5 de agosto de 2014

Meus 15 Anos - Luiza Trigo

Lido em: Agosto de 2014
Título: Meus 15 Anos - Meus 15 Anos #1
Autora: Luiza Trigo
Editora: Rocco  
Gênero: Juvenil
Ano: 2014
Páginas: 232
Nota
Sinopse: Uma festa de cinema! Este era o sonho de Bia, prestes a se tornar realidade em Meus 15 anos. Ela só não esperava que sua grande noite daria um filme – com direito a drama, romance, comédia e ação de tirar o fôlego. Bia é a protagonista do segundo romance da escritora carioca Luiza Trigo, que vem conquistando seu espaço entre o público adolescente e pré-adolescente desde sua estreia com Carnaval. Da entrega dos convites ao surpreendente desfecho, a autora conta uma história movida a sonhos, paixões, ciúmes, alegrias, decepções e, principalmente, amadurecimento, amizade e amor.

Resenha: Meus 15 Anos, escrito pela autora nacional Luly Trigo e publicado pelo selo Jovens Leitores da Editora Rocco conta a história de Bia, uma adolescente nerd prestes a comemorar sua gloriosa festa de 15 anos em grande estilo após ter feito muito suspense e guardado segredo das amigas sobre como a festa seria. Bia está ansiosa para sua noite de princesa mais do que especial e tão sonhada, quer aproveitar muito e não quer que nada saia errado, principalmente com Thiago, o garoto mais gatinho da escola por quem ela está super a fim. Suas amigas dão um jeitinho de darem um empurrão para que ela fosse notada (nerds são praticamente excluídos ou invisíveis), porém, existe alguém que também quer ser notado no meio dessa história...

O livro possui capítulos curtos cujos títulos são nomes de filmes que resumem bem a cena a ser contada, e cada um é narrado em primeiro pessoa por um personagem diferente (no começo tem o desenho junto com o nome do personagem da vez) dando ao leitor seu ponto de vista sobre determinado acontecimento. A narrativa é super leve e divertida e pra quem vive essa fase pode ser um prato cheio de entretenimento, e pra quem já passou dela, pode causar bastante nostalgia.
Bia é uma garota bastante inteligente, fã de livros e adora a companhia de suas amigas. Ela sente falta de se socializar mais com os outros e espera que, com a festa, o pessoal da escola pudesse vê-la como alguém descolada.
Bruno é o melhor amigo e confidente de Bia, um fofo que sempre está ao seu lado para o que der e vier, mas a amizade já é tão antiga que ela não o vê mais como um "garoto"que lhe atraia a atenção. Bruno já sente o contrário mas não sabe como expor seu segredo. Amanda (assim como as outras meninas) também é amiga de Bia e é daquelas que sempre estão presentes para se divertirem juntas e se apoiarem.
Jéssica é a garota mais antipática do colégio. Invejosa e recalcada, detesta ver que alguém que ela considera "inferior" possa se destacar, e a festa de Bia é um tipo de ameaça pra ela, mesmo que tenha sido convidada.
Thiago, o gato da escola, faz de conta que Bia não existe e fica surpreso quando recebe o convite pelo Facebook, mas acaba resolvendo ir, afinal, mesmo que seja uma vergonha ser visto em público com uma nerd desse calibre, quem em sã consciência perderia a festa do século?
Pelo pouco da personalidade dos personagens, é possível perceber claramente que se tratam de adolescentes, com preocupações de adolescentes e atire a primeira pedra quem não enxergar um pouquinho de si mesmo em algum deles.
Meus 15 anos consegue resumir e captar bem a essência da adolescência, trabalhando as inseguranças, os desejos, o relacionamento com amigos e familiares, as emoções e a ideia do que seria o amor, que muitas vezes, até pra quem já é adulto, está bem diante dos nossos olhos mas não conseguimos enxergar.
Preciso elogiar o trabalho gráfico feito no livro que o deixou uma graça, de encher os olhos. Desde a capa aveludada com detalhes em verniz, as ilustrações super fofas feitas pela Irena Freitas, até a diagramação, com detalhes de estrelinhas a cada final de capítulo. As folhas são brancas, as letras são grandes e é aquele tipo de livro pra se ler de uma vez em pouquíssimas horas.

