24 de outubro de 2012

Anota Aí #1 - Você sabe fazer uma resenha de qualidade?


Oioioi pessoas mais lindas!
Sei que alguns blogs já abordaram esse assunto, mas como sou um tiquinho crítica e chata, achei que seria bacana fazer um post sobre RESENHAS LITERÁRIAS aqui no LC.

E então? Você sabe fazer uma resenha de qualidade?
Quero deixar claro que eu não sou expert no assunto e aprendo a cada nova resenha que faço, mas sim, eu tenho uma boa noção de como se faz.
Para fazer uma resenha "profissional", digamos assim, é necessário muito estudo e acredito que a maioria dos blogueiros não estudam para serem... blogueiros! Criam blogs para falarem do que gostam, como um hobbie. Pelo menos é isso o que se espera desse pessoal.
Obviamente as dicas e pontos abordados aqui não correspondem a realidade de resenhas científicas e profissionais. Há pessoas que estudam e vivem disso, e não é o caso dos blogueiros, até onde eu saiba. Mas só porque se dedicar ao blog faz parte do lazer, não significa que deva ser feito de qualquer jeito, né?

Então, vamos lá!

Antes de mais nada, tenha em mente o motivo que o levou a fazer uma resenha
Você leu um livro que gostou (ou odiou) tanto que quer expor sua opinião pra todos? Ou você recebeu um livro de parceria com alguma editora ou autor e tem a obrigação de fazer aquela resenha?
Cada caso é um caso, mas perceba que você, de alguma forma, pode influenciar outras pessoas a lerem ou correrem do tal livro se souber transmitir essa opinião da forma correta. No primeiro caso, você leu sem obrigação e compromisso e ninguém espera pela resenha. No segundo caso, alguém manda um livro pra você ler e espera uma crítica construtiva, uma opinião clara, concisa e direta, e que cause algum impacto nos outros.

A resenha crítica
As pessoas não esperam ler reles resumos secos em resenhas e muito menos comentários do tipo "Gostei, recomendo!" ou "Que porcaria de livro lixo!". Quando vejo esse tipo de "resenha" no Skoob (e pasmem, já vi em blogs!), eu quase infarto de raiva, pois não é assim que se faz, a intenção é postar a resenha inteira com seus detalhes e observações pra explicar pra quem for ler os motivos pra se ler ou não, e não um comentário pobre e raso qualquer. Se for assim, uma simples sinopse seria o suficiente pra pessoa saber se o tema interessa ou não.
Se elas procuram por resenhas, essas pessoas vão ler com a intenção de saber qual foi sua opinião. Você gostou do livro? Por quê? O que esse livro tem de bom? O que tem de ruim?
Isso se trata de uma resenha crítica onde será exposta sua análise daquela obra em questão. E justamente por se tratar de uma análise, é crucial que haja uma interpretação de texto enquanto você se dedica à leitura. Um texto mal interpretado pode ser distorcido e ideias distorcidas não são legais. Se eu falo A, você entende B e repassa C pros outros vira bagunça. Então, isso tudo vai depender da sua capacidade de ler, entender e relacionar todos os elementos da história para que, independente de ser positiva ou negativa, a crítica seja coerente.
Numa resenha crítica você vai "julgar" o livro, então é bom ter muito cuidado pois é mais do que óbvio que você precisa saber do que se trata, ter atenção e senso pra perceber os detalhes, ter entendido a história e claro, ter captado a mensagem passada. Já ouviram falar do ditado "não julgue o que não conhece"? Pois é... Se encaixa muito bem aqui.
Se você leu o livro e não entendeu bulhufas, nem sonhe em resenhá-lo. Ninguém pode criticar de forma negativa o que não entendeu.

Como fazer uma resenha bacana
Agora que você já sabe o que é e qual a importância da resenha crítica, saiba relacionar e expor as ideias e, a partir desse conhecimento, identifique os seguintes pontos:
- O tema da história.
- O problema apontado na história.
- O desenvolvimento do problema e a forma de ser solucionado.
- É necessário algum conhecimento prévio para o entendimento? Essa também vale para livros que fazem parte de séries e que sem ter lido o volume anterior, a leitura do próximo pode ficar incompreensível ou vaga.

♥Você deve começar a resenha com um breve resumo da história (não da história toda, contando o final ou pontos muito reveladores e que podem estragar a surpresa de quem ainda não leu), falando sobre o que se trata. Muitos usam a sinopse como entrada, mas eu particularmente não acho isso legal, pois a sinopse não foi escrita por você. Eu uso a sinopse como uma informação que colabora visualmente na apresentação do livro e vai junto com o nome da obra, nome do autor, a capa, etc...

♥Depois do resumo, deve entrar a crítica:
- O autor soube desenvolver bem a história? A história fez sentido? Há falhas grosseiras? O texto é direto ou enrolado?
- Qual a linguagem utilizada pelo autor? A leitura é leve e flui ou é mais erudita? Lembre-se de que nesse caso, você pode não gostar de determinado tipo de linguagem, mas outras pessoas podem curtir.
- Poderia haver alguma mudança a fim de a história ser melhor compreendida? Quais?
- Os personagens foram bem construídos e te cativaram? Todos tem sua personalidade bem definida ou são todos parecidos e falam da mesma forma?
- A história é narrada em primeira ou terceira pessoa?
- A capa é bacana? Tem alguma ligação com a história? A diagramação é simples? A revisão foi decente ou tem muitos erros?

