4 de outubro de 2012

Como Treinar o Seu Dragão - Cressida Cowell

Lido em: Abril de 2010
Título: Como Treinar o Seu Dragão - vol. 1
Autor: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Gênero: Fantasia/Infanto Juvenil/Aventura
Ano: 2010
Páginas: 222
Nota
Sinopse: Conheça Soluço Spantosicus Strondus III: a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos - mas um garoto sem qualquer talento para liderar. "Como Treinar o seu Dragão" conta a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu - e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado.
Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, "Como Treinar o seu Dragão" é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, que inspirou o filme de animação cotado como uma das estreias mais importantes deste ano.
Resenha: Soluço Spantosicus Strondus III é um garotinho magricela, simpático, inteligente e gentil, filho e herdeiro do grande guerreiro e chefe da Tribo dos Hooligans Cabeludos: Stoico, O Imenso. O problema, é que se trata de uma tribo de Vikings, onde simpatia, inteligência e gentileza não são características comuns nem aceitáveis entre esses habitantes singulares, pois são todos tapados, peludos, grandalhões, bárbaros e mal educados, inclusive as mulheres rsrsrs.
Stoico quer que Soluço lhe traga muito orgulho, quer que ele se destaque entre os outros garotos e se comporte como um verdadeiro viking, principalmente por ser o único herdeiro da Tribo, mas isso está muito longe de acontecer... Soluço é motivo de piada entre os garotos, o que para seu pai, é uma vergonha eterna.

Como parte do Programa de Iniciação em Captura de Dragões, um tipo de treinamento viking que recebem, os garotos devem sair para capturar/roubar filhotes de dragões sorrateiramente e sem acordar os outros que estão dormindo. E eles nem podem sonhar em voltar sem um dragão, caso contrário são castigados e banidos da tribo... Chegando lá, Soluço, morrendo de medo e depois de muita confusão, consegue capturar seu dragão, confiante que ele seria terrível o bastante para impor respeito e calar a boca dos outros garotos. Mas o que ele não esperava, era que o dragãozinho que conseguiu capturar as cegas, não passava de um reles dragão de jardim, minúsculo, preguiçoso, mimado, teimoso, debochado, mal educado e sem um dente sequer na boca: Banguela é total e completamente o oposto do que deveria ser o dragão de um futuro chefe da tribo...

Após voltarem, os meninos devem treinar seus dragões rigorosamente, mas Soluço se recusa a seguir as instruções do livro "Como Treinar o Seu Dragão", do Prof. Tosco Traste, que diz muito direta e claramente em seu único capítulo que a regra de ouro do treinamento de um dragão é GRITAR COM ELE! (quanto mais alto melhor), para adestrar Banguela, e resolve utilizar o "dragonês", o idioma dos dragões, que aprendeu secretamente (pois Stoico proibiu o idioma), após muito tempo os observando.

Mas o que deveria ser uma relação de respeito e obediência de mestre viking com seu dragão, acaba virando uma amizade super engraçada, maluca e cheia de confusão, pois Banguela é o personagem mais terrível e folgado que já existiu, que não dá a mínima para que Soluço fala, mesmo que isso seja de extrema importância, principalmente quando se sente ameaçado ou vira alvo de risadas. Ele não deixa nada barato! Banguela veio pra causar!

O livro se trata das memórias de Soluço que, agora idoso, nos conta sua própria história quando era criança e enfrentou diversos perigos e aventuras junto com Perna de Peixe, seu melhor amigo, e Banguela. Achei isso um pouco estranho num primeiro momento, pois se é um tipo de diário, seria mais certo que fosse em primeira pessoa, mas não é. O livro é em terceira pessoa. Mas isso não atrapalha em nada e é só um detalhe.

Cheio de ilustrações "toscas" mas super engraçadas, é bem fácil visualizar e se familiarizar com todos os personagens, que são ótimos, e por serem vikings e ignorantes, possuem nomes esquisitos que de certa forma destacam parte da personalidade de cada um deles, como "Bafoca de Maluquício", "Bocão Bonarroto", "Melequento", "Barrigão Caído de Cerveja" e nomes hilários do tipo...

Há também várias partes, que são como páginas separadas, com instruções de treinamento, informações sobre as características dos dragões de acordo com sua espécie, e traduções do idioma dragonês espalhados pelo livro. A diagramação é ótima, as letras são grandes, as frases em dragonês tem a fonte diferente, as folhas são amareladas, e a narrativa é muito leve, envolvente e empolgante, que vai agradar leitores de todas as idades. Simplesmente me encantei pela série e virei fã da autora e do mundo fantástico que ela criou! Mesmo que sem um pingo de limites, quero um Banguela pra mim! *-*

PS.: Existe um filme baseado nesse livro, mas ele não tem NADA A VER com a história...

40 comentários

  1. Oi Flávia,

    Também amo essa sériee sou fã da autora! As confusões em que o Soluço se mete são muito divertidas e Banguela é muito fofo. Quero um Banguela também!rsrsr
    E as lições de dragonês espalhadas pelos livros são uma diversão à parte.
    Você chegou a assitir o filme? Ele é apenas inspirado no livro, mas é muito divertido também.

