13 de outubro de 2012

Coração de Bicho - Angélica Lopes

Lido em: Outubro de 2012
Título: Coração de Bicho - Fábulas Modernas
Autor: Angélica Lopes
Editora: Escrita Fina
Gênero: Fábula/Fantasia/Juvenil/Literatura Nacional
Ano: 2010
Páginas: 103
Nota
Sinopse: Uma passeata de ácaros, um cachorro cosmopolita, um camaleão com talento para o show business. Esqueça o cenário selvagem e os dilemas das fábulas de antigamente: neste Coração de Bicho, os protagonistas são criaturas urbanas por excelência, habitantes plenos do rebuliço contemporâneo. Não ganham as páginas para ensinar lições de moral. Pelo contrário: assim como os humanos, estão vulneráveis às incertezas e contradições do dia a dia. Por isso mesmo, são bichos cheios de carisma, às voltas com os melhores e os piores sentimentos. Com humor sutil e criatividade poderosa, a escritora e roteirista Angélica Lopes apresenta dez fábulas que se desenrolam como uma sitcom do mundo animal. Malandros, vaidosos, enamorados ou solitários, os bichos deste livro mostram o outro lado da vida. Como é, afinal, o cotidiano visto de dentro do aquário? Qual o impacto no mundo dos ácaros da chegada de mais um brinquedo de pelúcia? Como é a expectativa do mosquito nos instantes anteriores à picada? Será que um coelhinho, do alto de sua irresistível felpudez, pode virar um assassino em potencial?
Sob pontos de vista assim, inusitados, a autora passeia até a sua fábula final, na qual o protagonista é ninguém menos que o bicho-homem, “bípede de porte médio” cheio de “sonhos de grandeza”.

Resenha: Coração de Bicho reúne dez fábulas modernas onde, em cada uma delas, um tipo de bicho diferente é o protagonista. Os bichos daqui não vivem na floresta feliz onde passam por situações clichês que vão trazer uma mensagem de aprendizado e lição de moral como acontece na fábula da Cigarra e da Formiga, por exemplo... São bichos de todos os tipos que vivem na famosa "selva de pedra" e que convivem com os humanos, cada qual com sua própria personalidade, com todos os seus questionamentos e preocupações da vida. Bichos com espírito de liberdade, bichos apaixonados, bichos revoltados e com instinto assassino... A gente vê de tudo aqui!

Com textos curtos, leves, inteligentes, envolventes e maravilhosamente bem escritos, com tiradas geniais e com vários toques de humor e drama, a autora consegue dar uma nova perspectiva para atitudes e situações que acontecem com todos nós, através de personagens inusitados e com interesses distintos, que realmente nos faz refletir sobre quem é o ser racional nessa história. Pude inclusive me identificar com alguns personagens pela sua forma de pensar e/ou agir ou simplesmente me colocar no lugar deles e perguntar "o que eu faria se fosse comigo?"
"Fazer planos não era coisa para gatos, a vida de um felino mudava a todo instante. Um dia se está aqui tranquilo, no outro se é surpreendido por um cão ou por uma roda de carro." - pág. 23
"Que tivesse afeto por quem me tirou dos meus pais, me roubou a infância? Minha vontade era matá-lo. Ou melhor: aprisioná-lo, numa gaiola, em meio a suas próprias fezes, exatamente como ele fizera comigo." - pág. 60
Num primeiro momento, pela "fofurice" e por ser pequeno, parece se tratar de um livrinho infantil, mas vai ser preciso um pouco de maturidade durante a leitura pra entender o real significado e a profundidade das mensagens embutidas nas historinhas... E assim que absorvidas e compreendidas, vão causar um impacto bem bacana! Causou em mim, acreditem!

A diagramação do livro é super caprichada! Cada fábula é separada por uma página colorida, em que a cor, de certa forma, combina com o texto em questão (a fábula da mosquita apaixonada está entre as cores rosa e vermelho, por exemplo), que deu um toque super divertido a ele. As páginas de números pares tem uma ilustração de um coração no canto superior esquerdo, e pelo tamanho do livro, as letras foram bem espaçadas e têm um tamanho ótimo. A capa é maravilhosa: o ursinho é em alto relevo e já dá uma ótima noção de que os bichos, apesar de fofos, podem ser bem ácidos!

Sabe quando gostamos tanto de um livro que fica difícil passarmos essa sensação pros outros somente com palavras? Terminei de ler com um sorrisinho no canto da boca e só depois reparei que estava abraçando o livro, morrendo de vontade que ele tivesse muito mais páginas... Só lendo pra saber! O livro me surpreendeu muito e super recomendo! Coração de Bicho entrou pra minha lista de favoritos!