Leitura super indicada às adolescentes que sonham em encontrar um grande amor e até mesmo a quem deseja relembrar seus 14, 15 anos e pensar que aquela época foi muito divertida, mesmo que olhando daqui pareça ter sido super ridícula ahahahahaha!


As Valentinas - Luiza Trigo (spin-off)
Pra quem quiser provar um pouco da história, a autora escreveu um spin off que antecede os acontecimentos de Meus 15 Anos e seu formato digital está disponível gratuitamente em algumas livrarias online (confira abaixo). Em As Valentinas, Bia ainda tem 14 anos e fala aos quatro ventos em como adora odiar o dia dos namorados por acreditar ser uma data exclusivamente comercial (ou será porque nunca namorou?). Ela e suas amigas, intituladas de "As Valentinas', passam o dia se divertindo, fazem a noite das amigas e aproveitam a amizade umas das outras ao mesmo tempo em que ficam ansiosas pela super festa de Bia que vem por aí, e ela faz questão de manter todos os detalhes em segredo para ser uma grande surpresa.




10 comentários

  1. Muito, muito legal! Com certeza deve ser um prato cheio pra lembrar das alegrias e tralmas da adolescencia ;)
    annagranado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Flávia, mesmo sendo já casada e com filhos, eu amo liros que retratam o tempo da adolescência. Como você disse, acredito que temos alguma coisa daquele tempo em nós.
    Esse tipo de leitura também nos dá a oportunidade de dar muitas gargalhadas, o que mais amo! Fico rindo feito doida pelas madrugadas! Kkkkk...

    Beijinhos!
    http://citacaonumclick.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei suuuuper legal esse livro. Com certeza vou comprar para a minha sobrinha ler quando estiver maiorzinha, tenho certeza que se ela for como a tia vai amar.

    Beeeijos
    http://julianamoreire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Primeira resenha que vejo do livro e me ganhou de vez agora, a capa já me chamou atenção, o autora com aquele cabelo que me faz gamar. Tava com duvida em ler ou não, tava achando que seria juvenil demais, mas agora percebo que faz meu tipo, adoro leituras assim
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. eu li as valentinas e não dava muita coisa pelo livro Meus quinze anos, apesar de achar meio infantil achei sua resenha otima flavinha. acho que vou dar uma chance pra leitura.
    o que eu curti muito foi a capa desse livro q é mt fofa

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser ótimo, gosto muito de histórias adolescentes, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha!!
    Eu acompanhei o lançamento do livro pelo Facebook da Luly e a cada post e novidade tinha mais vontade de lê-lo!Como tenho a idade da protagonista acho que a leitura seria super bacana!O livro parece uma fofura só e achei bem interessante essa parte dos capítulos serem narrados por personagens diferentes!
    Beijos
    EmyLu- Louquinha por Livros

    ResponderExcluir
  8. A resenha tem cara de ser muito real ao livro, uma ótica indicação! Será uma das minhas próximas leituras, estou ansiosa para conferir o lançamento....

    ResponderExcluir
  9. Gêneros juvenis não são os que me prendem mais, mas parece ser tão fofo o enredo..sobre os amores adolescentes rs, e a resenha ficou fácil de entender e de se interessar pelo livro, bom trabalho!!
    Beijos..

    ResponderExcluir
  10. Já passei dessa fase,mas livros juvenis são sempre muito bacanas e divertidos!!!! gostei dessa coisa de cada capitulo ser contado por um personagem diferente, desse ser muito legal! me lembrei de muitas coisas que eu mesma passei nessa fase,ao ler a resenha.muito bom!

    ResponderExcluir