18 de outubro de 2012

Alcateia Prateada - Eddie Van Feu

Lido em: Outubro de 2012
Título: Alcateia Prateada
Autora: Eddie Van Feu
Editora: Linhas Tortas
Gênero: Fantasia/ Literatura Nacional
Ano: 2009
Páginas: 300
Compre o livro clicando AQUI
Nota
Sinopse: 'Alcateia Prateada' conta a história de uma cidade secreta de seres encantados que, de acordo com a Lua, podem se transformar em lobos ou bestas-feras. Acompanhamos a vida e a cultura desse povo mágico através dos olhos do jovem Philippe, um mestiço, fruto de um amor proibido entre uma humana e um dos membros do Clã dos Lobos Brancos, que vive marginalizado e perseguido, mas aguarda ansiosamente sua transformação para que possa ser aceito como parte da Alcateia. 
Resenha: Em "Alcateia Prateada" somos apresentados à uma sociedade de homens-lobo que têm sua própria cultura e crença, e que vivem  no Château das Vertentes, um lugar escondido e secreto na França do século XVII que lembra bem a época medieval e tem todo o encanto de seres mágicos regidos pela deusa. Durante a lua cheia, eles podem se transformar em lobos e apesar de terem aversão aos humanos, fora da época da transformação eles vivem como tais.

E em meio a esses membros, conhecemos Philippe, um rapaz bondoso, humilde e sensível, que mora no casebre acabado deixado pela mãe, trabalha duro pra sobreviver com a miséria que ganha e que sonha com o dia em que finalmente poderá se transformar em lobo pois os outros integrantes da alcateia se consideram superiores a ele e não medem esforços para humilhá-lo e machucá-lo... Philippe é fruto do amor proibido entre uma humana com um dos membros do clã e por ser mestiço, sofre muito preconceito nas mãos dos outros. Para ele, a transformação seria sinônimo de aceitação no clã, o início de quando seria respeitado por todos, a possibilidade de se tornar grande e o fim de todos os seus problemas. É tudo o que ele mais deseja, mas tudo o que todos acreditam que não vai acontecer.

Philippe só pode contar com a companhia de Prateada, sua fiel loba branca de estimação, e com a amizade do Capitão Diderot, que está sempre ajudando, lhe dando conselhos e o defendendo de todas as maldades e crueldades que fazem com ele só para se divertirem.

"Não me importo com o que os outros pensam, muito menos com o que dizem. Me espanta que você se importe, porque só pessoas muito pequenas deixam-se guiar por cabeças mais vazias que as suas próprias."
pag. 67

Mas depois de uma grande confusão onde Prateada foi capturada e presa, e o desespero de Philippe em pensar que poderia se distanciar dela, um acontecimento grandioso (que não vou falar qual é pra não estragar a surpresa) acaba por mudar a vida de todos no Château...

"Alcateia Prateada" é um livro que vai testar a tolerância do leitor, pois todo o sofrimento eterno que Philippe enfrenta é angustiante, desesperador. Cheguei a ficar com os olhos cheios de lágrimas, torcendo e clamando para que Philippe se transformasse logo para ficar livre de espancamentos e judiações. Ele vive na miséria, toma uma surra, trabalha a troco de quase nada, é espancado, volta pra casa, é injustiçado e apanha, como num ciclo sem fim... É uma vida muito triste e degradante que ele tem, sem que nada justifique ele passar por tudo isso. Isso me deixou indignada e deprimida ao mesmo tempo.

Mas isso não foi motivo pra eu desgostar da história, muito pelo contrário. Philippe é um completo exemplo de bondade, fé e perseverança. Mesmo vivendo nessa injustiça, com todo esse sofrimento, decepções e fracasso, ele ainda encontra a felicidade nas pequenas coisas, ajuda quem precisa dividindo o pouco que tem e principalmente pode contar com Prateada, que além de companheira ainda o defende, literalmente, com unhas e dentes. Ele acredita, sonha e tem esperança que dias melhores virão, basta ter paciência pois tudo vem no tempo e na hora certa... O que é a mais pura verdade... Por mais que nos sentimos sozinhos e desamparados, não devemos desacreditar de que no final tudo vai se encaixar e dar certo.


A narrativa é em terceira pessoa e flui muito bem. Os cenários e os acontecimentos são descritos com detalhes tão perfeitos que me fizeram imaginar estar lá, presenciando todo o horror que é a vida de Philippe mas ao mesmo tempo fiquei fascinada pelo mundo fantástico criado pela Eddie, a autora. Muitas vezes imaginei que assistia um filme, tamanha a perfeição da narrativa.

