Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance/Drama
Ano: 2011
Páginas: 223
Nota: ★★★★★♥
Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.
Resenha: Em O Diário de Suzana para Nicolas, conhecemos três personagens principais: Katie, uma mulher jovem e bonita, que trabalha como editora em Nova York e que está com o coração em pedaços por causa de Matt, que rompeu com ela sem mais nem menos após um ano de um relacionamento completamente lindo e perfeito. Ele lhe deixou uma caixa com um diário escrito por uma outra mulher, Suzana, para tentar explicar pra ela o motivo de ter partido. Usei a palavra "familiarizar" porque durante a leitura, pude ficar com aquela sensação de que eles eram muito mais do que simples personagens e me apeguei a eles de tal forma que me pareceu que eles fossem conhecidos muito queridos.
Como Matt vai embora de repente, Katie não teve nem a oportunidade de lhe contar que estava grávida dele, e diante daquele sofrimento e aflição de ter sido abandonada sem nenhuma explicação, começa a ler o diário de Suzana procurando alguma resposta.
Ela, então, se depara com as palavras de Suzana, que é uma jovem médica, tem 36 anos, e depois de sofrer um infarto resolve deixar a vida corrida que tinha em Boston e ir para Martha's Vineyard, uma cidadezinha localizada numa ilha em Massachusetts. Lá ela encontra o grande amor de sua vida e desse amor nasce Nicolas, para quem Suzana passa a escrever, deixando todos os acontecimentos importantes, bonitos e memoráveis de sua nova vida como esposa, mãe e mulher frágil mas corajosa que é, enfrentando todas as dificuldades com o problema de saúde que tem mas ao mesmo tempo se sentindo a mulher mais feliz e amada que poderia existir, e que agora estão sendo lidos por Katie.
Katie fica sensibilizada com as palavras de Suzana e, mesmo com o coração na mão, passa a sentir um enorme carinho e admiração pela grande mulher que ela é.
Mas por que esse diário foi parar nas mãos de Katie? Só posso responder implorando para que você leia esse livro se ainda não leu, para descobrir, se apaixonar pela história e se emocionar por si só.
Esse foi o primeiro livro de James Patterson que li e confesso que fiquei completamente apaixonada pela narrativa do autor. É o tipo de livro que só conseguimos largar quando lemos o último ponto final da última página. A capa do livro é simples, mas perfeita: imaginei que o cenário fosse a vista que Suzana tem da própria casa, simples mas maravilhoso. Pensem morar de frente pro mar, que coisa linda... *-*
Talvez pela história ser contada de forma rápida e direta, intercalando a história de Katie e o que está sendo contado no diário, com uma profundidade e sentimentalismo imensos, e com detalhes que nos transportam pra dentro da história, é que fiquei tão envolvida com a leitura desse livro. Me emocionei, me senti na pele de Katie e de Suzana, muitas vezes até na pele do próprio Matt, e chorei. Chorei como não chorava por causa de um livro com uma história tão triste, mas ao mesmo tempo tão bonita, desse jeito há muito tempo.
Não vou negar que em vários momentos senti que o autor realmente quis tocar nos pontos mais frágeis de quem está lendo para lhe arrancar lágrimas de propósito (principalmente nas manteigas derretidas que nem eu), ou nos fazer imaginar que na história há mocinhos injustiçados e bandidos que devem pagar caro pelo sofrimento alheio, mas vou ter que deixar claro e concordar que o autor domina completamente a arte de narrar um texto sem floreios, mas que flui maravilhosamente bem, e que me envolveu na história de uma forma que mesmo com dúvidas quanto a índole de algum personagem, consegui me afeiçoar a ele, e até mesmo me identificar com ele, mesmo assim. É perfeito!
Podemos ainda absorver a mensagem de que devemos tirar um tempo pra nós mesmos quando tudo está mal, de que devemos arriscar na dúvida, amar e correr atrás do que queremos sem medo, mas se por ironia do destino alguma coisa de ruim acontecer, nada que o tempo não possa curar...
