15 de outubro de 2015

Uma Luz Súbita - Garth Stein

Título: Uma Luz Súbita
Autor: Garth Stein
Editora: Paralela
Gênero: Drama/Romance
Ano: 2015
Páginas: 336
Nota
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Sinopse: No verão de 1990, aos 14 anos, Trevor visita a Casa Riddell pela primeira vez. Construída a partir de árvores maciças, faz parte do legado de seu avô, magnata da indústria madeireira. Preocupado com o divórcio dos pais, ele decide explorar a casa e a história de seus antepassados.
Logo Trevor descobre o primeiro segredo da Casa Riddell: um espírito e sua dívida - pois, apesar do imenso valor da casa, ela é assombrada pelos desejos finais do patriarca, Elijah, de se redimir da destruição que causou. Trevor é o único de sua família disposto a encarar o passado, mas será que ele conseguirá se manter firme para garantir o futuro?
Uma luz súbita é uma história rica, que traz à vida a saga das gerações de uma família assolada pelo sofrimento. Uma homenagem à natureza, também revela aquilo que muitos não conseguem enxergar: as conexões universais que unem a todos nós.

Resenha: E se você pudesse descobrir a história da sua família em uma busca através do século passado? Trevor, um garoto de 14 anos na década de 90, se muda para Seatlle com seu pai, enquanto sua mãe vai para  a Inglaterra, devido a uma separação. A mudança de ares traz para o menino uma perspectiva desconhecida sobre sua família e uma série de descobertas sobre seus antepassados. A ideia primária é a venda da propriedade Riddel para que a família possa reaver parte das suas posses, mas os planos podem ser mudados quando antigos fatos vêm a tona...

Qual leitor nunca pegou um livro e começou a lê-lo sem ter prestado total atenção na sinopse? Uma Luz Súbita é o tipo de obra que surpreende justamente por isso: o conteúdo vai além da capa e de sua pequena introdução na orelha.  A trama se inicia com a mudança de Trevor e seu pai para casa de seu avô e tia paternos, em Seattle. A narração em terceira pessoa vai traçando pouco a pouco os contornos de cada personagem. Trevor é Esperto, como sua própria tia Serena diz. O menino, apesar de jovem, demonstra muita maturidade a lidar com certas situações. Seu pai, Jones, é um homem carrancudo e misterioso, mas isso tem um embasamento bem concreto. Serena é uma mulher cativante e cheia de vida, que anda desfilando pela antiga casa Riddel com seus pés descalços e unhas azuis. Vovô Abbe, portador de uma leve demência, foi o mais importante personagem para toda trama se desenrolar e os mistérios do passado se revelarem.

Esses quatro membros de uma mesma família, cuja história está despedaçada por um acontecimento do passado, dão forma ao enredo. Jones tem algum segredo que envolve seu pai, Abbe, e a todo momento o autor vai colocando pistas sobre isso. Serena tem seu papel de intermediadora na relação entre seu irmão e o pai, tendo também sua participação na relação conflituosa deles. Enquanto isso o Trevor Esperto assiste tudo e vai tecendo suas teorias. Atrelado a isso está a descoberta do menino sobre um diário de um antepassado, Benjamin Riddel, tio avô de Abbe, que teve um caso com Henry.

O romance gay foi uma total surpresa e deu um ar mais profundo na história, mostrando a que o livro veio. Tudo é contado através de passagens de um diário, e a cada parte algumas questões vão ficando mais claras. O interessante é que a abordagem do tema não veio sem propósito: o autor embasou tudo em questões históricas e uniu isso num afeto entre dois homens. Há um grande aprofundamento sobre questões de lutas por posses de terra e poder no início do século XX, o que envolve diretamente Benjamin e Henry. Além disso existe uma abordagem bem forte de espiritismo. Particularmente, não creio nisso, mas aos que creem pode ser um toque interessante.

A história de Uma Luz Súbita é linear e não apresenta momentos de grande emoção ou revelações. Porém, os personagens são cativantes e os acontecimentos remetem àqueles filmes da Sessão da Tarde. Imaginei cada passo do Trevor na antiga casa dos Riddel em suas aventuras. Há um momento, entretanto, que certo desfecho foi muito estranho e fora do contexto, o que tirou uma estrela na classificação. No mais, é uma leitura válida e surpreendente.


Nenhum comentário

Postar um comentário