A diagramação do livro é muito bonita, as páginas tem molduras e tem várias ilustrações pelo livro.
Em cada fim de capítulo, ainda podemos dar uma espiada nas páginas do "Livro Queimado da Bruxa Gévaudan", um livro secreto cheio de ensinamentos e encantamentos para as mais diversas situações. Entendi que os feitiços apresentados nele, de certa forma tem alguma coisa a ver com a situação enfrentada por Phillipe. Feitiços e ensinamentos sobre como acalmar o coração, proteção contra inimigos e etc podem ser lidas nessas páginas em forma de pergaminho.

Eu particularmente fico encantada quando leio qualquer coisa sobre seres fantásticos, que envolvem magia, feitiços e afins, e por mais que a história tenha sido sofrida até toda a reviravolta acontecer, não deixa de ter um toque mágico e encantador. Adorei e super recomendo para os fãs do gênero!

35 comentários

  1. Este livro parece muito bom, deu vontade de ler! Já conheci a Eddie, em um evento literário, mas ainda não li nenhum livro dela... vou ver se começo com esse!
    Bjus, ótima resenha!
    Paty Algayer - Mágica Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia! Eu simplesmente fiquei encantada com a sua resenha, parece ser um livro magnifico e do meu estilo predileto. Mais uma resenha contagiante e excelente.
    Adoro sua empolgação.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oii! Nossa sua resenha ficou incrivelmente maravilhosa! Me deu muita vontade de lelo, me pareceu super interessante! Esse livro acabou de entrar para a minha curta lista longa...
    Beijos!
    Cindy
    ContosDoces.blogspot.com *-*

    ResponderExcluir
  4. Oláaa! Achei bem interessante a resenha, mas não sei se leria, achei "fantasioso" demais.

    Bjooos

    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Eu queroooo esse livro já! Adorei! Adoro lobisomens, adoro histórias intensas, até mesmo sofridas e personagens interessantes. Já está na lista! =D

    Beijo
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei!
    Eu sempre gostei muito de histórias de lobisomens, mas tem sido difíceis de se encontrar.
    Mas achei muito legal e fiquei ansiosa pela leitura!
    QUERO MUITO!

    Beijão
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oii, eu tenho muita vontade de esse livro! E sua resenha fico ótima, a história parece ser bem bacana. Além de ter uma capa linda! A autora nem se fala! Esse plano de fundo com lobisomens é tudo de bom!
    Parabéns pela resenha! Preciso do livro kkk!
    BJs
    Maurício
    http://www.sonhosresenhas.blogspotcom

    ResponderExcluir
  8. Mais uma resenha maravilhosa ^^ Mesmo gostando de fantasias, creio eu que essa é até demais para mim rsr. Mas fiquei interessado pois nunca nada que contenha lobisomens rs

    David -- Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha, o livro me parece ser bem legal ainda mais agora que estou começando a gostar de livros de fantasia e essas coisas :)


    Beijos,
    http://meusdvaneios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu já escutei alguns comentários sobre esse livro, mas essa é a primeira resenha dele que leio. Ainda não tive a oportunidade de ler algum com esse tema, então não sei se eu gostaria de lê-lo, mas a sua resenha ficou muito boa! Só é preciso ser forte né? hehe
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa, em pensar que eu estou há mais ou menos uns dois meses com este livro aqui em casa e ainda não li, pelo visto eu estou perdendo a oportunidade de conhecer uma história muito legal, preciso priorizá-lo urgentemente!

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  12. Sou suspeita a falar por que adoro literatura fantasiosa,
    mas adorei a resenha !
    Muito boa , me deixou curiosa !

    Beijo
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi flavia, amei a resenha..
    Eu ando encantada por lobos ultimamente,
    vide (resenha Sangue e chocolate) hehe
    E época medieval? Caraca eu adoro...
    Qual o acontecimento??? nossa, fquei doida
    para saber,.. aposto que sei o que foi..
    Humm será que to certa?
    Encantada com sua resenha..


    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. adorei a resenha, eu conhecia o livro, mas ainda nao tive a oportunidade de ler ele
    parece ser uma leitura incrivel *---*
    ele ja estava no meu skoob faz um tmepinho xp

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro, sua resenha me deixou com muita vontade de tê-lo aqui!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Amei rs depois que comecei a ler vampire diaries, viciei em livros com lobos, bruxas, vampiros, e coitado do Philippe, deve ser horrível ser motivo de chacota, bem diz que ele realiza esse desejo de se transformar? Quanto aos box de house of night, tenho as capas antigas que são lindas.

    http://blogversoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa que bacana, adoro livros que fazem com que eu me sinta viva na história, assim como você descreveu, e gostei do detalhe dos trechos do livro da bruxa, bem original.