É um livro que deve ser lido (e relido) e que entrou pra lista dos favoritos, com certeza!
olha, gostei demais da sua resenha...agora estou de olho no livro...bjs
ResponderExcluirNossa, que resenha maravilhosa! Já tinha visto este livro, mas nunca fiquei com vontade de comprá-lo, mas agora até imagino, se pegar pra ler, leio tudo no máximo dois dias. Nunca li nenhum livro de James Patterson, mas parece que esse vai ser o primeiro *-*
ResponderExcluirxoxo
Olá!
ResponderExcluirQuero logo ter a oportunidade de ler esse livro! Li várias resenhas maravilhosas e a sua serviu para me deixar mais ansiosa ainda!
Parabéns pela resenha
Beijos
Andressa
umdiaacadalivro.blogspot.com.br
Parabéns pela resenha Flávia! Estou ansiosa para ler O Diário de Suzana para Nicolas! Beijo!
ResponderExcluirSempre fico na duvida se pesso esse livro para a editora ou não
ResponderExcluirMas depois da sua resenha, foi ter que pedir sem falta
Fiquei muito curiosa
Beijos
@pocketlibro
http://www.pocketlibro.blogspot.com.br
Que linda sua resenha! Parece um livro muito delicado e sensível.
ResponderExcluirGostei. :)
Respondi lá sua pergunta, mas vou repetir. Comprei Coração de Tinta na Livraria Cultura.
Beijo
http://navirj.blogspot.com.br/
Oi Flavinha, não conhecia o livro ainda.
ResponderExcluirMas pela sua resenha parece ser lindo demais.
Fiquei louca pra ler agora. Parabéns, resenha maravilhosa.
Beijokas!
Jaque - Meus livros, meu mundo.
gente tua resenha foi linda
ResponderExcluireu nunca li nada dele sabe, e somos duas ashususha eu sou uma mega manteiga derretida.
as vezes choro demais lendo livro, já chorei vendo desenho auhhsu imagina livros
Oi Flavia! Eu li este livro e amei, realmente deve ser lido e relido, traz uma mensagem maravilhosa. Eu como sou muito chorona, imagina como fiquei.
ResponderExcluirTambém foi o primeiro livro deste escritor que li.
Parabéns pela resenha.
Bjos!!
Cida
Moonlight Books
aaai, agora eu quero ler!
ResponderExcluirAdorei sua resenha.
Um beijo.
http://livrodagarota.blogspot.com.br
Oi Flavia!
ResponderExcluirTenho grande interesse em ler esse livro,sua resenha ficou bem elaborada e esclarecedora.Gostei demais,acho que a leitura deve ser bem agradável.
Abraço!
Bruno
http://oexploradorcultural.blogspot.com
Oi Flávia,
ResponderExcluirAmei a resenha só me deixou com mais vontade de ler o livro. Quero ler ele há muito tempo, e leio muitas opiniões positivas.
Vou até comprar uma caixa de lencinhos junto! kkkk
Bjos,
Verbologia Pink
Awn Flá!
ResponderExcluirTava super ansiosa para ler a sua resenha desse livro, rsrs, eu aaamei e assim como você, sou manteiga derretida e me emocionei com os personagens. O livro é fantástico do começo ao fim e também foi o primeiro livro do James P. que eu li. Essa sua resenha foi muuuito eu, pq eu também só consegui largar o livro quando terminei, tive a mesma impressão da capa e me apaixonei pelos personagens mesmo sem saber se eles mereciam isso. Gente, comprei o livro pelo título, não sei o porquê, pois nunca faço isso, rs, mas dessa vez fiz e não me arrependo em nada, foi uma leitura fabulosa, emocionante e inesquecível. Com certeza digna de cinco estrelas e de lágrimas, haha *-*
A única coisa que acrescentaria na minha resenha seria a lição das cinco bolas e que temos que ter cuidado com as nossas, para não quebrá-las, pois são importantes, não é? rs
Beijo flor, adorei a resenha, como sempre!!
Ainda não li esse livro, estou bem curiosa pra ler e na primeira chance vou devorar ele rsrsrs
ResponderExcluirAdorei a sua resenha ;)
Beijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
Amei a resenha Flávitia!
ResponderExcluirVou pedir o livro o mais rápido possível!
Parabéns pela resenha! ;D
Beijos!
Sucesso!
Adriana -http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com.br
Oi Flavia!
