12 de fevereiro de 2014

Fim - Fernanda Torres

Lido em: Janeiro de 2014
Título: Fim
Autora: Fernanda Torres
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Literatura Nacional/Ficção
Ano: 2013
Páginas: 200
Nota:
O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão .Com 'Fim', seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas - festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de 'Fim'. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia.

Resenha: Fim conta a trajetória de cinco amigos ao longo da vida, chegando ao seu inevitável "fim". De festas, orgias e amores, Álvaro, Silvio, Ribeiro, Neto e Ciro fazem um balanço sobre suas vidas. Em cinco partes, Fernanda Torres presenteou os leitores com um livro que é, sem dúvidas, uma estreia memorável na literatura.

A história dos cinco amigos cariocas que Fernanda escreveu é ótima em todos os sentidos. Criar uma trama que envolve mostrar cinco pontos de vistas diferentes é meio arriscado, uma vez que o leitor pode acabar se identificando mais com um e menos com outro. Porém é nisso que a autora acertou. Cada homem retratado ali tem sua personalidade própria, suas manias, seus méritos e erros. Álvaro era o mais santinho do grupo. Neto, o esposo fiel. Ciro, o pegador. Sílvio, o adúltero. Ribeiro, um romântico as avessas. Todos têm seus traços próprios e isso mostra a maestria de Torres em criar suas personalidades.

A narrativa é um show a parte. Quem conhece o trabalho de Fernanda na televisão e teatro sabe o quão talentosa ela é. Esse talento com certeza está na escrita também. Fim traz frases cômicas com um quê de crítica a esse Brasil sem eira nem beira que vivemos, em outros a autora explora o comportamento masculino de uma forma que é impossível não achar que ela conhece mais os homens do que eles mesmos. Gírias, palavrões e expressões usadas normalmente no dia a dia foram empregadas também dando um quê de humor bem ácido na história. Adorei isso e não sei por quê, mas já esperava essa narrativa cética vindo dela.

Fim é uma comédia dramática da vida. Fernanda Torres entrou  com o pé direito na literatura. A carioca que mantém uma carreira artística na televisão, teatro e cinema há 35 anos, parece já ter técnica e características próprias para escrever. O livro contém um leque de diversos temas interessantes e ao mesmo tempo críticos se olharmos com uma visão bem analítica. Você, leitor, que pretende ler o debute de Fernanda como escritora, irá se deliciar ao conferir esta obra, que pode ser resumida em uma reflexão carregada de humor sobre a vida e seus diversos momentos, que cedo ou tarde chegará ao seu inevitável fim.

14 comentários

  1. Essa não é a primeira resenha que leio sobre este livro, e todas dizem a mesma coisa: que é um livro muito bom com uma narrativa excelente, e deve ser mesmo! rs
    Adoraria ler o livro da Fernandinha mas tenho um certo receio de ficar meia perdida no meio de tantas histórias!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que resenha legal! Não tinha lido nenhuma sobre o livro da Fernanda Torres, mas esperava mesmo que fosse um sucesso, tendo em vista que a própria é muito inteligente e perspicaz não decepcionaria o público. Enfim, gostei bastante da resenha e pretendo ler esse livro em breve. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. sabe definitivamente não me senti nenhum pouco atraída pela leitura desse livro D:

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que ótima atriz ela é, com certeza, mas não sabia que na escrita isso também se tornaria realidade pra ela.
    Eu pensei em outro tipo de história, mais para a vida dela, nunca para um romance diferenciado assim (e não havia lido a sinopse também).
    Gostei bastante e fiquei bem curiosa.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Acho que li outro livro, então. O "Fim" que li é bem fraco. Personagens rasos, pensamentos rasos, clichês aos montes. O livro não traz novidades; é mais do mesmo; é comum. Falar da geração jovem carioca dos anos 60 e 70 é mais do que batido. Espero que ela melhore no segundo livro.

    ResponderExcluir
  6. Adoro Fernanda Torres, vou conferir. é bom de vez em quando ler autores nacionais.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito da Fernanda Torres como atriz, ele já me faz rir muito em Os Normais, e realmente espero gostar tanto quando como escritora.
    Achei a capa bem criativa, o que já me ganhou logo de cara.
    E depois de ler sua resenha esse livro me ganhou mais ainda, gosto de dar oportunidade a autores brasileiros, e claro que pretendo ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  8. Fernanda Torres é sensacional, cara que resenha, fiquei louco para poder ler o livro agora, já entrou na minha lista de compras *-*, amei, de verdade esse livro e essa sua resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Um dos piores livros que eu já li. E olha que eu já li muito. Fim é um amontoado de lugares-comuns, com tiradas sem graça, e metido a moderno. Péssimo.

    ResponderExcluir
  10. O livro é ruim de dar pena. Achei bem pretensioso, querendo ser o que não é. Também não consegui achar nenhuma graça no humor. Às vezes as piadas pareciam infantis. Não gostei. Livro pobre.

    ResponderExcluir
  11. Olá Lucas
    Eu vi passando na televisão um tempo atrás,sobre o lançamento desse livro, mas não imaginava que seria tão bom assim. Fernanda Torres é uma mega atriz, mas é bom saber que como autora arrasa também!
    ADORO livros com humor ácido.
    Adoreis sua resenha e quero conhecer melhor a vida desses amigos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Tinha visto sobre o livro faz um tempinho... bom saber que ele é tão bom assim =)
    Mas também li muitas coisas negativas sobre, então fico meio dividida, acho que mais pra frente, tento ler.

    ResponderExcluir
  13. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir