, mas no meio dos escombros e da confusão pós explosão, acaba sendo salva por Gabe.
Gabe Winters é um homem que por ter perdido o filho e se separado da esposa, não via mais sentido na vida, até que resolveu mudar tudo e se mudou para Bali para tentar recomeçar. No dia do atentado, Gabe estava próximo a boate, e quando ouviu o barulho estrondoso da explosão, não hesitou em correr para socorrer as vítimas, e quando viu Jamie pedindo socorro, ele logo foi ajudá-la, e assim se conheceram, enquanto suas vidas, e a de várias outras pessoas, viravam de cabeça para baixo.
Um ano após a tragédia, Jamie ainda é atormentada pelo ocorrido, mas uma cerimônia para prestar as homenagens às vítimas foi organizada em Bali, e ela foi convidada a voltar ao local, e isso faz com que Jamie fique com medo, apreensiva e um misto de sentimentos e lembranças toma conta de seus pensamentos, e ainda assim, ela se arrisca e vai. O cenário completamente paradisíaco de Bali entra em contraste com os conflitos dos quais ela está passando e ideia de reencontrar Gabe pode ser o desafio que lhe faltava para superar seus maiores problemas.
No decorrer da história ainda nos deparamos com outros personagens, como Nyoman, o dono do bangalô onde Jamie se hospeda, e até o garoto órfão Bambang, que tiveram uma história tão triste quanto a de Jamie e Gabe, e que ainda passam por dificuldades, dando uma profundidade bem maior a trama.

Paradise é um livro dividido em 3 partes que não possuem capítulos e isso é algo que fez com que eu demorasse a ler mais do que o de costume pois a sensação é de que não tem "pausas", principalmente porque a primeira parte é narrada através das lembranças de Jaime, que por serem flashes sempre muito confusos, só faz com que o leitor imagine muito sofrimento, dificuldades, angústia e pode ser possível não se prender ao começo da história justamente devido a toda confusão e a falta de maiores detalhes para que tudo fique claro e compreensível. Mas isso tem um propósito...
Na segunda parte, o leitor irá se deparar com a versão de Gabe na história, e essa narrativa é mais detalhada no que diz respeito ao atentado e aos acontecimentos durante e após a tragédia. E a terceira parte traz um desfecho que além de bem emocionante, ainda deixa tudo esclarecido sobre todas as pontas que ficaram soltas e que me deixaram morrendo de curiosidade.
Eu gostei bastante da forma como a autora desenvolveu a história, dividindo as partes para que o leitor possa acompanhar os fatos vivenciados por cada personagem de acordo com suas visões, pois assim sabemos o que passaram, o que sentiram, e o que aconteceu até que eles se encontrassem.
A tragédia que aconteceu nas boates em Bali é um fato verídico que ocorreu em 2002. Mais de 400 pessoas ficaram feridas e mais de 200 pessoas morreram, e isso só faz com que os traumas, as dores e a imensa tristeza devido as perdas dos personagens se tornassem algo mais profundo e crível para quem lê. O romance, pra mim, foi um ponto positivo pois emociona, mas melhor do que isso foi ler a respeito de Bali, os costumes, um pouco da cultura e principalmente como as pessoas lidaram com todas aquelas perdas onde supostamente deveria ser um "paraíso". E a sensibilidade que a autora usa para escrever e evidenciar emoções só faz com que a história seja tão emocionante e tocante como esperava, afinal, quando o amor é verdadeiro, ultrapassa barreiras e supera tudo, sempre. O passado fica pra trás e o que importa é o momento presente...

Para quem curte histórias que trazem reflexões sobre a vida, Paradise é uma boa pedida, pois além de prender o leitor, faz com que diversas sensações e questionamentos sejam despertados, talvez por jamais consideramos que situações trágicas vão nos atingir...
Paradise, de fato, é o tipo de livro pra se abraçar ao final da leitura, que nos faz enxergar que há coisas na vida que temos que enfrentar por piores que sejam, mas que ainda assim, devemos seguir adiante.

2 comentários

  1. Oi, Flávia!! Gostei muito da capa. E também da sua resenha, gosto de livros assim, talvez seja uma boa pedida.

    Flávia eu lembro de vc da época do orkut, na comunidade do the sims pirata kkkkk era vc mesmo??

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia! Q livro interessante, gostei do enredoo!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir