Wishlist #6 - Board Games - Ticket to Ride

4 de maio de 2022

Ticket to Ride
é um jogo bem familiar de 2004, e, originalmente, traz no tabuleiro um mapa ferroviário nos Estados Unidos e sul do Canadá. A ideia é o jogador controlar rotas de trem mais longas e em maior quantidade do que o adversário, aumentando essas rotas e conectando as cidades através das cartas do jogo.

Maaass, ele não vai entrar na minha wishlist dessa vez. Isso porque Ticket to Ride Europa é uma versão melhorada do jogo original que veio em 2005. Ele traz o mapa da Europa e adiciona estações de trem, balsas e túneis dando um up da jogabilidade. Como é um jogo super famoso e bem avaliado, eu e a penca já estamos animados pra ter um na nossa singela coleção.

Existem várias expansões que modificam a jogabilidade, trazendo novos mapas ou novas opções de jogo, o que dá uma variada pra sair da mesmice e ainda se encaixa pra qualquer uma das versões, seja EUA ou Europa (com exceção das expansões 1910 e 1912, que são pras respectivas edições até onde pesquisei), e vou colocar na wishlist as que me interessaram por motivo de dinheiro que não tenho e esse jogo é caro pra caramba.

Também existem versões independentes, mais baratas e com o tempo de jogo reduzido pra quem quiser experimentar e ter noção de como funciona, que é o caso de jogos como Ticket to Ride New York (em vez de vagões, são taxis) e Ticket to Ride Londres (com ônibus), mas essas também não vão entrar na lista, pelo menos por enquanto.


Editora/Fabricante: Galápagos/Days of Wonder
Criador: Alan R. Moon
Idade recomendada: 8+
Jogadores: 2-5
Descrição: Ticket to Ride Europa levará você a mais nova aventura de trem pela Europa. o jogo permanece elegantemente simples, podendo ser aprendido em 5 minutos. Nele, os jogadores precisarão juntar vários tipos de cartas de vagão e usar para construir estações, atravessar túneis, navegar em balsas e controlar rotas ferroviárias por toda a Europa. o objetivo geral permanece o mesmo: coletar e jogar cartas de trem para colocar suas peças no tabuleiro, tentando conectar cidades em seus cartões de ingresso. Com novos elementos de jogabilidade, os túneis podem exigir que você pague cartões extras para construí-los, as balsas exigem cartões de locomotiva para reivindicá-los e as estações permitem que você sacrifique alguns pontos para usar a rota de um oponente para conectar a sua. Além disso, o jogo também inclui cartas de formato maior e peças do jogo Train Station. Ticket to Ride Europa é um jogo completo e novo e não requer a versão original.

Expansões

Europa - 1912
Ticket to Ride: Europa 1912 expande a série incluindo um total de 101 Bilhetes de Destino - os 46 bilhetes originais, além de 55 novos que permitem três novas variantes: a variante Europa Expandida, que acrescenta 19 novas rotas; a variante Grandes Cidades (Big Cities), que adiciona rotas específicas que focam entre as nove grandes cidades da Europa, e a variante Mega Europa, que usa todas as novas rotas, bem como as 46 originais.
Esta expansão também apresenta Armazéns e Depósitos - novas regras e peças que criam uma camada estratégica adicional e pode ser jogado com qualquer um dos mapas de jogo Ticket to Ride.

Asia
Novos mapas e regras deixam o Ticket to Ride ainda mais divertido. A expansão Ticket to Ride: Ásia introduz dois mapas do maior continente da terra para serem explorados. Para jogá-la é necessário que ela seja combinada com o jogo base ou a versão Europa. O mapa da Ásia para jogo em Equipe introduz o jogo em duplas na série, antes da partida começar os jogadores devem definir entre 2 ou 3 duplas, sendo que cada uma delas ficam sentadas lado a lado. Cada jogador recebe a mesma quantidade de trens, sendo que cada dupla terá uma cor e sua pontuação será em conjunto. O mapa da Ásia Lendária conta com trechos marcados com um X. Esses espaços representam as áreas montanhosas e para construir ali, os jogadores devem descartar uma unidade de trem para cada espaço marcado com um X. Ao realizar isso, os jogadores ganham 2 pontos para cada trem. O mapa também conta com balsas e o bônus de 10 pontos para o jogador com o maior número de cidades ligadas ao final da partida.

Índia e Suiça
Dois novos desafios aguardam os mais habilidosos jogadores de Ticket to Ride. A expansão Índia e Suiça deve ser combinada com o jogo base ou a versão Europa e oferece dois mapas inéditos e bem diferentes!
Embarque em uma viagem por um dos territórios mais populosos e coloridos do mundo.
O ano é 1911 e o mundo está mudando rápido no Raj Britânico. Você conseguirá completar o Grand Tour em tempo ou será que seus adversários serão mais sagazes e com melhores conexões?
Esta expansão também conta com o incrível mapa da Suiça, projetado para 2 a 3 jogadores e que fez muito sucesso no Ticket to Ride Online! Descubra a geografia desafiadora da Suiça com seus vales verdejantes e pastos em áreas montanhosas, além de todo o charme dos países vizinhos.