Não é necessário abordar os mínimos detalhes, mas a resenha deve ser cortês, sincera e ponderada, apontando as falhas e elogiando os pontos positivos.

♥Por fim, conclua a resenha avaliando a história de acordo com a ideia proposta (frente a outras parecidas ou não), a qualidade, a originalidade, a profundidade e a coerência da narrativa, e qual a mensagem passada. Qual foi o impacto que a leitura desse livro causou em você?

Outros pontos MUITO importantes:

- ERROS DE PORTUGUÊS NÃO SÃO ADMISSÍVEIS! Jamais! Se não sabe escrever direito, se tem dúvidas sobre onde pôr uma vírgula, como escrever tal palavra ou fazer uma concordância, pesquise ou peça ajuda pra alguém que você sabe que entenda. E não me diga que tem vergonha... Vergonha não é pedir ajuda, mas sim postar textos mal escritos e horrorosos. E pra quem se diz um leitor assíduo, basta ler pra saber como as palavras são escritas e repeti-las. Quem lê muito escreve bem. Quando escrevemos alguma palavra errada, ela fica feia e estranha visualmente, já perceberam? "esseto" e "exceto", "piçina" e "piscina" e por aí vai.... Quando eu vejo textos mal escritos, nem leio... Imagine uma editora séria...
- Não ofenda o autor ou a editora por um erro. Uma coisa é apontar o erro de forma imparcial, outra coisa é chamar fulano de "idiota", "incompetente" ou coisas do tipo por ter errado...
- Uns escrevem de forma mais floreada, outros de forma mais curta e direta, outros ainda de forma descontraída, mas o que importa é que sua resenha deve ser única, coerente, ser bem escrita e fluir para que as pessoas fiquem empolgadas com ela, e, depois de lerem, pensarem: "Pôxa, realmente deve ser um livro bom, fiquei curioso e quero ler!" ou  "Putz, esse livro deve ser um cocô! Nem morto quero ler esse troço!" ou ainda já terem lido o livro e comentarem se concordam ou não com seu ponto de vista.
- Uma resenha é um texto corrido e não deve ser escrita com espaços entre os parágrafos ou dividindo os assuntos abordados. Eu assumo que faço isso e sei que é errado, mas eu acho que fica mais bonito visualmente e dá a impressão que posso respirar e localizar melhor as partes. E outro motivo é que faço assim porque sei que não é nada profissional, se fosse, com certeza faria da forma certa.
- NUNCA COPIE RESENHAS FEITAS POR OUTRAS PESSOAS COMO SE FOSSEM DE SUA AUTORIA. Isso é feio e vergonhoso e mais cedo ou mais tarde alguém vai descobrir e o feio vai ficar pra quem copiou. Não é errado ler resenhas já feitas a fim de comparar opiniões, pra lembrar se você não esqueceu de citar um ou outro detalhe pra depois fazer a sua, usando suas próprias palavras... mas copiar a ideia dos outros, a forma de outra pessoa escrever e o que os outros tiveram trabalho pra fazer não é nada legal!
- Não faça uma resenha para agradar um autor ou uma editora. Se você não gostou do livro, é mais do que válido apontar o que não agradou, desde que faça sentido e nunca levando pro lado pessoal. Pode parecer embaraçoso, mas só através de críticas construtivas e válidas aquele autor vai saber em que precisa melhorar e entende-se que esse foi um dos motivos que ele confiou a resenha a você. Claro que na prática isso não funciona 100%, mas isso é assunto pra outra postagem...
- Spoilers: Uns não se importam de ler, mas outros não gostam nada. Evite soltar spoilers na resenha contando partes surpresas da trama ou até mesmo seu final, mas caso seja impossível, não deixe de AVISAR, bem grande e piscante! Assim, quem for ler já está avisado e não terá nenhuma surpresa desagradável, podendo decidir se continua lendo ou não.
- A perfeição só vem com a prática. Quanto mais resenhas forem feitas usando esses critérios, melhor e mais bem visto resenhista você se tornará...

Enfim... acho que o grosso é isso. Escrevi um testamento! Meu Deus! Espero que tenham curtido e que seja útil de alguma forma.
Se quiserem compartilhar, fiquem a vontade, desde que seja com os devidos créditos, claro...