    Muito boa a sua resenha!
    ^^

    PS: Acho que não comento muito por aqui, mas sempre leio suas resenhas e adorei o novo layout de Halloween. Ficou lindo. Parabéns!

    Se puder passa lá no meu blog?
    http://entrelivroserabiscos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não li nenhum dos livros da serie, mas esta todo mundo dizendo qe é mto bom, sem contar que o filme é super fofo rs

    adorei a resenha

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Wowwww, sabe que agora estou viciada em série? Pois eh, quando alguém fala de uma série pra mim já fico quase doida querendo ter. Tenho um monte na minha pequena-imensa lista e já estou morrendo de amores por Como treinar o seu dragão, eu acho que realmente estou precisando desses livros (rsrsrsrs)

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. Ahhh meu deus! Como assim o filme não tem nada a ver com o livro?! To chocada! E olha que o filme é a coisa maaaaaaais fofa! Chorei e tudo! Rsrsr...

    Linda resenha e ahh... Amei a sua bonequinha no clima Halloween! *-*

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. eu adoro esse livro, vc leu a resenha entao sabe o que eu penso.
    awn tadinha das ilustraçoes auhhushu
    é verdade o filme nao parece nada, eu gosto, mas acho que eles deveriam ter feito mais veridico

    ResponderExcluir
  6. Sou louca por comprar esse livro, mas nunca tive tempo. Talvez agora eu procure com mais afinco, hahahaha. A série parece muito boa e me lembra o estilo de 'Diário de Um Banana', que eu adoro.
    Beijos.
    Amor, Ana.
    http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum livro dela e pelo que as pessoas dizem, eu tenho muita vontade de ler. Depois da sua resenha então, pfttttt quero ler mais ainda rsrs bem, ainda não vi o filme então acho melhor ler o livro primeiro rsrs Nada a ver? hmmm preciso vê-lo rsrs
    Amei conhecer seu blog, moça *-*
    um beeeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho três livros dessa coleção aqui em casa, mas acredita que ainda não li?
    Adorei sua resenha, muito bem escrita.
    Um beeijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada dessa série, mas parece ser bem legal! Ah...As ilustrações devem ser lindas, gosto muito de livros assim.
    Bom final de semana.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  10. Oi Flavia, tudo bem? No momento, tô lendo tantos livros fortes e pesadões que cairia muito bem ler Como treinar o seu dragão agora!
    Ainda quero comprar essa série, sempre gostei bastante da sinopse e das resenhas, só falta o dinheiro, hehe.
    Acredito que seja uma ótima leitura para desestressar e rir bastante. Adorei os nomes das personagens! E as gravuras devem ser demais e ajudar muito né?
    Beijinhos, parabéns pela resenha.
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Flavia!!

    Desde que vi o filme fiquei com vontade de ler os livros, mas ainda não comprei. Não sabia que era totalmente diferente oO
    Agora estou vendo o desenho rs.

    Adorei sua resenha, o livro parece super divertido, assim que der(leia ano que vem, quando eu voltar a ter condiçoes rs) pretendo comprar. Ate comprei o "como treinar seu Viking" pq estava baratinho.

    Adoro esses livros com imagens =)
    É diferente do que geralmente lemos.

    bjoo

    ResponderExcluir
  12. Nunca li o livro, mas vi o desenho e adorei :)

    P.S: AMEEEEI o novo layout do blog!! Fiquei apaixonada *-*

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Até hoje ainda não tive coragem de comprar os livros desta série. Já revirei a biblioteca da minha escola no avesso mais até agora nada U.U
    Não ligo que seja infantil. Não mesmo.
    Adorei a resenha Fla ^^ como sempre arrasando mimi

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler esse livro, mas vai ficar para o ano que vem, nunca assisti o filme tbm :(

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Que livro mais lindo!
    Livros com ilustrações é tudo de bom!

    Beijos!

    http://beyondofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Acho essa históriaaa muito fofaaaaaaaaa, só vi o filme. Ainda não li os livros.
    Mas gostei da sua resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Não é bem uma história que me interessa, mas gostei das ilustrações 'toscas'. Me fez rir muito! rsrs

    Beijos
    Pri-Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  18. Bem que imaginei que a história do filme não tem muita coisa a ver mesmo com o livro. Mas só imaginei mesmo, não vi o filme nem li o livro :P Agora deu vontade de fazer os dois >.< Digo, mais vontade ainda: uma amiga minha AMA o filme e, sempre que pode, fala bem dele.
    Até mais! ;*

    ResponderExcluir
  19. Que nomes são esses gente? SUHAUHSA, Ri muito. Banguela coitado, o dragão de jardim e sem dente, mas que vira um grande amigo não é? rs, e que bom que ele decide treinar o seu dragão sem seguir as "regras" afinal acho que essa conversa de quanto mais alto melhor é totalmente sem graça e fundamento, tudo tem que ser na conversa msm, hahaha, mesmo que o dragão folgado não se importe muito, rs. Me diverti bastante lendo os nomes dos personagens nas resenhas, a única coisa que não sei se conseguiria me acostumar é com o diário narrado em terceira pessoa, me parece muito estranho, mas quem sabe né? haha!
    Beijo Flá.

