The Sims 4 - Desafio da Viúva Negra (atualizado em 28/06/22)

6 de maio de 2022



O Desafio da Viúva Negra tem como base a ideia dessa espécie de aranha que mata e come o macho após o acasalamento, e é feito há muitos anos pelos jogadores de The Sims (e não faço a menor ideia de seu criador, inclusive eu mesma criei um na época do The Sims 2 sem saber se já existia, e jogava sem nem estipular regras, só saía matando todos os maridos que eu arrumava pela frente pra ficar rica e montar um "diário"). Muitos anos se passaram e o desafio acabou ganhando alguns padrões e regras para serem seguidos, mas ainda continua meio aleatório, porque as pessoas vão criando historinhas, adaptações e fazendo da forma como acham melhor. Sendo assim, vou criar minhas próprias adaptações baseadas nas que já existem, mas lembrando que, basicamente, o Desafio da Viúva Negra consiste em criar uma personagem que se case várias vezes durante a vida, matando cada um dos cônjuges pelo caminho e herdando o dinheiro dos coitados.

Começando o Desafio
  • Nas configurações de jogo, defina o tempo de vida dos Sims para normal;
  • Crie uma Sim mulher, jovem adulta, e dê a ela a aspiração "Baronesa das Mansões" ou "Romântica em Série" com os traços "Romântica"," Esnobe" e "Materialista";
  • Com o dinheiro inicial disponível, compre um lote pra construir, ou se mude para uma casa pronta gastando ao máximo esse dinheiro;
  • A casa inicial deve ser simples e com mobília barata para que as contas não venham altas;
  • O objetivo do Desafio é matar 7 maridos!
Observações:
  • A Sim poderá beber a Poção da Juventude para se manter jovem e ter mais tempo para lidar com todos os 7 maridos, mas somente a partir dos seus próprios pontos de aspiração;
  • A Sim pode continuar morando na casa inicial ou se mudar pra uma casa sempre mais cara que a anterior após se casar. Se ela optar por permanecer na primeira casa, essa casa deverá ser reformada para ficar maior a cada novo casamento, assim como manter um "quartinho de recordações dos falecidos" onde nenhum dos maridos, enquanto vivos, podem entrar.
  • As mortes devem parecer "acidentais" para a Sim ficar acima de qualquer suspeita diante da sociedade, logo, não é permitido usar mods de violência para atingir esse objetivo.
  • Não é obrigatório ter filhos.