87 comentários

  1. Muito boas as dicas, Flavia.
    Erros de português (até os mais bizarros) eu vejo em 90% das resenhas nos blogs. Conto nos dedos de uma mão os blogueiros que sabem escrever corretamente. E não estou falando só de erros de ortografia, mas também de sintaxe, concordância, regência, de estrutura da frase. Eu posso dizer e sei bem o que estou dizendo porque meu português é excelente. Eu leio corrigindo mentalmente, até mesmo sem querer e fico horrorizada com o que encontro por aí!
    Além disso, achei importante você apontar que não é bacana fazer uma resenha para agradar ninguém. Isso é fundamental para que as pessoas saibam quais livros estão agradando de verdade.
    E claro, aprende-se com a prática. Meu blog só tem dois meses, então escrevi pouquíssimas resenhas, mas tenho aprendido bastante. :)
    Gosto do seu blog exatamente pela qualidade. São poucos. Ótimo post.

    Beijo.
    http://navirj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Oi, eu não sou profissional, eu tenho um blog mais por lazer mesmo. Mas eu tento ao máximo fazer resenhas legais, mas como você disse "A perfeição só vem com a prática" e eu só fiz duas ou três resenhas ainda :) Eu amei suas dicas e vou tentar usa-las nas minhas próximas resenhas.

    Beijos, Nathália
    http://saindodarealidadel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ola Flávia, tudo bem? Gostei muito do seu texto. de fato com a popularidade dos blogs literários hoje em dia, algumas pessoas acabam se sentindo incentivado a criar blogs do gênero, mas nem sempre se atentam a certas coisas. Concordo com você que uma resenha não precisa ser profissional, mas tem que r o minimo de características para que se torne agradável a leitura e também para despertar ou não a vontade de ler ou compartilha conhecimentos com relação ao livro, que na verdade é o intuito de se ler uma resenha.
    Ótimo post.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  4. Um tema muito importante trata esse post.
    As resenhas podem parecer fáceis para quem olha de fora, mas quando é vc que está escrevendo é diferente. Eu não escrevo as minhas resenhas do modo "certo" pq já tive experiencias muito decepcionantes em escrever da forma certa e mesmo assim as pessoas não entenderem a minha mensagem.
    Creio q resenha certinha e bem organizada são para blogs profissionais. Com tanto q o blogueiro, q posta como hobbie, consiga passar o q sentiu e odiou dos livros para mim já tá valido.
    Muito bom o post Flavia. Bjs!!!
    P. S. = desculpa pelo sumiço. Tava sem internet, de novo. *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei esse post, porque eu fico super confusa quando vou fazer as resenhas porque eu nunca acho que está bom...rsrsrs
    Dicas maravilhosa..

    Beijos
    Vaisy do blog Vem Ler Comigo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Flavia, adorei o post! Parabéns! Gostei muito das dicas e vou utilizar muitas dicas. Você tem toda razão quanto a prática, vejo por mim. As primeiras resenhas que fiz não gostei tanto, acho que as últimas já ficaram melhores e espero evoluir mais. Estou aqui para agradecer sua visita e retribuir. Também já estou seguindo o blog e adorei.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fiz poucas resenhas, estou bem no comecinho e ate agora, acho, que só gostei de umas três resenhas que fiz!!!
    Suas dicas foram muito boas para mim. Bem, espero realmente melhorar com o tempo.

    Seu post foi muito útil. Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Flávia,
    Acho que esse texto foi um tapa na cara de muita gente, eu até encontrei algumas falhas em minhas resenhas e vou corrigir ao máximo.
    Realmente, tem muitas pessoas que se dizem inteligentes e não fazem ideia de como se escrevem palavras simples. O fato de você perguntar a alguém sobre como proceder em tal palavra ou frase, ou até de pesquisar em dicionários e etc. não é de forma alguma vergonhoso, é até uma amostra de que você quer se desenvolver como pessoa, como blogueiro... Como formado de opinião e crítico.
    Curti o post, parabéns.

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas! Muita gente ainda tem dúvida nessa área e essa postagem foi bem esclarecedora. Erros de português realmente são horríveis! Concordo que sejam inadmissíveis e que as editoras, principalmente, não devam nem continuar a leitura da postagem.
    Beijinhos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    O Seu artigo está maravilhoso, muito bem escrito e foi bem esclarecedor. Tem muitas pessoas que constroem um blog sem nem sequer fazer uma boa resenha, e mesmo nós que resenhamos sempre ainda assim não atingimos o nosso objetivo muitas vezes.
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Flávia! Eu AMEI esse post, sempre busco ler textos desse tipo para melhorar as minhas resenhas. A cada resenha que escrevo tenho sempre em mente que posso melhorar a qualidade do que escrevo ainda mais. Tenho a preocupação se estou sendo o mais clara possível e busco sempre transmitir aquilo que senti com a leitura. Ainda tenho muito a aprender, mas sempre tento fazer o meu melhor.;)
    Beijinhos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  12. Oi Flávia,

    adorei o post! As dicas foram incríveis e me fez refletir bastante! Ninguém nasce sabendo nada, por isso o esforço tem que ser dobrado! Ainda mais quando for escrever algo tão sério (pelo menos é para mim) quanto uma resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oii Flááviaa!
    As dicas foram maravilhosas e algumas delas você já tinha inclusive me dado antes, rs. Spoilers são realmente chatos, e eu, os odeio. hahaha.
    Enfim, adorei!!
    Beijoo :)

    ResponderExcluir
  14. Ajudou. A parte da sinopse é o que eu sempre digo.

