13 de fevereiro de 2014

O Fantasma de Anya - Vera Brosgol

Lido em: Fevereiro de 2014
Título: O Fantasma de Anya
Autora: Vera Brosgol
Editora: Jangada
Gênero: Juvenil/Fantasia/HQ
Ano: 2013
Páginas: 224
Nota:
Sinopse: A vida de Anya dá uma guinada quando ela cai num buraco na floresta e encontra o fantasma de uma garota morta há muito tempo, Emily. Por ter sido privada da vida de uma adolescente normal - e com a personalidade parecida com a da Murta que Geme -, Emily é um fantasma ressentido. Quando consegue seguir Anya até em casa, procura maneiras de ser útil e convencer Anya a deixá-la ficar. E Anya começa a desfrutar dos benefícios de uma amiga invisível, que pode ajudá-la a viver no mundo às vezes complicado de uma escola secundária. Naturalmente, os problemas não tardam a surgir. E, como dá para adivinhar, o resultado dessa amizade pode causar situações desastrosas e assustadoras...

Resenha: O Fantasma de Anya, escrito pela autora Vera Brosgol e lançado no Brasil em 2013 pelo selo editorial Jangada, é um livro em forma de História em Quadrinhos que conta a história de Anya, uma jovem russa que após imigrar com a família para os EUA tenta se adaptar fazendo de tudo para esconder suas raízes e ser aceita na escola em que estuda. Anya, assim como a maioria dos adolescentes, tem seus dramas e conflitos: ela fuma, evita ir à igreja, sofre de um amor platônico pelo garoto mais popular  e lindo da escola (que tem namorada), tem um tipo de complexo de inferioridade pois já foi gorda quando criança e humilhada por outras crianças "malvadas", tem vergonha de sua mãe, se preocupa com o corpo e morre de medo de engordar, não tem paciência com Sasha, seu irmão mais novo que vive aprontando, mata aula, vai mal na escola e lá é ignorada por todos, exceto por Siobhan, sua única amiga. Anya quer passar a imagem de uma garota bacana e que se encaixa nos padrões da sociedade americana, até seu sotaque russo ela perdeu, mas fica frustrada porque o que acontece é exatamente o contrário do que ela quer. Até que um dia, voltando para casa, Anya, distraída, cai e fica presa num buraco no meio da floresta e lá dentro se depara com o esqueleto de Emily, e junto com ele, o fantasma da garota que mora alí há uns 90 anos! Anya consegue sair do buraco com a ajuda de um garoto que passava alí por perto mas não esperava que Emily iria acompanhá-la com a intenção de ajudá-la e lhe ser útil de alguma forma. A princípio, ter uma amiga fantasma que a ajuda na escola trapaceando e melhorando suas notas parece ser algo ótimo e muito  útil, mas com o passar dos dias, Anya percebe que Emily esconde alguma coisa e tem um plano, e não é muito agradável...

pág. 18

Por ser super fã de HQ's, logo quando soube que O Fantasma de Anya seguia esse estilo já fiquei interessada na leitura, e unindo a sinopse que me chamou atenção, comecei a ler com bastante expectativas. E posso afirmar que a leitura foi uma grande surpresa, pois a história além de muito boa, traz uma mensagem sobre autoaceitação muito bacana em que Anya só conseguiu enxergar que nem sempre se destacar em meio a multidão é algo positivo depois de passar a conviver com o fantasma de Emily e conhecê-la melhor, afinal, nem sempre a primeira impressão é a que fica.
Apesar de ser insegura e muito antisocial, Anya é sarcástica e bem humorada, e me identifiquei com essas características. Acho que o tema da história não é lá tão original, pois existem outras histórias que falam sobre o medo do desconhecido, os problemas com a adaptação quando se recomeça a vida num lugar totalmente diferente no que diz respeito ao estilo de vida, cultura e afins, e a vontade de ser popular, mas o diferencial é exatamente a personalidade única da protagonista e a forma como a história é contada em forma de diálogos curtos e ilustrações com um ar de frieza destacando feições e emoções, que levam o leitor a imaginar exatamente como Anya enxerga o mundo a sua volta, e claro, incluindo o elemento sobrenatural e a ideia de que julgar as pessoas sem um conhecimento prévio é algo comum, apesar de impróprio.
Eu adorei o livro, desde a história em si, a mensagem nas entrelinhas, as ilustrações bastante ricas em detalhes, a capa, tudo... É de encher os olhos!

É uma leitura bastante fluída e rápida e recomendo para todos aqueles que curtem personagens sarcásticas e bastante realistas, que possuem falhas mas ainda assim conseguem ser super cativantes!


10 comentários

  1. Não conhecia *--*
    achei muito interessante :)

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, não conhecia o livro :)
    Bjs.
    http://www.doceilusao.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Flávia?

    Menina, eu amoh esse livro, o li ano passado, na época do lançamento e é um dos meus queridinhos, porque além de bonito a história é muito boa... não é tão original como vc mesma falou, mas é impressionante.

    xoxo
    Mila F.
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. Gostei da capa, me lembra bastante um gibi e as ilustrações no decorrer do livro tbm. A história parece mto boa, apesar de batida, axo legal um draminha adolescente e acompanhado de uma fantasma no maior estilo murta que geme deve ser legal de mais! Vou adorar ler esse livro também! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Flávia!
    Tenho muita vontade de ler essa HQ, personagens sarcásticas e bem humoradas me divertem pra caramba, acho que vou adorar a história =)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  6. awn muito fofo!
    fiquei doida pra ler, principalmente porque sou apaixonada por hq <3
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,Flávia
    Não conhecia o livro, mas a resenha me ganhou. Fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, e mesmo lendo a resenha não me fisgou, infelizmente.
    Esse vou deixar passar.

    ResponderExcluir
  9. Caralho que livro foda! já amei ele só pela a sua resenha, e eu gosto muito de personagens sarcásticas, eu do tanta risada com livros que tem esse estilo, realmente me cativa demais e quando acaba o livro eu já fico triste :(

    ResponderExcluir
  10. Acho essa capa tão linda =)
    Enfim... já estava de olho nesse livro e pretendo comprar. Achei a coisa mais fofa e preciso dele KKKKK

    ResponderExcluir