ResponderExcluirEsse é o meu livro favorito do Patterson. Também foi o primeiro que li dele e não consegui segurar as lágrimas. É um livro muito sensível, muito tocante e que merece ser lido várias vezes. <3
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Tenho muita vontade de ler, adoro diários, me sinto intima do personagem, rsrs, e sempre leio resenhas positivas sobre ele, acho que vou acabar comprando, minha mãe vai me matar, srsrs
ResponderExcluirRafa
Blog Melody
http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/
Oi, Flávia!
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
São ótimos os comentários relacionado a este livro, confesso que fiquei bastante interessada no livro!
Beijos :*
http://musicaselivros.blogspot.com.br/
Flávia,
ResponderExcluirli esse livro a poucos dias e simplesmente me encantei com a história de cada um dos personagens.
Um lindo livro, cheio de sentimento... Que deixa saudades quando terminamos de ler.
A sua resenha está excelente !
Um beijo,
Jhosy
http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/
Eu amei esse livro e pensei que todas as mães deveriam fazer um diário para seus filhos \o/ sempre indico ele para quem eu conheço que gosta de romance. E concordo com vc que deve ser lido e relido, muito bom.
ResponderExcluirAmei sua frase: "o autor domina completamente a arte de narrar um texto sem floreios" e eu adoro autores assim!!!
parabéns pela ótima resenha!!!
Um dos melhres romances que já li, definitivamente!
ResponderExcluirLiiiiindo *-*
ótima resenha viu? Como sempre! haha
beijos
http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/
Que resenha linda! Não vejo a hora de ler esse livro, que lindo!
ResponderExcluirTodos os livros que já vi do Patterson são policiais mas, me surpreendi ao ver esse.
ResponderExcluirAdorei sua resenha. Linda demais! Não sou muito fã de romances mas esse me conquistou...
Luiza Helena Vieira
Obsession Valley
Oi Flavia,
ResponderExcluirLi esse livro recentemente e adorei!
Gostei muito da sua resenha, é bem fiel ao livro, perfeita! Disse tudo o que eu gostaria de dizer! O Diário de Suzana para Nicolas é um livro lindo em sua simplicidade e emocionante em sua essência.
Beijos
Olá Flávia, gostei muito da sua resenha, eu quero muito começar a ler os livros do James Patterson mas parece que nunca sobra dinheiro para eu poder comprá-los, afinal eu estou lendo umas 10 séries de uma só vez, aí fica difícil comprar outros livros. Os livros dele que mais me chamaram a atenção foram os da série Alex Cross, que parecem ser muito bons, e como o filme baseado em um deles vai ser lançado logo, agora é a hora perfeita para eu começar a ler a série.
ResponderExcluirAbraços.
http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/
Confesso que já li muitas resenhas sobre esse livro, mas nenhuma me fez sorrir e chorar como a sua Flavia. É verdade, agora mesmo estou limpando as lágrimas q romperam de meus olhos. Vc transmitiu, em suas palavras, uma mensagem verdadeira: que não devemos desistir de nossos sonhos.
ResponderExcluirAdorei tudo q se eu continuar a escrever vou me debulhar mais em lágrimas. Bjs!!! *-*
http://peregrinodanoite.blogspot.com.br
Sou fã deste autor, seus livros sempre me fazem devorar as páginas. Este eu ainda não li, mas claro vou querer ler.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Gostei muito da resenha e fiquei com muita vontade de lê-lo. Está na minha lista para 2013. Bjs
ResponderExcluirOi, Flavia.
ResponderExcluirQuero muito ler os livros do James, mas preciso comprar tudo ainda haha
Bjs
Eu não gostei muito não, acho que não faz o meu estilo :c
ResponderExcluirJá estou apaixonada pelo livro!!! Quero saber a ligação da história de Suzana com Katie e talvez o próprio Matt.
ResponderExcluirCom certeza absoluta vou ler este livro e pelo jeito vou chorar e muito.
Amei!
Adorei a resenha!
ResponderExcluirFaz tempo que não leu um bom livro de romance!
eu ameeeeeei esse livro,li todo em 2 horas! lindo,apaixonante,nao gosto de romances melosos,pensei que não fosse gostar dele,mas eu estava errada! recomendo muito,pra todo mundo rsrsrs linda resenha!
ResponderExcluir