PS.: Essa é a primeira resenha desse livro? É isso mesmo, produção? Procurei outra pra comparar opiniões (geralmente faço isso quando gosto muito ou odeio demais um livro, mas não achei!). Se for a primeira mesmo, orgulho da minha pessoa mode on! rsrsrs

63 comentários

  1. Hey
    Adorei a capa do livro haha
    Ainda não conhecia, parece ser um livro caprichado.
    Daqueles que folheio na livraria e me chama atenção pela diagramação.

    Gosto de fábulas! Quando tiver oportunidade, darei uma chance.

    Ótima resenha

    Sucesso para a autora.

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia!
    Adorei a resenha, e fiquei louca de vontade de ler o livro! Não conhecia ele ainda, mas parece muito bom... e tem uma capa linda!
    Bjus,
    Paty Algayer - Mágica Literária

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvir flar desse livro, primeira vez que vejo até a capa (muito linda por sinal) dele! Ahazzou na resenha deu muita vontade de ler, eu achava que só eu 'abraçava' os livros quando eles acabavam qrendo um pouquinho mais de páginas shuahsuahu achava que eu era louca hihi

    beeijos
    Isa - Livro Kawaii

    ResponderExcluir
  4. Isae Flavia, vocês não são as unicas a abraçá-los. Eu fico olhando a capa do livro enquanto dou pequenos sorrisos como se a gente tivesse acabado de comentar um segredo.
    A sua resenha foi fantástica Flavia. No começo eu não gostei de saber do livro (exceto a capa que e muito fofa), mas depois d ler a sinopse adorei o livro. Ele já vai para o topo do meu booklist. Amei também os quotes (eu acho) que vc pegou. Dão mais vontade de ler. Bjs!!!

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que fofo! Deve ser lindo! A ideia é bem legal.
    E sei exatamente o que é se sentir assim depois de ler um livro. Sorrindo feliz e apaixonada por ele. :)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. nao conhecia ele *u* muito fofo
    eu adorei a capa
    amei a resenha, vai pra minha lista de desejados :)

    ResponderExcluir
  7. curti tua resenha no skoob :)
    sim eu tenho teu perfil ahuahushu

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas agora conheço e me interessei \o/
    Gostei da resenha :D

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a capa do livro, é super fofa e dá a ideia de ser uma história infantil, sim. Achei a proposta muito bacana, até por que sempre vemos os bichinhos como seres inocentes, raro encontrarmos algo que use os bichos para ilustrar a natureza humana (tem o filme Ted agora, que é a´te interessante, aliás). Me interessou muito, principalmente por que eu adoro contos/fábulas; vou tentar lê-lo, com certeza ^^

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não me espanto de ser a primeira resenha do livro. kkk Nunca ouvi falar nele. Mas gostei, curto Fábulas! A capa é super fofinha! Bom final de semana para você.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  11. Oi Fla!
    Este livro parece ser bem diferente... Eu já fiquei com um pé atrás pelo subtema um tanto infantil, mas depois de ler sua resenha, vi que não são fábulas e, apesar de não ficar interessado mesmo assim, as barreiras que construíra previamente desabaram.
    É bem sua cara, né? Hehehe
    E parabéns por ser a primeira resenhista! \o/
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  12. Os dois quotes que você colocou me deixaram curiosa sobre o livro!
    Está na lista dos que irei ler antes de morrer, hehe
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. A capa é uma gracinha e esses quotes são muito verdadeiros. A do passarinho, principalmente. Vou ver se dou um jeito de comprar em breve. :D
    Adorei a resenha.
    Beijos.
    Amor, Ana.

    http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. goste rs nada como uma boa leitura, a capa e linda e fofa, vo garantir o meu.

    http://blogversoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adoreeeei! rs Nunca ouvi falar desse livro, mas confesso que já tive uma queda logo que vi a capa, super fofa. E a história não poderia ser mais original, né? A resenha ficou bacana, enfim, tudo contribuiu para eu querer ler o livro. Vou colocar nos desejados ;)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nossa que legal!Adorei a resenha,eu sou apaixonada por fabulas,elas sempre são tão inteligentes e te dão uma boa lição de vida \o/
    Parabéns pela resenha Flavinha!
    Beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Que capa fofa! Fique com vontade de ler. Acho que os bichos podem ter muito a dizer pra gente, HAHA. E a combinação de drama e comédia é quase certeira.
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  18. Adorei sua resenha, parabéns!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Gostei da resenha e a capa do livro é muito fofa.
    Essa carinha temática do seu blog esta linda!!!!