Regras do Desafio
  • Antes de sair em busca de um pretendente, atinja pelo menos o nível 5 na habilidade de Carisma;
  • Para conseguir dinheiro para pagar as contas antes do casamento, é permitido vender itens encontrados pela vizinhança ou feitos em casa pela própria Sim através de pintura, jardinagem, trabalhos manuais, fabricação e afins. É permitido arrumar um emprego de meio período desde que a Sim não crie nada em casa para vender (ou você vende itens ou trabalha fora, as duas coisas juntas não são permitidas), mas se casar pela primeira vez, é preciso largar o emprego e parar de vender as coisas imediatamente. A renda dela virá somente dos maridos;
  • O limite máximo de dinheiro que a Sim pode acumular antes de se casar é §1.200! Caso você ultrapasse esse valor, dê simoleons de presente pra alguém, compre mantimentos, saia para beber ou qualquer outra coisa (que não possa ser revendida) para gastar o excesso;
  • Caso o primeiro casamento seja planejado com a expansão Histórias de Casamento e você não tiver dinheiro suficiente, é permitido usar cheat de dinheiro para adicionar os fundos necessários e pagar os §1.000 cobrados pela cerimômia;
  • É opcional organizar uma festa de casamento, mas é obrigatório fazer uma viagem de férias pra simular a lua de mel pra qualquer destino por pelo menos 1 dia;
  • Tenha uma foto do casamento ou uma selfie com o marido para guardar de recordação. Essa foto deve ser pendurada na parede ou ficar sobre uma superfície no "quarto de recordações dos falecidos";
  • Todos os maridos devem trabalhar normalmente e ganhar pelo menos 3 promoções em suas carreiras antes de morrerem. As recompensas de carreira deles podem ser vendidas ou guardadas como lembrança do quartinho de recordações;
  • A Sim deverá ter outro pretendente e manter o caso em segredo até a morte do marido atual;
  • Se o pretendente já for casado, a Sim precisa convencê-lo a se separar e se tornar inimiga da ex esposa;
  • Se o marido não morrer de velhice, todas as mortes devem ser provocadas pela própria Sim:
     - Fazer com que ele conserte algum eletrodoméstico ou eletrônico que ela quebrou;
     - Fazer com que ele tente apagar algum incêndio que ela causou;
     - Fazer o Sim morrer de cansaço por fazer vários oba-obas seguidos;
     - Servir Nigiri de Baiacu para tentar envenená-lo*;
     - Mantê-lo numa sauna para que ele sobreaqueça;
     - Fazer ele arrumar uma cama embutida até que ele seja esmagado;
     - Viajar pras montanhas e fazer com que ele escale sem equipamentos ou sem preparo são formas de tentar matar o coitado.
    Não é permitido usar a Planta-Vaca pra devorar e matar o marido;
  • A Sim deve manter um cemitério com as lápides dos falecidos para que seus fantasmas fiquem vagando pelo lote e importunando a viúva (é permitido usar o quartinho de recordações para guardar as urnas caso não queira ter um cemitério em casa). Sempre invoque o espírito pra manter o falecido por perto. Não liberte o espírito do fantasma, e nem deixe de prestar luto para que o fantasma não desapareça!
  • Até o final do Desafio, a Sim deve ter alcançado o nível 10 nas habilidades de Carisma, Dança, Culinária e Gourmet;
  • Após matar os 7 maridos, é preciso escolher um deles pra ser revivido e retomar o casamento. Para isso, é necessário incluir o fantasma no grupo familiar para que ele se torne controlável (barras de amizade e amor devem estar em 100/100 para liberar a opção do convite) e em seguida revivê-lo. Vou deixar mais abaixo algumas formas de reviver um Sim falecido.
  • O Desafio termina quando a Sim tiver acumulado pelo menos §1.000.000 em dinheiro e restarem 6 lápides/urnas no lote após reviver um dos fantasmas.
* Para preparar o Nigiri de Baiacu é necessário que a Sim vá até o distrito de San Myshuno e procure por uma barraca que venda esse prato (requer Vida na Cidade). Compre o Nigiri e coma para aprender a receita. Após isso, se o nível de Culinária for baixo ou a Sim estiver furiosa enquanto cozinha, poderá preparar um Nigiri de Baiacu de baixa qualidade e servir. Se não me engano, as chances do pobre coitado morrer envenenado antes mesmo de encher o bucho é de 50%... Atenção: Muito cuidado pra não deixar ela comer, pois há risco dela mesma morrer envenenada na primeira mordida!

Formas de reviver um fantasma:

♥ Comer Ambrosia
Para preparar a receita de Ambrosia, a Sim deve ter atingido o nível 10 nas habilidades de Culinária e Gourmet. O prato fica disponível na opção "Preparar uma refeição Gourmet". São necessário os seguintes ingredientes:
- 1 Flor da Morte 
- 1 Acará Bandeira
- 1 Poção da Juventude (obtida na Loja de Recompensas e custa 1500 pontos de aspiração)

Obs. 1: A Flor da Morte pode ser obtida através do processo de enxerto de Romã com Orquídea (necessário nível 5 na habilidade de Jardinagem); fazendo experimentos num caldeirão mágico; ou, com muita sorte, sendo encontrada a venda em barracas de jardinagem em Avelânia do Norte (no Vida Campestre) ou de itens mágicos para preparo de poções no Reino da Magia. No Estações, a Flor da Morte só floresce no Inverno.
Obs.: 2: O Acará Bandeira pode ser obtido pescando no Rio de Willow Creek (perto do barco) ou na lojinha de ingredientes para poções no Reino da Magia.
Obs. 3: Os ingredientes para o preparo da Ambrosia podem ser conseguidos ao fazer um pedido no Poço dos Desejos (ver abaixo)

♥ Fazendo um pedido no Poço dos Desejos (Coleção de objetos Jardim Romântico)
O Poço dos Desejos não garante com 100% de eficácia a realização de um desejo, isso vai depender do humor que ele estiver no momento. Você só vai precisar fazer uma oferenda pro poço (quanto mais Simoleons, mais chance de melhorar seu humor) e torcer pra ser atendido ao Desejar a Vida.
É possível que o Poço não realize o desejo, mas presenteie o Sim com itens ou ingredientes necessários para o preparo da Ambrosia.

♥ Feitiço Desmorteare (Reino da Magia)
É possível se tornar uma Feiticeira e aprender vários feitiços com muito estudo, treino e dedicação.
O Desmorteare faz parte da Magia Indomável e requer o nível de Mestre para ser aprendida junto ao Sábio dessa categoria, praticando magia ou lendo os Tomos encontrados nas estantes. Depois, basta lançar o feitiço no Fantasma para que ele volte a forma humana.