    ResponderExcluir
  15. Flávia,

    Achei esse post super válido. Concordo com tudo o que você disse, principalmente nessa parte: " E pra quem se diz um leitor assíduo, basta ler pra saber como as palavras são escritas e repeti-las. Quem lê muito escreve bem."

    É impossível acreditar que alguém que escreve tudo errado seja,de fato, um leitor assíduo, né?

    Obrigada pelo post! Quem sabe agora a gente comece a ler coisas escritas com mais atenção e respeito, né?

    Beijos,

    Michas

    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Flavia!! Que texto otimo!!

      Eu ando pensando muito nisso ultimamente. Até estava escrevendo um post a respeito, mas escrevo e rescrevo e nunca termino rs.
      Isso pq começei meu blog pela necessidade de escrever, nunca pensei que alguem leria. Maaas vc e algumas pessoinhas passaram a ler e comentar, o que me fez pensar "o que raios estou postando?" pq eu geralmente nem reviso, ou leio uma segunda vez(toda vez que leio resolvo mudar algo então a ideia era só escrever), como posso melhorar?
      Entãaao(parando de enrolar que tenho o dom de perder o foco rs) seu post veio muito a calhar, com certeza vou usa-lo de modelo quando for fazer minha proxima resenha e revisar algumas que tenho prontas.

      E tb odeio spoilers =P

      bjoo

      Excluir
  17. Dicas PERFEITAS Flavia! Você falou tudo! Confesso que algumas coisas não faço, mas vou tentar melhorar, afinal, como você mesma disse, é necessário prática! E a minha evolução é clara, eu sinto que melhoro a cada dia.
    Fico REVOLTADA quando vejo resenha que nunca poderia ser considerada uma resenha. Antes de criar meu blog peguei um manual de como fazer resenhas que o professor da minha irmã passou para a sua turma - ela faz Direito - e li atenciosamente. É claro que eu não iria utilizar tudo, pois os textos desse pessoal são MEGA cultos, chegando a serem chatos! Adequei a meu estilo e ao estilo de blog literário, e espero estar me saindo bem para com meus leitores rsrs.

    ADOREI o seu post! Muito legal mesmo! Parabéns!
    :)
    Abraços...

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adoro posts que esclarecem melhor a forma de escrever resenhas, ainda tenho muito medo de escreve demais ou de menos rsrsrs
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Flávia,
    só o que posso dizer é : muito obrigada ! rs
    As dicas foram super importante para mim, afinal, comecei agora a fazer resenhas (:

    Um beijo,
    e uma linda quinta pra ti desde já !
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Vivo querendo fazer resenhas de qualidade, mas vou melhorando com o tempo,né?
    Adorei as dicas e vou usá-las com carinho, concerteza!
    Acredita que eu já vi resenha de uma menina que leu DUAS páginas?
    Pois é, e saiu brigando com Deus e o mundo por causa disso.
    Superemos!
    Obrigada! Espero que possa lê-lo algum dia *o*
    Um beeeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post, Flavia! As dicas são excelentes, e mostram muito bem a melhor maneira de escrever uma boa resenha!
    Bjus,
    Paty Algayer - Mágica Literária

    ResponderExcluir
  22. uau flavinha a postagem ficou demais.
    realmente é dificil escrever resenha de qualidade, eu não sou nem de perto boa resenhista mas me esforço, as vezes nao consigo tirar leite de pedra.
    e faço resenhas curtas, mas me esfoço sabe.
    mas copiar resenhas é algo que eu não admito ou muito menos escrever a mesma cheia de erros, senhor eu já li cada uma que me da até dó.
    essa sua postagem vai para a minha categoria de postagens que eu gostei e divulgo :) acho que o pessoal precisa ler isso.

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do post e das dicas que você deu, verdadeiramente um resenha de qualidade é ótima para o blogueiro e para a divulgação do livro :)

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Muito legal sua iniciativa!
    Eu tenho consciência de que possuo falhas, mas tento melhorar a cada dia!
    Mas uma das coisas que mais me indigna é o plágio. Eu já encontrei textos meus (de outro blog que tenho) em um terceiro que nunca tinha visto. A menina postou e sem qualquer crédito!

    Escrever não é fácil, ainda mais o nosso português que tem tantos detalhes. Mas basta correr atrás e estudar!

    Beijos
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  25. Ótimo post, amei as dicas! Me ajudou também :)
    Beijos,

    Idelmária - Nunca desista de seus sonhos

    ResponderExcluir
  26. Oi Flavia! Post aula, adorei, explica muita coisa e ajuda muito, eu sempre procuro melhorar, eu este texto tem ótimas dicas.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  27. Muito boas as dicas. Você disse que não expert no assunto, mas deu dicas valiosas e úteis para pessoas que estão começando á escrever sobre livro. Espero que ajude muitas delas.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  28. Suuuuuuuper curti o seu post amiga. Concordo com vc em todos os pontos. E agora estou feliz, já que vc sempre passa lá no blog e deixa a sua opinião, então é pq estou fazendo direitinho né?! ;)

    Tem meme pra vc lá no blog! Um beijo!