    ResponderExcluir
  20. Ótima resenha Flávia! Parece ser um livro mega fofo! Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Fla, adorei sua resenha e o livro! Com certeza vou le-lo! :D
    aah...
    tem memes/selos pra vc lá no blog:
    1 - http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/2012/10/selos-e-memes.html
    2 - http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/2012/10/meme-e-o-fim-do-mundo.html

    ResponderExcluir
  22. Flávia,
    o livro parece ser ótimo!
    Eu adoro ler livros que brincam com a minha imaginação, e acho que este será assim.

    Suas resenhas sempre me fazem correr para livrarias ! rs

    Um beijo,
    um excelente domingo !

    Jhosy
    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Hello Flá *-*
    Deve ser mesmo muuito bom não é? Pena que não pareça ser conhecido e tampouco resenhado. Livros bons merecem ser lidos pela maior quantidade de gente possível. Entendo perfeitamente essa situação de gostar dms e não sabe descrever, resenhar e transcrever tudo aquilo que sentiu. Mas você, como sempre, fez isso maravilhosamente bem me deixando com muito vontade de ler esse livro que parece ter uma diagramação encantadora e fábulas empolgantes e diferentes.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  24. Oi flor!
    Parece ser um infantil, a capa engana bem, fiquei super afim de ler depois desta resenha maravilhosa.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  25. Então praticamente esses bichos tem uma vida parecida com a nossa, não? rsrs inovador até, porque na maiorias só tem bichos ... vamos dizer assim clichês, que sempre estão felizes, vivem no paraíso, etc.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  26. Oie!!!
    Que fofura essa capa! Eu adoro esse tipo de leitura, até mesmo em desenhos que parecem ser infantis mas os personagens são mais profundos e fazem a gente pensar mais. Tem animações do Studio Ghibli que são assim, gosto muito e indico se vc gostar de animações, são japoneses mas tem até memso dublado. Pra crianças então, são mais engrandecedores do que os da disney, pq do Ghibli passam valores, sobre natureza, animais e não só o bem contra o mal. Olha que eu já fugi completamente da resenha kkkkkkkkkkkkk
    Bjos e bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Poxa, amei a sua resenha. Nunca havia lido uma resenha desse livro, mas só a capa e o título já são uma fofurisse.
    Fiquei bastante interessada em lê-lo!
    Beijos!

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Vou assumir que se visse esse livro talvez não comprasse... mas depois de ler sua resenha, fiquei muito curiosa e com MUITA vontade de ler! ;)
    Se for mesmo a primeira resenha, que legal hein! :D

    Beijuu
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  29. Nossa como assim ??
    preciso desse livro tipo AGORA *__*
    adoro historias com animais e axo q desde a Revoloção dos Bichos que eu num pego um livro assim !!
    Adoreei e pelo visto gatos sempre são rebeldes em livros neh ??
    Adoreei !!
    bjOos
    http://www.chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. adorei a capa ea resnha muito boa !!
    bjos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Conheço bem essa sensação de amor que a gente sente ao terminar um livro que a gente gostou tanto querendo que ele tivesse mais páginas. Awn <3
    Eu já adorei esse livro, não o conhecia, mas é uma excelente dica.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  32. Uau! Gostei muito da resenha!! Se tivesse visto a capa em algum lugar, jamais teria me atraído para ler sequer a sinopse, achando que era um livro infantil. Entrou para a minha lista de leitura, quero ver a minha própria opinião sobre o livro, mas tenho quase certeza de que vai ser positiva.
    Valeu pela dica!! =D

    ResponderExcluir
  33. Poxa, só olhando a capa eu achei que fosse meramente um livro infantil, mas conforme fui lendo sua resenha percebi que não é bem assim. Fiquei super curiosa pra ler esse livro. Esse vai direto pra lista de desejados e próximas aquisições.
    Ótima resenha!
    ^^

    PS: Obrigada pelos comentários lá no Entre livros e rabiscos e por seguir o blog!

    ResponderExcluir
  34. Sou encantada com capas fofas e essa eu adorei. O livro já foi para minha lista de livros desejados. E fiquei curiosa para saber mais sobre ele depois que li a resenha, parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  35. Adorei a capa do livro!
    Estou morrendo de vontade de lê-lo...Ele parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
  36. Oi Flavia!!
    Adorei a capa desse livro, mas sim, achei que era infantil rs.
    FIquei curiosa pra ler, livros de contos são sempre legais, e faz muito (muito!) tempo que não leio um.
    E, pelo visto, voce gostou muito dele, confio na sua opniao =) entaão entrando na lista de desejados =)

    bjoo

    ResponderExcluir
  37. Adorei a resenha.Aparentemente a obra tem uma boa narrativa, sem contar que logo de cara, já nos deixa curiosos para saber de seu enredo. Abraços.

    http://www.amor-imortal-el.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Oi Flavia!

