Wishlist #3 - Board Game - Santorini

9 de abril de 2022


Numa das minhas andanças por canais de jogos de tabuleiro procurando por jogos de estratégia (que também servem pra crianças), caí de para-quedas em algum canal que mostrava uma partida de Santorini. Fiquei tão envolvida que nem lembro mais qual foi o canal, mas agradeço por atiçar minha curiosidade e minha vontade de jogar esse bendito. XD

O jogo tem um tabuleiro quadriculado e os movimentos verticais, horizontais e diagonais dos personagens lembram partidas de xadrez bem abstratas e muito mais simples do que o xadrez original. Cada jogador possui uma duplinha de Trabalhadores que se movem individualmente nos espaços adjacentes e, em seguida, constroem uma estrutura. O objetivo é ir se movendo e construindo até que um Trabalhador atinja o terceiro nível (ou andar) da construção, desde que ninguém complete o prédio com um domo. Nesse meio é preciso observar os movimentos do adversário a fim de impedir que ele atinja esse objetivo, e, claro, ele vai tentar fazer a mesma coisa com a gente.

Também é possível jogar usando as cartas de deuses, em modo simples e avançado, que acabam dando "poderes" para esses Trabalhadores. São habilidades especiais como se mover ou construir mais vezes, trocar de lugar ou empurrar o oponente pra lá, destruir construções alheias, ou vencer de outras formas que não seja atingir o terceiro nível da construção, dando um up na jogabilidade e sempre oferecendo novas formas de se jogar, fazendo com que tudo fique ainda mais divertido.


Editora/Fabricante: Roxley/Galápagos
Criador: Gordon Hamilton
Idade recomendada: 8+
Jogadores: 2-4
Descrição: Torne-se um dos deuses da mitologia grega em Santorini, um clássico em todos os sentidos que figura entre os top 10 melhores jogos abstratos do ranking Board Game Geek.
Suas regras simples, com partidas de 20 minutos, e os componentes belíssimos fazem de Santorini um jogo leve e cativante em que os jogadores devem traçar uma estratégia para edificar construções e vencer ao chegar primeiro ao terceiro nível.

Infelizmente a expansão Golden Fleece que adiciona mais cartas, mais personagens e mais opções de jogo, assim como a edição New York de Santorini ainda não estão disponíveis no Brasil, mas quando aparecerem, vão entrar na lista junto. Galápagos, nunca te pedi nada...

Nenhum comentário

Postar um comentário