Wishlist #8 - Board Game - Root

21 de maio de 2022


Root é um jogo de tabuleiro que foi lançado em 2018 originalmente pela Leder Games, e se tornou um grande sucesso. O jogo se passa na "Floresta da Madeira", onde algumas facções rivais vão traçar suas estratégias e batalhar pelo domínio dos territórios. Por trás de ilustrações super legais, personagens bonitinhos e meeples de madeira fofos e que enchem os olhos, Root esconde um jogo de guerra tão acirrado quanto assimétrico, visto que as facções possuem as próprias regras que fazem com que cada jogador faça suas jogadas com ações, objetivos e movimentos diferentes do outro. Isso torna o jogo um tanto complexo e, de certa forma, bastante demorado para se aprender, considerando todos os manuais de regras cheio de detalhes sobre o que cada facção deve ou não fazer.

Claro que fiquei super curiosa pelo formato, porque todos os jogos que tenho na coleção não passam nem perto de algo assim, e já dei um jeito de incluir na minha wishlist (que só não é maior do que a wishlist de Funko Pop), mas, confesso que fiquei meio ressabiada, porque talvez não seja um jogo adequado pras crianças aqui de casa justamente por causa dessa complexidade, e meu medo era de investir alto (porque é um jogo caro pra caramba, ainda mais se considerar as expansões) em algo que vai ficar guardado até que tenham idade pra entender bem e se interessarem de fato. Dei uma pesquisada básica e vi que muita gente, incluindo adultos, tem dificuldade em aprender a jogar porque não é só sentar, jogar os dados e abrir cartas, não é um jogo simples que se aprende com cinco minutos, e para se ter uma experiência legal, o interessante é que todos os jogadores saibam o que cada facção está fazendo pra ninguém ficar alheio às jogadas dos outros. Porém, a questão do tempo demasiadamente longo pra se aprender é o que pode prejudicar o interesse e desanimar todo mundo que não seja um entusiasta de jogos de tabuleiro a querer jogar. Difícil alguém, ainda mais crianças, dedicar horas da vida só pra ler e gravar, e ainda lembrar de todos os detalhes minuciosos durante o jogo, das informações de um manual enorme de mais de trinta páginas (que deveria estar cadastrado no Skoob, já que parece um livro). E como cada expansão adiciona mais facções com jogabilidade diferente das demais pra manter a assimetria, é mais coisa pra se aprender.

Como não sou nada ansiosa (mentira), já sai correndo pra comprar o jogo base junto com a expansão dos Ribeirinhos e Submundo (as outras vão ficar pra depois por motivo de falência), mas, enquanto espero chegar, já dei um jeito de baixar o manual pela internet pra dar uma lida, estou vendo alguns videos que explicam como o jogo funciona, e assim já posso ter uma ideia de como preparar o terreno pra introduzir o jogo na mesa dessa casa. Oremos pra ninguém me deixar no vácuo.

Editora/Fabricante: MeepleBR
Criador: Cole Wehrle
Idade recomendada: 14+
Jogadores: 2-4
Descrição: Lançado em 2019 pela Leder Games e aos poucos já se tornando um sucesso mundial, Root esconde por trás de ilustrações fofinhas e personagens bonitinhos, um jogo de guerra de encher os olhos. Cheio de surpresas e possibilidades estratégicas.
Em Root, cada jogador pode comandar uma das quatro facções que lutam pelo domínio da Floresta da Madeira, cada uma delas com objetivos diferentes e estratégias únicas. Portanto, traçar seu jogo necessita de adaptação e inteligência. Os gatos, Marqueses, por exemplo, estão interessados nas riquezas da floresta, enquanto a Aliança lutará através da influência de suas ideias e sonhos nos outros habitantes. Ainda temos as Rapinas que tentam reestabelecer seu reinado. E não podemos esquecer, é claro, do Malandro, um “espírito livre” que não se importa de seguir seu caminho, desde que esteja ao lado de quem ganhar no final das contas.
No jogo, cada facção cria sua própria narrativa, já que é preciso guiá-la enquanto aproveita suas qualidades e leva em conta suas possibilidades. Para cada facção, um jogo inteiramente diferente e com formas únicas de vencer.
A floresta nunca teve uma guerra tão fofinha, bonitinha e, ao mesmo tempo, selvagem e cheia de violência, estratégia e conflitos territoriais.