    Não conhecia o livro, amei a capa e as fábulas devem ser muito fofas. Parabéns pela resenha!

    Bjus

    Ju - Surtos Da Juleka

    ResponderExcluir
  39. Nunca ouvi falar desse livro, primeira vez aqui ... adorei sua resenha, me deu umas vontade enorme de ler :)
    beijinhos
    @slowb_

    ResponderExcluir
  40. Nunca tinha ouvido falar desse livro, e pela sua resenha eu já me encantei e agora?
    Já quero pra mim!
    Beijos, Thami.

    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. A resenha é muito boa ! Quando ao livro é ótimo por que nos leva devolta a literatura, infantil e ao mesmo tempo a uma certa simplicidade ! que somente é oferecida ao contos de fadas adulto !! Eu adoro !! Quero muito ler !! bj

    ResponderExcluir
  42. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas a capa é super fofa e a sua resenha me motivou a lê-lo.
    Há algum tempo eu odiava ler fábulas, mas andei lendo alguns livros e me apaixonei por esse tipo.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  43. Ainda não conhecia o livro, mas foi a capa fofa que me convidou a ler a sua resenha. A história parece bem interessante, gostaria de ter a oportunidade de ler esse livro! Adorei a resenha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  44. Nunca li livros do gênero, eu acho. Parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
  45. Quem não resiste a essa capa, não é mesmo?
    MUITO FOFA *-*

    ResponderExcluir
  46. Conheci o livro aqui no blog, adorei a capa e a ideia é bem interessante.
    Gostei!

    ResponderExcluir
  47. A história parece ser bem interessante,não tem como não resistir a capa é super fofa ^^
    amei a resenha!
    quero saber mais \o/!

    ResponderExcluir
  48. O livro parece ser bem legal :) Adoro livro com contos, fabulas, a leitura é rapida e bem gostosa.
    Espero ler tambem !!

    Beijus

    Renata Sara

    amordelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. gostei da capa é bem fofa.
    Achei legal a resenha, o livro parece ser bem diferente.
    Eu gosto de ser surpreendida pelo que leio.

    ResponderExcluir
  50. Gostei da capa, gostei dos temas, acredito que seja um daqueles livros que a gente lê e vê algumas coisas que nem mesmo pensamos por outra perspectiva.

    ResponderExcluir
  51. Gostei da resenha, a capa é muito criativa.

    ResponderExcluir
  52. Gostei da resenha, livro para ser legal !

    ResponderExcluir
  53. Adorei a capa, é uma fofura :3
    Fiquei curiosa para ler o livro, os quotes que postou me despertou total curiosidade sob ele.
    Mal vejo a hora de poder lê-lo!
    Beijos, e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  54. Que livro fofo!

    Pouca resenha para um bom comenta´rio... mas é de animaizinhos e isso já me empolga bastante

    seguidora Luciana!

    ResponderExcluir
  55. Nunca ouvi falar desse livro antes, mas juro que me apaixonei de cara pela capa. E ao saber que tem fabulas, me encantei ainda mais. Não me lembro qual a ultima vez que li uma fabula eu era apaixonada quando pequena e estou mais curiosa com sua resenha *-*

    ResponderExcluir
  56. Que capa fofa *-*
    Resenha Ótima!
    Bjjs

    ResponderExcluir
  57. Bichos apaixonados? Oun! Me encantei! *-*
    Recentemente tive uma overdose de livros "pesados", com temas difíceis de lidar, como sequestro, problemas psiquiátricos, assassinatos e etc.
    Preciso mesmo de um bom livros com contos curtos e fáceis de ler.
    Acho que este é, no momento, um bom pedido!
    Um beijo!

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  58. Eu já vi esse livro em algum lugar , não consigo lembrar onde. Fabulas são encantadoras, até hoje eu gosto de vez em quando dar uma assistida nessas obras. Gostei da resenha, bem objetiva e do jeito que você sempre faz. outra coisa, eu te conheço já pelo seu gosto por livros infantis aahahaha
    Bjs fla

    ResponderExcluir
  59. Olhando a capa realmente parece um livro infantil, mas pela resenha é algo mais maduro e com uma critica muito bem construída e criativa.
    Gostei dos trechos do livro da pra ver exatamente que é algo mais sério.
    Faz tempo que não leio um livro desse gênero acho que vou ler ^^

    ResponderExcluir
  60. A capa lembra bastante aqueles livros de criança. Más pela resenha, dá pra ver que estamos totalmente enganados. Quando eu criava animais(quando eu morava no interior, que tinha quintal), minah tia ficava esfregando na minha cara se eu gostaria de viver em um local sujo .-. porque eu tinha preguiça de limpar...

    ResponderExcluir