♥ Poção da Ressureição Imediata (Reino da Magia)
Um Sim que beber essa poção vai reviver imediatamente se morrer.
Para criar a poção depois de aprender como prepará-la (consulte o Livro de Feitiços para verificar se já foi desbloqueada), são necessários os seguintes itens:
- 1 Metal da Morte
- 1 Flor da Morte
- 1 Carl Zumbi

Obs.: O Metal da Morte pode ser encontrado ao cavar montes de rochas que ficam espalhados pelo mundo ou na barraca de ingredientes mágicos do Reino da Magia.
Carl Zumbi é um boneco MySims colecionável e raro que pode aparecer abrindo capsúlas encontradas ao cavar rochas e montes de terra pelo mundo. Com sorte, ele pode ser encontrado a venda no Mercado de Pulgas no distrito de San Myshuno (Vida na Cidade).

♥ Ler o Livro da Vida
Importante: O Livro da Vida só serve para reviver um único Sim do qual sua saga épica foi escrita, logo, é preciso que o livro seja escrito ANTES da sua morte. Quando finalizado, basta vincular o Livro da Vida ao Sim desejado e, após sua morte, fazer com que ele leia.
Para que a opção de escrever o Livro da Vida fique disponível, é preciso mudar a aspiração do Sim para "Autor Best-seller" (dentro da aspiração de "Criatividade") e chegar no nível 10 de Escrita. Realize todos os objetivos da aspiração até que o Sim ganhe o traço "Poético", e a opção Escrever > Livro da Vida ficará disponível.

Obs.: Apesar de ter listado a fim de deixar a lista completa, não recomendo utilizar essa forma de trazer o Sim de volta à vida nesse desafio em particular, pois além de ser muito demorada, ainda altera a aspiração pré-determinada.

PS. Importante: Instalação de novas expansões, atualizações automáticas do jogo e uso de mods desatualizados podem resultar em bugs e conflitos na jogabilidade, sendo assim, é possível que um Sim morto não seja afetado ao tentar revivê-lo e ele continue travado como fantasma. Caso o Sim não volte a vida por algum erro do tipo, é permitido usar cheats para forçar a ressurreição em substituição à forma utilizada para reviver o coitado.



Wishlist #6 - Board Games - Ticket to Ride

4 de maio de 2022

Ticket to Ride
é um jogo bem familiar de 2004, e, originalmente, traz no tabuleiro um mapa ferroviário nos Estados Unidos e sul do Canadá. A ideia é o jogador controlar rotas de trem mais longas e em maior quantidade do que o adversário, aumentando essas rotas e conectando as cidades através das cartas do jogo.

Maaass, ele não vai entrar na minha wishlist dessa vez. Isso porque Ticket to Ride Europa é uma versão melhorada do jogo original que veio em 2005. Ele traz o mapa da Europa e adiciona estações de trem, balsas e túneis dando um up da jogabilidade. Como é um jogo super famoso e bem avaliado, eu e a penca já estamos animados pra ter um na nossa singela coleção.

Existem várias expansões que modificam a jogabilidade, trazendo novos mapas ou novas opções de jogo, o que dá uma variada pra sair da mesmice e ainda se encaixa pra qualquer uma das versões, seja EUA ou Europa (com exceção das expansões 1910 e 1912, que são pras respectivas edições até onde pesquisei), e vou colocar na wishlist as que me interessaram por motivo de dinheiro que não tenho e esse jogo é caro pra caramba.

Resumo do Mês - Abril

1 de maio de 2022


Abril passou mais rápido do que eu gostaria, mas como disse no post da Caixinha, é mês com três aniversários aqui em casa. Então a correria é inevitável se eu não quiser deixar nada passar em branco.
Apesar disso, consegui fazer três resenhas e terminar o Desafio das Décadas (coisa que atrasou demais), mas por causa das mini festinhas, eu não tive mais tempo pra continuar jogando e ainda não decidi o que fazer.