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2012/10/memes-e-selinhos-9-conheca-o-blogueiro.html

    ResponderExcluir
  29. Ótimo post Flavia! Super esclarecedor em todos os sentidos, desde elaborar uma resenha como também ter o tato de expor a sua opinião, mesmo que negativa, sem denigrir a imagem de ninguém. Parabéns! Beijo!

    ResponderExcluir
  30. Oi Flávia!
    Muito bacana o post e acho que estou no caminho certo, concordo plenamente com tudo o que li,principalmente sobre as críticas,acho de muito mau goste e falta de educação criticar de forma ofensiva uma obra.
    Bjos Fabi
    www.roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Flávinha ! Adorei o post, dikinas MARA ! O que mais me instiga a ler um livro são as resenhas, a sinceramente para se fazer uma boa resenha, não bastam somente seguir estes passos, tem que tem Dom pra coisa e vc tem isso de sobra flor !

    ResponderExcluir
  32. Oi Flávia!

    Acho que esse post é de grande ajuda, porque nós vemos cada coisa por ai... e não somos peritos nisso, mas com certeza temos bom senso. Eu detesto quando entro num blog e quando leio a resenha, não passa do resumo do livro. Não tem uma impressão, uma opinião, nada. Fico chateada com isso. Só não concordo com o que você disse em relação a colocar a sinopse do livro na resenha como a "entrada". Acho que é válido como a apresentação da obra, assim como a editora, as páginas, etc. Daí sim, começamos a falar o que achamos da história, o que a leitura provocou em nós, os pontos altos e baixos, etc. Ótimo post!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Muito bom; o post vai ser de grande ajuda pra muitos ^^
    Eu comecei com o blog agora e penso em mim como uma resenhista razoável, mas acho que a gente vai aprendendo com cada resenha escrita. O essencial é não se achar o fodão e, assim, conseguir aprender com os erros e as possíveis críticas. E agente vê cada coisa por aí...
    Achei importante você ressaltar o ponto de escrever a resenha de acordo com sua própria opinião, e não pra agradar os outros; vejo muitos blogs que pegam livros de parceria e desfiam milhões de elogios ao livro apenas para agradar tal editora/autor. E um leitor atento acaba percebendo isso, o que é bem chato.

    queridos-sapiens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. \o Adorei o texto fla ^^, vai ajudar muita gente,inclusive eu. E é como você disse, quanto mais agente fizer, mais nós vamos melhorar.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  35. Um testamento que ajudou bastante, valeu mesmo Flávia, uma das melhores postagens aqui no LC.

    ResponderExcluir
  36. Amei as dicas, já me falaram que faço boas resenhas mas mesmo assim fico insegura na hora de criar, até por que quando comecei com resenhas não sabia como "organizar" o texto e essas coisas, depois conhecendo outros blogs vi que quase ninguém formula o texto igual a mim, e fiquei com impressão de que faço errado e essas coisas, mas em fim...o post ficou perfeito :)

    ResponderExcluir
  37. Oi Flá, adorei o post, sempre tento escrever esses tipos de post para o blog mas travo, não tenho tanta confiança que as pessoas vão gostar!
    Enfim, eu concordo com tudo que você disse, não sou expert para escrever resenhas, antes de criar o blog eu nunca tinha escrito uma única resenha na minha vida inteira,e em cada resenha que eu faço eu aprendo mais. Acredito que os mais difícil em resenhar um livro de parceria com autor, é o fato de que muitos autores não estão preparados para ler a verdade e acabam terminando todos os tipos de contato que tem com o blogueiro! Eu acho mt difícil escrever resenha negativa, tento colocar da forma mais correta possível, tentando mostrar realmente o que não me agradou e é claro, nunca deixando os pontos positivos de fora. Mas eu sou nova ainda nesse ramo, meu pequeno hobbie uahsua, e tenho certeza que a cada resenha que eu crie eu aprenda mais e daqui a um tempo, as resenhas vão er boas!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi, Flavinha.

    Amei o post! No início, fazer resenhas é meio complicado mesmo, mas depois a gente termina se habituando. Confesso variar um pouco em minhas resenhas, faço isso de acordo com o estilo do livro e a necessidade. Quase nunca uso tópicos, somente quando o livro tem muitos furos é que os aponto, separando pontos positivos e negativos. Às vezes, esqueço alguns detalhes também, ninguém é perfeito, né?

