Wishlist #6 - Board Games - Ticket to Ride

4 de maio de 2022


Ticket to Ride
é um jogo bem familiar de 2004, e, originalmente, traz no tabuleiro um mapa ferroviário nos Estados Unidos e sul do Canadá. A ideia é o jogador fazer as viagens de trem mais longas e em maior quantidade do que o adversário, aumentando as rotas e conectando as cidades através das cartas do jogo.

Maaass, ele não vai entrar na minha wishlist dessa vez. Isso porque Ticket to Ride Europa é uma versão melhorada do jogo original que veio em 2005. Ele traz o mapa da Europa e adiciona estações de trem, balsas e túneis dando um up da jogabilidade. Como é um jogo super famoso e bem avaliado, eu e a penca já estamos animados pra ter um na nossa singela coleção.

Existem várias expansões que modificam a jogabilidade, trazendo novos mapas ou novas opções de jogo, o que dá uma variada pra sair da mesmice e ainda se encaixa pra qualquer uma das versões, seja EUA ou Europa (com exceção das expansões 1910 e 1912, que são pras respectivas edições até onde pesquisei), e vou colocar na wishlist as que me interessaram por motivo de dinheiro que não tenho e esse jogo é caro pra caramba.

Também existem versões independentes, mais baratas e com o tempo de jogo reduzido pra quem quiser experimentar e ter noção de como funciona, que é o caso de jogos como Ticket to Ride New York (em vez de vagões, são taxis) e Ticket to Ride Londres (com ônibus), mas essas também não vão entrar na lista, pelo menos por enquanto.


Editora/Fabricante: Galápagos/Days of Wonder
Criador: Alan R. Moon
Idade recomendada: 8+
Jogadores: 2-5
Descrição: Ticket to Ride Europa levará você a mais nova aventura de trem pela Europa. o jogo permanece elegantemente simples, podendo ser aprendido em 5 minutos. Nele, os jogadores precisarão juntar vários tipos de cartas de vagão e usar para construir estações, atravessar túneis, navegar em balsas e controlar rotas ferroviárias por toda a Europa. o objetivo geral permanece o mesmo: coletar e jogar cartas de trem para colocar suas peças no tabuleiro, tentando conectar cidades em seus cartões de ingresso. Com novos elementos de jogabilidade, os túneis podem exigir que você pague cartões extras para construí-los, as balsas exigem cartões de locomotiva para reivindicá-los e as estações permitem que você sacrifique alguns pontos para usar a rota de um oponente para conectar a sua. Além disso, o jogo também inclui cartas de formato maior e peças do jogo Train Station. Ticket to Ride Europa é um jogo completo e novo e não requer a versão original.

Expansões

Europa - 1912
Ticket to Ride: Europa 1912 expande a série incluindo um total de 101 Bilhetes de Destino - os 46 bilhetes originais, além de 55 novos que permitem três novas variantes: a variante Europa Expandida, que acrescenta 19 novas rotas; a variante Grandes Cidades (Big Cities), que adiciona rotas específicas que focam entre as nove grandes cidades da Europa, e a variante Mega Europa, que usa todas as novas rotas, bem como as 46 originais.
Esta expansão também apresenta Armazéns e Depósitos - novas regras e peças que criam uma camada estratégica adicional e pode ser jogado com qualquer um dos mapas de jogo Ticket to Ride.

Asia
Novos mapas e regras deixam o Ticket to Ride ainda mais divertido. A expansão Ticket to Ride: Ásia introduz dois mapas do maior continente da terra para serem explorados. Para jogá-la é necessário que ela seja combinada com o jogo base ou a versão Europa. O mapa da Ásia para jogo em Equipe introduz o jogo em duplas na série, antes da partida começar os jogadores devem definir entre 2 ou 3 duplas, sendo que cada uma delas ficam sentadas lado a lado. Cada jogador recebe a mesma quantidade de trens, sendo que cada dupla terá uma cor e sua pontuação será em conjunto. O mapa da Ásia Lendária conta com trechos marcados com um X. Esses espaços representam as áreas montanhosas e para construir ali, os jogadores devem descartar uma unidade de trem para cada espaço marcado com um X. Ao realizar isso, os jogadores ganham 2 pontos para cada trem. O mapa também conta com balsas e o bônus de 10 pontos para o jogador com o maior número de cidades ligadas ao final da partida.