Caixa de Correio #122 - Abril

30 de abril de 2022

Abril costuma ser um tiquinho caótico aqui em casa por conta dos aniversários de metade do povo que mora aqui. Primeiro a Marina, uma semana depois eu, e mais uma semana depois vem o aniversário do Theo. E depois da metade do mês que vem ainda tem o aniversário do Ian, então é aquela correria.
Sendo mês de aniversário triplo, esse mês teve muito presente (de mim pra mim mesma inclusive) e a caixa ficou bem gordinha, e ATÉ QUE ENFIM meu bendito pop do Harry chegou depois de nem sei quantos meses de espera eterna. No mais, teve de tudo um pouquinho, espiem:

Um Passo Adiante - Alice Oseman

26 de abril de 2022

Título:
 Um Passo Adiante - Heartstopper #3
Autora: Alice Oseman
Editora: Seguinte
Gênero: HQ/Romance/Juvenil
Ano: 2022
Páginas: 384
Nota:★★★★★
Compre: Amazon
Sinopse: Depois de entenderem o que sentiam um pelo outro, Charlie e Nick se tornaram oficialmente namorados, e cada dia é uma nova oportunidade para se conhecerem um pouco mais. Mas nem tudo é fácil, principalmente quando se trata de se assumir enquanto casal para o mundo. Mesmo com medo da reação das pessoas, os garotos sabem que em breve terão de contar a verdade, pelo menos para os amigos mais próximos ― ainda mais quando a turma toda viaja a Paris.
Enquanto decidem como dar este próximo passo, os dois vão descobrir que, não importa qual seja o desafio, eles podem sempre contar um com o outro.

Resenha: Depois que Nick levou um tempo para entender sobre sua sexualidade e seus sentimentos em relação a Charlie, os dois finalmente engataram um namoro. Nick já havia contado pra sua mãe sobre seu lance com Charlie, e agora foi a vez de Charlie contar para seus pais sobre seu relacionamento com Nick, e todos aceitaram e apoiaram os meninos tratando tudo com a maior naturalidade. Mesmo que haja algumas suspeitas sobre os dois entre alguns alunos, nenhum deles assumiu nada em público ainda, pois Charlie estava esperando Nick entender os próprios conflitos e dúvidas sobre essa nova descoberta sobre si mesmo.

Eles sabem que os sentimentos estão mais intensos e o que há entre eles fica mais sério a cada dia que passa, então é só uma questão de tempo para assumirem que são um casal, mas o medo da reação das pessoas e do preconceito frente a essa "notícia bombástica" ainda é um problema. E tudo fica mais desafiador quando as escolas Truhan e Higgs promovem uma excursão a Paris e os alunos dividiriam quartos e passariam bastante tempo juntos. Agora, Charlie e Nick precisam decidir, com a ajuda dos amigos de confiança, como irão assumir o namoro, quem são e o que sentem um pelo outro. Tara e Darcy não se assumiram oficialmente, mas pararam de esconder o namoro e simplesmente deixaram rolar sem se importar com a opinião alheia, e isso acaba sendo um grande incentivo para os meninos, mas alguns fatores acabam tendo um peso enorme nessa decisão, fazendo com que Charlie se sinta culpado por achar que está pressionando o namorado, e com que Nick se sinta impedido de tomar alguma atitude, mostrando o quão difícil é darem esse grande passo.
Mais uma vez eu venho aqui com o coração quentinho e uma lagriminha no cantinho do olho pra exaltar essa história totalmente adorável. É incrível como a autora consegue dar continuidade à história de Nick e Charlie com tanta naturalidade e sutileza, despertando empatia e emocionando os leitores com as pequenas grandes atitudes que os personagens tomam e ainda ter o cuidado de dar alertas de gatilho pra algumas situaçoes delicadas que aparecem, coisa que fui conferir na edição em inglês, porque nos livros publicados no Brasil não aparecem, infelizmente.

Eles querem se assumir, querem mostrar pro mundo que se amam e estão radiantes de felicidade em companhia um do outro, mas a dificuldade e o medo do preconceito e da homofobia que podem vir a sofrer é real e preocupante pra eles. É inegável que a autora conseguiu mostrar o quanto é difícil pra casais LGBTQIA+ serem vistos como um casal comum, sem que haja piadinhas, comentários ridículos ou olhares atravessados vindos de gente intolerante, e isso acaba dificultando ainda mais a questão de Nick se assumir. Lidar com esse tipo de coisa sem que eles se sintam as piores pessoas do mundo, como se eles tivessem fazendo algo sujo ou errado, é super doloroso. E esses pequenos diálogos onde os meninos expõe esse tipo de sentimento são emocionantes e tocam lá no fundo da alma, a forma como Charlie tenta evitar que Nick sofra algum tipo de bullying como ele sofreu pra protegê-lo é incrível, e o mais legal é que as ilustrações, por mais simples que sejam, trazem expressões tão intensas que alguns quadrinhos sequer precisam de palavras para entendermos o que se passa, o olhar já entrega tudo.