    Antes de terminar, quero agradecer pelo seu comentário sobre minha entrevista no Jornalismo na Alma. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  39. Oi Flávia,
    Adorei seu post. Foi bastante esclarecedor e superimportante para quem está começando ou pensando em criar um blog literário. Afinal já cansei de ver resenhas vergonhosas por aí, mal escritas ou incompletas (apenas com o resumo e um "gostei" ou "não gostei" no final), algumas até dão a impressão de que o(a) blogueiro(a) sequer leu o livro.
    Eu já tinha o costume de fazer resenhas de textos técnicos na faculdade e por isso sigo, talvez não todos, mas a maior parte dos ítens da sua lista nas resenhas que posto no meu blog. Também reparei em alguns detalhes sobre as minhas impressões das leituras que às vezes esqueço e acrescentar às minhas resenhas e agora, depois de ler seu texto, vou ficar mais atenta a isso.
    Ótimas dicas e texto bastante didático!
    Beijos.^^
    http://entrelivroserabiscos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oiii... Eu tenho vontade de resenhar profissionalmente, mas sei que ainda falta muuuiiito para os meus textos seguirem todos os padrões. Para o meu blog, gosto de escrever do meu jeito (que segue boa parte das suas observações). Acredito que os principais pontos sejam não falar do que não se conhece e não criticar nada de modo pejorativo, se não gostou, explique decentemente porque.
    Valeu pelas dicas Flá...

    Beijos da Anna
    http://delirios-lucidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Flavia, concordo muito com o que você disse no post. Tento sempre fazer meu melhor no meu blog ! Beijos

    ResponderExcluir
  42. Olá, Flávia!!

    simplesmente amei seu texto! Concordo com seus pontos abordados aqui, desde a necessidade do estudo sobre o que se é tratado até os erros de português. -rs

    Parabéns pela iniciativa! :D

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Que legal esse post que vc fez Flá!! Eu acredito que ninguém é perfeito, então tanto para mim como para qualquer outro blogueiro que costuma escrever resenhas, esse texto é de muita utilidade. Gostei das dicas, fiquei tipo 'nossa não sabia disso', 'a isso é verdade, concordo com você' ... hsuahsauhs ... por exemplo: isso de separar a resenha, eu costumo fazer, e não sabia que era errado, mas como vc mesma disse, eu tbm gosto de deixar o texto mais separadinho, pois encaixo algumas frases do livro e fotos, fica mais bonitinho a postagem, mas caso algum dia eu for fazer uma resenha profissional, pode ter certeza que me lembrarei disso.
    Aquilo de autores não saber usar a critica de modo construtivo, é algo para outro post sim! Eu estava pensando em desenvolver um post sobre isso, pois fiquei muito chateada com algo que aconteceu esses dias comigo. Fora que já presenciei em outros blogs o autor se rebelando lá nos comentários, porque o blogueiro não gostou do livro. Acho que do mesmo modo que temos uma influência grande na divulgação de livros, devemos abordar esse assunto em nossos blogs, para dar um choque de realidade em autores que não estão sabendo lidar com as criticas.
    Mas enfim, vou compartilhar sua postagem lá no face, acho que esse é um post para todos os blogueiros que escrevem resenhas!! Parabéns ;D

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Adorei a matéria.. geralmente eu deixo que a sinopse do livro que eu pego no skoob, explique a história e vou partindo para as questões do livro em si, a minha opinião.. Também nao curto aqueles que colocam.. só RECOMENDO.. ou livro rRUIM.. aoskda tem que explicar o porque..
    O que é legal, é ver sua própria evolução nas resenhas.. vejos as minhas primeiras como eram ruins e como melhorei.. nem perto de ser perfeito, mas do que era melhorei 100%.. a cada resenha vc melhora um pouco mais.. aprende de fato a escrever... adorei o post.. beijos


    Coments Respondido em
    http://tematoa.blogspot.com.br/2012/10/minha-serie-favorita-once-upon-time.html
    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. Ótimas dicas!! É sempre bom procurar dicas de resenhas, eu nunca sei se escrevo algo decente. Varias coisas que li aqui eu não fazia.

    Também separo a resenha por parágrafos, como você disse, não somos profissionais, então não tem problema. Acho muito chato ler a resenha tudo um embaixo do outro haha.

    Adorei o post! Vai servir muito pra mim!

    Beijos

    ResponderExcluir
  46. No inicio minhas resenhas me irritavam, hoje as considero horríveis, para minha sorte consegui melhorá-las.

    Bjinhos
    Letras & Versos
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  47. Eu nao tinha a minima ideia de o que fosse uma resenha, agora eu tenhoo mais noçao. Nunca fiz nenhuma, nem vou me arriscar por enquanto para nao correr o risco de errar rs

    ResponderExcluir
  48. É tudo fato o que você disse. Não dá pra fazer uma caca de qualquer jeito no blog e achar que tá arrasando.

    ResponderExcluir
  49. Adorei o post mais acho que não conseguiria fazer uma resenha....se for para falar com alguém sobre o livro eu falo explico tudo bonitinho, mais não gosto muito de escrever!
    Adorei as dicas!

    xoxo

    ResponderExcluir
  50. Valeu pela dica!!! Estou pensando em começar um blog, normalmente sempre escrevo minhas resenhas em um caderno para o caso de começar um blog repassa-lo e é a primeira vez que vejo dicas tão uteis vou usa-las com certeza^^
    Gostei da parte de não ter de agradar uma editora ou autor já li muitas resenhas com esse favorecimento e a parte do Spoiler tem alguns que não pelo menos pra avisar que tem spoiler na resenha, pois as vezes é bem difícil redigir uma resenha sem contar alguns detalhes ^^
    Valeu pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  51. Gostei tanto, mais tanto dessa postagem!!! Deveríamos enviar a cada blogueiro que só resume o livro ou só reconta a sinopse!
    Amei, salvei em favoritos e quando algum blogueiro novato enviar e-mail pedindo dicas de como resenhar darei o link e ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  52. AMEIII o post, não tinha visto ainda... E me ajudou e muito!
    Nossa, utilidade publica isso ai. uahuahua

    Beijokas!!!