    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adorei o livro.
    Eu já tinha visto por aí, mas não tinha lido uma resenha ainda.
    Eu adoro histórias fantasiosas, magia... Então tenho certeza que vou adorar esse
    Beijinhos - Fulana Leitora

    ResponderExcluir
  19. Nossa, nunca li nada parecido. A maioria dos livros de fantasia tudo fala sobre vampiros, lobisomens ou anjos (ou todas as 3 coisas), isso já virou clichê, é tão repetitivo :/ Gosto de coisas novas!

    Beijokas querida :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  20. Gostei da Resenha Flavia. Vc conseguiu mostrar todos os pontos bons do livro para prender o leitor no post do início ao fim.
    Confesso que não me impressionei com a historia, mas se eu tiver oportunidade compro-o. Bjs!!!

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Corre lá no meu blog que tem um vídeo com um convite no final para você :D

    Beijos - www.pcliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu fiquei curiosa quando vi você mostrando o livro, agora a resenha me deixou mais curiosa ainda. Fora que os detalhes são bem convidativos :)

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Flavia *-*
    Adorei a resenha. Fiquei curiosa para ler o livro e ao mesmo tempo em dúvida, sou muito frágil com livros em que os personagens sofrem demais, mas ainda assim vou ver se consigo esse livro pra ler, porque o fato de ter uma superação na estória convida a ler.

    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com
    Beijos da Lua =*

    ResponderExcluir
  24. Ei Flávia!

    Honestamente, se eu visse o livro na livraria nem leria a sinopse, pois não curti a capa, rs (sou dessas! hahaha).
    Mas após sua resenha, a história parece ser bem interessante, e saber que o livro é todo bem trabalhado e tem bastante ilustrações me chamou atenção.
    Também adoro histórias fantásticas, acho demais! *-*

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  25. Gostei do livro e das ilustrações!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Nossa, fiquei louca pra ler, é bem o tipo de leitura que eu gosto!! Boa dica, Flavia!

    ResponderExcluir
  27. A história parece ser ótima e eu amo livros ilustrados asdahskj;;
    Vou tentar ler! ótima resenha!
    beijos,
    Luciano Andrade.

    ResponderExcluir
  28. Eu já li uma resenha desse livro em que a menina dizia que quase desistiu de lê-lo exatamente por causa do excesso de sofrimento do personagem, e essa visão da história me deixou com um pé trás. Mas a sua resenha me animou e vou dar uma chance pra "Alcateia Prateada". Vai pra minha lista de próximas leituras!
    Gostei muito da sua resenha, Flávia.

    ^^
    http://entrelivroserabiscos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Flávia!
    Fiquei encantada com a resenha!
    Se antes eu já estava com vontade de ler esse livro, agora estou surtando aqui. Haha
    Já vou colocá-lo na minha listinha.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pela resenha, fiquei bastante interessado na premissa do livro. Muito bom! Ótima dica ;D

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  31. Oi, Flávia! Obrigada pela resenha! Fiquei excepcionalmente feliz porque você foi a única resenhista (e até agora, única) que percebeu que o Livro Queimado da Bruxa de Gévaudan sempre fala de algo que aconteceu naquele capítulo. Pois é, ninguém notou isso e algumas pessoas ficaram confusas, não vendo a ligação. Você também percebeu que há uma história de superação e um exemplo em Phillipe, que não perde nunca sua integridade, por mais que o mundo o trate mal. Sim, o livro fala de bullying, e eu o escrevi antes mesmo da palavra existir. Beijos pra você e pra toda a galera do livros e Chocolate! Pra quem quiser comprar, taí o link: www.linhastortas.com

    ResponderExcluir
  32. Muito interessante esse livro, não conhecia e fiquei curiosa com sua resenha. Capa bem bonita. Obrigada por mais uma dica legal!!!

    ResponderExcluir
  33. Oi Flavia!!

    Mas um livro que, com a sua resenha, acabo colocando na lista de desejados rsrs.

    Adoro suas resenhas.

    Bjooo

    ResponderExcluir
  34. Amei a capa!!! Muito bem desenhada, principalmente o lobo!!!
    Fiquei um tanto curiosa, vou ler...
    Adorei o trecho deu mais vontade de ler!

    ResponderExcluir
  35. Eu gosto muito destas narrativas que contam muitos detalhes do cenário e você se imagina lá. Eu desligo completamente. Acho que entendi melhor porque o livro tem esse nome, ele quer se transformar para poder entrar na alcateia, acertei? O.o

    ResponderExcluir