O Coração da África
Boas-vindas a Ticket to Ride: O Coração da África - uma expansão de Ticket to Ride situada no vasto e ermo território africano no auge de sua exploração por intrépidos exploradores, missionários e aventureiros.
Aventure-se no coração da África construindo rotas através dos lugares mais remotos e isolados do continente. Você vai reforçar estratégias de levantamento de terreno e conhecimento local para estabelecer rotas mais valiosas ou desafiar-se e atravessar o continente em uma corrida louca para encurtar o jogo?
O mapa de O Coração da África foi projetado especificamente para 2 a 5 jogadores. Em um jogo para 4 ou 5, vocês podem usar ambos os trilhos das Rotas Duplas. Já em um jogo para 2 ou 3 jogadores, assim que um trilho de uma Rota Dupla for controlado, o outro não está mais disponível.
Além de trazer o mapa da África e 48 novos Bilhetes de Destino, a expansão adiciona ao jogo as Cartas de Terreno, divididas em três tipos: Deserto & Savana; Selva & Floresta e Montanha & Penhascos). Essas Cartas de Terreno permitem que vocês dobrem suas pontuações ao completar as rotas – isso se tiverem cartas do determinado terreno na mesa e descartam uma ou duas cartas, dependendo do tamanho da rota que estão conquistando.

Holanda
Os inúmeros canais de Amsterdã fazem dela a Veneza do Norte, mas toda a Holanda está repleta de hidrovias. Uma viagem de trem neste país de baixa altitude - onde 20% da terra está abaixo do nível do mar - atravessa inúmeras pontes. Passe muito tempo admirando a beleza e você vai gastar seu dinheiro em pedágios! Ticket to ride Holanda introduz o uso do dinheiro de forma completamente diferente dos outros jogos da série. Em pontes de via dupla o primeiro jogador deve pagar ao banco e adquire os direitos de pedágio, por isso o jogador seguinte a conquistar o trajeto deve pagar ao primeiro jogador. Seja rápido ao construir suas rotas e receba mais pedágio de outros jogadores. Há um generoso bônus final para aqueles que souberam poupar e multiplicar suas fichas de pedágio, porém aqueles que fizeram um empréstimo com o banco não podem receber! Espere grandes reviravoltas no final do jogo, pois esses bônus vão de 0 a 55 pontos. Apesar das novas mecânicas pode ser facilmente ensinado até mesmo para aqueles que nunca jogaram o jogo base. As partidas duram entre 30 a 60 minutos e no caso de dois jogadores há a opção de jogador neutro para equilibrar a partida.

Reino Unido e Pensilvânia
Ticket to Ride Map Colection: Volume 5 contém um tabuleiro duplo com novas regras para o uso com Ticket to Ride ou Ticket to Ride: Europe com os jogadores criando linhas de trem no Reino Unido e na Pensilvânia.
O lado "Pennsylvania" deste map colection adiciona um mecanismo de ação para o jogo básico TTR. Cada vez que um jogador completa uma rota, ele reivindica uma parte de uma das empresas representada próxima a essa rota. No final do jogo, quem detém mais ações de uma empresa do que todos os outros jogadores recebe pontos como recompensa.
O Reino Unido deste map colection introduz o conceito de tecnologia para TTR. No início do jogo, os jogadores podem construir apenas rotas de um ou dois e só na Inglaterra. Ao passar as locomotivas (coringas), os jogadores ganham a habilidade de construir rotas longas de 3 ou mais trens, além de ser capaz de construir balsas através da água ou construir rotas de trem para a Escócia, País de Gales e em outros lugares. Os jogadores também podem comprar cartões de bônus que lhes permitem ganhar pontos extras para a tomada de determinadas ações durante o jogo.

França e Velho Oeste
Ticket to Ride: França inclui um tabuleiro de jogo de dois lados que apresenta a França de um lado e a o mapa do Velho Oeste dos Estados Unidos no outro!
Mergulhe na cultura francesa durante o Impressionismo e a Revolução Industrial; cafés de rua, “Noite Estrelada”, avenidas parisienses e Notre-Dame. No mapa da França as ferroviais estão em branco esperando para serem construídas. Mas antes de reivindicar rotas, você precisará colocar as cores dos trilhos! E cuidado com seus oponentes, eles podem completar a rota que você passou horas construindo...
No lado francês, 2 a 5 jogadores coletam cartas de trem e fazem suas rotas para completar seus bilhetes, mas muitas dessas rotas no tabuleiro não são coloridas. Então, cada vez que você compra novas cartas você deve pegar uma peça colorida de tamanho variável (2 a 5 vagões) e posicioná-la em cima de uma das rotas não coloridas. Feito isso, qualquer jogador poderá completar essa rota, usando a cor agora indicada pela peça que foi colocada.
No outro lado do tabuleiro, a expansão de Ticket to Ride inclui um mapa do Velho Oeste, em que é possível jogar com até 6 jogadores. Ele adiciona o elemento Cidade ao jogo (três por jogador). Cada jogador começará com uma Cidade posicionada no tabuleiro e apenas poderá construir rotas partindo dessas Cidades ou de outras rotas construídas. Cada vez que outro jogador construir uma rota que passe pela Cidade de outro, o dono da Cidade também pontuará. A expansão ainda aciona uma variante: Alvin, o Alienígena. Além disso, quem completar mais bilhetes de rotas ao final da partida recebe 15 pontos. 