    ResponderExcluir
  20. Ainda bem que o filme não tem nada a ver com os livros Flavia. Ainda bem pq confesso q já assiti o filme e fiquei super encantado pelo Banguela. Se o livro é diferente, então ele deve ser mais fofo na escrita. Esse livro é um dos que vou tentar comprar antes do termino desse ano. Amei a capa e a sua resnha está show Flavia. Meus parabens. Bjs!!!

    Hhttp://peregrinodanoite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Flávia,
    eu assisti a animação e ameio !
    E como adoro ler, a sua resenha me deixou bem interessada.
    Com certeza já entrou para a minha lista de livros desejados !
    Adorei a resenha.

    Um beijo,
    Um excelente fim de semana.
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu já assisti o filme e quero muito ler o livro :)

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Flávia!
    Eu dei esta coleção para meu sobrinho, não li nenhum, mas lendo sua resenha e escutando os comentários dele, tenho a impressão que é apaixonante, e o Banguela muito fofo. Excelente resenha.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  24. Flor, adorei sua resenha! Me fez ficar interessada em um livro q na vdd nunca tinha me chamado a atençao...
    parabens viu? :D
    aaah adorei tb o tema do layout do blog! DI-VI-NO! *---*
    Beijos
    -No Limite da Leitura

    ResponderExcluir
  25. Adorei o visu de Halloween, Fla!
    Quanto à resenha, pulei esta por ser justamente um livro que não tenho interesse em ler por enquanto, quando meu foco literário atual são os livros adultos...
    Mas sei como deve estar ótima!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  26. Já li esse livro. É bem engraçadinho mesmo!
    O meu preferido da série é o quarto (Como quebrar a maldição de um dragão) achei o mais engraçado de todos, sério, você ri muito com o Perna-de Peixe e o Soluço!

    Vi o filme e sinceramente prefiro a adaptação do cinema mesmo

    Beijokas querida :*

    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  27. Não li nenhum livro dá serie, mas pela resenha e os comentários os livros são bons.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi, Flavia, eu vi o filme e achei lindinho demais! É uma das minhas animações preferidas. :)
    O livro, mesmo sendo diferente parece ser divertido também. Vai entrar pra minha lista. Ah essa lista que não para de crescer rs.

    Beijo.

    http://navirj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Flavinha!
    esse livro é a sua cara haha. Eu conhecia o filme, mas não sabia que tinha livro, espero ler e depois assistir pra comparar depois!


    beeeijo
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  30. Ei Flávia!

    Já li Como treinar seu Dragão e o segundo volume também. Não faço questão de continuar a ler a série porque é longa demais, mas gostaria de ganhá-la de presente (fica a dica galera! hahaha).
    É bem sutil, e eu sei que foi feita para crianças, mas eu me diverti muito lendo as loucuras do Banguela e do Soluço, além dessas ilustrações hilárias hahaha

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  31. Adorei o estilo do blog, super fofo!
    Não tenho vontade de ler essa série, muito juvenil para mim, mas gostei do desenho... gostaria que filmassem os outros.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi, Flá!
    Eu dei pra minha irmão extra dessa série (Como Treinar Seu Viking) e acredita que não? Na verdade, eu acho lindo os desenhos nas páginas, mas não tinha me interessado ainda. Depois dessa tua resenha, tô até pensando em comprar pra minha irmã e ler também *--*

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  33. Oii Fláviia
    Eu já li quaase todos os livros dessa série, menos o último livro, que lançou há pouco tempo..
    Adoooooro o banguela...no começo eu até ficava chamando meu cachorro de banguela...rsrsrs...ele é bem preguiçoso.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Meu filho adora esta série. Deste livro eu gostei mais do filme.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  35. gente esse livro como treinar o seu dragão é muito bom,eu adoro ele.
    beijos

    ResponderExcluir
  36. O filme não tem nada a ver com o livro? Normal, hoje em dia nem me chateio mais com essas coisas, prefiro simplesmente ignorar essas adaptações horríveis, e torcer para que façam outra melhor, eu quero começar a ler essa série mas nunca encontrei nenhum dos livros para vender aqui na cidade. Que droga hein.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Ta na minha lista de desejados :) adorei a adaptação, a amizade entre Soluço e Banguela me encanta !!!!

    ResponderExcluir
  38. Livros assim são um ótimo passatempo/divertimento.
    Adorei sua resenha e com toda certeza eu leria o livro. É legal livros com ilustrações e tal, eu acho que Morga é um livro que tem sua cara, Flavia rsr
    Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Pelo que você falou no final já da pra ver que o livro é muito bem organizado. Enquanto lia a resenha lembrei do libro "O Diario de uma paixão", que Noah, ao longo do livro, lê o diário para a mulher....

    ResponderExcluir