    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  53. Esse post é ótimo, mas eu acho que não tinha passado por aqui ainda! rsrsrs Adoreeeeiii! Penso como você nessa história de produção de textos e resenhas. E nada tem me irritado tanto ultimamente quanto blogs que prezam mais por quantidade de posts do que qualidade de textos. Enchem o blog de "resenhas" que não dizem absolutamente nada. Feitas de qualquer jeito. E os que ficam agradando autor e editora? Triste.

    ResponderExcluir
  54. Oie Flávia.
    ótimas dicas flor.
    Jamais devemos escrever uma resenha para agradar algum autor ou editora, e sim, escrever uma resenha verdadeira do que você sentiu lendo o livro, de como ele foi bacana ou não. Uma resenha de qualidade, pois devemos respeitar também nossos leitores que, constantemente, estão frequentando e acessando os blogs e é muito feio quando encontram erros nos posts em gerais.
    Eu tento dar 100% nas minhas resenhas, mas sei que preciso de muita experiência, por isso amei suas dicas e vou usá-las.
    Beijos

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. Nossa!!! Eu adorei o texto sobre resenha. Sério, conheço gente que precisa urgentemente aprender a resenhar e indicar livros, filmes e séries. Tá de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  56. Ótimo post com dica super bacanas pra quem não entende muito do assunto, deve ter iluminado muita gente por aí HAHA

    ResponderExcluir
  57. Muito bom o post!
    Sigo muitas coisas que você falou e acho que minhas resenhas são boas, mas claro que espero melhorá-las a cada dia.

    Adorei o Blog. ^^
    http://pensamentos-em-in-stantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  58. Oi Oi Flavia *-*
    Adorei as dicas, apesar de já fazer resenhas a quase um ano, ainda tem muita coisa que preciso melhorar tenho consciencia disso, mas acredito que eu consiga fazer as resenhas bem consideraveis e tento evitar o máximo que posso os erros de português.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  59. São dicas muito válidas, sem dúvida. Tem gente que escreve de um jeito que você pensa: "meu Deus!". O seu post foi uma utilidade pública.

    ResponderExcluir
  60. Amei a postagem, muito esclarecedora. Estou começando um blog de resenhas agora e vai ser muito útil. Também não admito erros de português, vivo me corrigindo. Amei o blog, tô seguindo, amor.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  61. Ótimas dicas.
    Preciso começar a coloca-las em prática...! :D

    ResponderExcluir
  62. Eu tava buscando sobre dicas de como fazer resenhas (pois comecei a escrever algo sobre e queria saber se já não tinha algo como o que eu queria fazer) e acabei encontrando esse post. Parabéns pelas informações, muito boas.

    Um abraço,
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  63. Nossa eu amei as dicas, estou começando um blog e nossa encontro muita dificuldade em resenhar e as vezes até mesmo preguiça! rsrs, porque resenha exige muito!!!! devemos fazer com carinho e atenção. Concordo com você sobre xingar os autores, é realmente chato, tem gente que gosta de ficar reclamando e reclamando, mas não sabe fazer nem uma resenha que preste, imagine escrever um livro?! HAHA

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  64. Eu realmente gostei muito das suas dicas muito obrigado

    ResponderExcluir
  65. Oi Flavia, como sempre estou aqui e sou uma fã das suas postagens, fiz um convite especial pra vc no meu blog. Espero que vc participe... bjs
    http://gracirocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  66. Obrigada você me ajudou e muito, comecei com um blog de resenhas á pouco tempo, e acho que as minhas resenhas não estão bem complementadas e estava procurando algumas dicas pra escrever e achei esse post, espero que depois disso eu comece a melhorar no meu papel de resenhista!

    http://booksencantados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  67. Bom texto o seu! Você tem razão, a cada resenha melhoramos mais. Eu confesso que separo minha resenha em tópicos, pois acho que fica melhor visualmente, como disse.

    eueminhacultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  68. Amei suas dicas. Não sou resenhista, mas é sempre bom ler como melhorar uma espécie de texto ou outro.
    Vou ser bem sincera com você: já deixei de acompanhar blog em razão dos erros ortográficos grotescos... Sou bem chata. Pra você ter uma ideia, sempre coloco vírgula antes de "pois", haha, então era impossível pra mim ler um blog LITERÁRIO cujo autor utilizava "mais" no lugar de "mas".
    Textos repetitivos e aquelas resenhas que falta sinceridade também me doem os olhos... Por exemplo, você SABE só de ler a sinopse (ou caso já tenha lido o livro mesmo) que a história é mais batida que carne de boi, mas, só porque o livro foi cortesia, alguns insistem em dizer que é a coisa mais original do mundo... Triste.
    Enfim, continue com seus belos textos! A propósito, seu blog é lindo demais. ♥
    Abraços.