Japão e Itália
No mapa do Japão algumas rotas são reservadas para a rede de trem-bala e, uma vez reivindicadas, essas rotas podem ser usada por todos os jogadores para concluir os seus bilhetes de destino. Essas rotas são marcadas com uma única miniatura do Trem-bala e a progressão marcada em uma trilha separada. No final do jogo, o jogador que mais contribuiu para este projeto compartilhado recebe o maior bônus e o jogador que menos contribui é penalizado. No mapa do Japão, o tabuleiro também possui uma parte aumentada no mapa da Ilha de Kyushu e metrô de Tokyo, para que os jogadores trabalhem simultaneamente as duas redes, que podem estar interconectadas.
Na Itália, o tabuleiro de jogo é dividido em regiões, e os jogadores ganham pontos de bônus com base em quantas regiões eles se conectam em sua rede.
A expansão também introduz um novo tipo de rota de balsa. Todas as rotas cinza são rotas de balsa, com 1 a 4 espaços marcados com um símbolo de onda. Para cobrir um símbolo de onda é preciso jogar uma locomotiva ou uma barca, sendo que as cartas de balsa são um tipo especial de carta.

Polônia
O mapa da Polônia traz uma expansão "mais apertada" para Ticket to Ride, com rotas mais curtas (apenas uma de cinco trens, a maior do mapa) e objetivos que valem no máximo 13 pontos, gerando uma partida mais tensa.
A principal mudança trazida pela expansão está relacionada com as fronteiras da Polônia com outros países europeus (como Alemanha, Ucrânia, República Tcheca, etc), que são objetivos adicionais. Quando um jogador conecta dois países (ou seja, chega na fronteira de dois países diferentes por uma rota conectada) ganha as cartas de pontuação referente aqueles dois países – e as pontuações vão ficando menores ao longo do jogo. Quantos mais países conectados, mais cartas de pontuação os jogadores levam!

Extra
Play Pink
Ticket to Ride Play Pink é um projeto de caridade em colaboração com a Pink Ribbon, apoiando a pesquisa do câncer de mama em todo o mundo, liderada por Days of Wonder e Asmodee Belgium. Na Holanda, €4 por conjunto e na Bélgica €2 por conjunto vendido serão doados à Pink Ribbon. O artigo contém um conjunto completo de trens que podem ser reproduzidos com Ticket to Ride e Ticket to Ride: Europe em uma nova e única cor rosa e um novo formato de vagões em uma bela caixinha de lata.

Edições Independentes

Ainda há a versão Ticket to Ride Países Nórdicos para 2 ou 3 jogadores e vagões com 3 novas opções de cores: preto, branco e roxo. O mapa é vertical, algumas regrinhas são diferentes paraa determinadas rotas, e essa edição não aceita nenhuma expansão até o momento.


Países Nórdicos
Ticket to Ride Países Nórdicos leva você numa aventura através do Norte da Europa! Conheça os belos fiordes da Noruega e sinta a maresia nos portos suecos do mar Báltico.
Embarque numa aventura seguindo os caminhos trilhados pelos Vikings na Dinamarca, Noruega e Suécia, viajando para as grandes cidades do norte da Europa, como Copenhagen, Oslo, Helsinki e Estocolmo. Pegue ainda um trem na Finlândia e vá contemplar o Sol da meia-noite no Círculo Ártico
Novidade deste título, os túneis são rotas especiais facilmente identificadas por marcas de túnel e sombreado em torno de cada um de seus espaços.
O que torna um túnel especial é o fato de que o jogador nunca tem certeza do tamanho da rota que ele está tentando controlar!

Alemanha
Ticket to Ride: Germany é um jogo Base da série Ticket to Ride. Durante o jogo, os jogadores colecionam cartas para reivindicar as rotas entre cidades do tabuleiro. Idealmente, os jogadores criam as redes de rotas conectando as cidades conforme suas cartas de Objetivo, os jogadores ganham pontos tanto por reivindicar as rotas quanto por completar as cartas de objetivos, sendo penalizado quando não alcançam o objetivo.
Adicionalmente aos pontos dos tickets, sempre que um jogador coloca uma rota no tabuleiro, eles reivindicam um passageiro das duas cidades que formam o final da rota (Assumindo que os passageiros ainda não foram reivindicados). No final do jogo, quem tiver mais passageiros de cada uma das seis cores ganha 20 pontos por aquela cor, quem tiver a segunda maior quantidade de passageiros daquela cor ganha 10 pontos. Quem tiver mais ponto ao final da partida é o vencedor!


Nenhum comentário

Postar um comentário