Expansões
Ribeirinhos
A Expansão Ribeirinhos acrescenta novos modos de jogo, além de novas facções e personagens para incrementar ainda mais o premiado jogo Root.
Os Lagartos Cultistas e os Ribeirinhos são as novas facções que entraram no conflito. eles acrescentam novas estratégias de jogo, aumentando ainda mais a diversidade que já é uma marca registrada do Root.
Para quem gosta de sutileza e barganha, temos um novo Malandro, o que vai aumentar a competição entre os jogadores e as possibilidades estratégicas.
Além de tudo isso, a expansão também contém o Marquês Mecânico – uma facção autônoma para ser confrontada em modo cooperativo – , a possibilidade para se jogar com até 6 jogadores e uma variante solo para você treinar suas habilidades quando estiver sozinho.
Submundo
Entre fundo no mundo de Root com a Expansão Submundo, que traz duas novas facções e um novo tabuleiro.
Jogue como:
Ducado Subterrâneo: influencie seus ministros para expedições na Floresta da Madeira, trazendo ordem para a guerra sem fim e o caos que rege a superfície.
Conspiração Corvídea: use astúcia e malandragem para manter a Floresta da Madeira sua refém, instigando tramas para controlá-la através do terror.
Jogue no:
Mapa das Montanhas: escale os picos, libere rotas bloqueadas e controle a passagem para mostrar que você é um líder de verdade.
Mapa do Lago: aventure-se cruzando o mapa através da Balsa, encontrando novos amigos e aliados no caminho.
A caixa de Root: Expansão Submundo inclui duas novas facções; um novo mapa frente e verso com lagos e montanhas; e centenas de novas configurações de jogo!

Autômata
Root: Expansão Autômata permite que os jogadores enfrentem 4 facções automatizadas inimigas. Adicione uma delas para completar uma partida com poucos jogadores ou contra elas, em uma partida cooperativa!
Lute contra:
Marquês Mecânico 2.0 – Esquive-se de suas patrulhas e tente evitar que ele complete suas construções.
Rapinas Elétricas – Acione as defesas da Floresta da Madeira contra este inimigo alado. Se ele não for desafiado, a floresta será esmagada sob suas forças.
Aliança Automatizada – Policie estes radicais e destrua suas bases antes que um pequeno levante torne-se uma enorme rebelião.
Automalandro – Cace o covarde Automalandro pelas diversas clareiras da Floresta da Madeira ou tente trazê-lo até você em troca de itens.
A caixa de Root: Expansão Autômata inclui quatro facções completamente automatizadas que podem ser usadas em partidas solo, cooperativas ou competitivas; três níveis de dificuldade para cada autômato; mais de uma dúzia de cartas de traços que dão habilidades especiais e novas estratégias para os autômatos.

Extras
Exilados e Partisans
Faça uma reviravolta em Root, mergulhando no Baralho de Exilados e Partisans.
Faça o povo ajudar a governar com a Cozinha Comunitária.
Destrua cartas criadas por outros jogadores usando Sabotadores.
Copie habilidades de facções com cartas como o Imigrante Rapina.


Pacote do Malandro
Melhore seu Root com sete novos peões customizados para cada Malandro!
Além dos peões customizados, temos três novos Malandros para infernizar as outras facções:
Finte e corte com o Ronin
Realize mais tarefas com o Aventureiro
Ande livremente com o Saqueador
O Pacote do Malandro é feito para todos os fãs desse personagem da Floresta da Madeira.

Nenhum comentário

Postar um comentário