Paris, com direito a Torre Eiffel, Louvre e Arco do Triunfo como pano de fundo foi uma escolha um tanto romântica nesse passo dos meninos, e de alguns outros personagens, e combinou super bem com a proposta. Eu fiquei muito emocionada com a cumplicidade dos meninos, do quanto eles se sentem confortáveis para falar um com o outro sobre seus maiores medos, de como eles funcionam muito bem juntos ou quando enxergam algum problema sem que falem nada, como é o caso de Nick perceber que há algo de errado com a alimentação de Charlie e isso acabar refletindo em algo sobre ele lá na frente.

A forma como o círculo de amigos dos meninos é livre de qualquer tipo de preconceito também é um ponto super bacana e positivo. Outra cena super sensível e marcante é quando a professora de Educação Física flagra os dois se beijando e Nick fica com medo de receber algum tipo de castigo, mas diferente do que esperava, ela oferece todo o apoio caso alguém implique, e ainda lembra da sua época na escola, quando conheceu sua então esposa por quem é totalmente apaixonada. Ou seja, há representatividade em diversos personagens, de qualquer idade ou posição, e os meninos, além de terem suporte, não estão sozinhos nessa.

A autora também dá espaço e cria arcos super interessantes entre os personagens secundários que também enfrentam seus próprios dilemas no que diz respeito aos seus sentimentos e sexualidade, como é o caso de Tao, que tem uma enorme dificuldade em assumir seus sentimentos por Ellie, a amiga trans que faz parte do grupinho, por medo de estragar a amizade dos dois. Enquanto isso, os meninos evitam qualquer coisa que possa denunciar esse relacionamento na frente do amigo pois sentem que ele ainda não está preparado pra saber já que fala alto e é um tanto desmiolado. Foi por causa de comentários que Tao fez no passado que os alunos souberam sobre Charlie ser gay e começaram a importuná-lo, mas Tao não se dá conta que possa ter algo a ver com isso já que não faz nada por mal. Charlie fica numa situação delicada, pois sente que não devia esconder seu namoro do amigo, mas quem garante que ele não vai dar nenhum vacilo caso fique sabendo?

Enfim, os dilemas continuam, mas os meninos se apoiam, têm ajuda dos amigos e da família, e conseguem superar e enfrentar muitas coisas juntos nessa decisão de darem esse passo tão grande. Não é fácil, é muita coisa pra dois adolescentes lidarem, mas a gente acaba percebendo que desde que o amor seja sincero e verdadeiro, no final as coisas vão caminhando pra um final feliz.

Continuo recomendando a série pra todo mundo que gosta de romances leves e sensíveis, que traz toques de parte da realidade do público LGBTQIA+ que está nessa jornada de lidar com conflitos da autodescoberta e da autoafirmação, e que.

Wishlist #5 - Board Game - Ishtar: Jardins da Babilônia

25 de abril de 2022

A história de Ishtar: Jardins da Babilônia já foi suficiente pra chamar minha atenção antes mesmo de eu saber como o jogo funcionava de verdade. A história, de forma bem resumida, gira em torno de um jardineiro que, ao ver o deserto sem vida, ficou tão triste que despertou a piedade da deusa Ishtar, que, comovida, usou as lágrimas dele pra criar fontes e levar água a esse deserto.

O jogador assumirá o papel de um jardineiro que tem como missão plantar essas flores e criar um belo jardim cheio de vida.
Sendo assim, já entrou pra listinha :)

Editora/Fabricante: Buró
Criadores: Bruno Cathalla e Evan Singh
Idade recomendada: 8+
Jogadores: 2-4
Descrição: Do premiado designer Bruno Cathala, Ishtar é um jogo no qual você faz o papel de um jardineiro com o objetivo de transformar o deserto nos Jardins Pendentes da Babilônia.
Para cumprir sua missão, você terá que plantar flores que, se bem colocadas, podem ajudá-lo a coletar pedras preciosas e assim ativar ações. Seja para comprar árvores (que bloquearão a conexão entre dois pontos de Flores, bem como para ganhar pontos) ou para comprar upgrades (como ganhar mais dois pontos por carta de árvore no final do jogo), colecionar pedras preciosas será crucial parte do jogo.
Pegue-as antes de seus oponentes, recrute aprendizes, envie-os para ganhar pontos nos bosques de flores que você criou, bloqueie os outros e pense cuidadosamente nos upgrades, se quiser se tornar o melhor jardineiro no final do jogo!