Holanda
Os inúmeros canais de Amsterdã fazem dela a Veneza do Norte, mas toda a Holanda está repleta de hidrovias. Uma viagem de trem neste país de baixa altitude - onde 20% da terra está abaixo do nível do mar - atravessa inúmeras pontes. Passe muito tempo admirando a beleza e você vai gastar seu dinheiro em pedágios! Ticket to ride Holanda introduz o uso do dinheiro de forma completamente diferente dos outros jogos da série. Em pontes de via dupla o primeiro jogador deve pagar ao banco e adquire os direitos de pedágio, por isso o jogador seguinte a conquistar o trajeto deve pagar ao primeiro jogador. Seja rápido ao construir suas rotas e receba mais pedágio de outros jogadores. Há um generoso bônus final para aqueles que souberam poupar e multiplicar suas fichas de pedágio, porém aqueles que fizeram um empréstimo com o banco não podem receber! Espere grandes reviravoltas no final do jogo, pois esses bônus vão de 0 a 55 pontos. Apesar das novas mecânicas pode ser facilmente ensinado até mesmo para aqueles que nunca jogaram o jogo base. As partidas duram entre 30 a 60 minutos e no caso de dois jogadores há a opção de jogador neutro para equilibrar a partida.

Japão
No mapa do Japão algumas rotas são reservadas para a rede de trem-bala e, uma vez reivindicadas, essas rotas podem ser usada por todos os jogadores para concluir os seus bilhetes de destino. Essas rotas são marcadas com uma única miniatura do Trem-bala e a progressão marcada em uma trilha separada. No final do jogo, o jogador que mais contribuiu para este projeto compartilhado recebe o maior bônus e o jogador que menos contribui é penalizado. No mapa do Japão, o tabuleiro também possui uma parte aumentada no mapa da Ilha de Kyushu e metrô de Tokyo, para que os jogadores trabalhem simultaneamente as duas redes, que podem estar interconectadas.
Na Itália, o tabuleiro de jogo é dividido em regiões, e os jogadores ganham pontos de bônus com base em quantas regiões eles se conectam em sua rede.
A expansão também introduz um novo tipo de rota de balsa. Todas as rotas cinza são rotas de balsa, com 1 a 4 espaços marcados com um símbolo de onda. Para cobrir um símbolo de onda é preciso jogar uma locomotiva ou uma barca, sendo que as cartas de balsa são um tipo especial de carta.

Índia
Dois novos desafios aguardam os mais habilidosos jogadores de Ticket to Ride. A expansão Índia e Suiça deve ser combinada com o jogo base ou a versão Europa e oferece dois mapas inéditos e bem diferentes!
Embarque em uma viagem por um dos territórios mais populosos e coloridos do mundo.
O ano é 1911 e o mundo está mudando rápido no Raj Britânico. Você conseguirá completar o Grand Tour em tempo ou será que seus adversários serão mais sagazes e com melhores conexões?
Esta expansão também conta com o incrível mapa da Suiça, projetado para 2 a 3 jogadores e que fez muito sucesso no Ticket to Ride Online! Descubra a geografia desafiadora da Suiça com seus vales verdejantes e pastos em áreas montanhosas, além de todo o charme dos países vizinhos.

Extra
Play Pink
Ticket to Ride Play Pink é um projeto de caridade em colaboração com a Pink Ribbon, apoiando a pesquisa do câncer de mama em todo o mundo, liderada por Days of Wonder e Asmodee Belgium. Na Holanda, € 4 por conjunto e na Bélgica € 2 por conjunto vendido serão doados à Pink Ribbon. O artigo contém um conjunto completo de trens que podem ser reproduzidos com Ticket to Ride e Ticket to Ride: Europe em uma nova e única cor rosa e um novo formato de vagões em uma bela caixinha de lata.

Edição Independente

Ainda há a versão Ticket to Ride Países Nórdicos para 2 ou 3 jogadores e vagões com 3 novas opções de cores: preto, branco e roxo. O mapa é vertical e essa edição não aceita nenhuma expansão até o momento.


Ticket to Ride Países Nórdicos
Ticket to Ride Países Nórdicos leva você numa aventura através do Norte da Europa! Conheça os belos fiordes da Noruega e sinta a maresia nos portos suecos do mar Báltico.
Embarque numa aventura seguindo os caminhos trilhados pelos Vikings na Dinamarca, Noruega e Suécia, viajando para as grandes cidades do norte da Europa, como Copenhagen, Oslo, Helsinki e Estocolmo. Pegue ainda um trem na Finlândia e vá contemplar o Sol da meia-noite no Círculo Ártico
Novidade deste título, os túneis são rotas especiais facilmente identificadas por marcas de túnel e sombreado em torno de cada um de seus espaços.
O que torna um túnel especial é o fato de que o jogador nunca tem certeza do tamanho da rota que ele está tentando controlar!

Nenhum comentário

Postar um comentário