    Me in the Bucket

    ResponderExcluir
  69. Ótimo artigo! Algumas resenhas feitas no skoob realmente são de chorar...de rir.
    Aquelas com erros crassos de português que não consigo entender em leitores.
    Belo blog. Parabéns.

    http://soniareginarocharodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  70. Que blog lindo!
    Estou adorando tudo por aqui, Flavia.
    Estou começando um blog literário e agradeço pelas dicas.
    Beijo!

    Duas leitoras

    ResponderExcluir
  71. Adorei seu blog!!!
    E suas dicas foram ótimas...
    Estou começando meu blog e já anotei coisas interessantes para me nortearem.
    Como você disse, melhoramos com o tempo. Espero que meu blog fique bacana assim.

    Beijo
    Escritas & Leituras
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  72. Obrigada pela paciencia em escrever esse testamento. Ajuda muito a quem quer fazer certinho, como eu... bjs
    amantesdejaneausten.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  73. Oii, nunca comentei neste blog antes, mas assim que vi esse post resolvi comentar... Gostei muito do que você colocou aqui, e achei muito útil, recém criei o meu blog (a 2 semanas), e creio que isso será muito útil para quando eu for fazer as minhas resenhas (ainda não fiz nenhuma, rs)... Se puder dê uma olhadinha no meu blog, e se quiser me mande uma mensagem dizendo o que acha, ou dando uma sugestão... Ficarei muito feliz ^-^
    https://livroseaventuras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  74. Excelente post Flávia!!
    Quando eu vou decidir se seguirei ou não um blog, o primeiro ponto que olho são os erros de português e se a resenha tem mais do que o resumo da estória e duas linhas de opinião. Se o blog passa nesses quesitos, avalio coisas mais pessoais para mim, como se tem letras coloridas no meio do texto ou se ficam caindo coisinhas na tela. Daí escolho se vou seguir o blog ou não!
    Minhas resenhas não são nem um pouco profissionais, mas tento ao máximo fazê-las bem feitas e adoro pular uma linhas entre os parágrafos. Dependendo do tamanho do texto eu fico achando que as pessoas vão ter preguiça de ler, sem os espaços! hehehe
    Amei de verdade seu texto e acho que TODOS os blogueiros deveriam ler e praticar!

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ver que vc também é de BH e também é gateira! <3
      Por enquanto tenho 2, até convencer meu marido a adotarmos mais! =^^=

      Excluir
  75. Oi, eu sou nova nesse mundo de resenhas, e uma colega me enviou esse link, e vi muitas coisas que devo corrigir, se puder dar uma passada no meu blog, iria me ajudar muito. obrigada, sei que errei muito, mas é errando que se aprender não é mesmo?
    http://isanaestante.blogspot.com.br/2015/02/resenha-diario-de-uma-treinadora-de-pais.html

    ResponderExcluir
  76. Muito boas suas dicas e a partir de agora vou tentar usá-las ao máximo nas minhas resenhas!

    ResponderExcluir
  77. Oi! Gostei bastante de post e acho que dicas como essas são sempre úteis! Fiquei felizinha aqui em ver que minhas resenhas seguem bem de perto o que tu recomendaste, hauuauauaua. Sou bem chata com erros, mas vou tentar ficar ainda mais atenta a isso (e pedir pra minha mãe ler antes de publicar ^^)!
    Vou continuar acompanhando tuas dicas de pertinho e compartilhar pra todos que conheço (com os devidos créditos, juro!).

    Parabéns!!

    Beijos da Cami
    mynerdbubble.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  78. Comecei a realmente muito pouco tempo um blog sobre livros e ainda não cheguei a fazer nenhuma resenha e hoje agradeço por isso, já que percebi que cometeria muitos dos erros que citou acima.
    Achei suas dicas boas e fáceis de se seguir e com toda certeza tentarei aplicar nas minhas futuras resenhas.
    Esse é o primeiro post que vejo do seu site e adorei, pretendo acompanha-lo a partir de agora.
    Bjs e continue com essas dicas que ajudam bastante.

    http://marynossocantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  79. Nossa Flávia, amei teu post!!!

    Ajudou muito, muito mesmo!!!!
    Realmente os erros de ortografia ou concordância são inadmissíveis! Somos humanos e erramos, mas precisamos tomar muito cuidado com isso,ler qualquer coisa por melhor que esteja o desenvolvimento com tais erros desanima...

    bjs

    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  80. Dicas muito boas, o texto foi muito bom deu até uma preguicinha de ler. A Anna do Letras e Versos me indicou este post e adorei, parabéns.
    photographydayoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  81. Amei, era oq eu procurava! Ótimas dicas agora posso fazer minhas resenhas...🙌

    ResponderExcluir
  82. Adorei as dicas! Estou começando um blog agora e serão muito úteis. Obrigada :)
    http://livroslapiseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir