27 de agosto de 2014

Um Milagre Chamado Grace - Kristin von Kreisler

Lido em: Agosto de 2014
Título: Um Milagre Chamado Grace - O amor pode aparecer em diversas formas
Autora: Kristin von Kreisler
Editora: Única
Gênero: Ficçao/Romance
Ano: 2014
Páginas: 288
Nota
Sinopse: Depois de ter sobrevivido a uma tragédia em que vários de seus amigos foram mortos, Lila Elliot sabe que suas cicatrizes só amenizarão com o tempo. E ela é grata pelo carinho de sua melhor amiga, que a hospedou em sua casa para que ela não ficasse sozinha e recebesse seus cuidados. Entretanto, algo em seu coração não consegue esquecer a tristeza e a dor desse trauma. Até que ela conhece Grace, uma golden retriever que sofreu abusos e maus tratos, mas que havia sido resgatada por Adam, um homem de bom coração que não suportou ver um animal tão triste e sofrido. Lila, que tem verdadeiro pavor de cães desde a infância, terá de dividir o espaço com Grace. As duas precisam de amor e de tempo para superar suas tragédias pessoais. Grace mantém distância de Lila, pressentindo o medo que ela sente. Aos poucos, porém, Lila consegue enxergar pelos olhos de Grace o amor e a coragem que são tão importantes para seguir em frente. Um romance apaixonante, sobre os dramas da vida, as incertezas e o amor que chega inesperadamente.

Resenha: Um Milagre chamado Grace
, escrito pela autora Kristin von Kreisler e lançado no Brasil pela Editora Única conta a história de Lila Elliot, uma mulher como qualquer outra, exceto pelo fato de que tem total pavor de cachorros por ter sido mordida por um quando criança. Num dia que deveria ser tranquilo, ela acaba passando por uma experiência muito traumática em que Yuri, o zelador do prédio onde trabalha, resolve sair atirando feito um louco nos outros, inclusive nela. Lila consegue escapar e sobreviver. Depois de ganhar alta no hospital, ela vai pra casa de sua amiga Cristina e continua com a recuperação, mas não fica muito feliz por saber que a amiga iria viajar e deixá-la tomando conta da casa, e de Grace. Grace é uma golden retriever que sofria muitos abusos e maus tratos pelo dono e foi resgatada por Adam, e a casa de Cristina era seu lar provisório até que Adam encontrasse um definitivo. Lila não teve escolha e aceitou dividir o espaço com Grace. Será que a partir dessa convivência as duas conseguirão superar seus medos e as tragédias que viveram no passado?

A edição da Única ficou muito fofa. A capa é a coisa mais linda, as páginas são amareladas, a diagramação, apesar de simples, tem um ornamento em forma de rabisco a cada início de capítulo, não percebi erros de revisão e única coisa que me incomodou um pouco (acho que por falta de costume) foi o estilo dos diálogos, que tem aspas em vez de travessão.
Narrada em terceira pessoa, Um Milagre chamado Grace é um livro de leitura fácil com propósito de fazer com que o leitor reflita sobre diversas questões emocionais e até mesmo sociais, e por ter um animal como personagem, foi o suficiente pra me chamar atenção. Imaginei que esse era o tipo de livro que me faria chorar pois logo lembrei de "Marley" (que me fez chorar litros) e até do gato "Dewey" e o quanto fiquei apaixonada pelas histórias desses bichinhos lindos e fofos. Logo quis ler sobre Grace, mesmo sabendo que se tratava de ficção.
Talvez por eu ser daquelas que gosta mais de bicho do que de gente, no início tomei uma enorme antipatia de Lila com todo aquela repulsa e medo de Grace e o quanto teima em acreditar que a pobre cachorra é perigosa. Ela ainda desenvolve um tipo de obsessão para saber o que levou Yuri a sair atirando tentando encontrar alguma justificativa para tal atrocidade. Ela tinha que entender, precisava saber o que se passou pela cabeça desse homem.
Por um lado fiquei com pena, pois mesmo que seja bondosa, é aquele tipo de pessoa que parece ter perdido as esperanças por nada dar certo em sua vida... relacionamento falido, emprego ruim, e quando nada podia piorar, quase morre com um tiro, o que fez com que tenha perdido a fé nas pessoas. Mas ela é bem difícil até a metade do livro, e só depois disso é que um fio de simpatia por ela começou a brotar de mim.
Do outro lado, Grace, que de cara já ganhou minha simpatia, havia sido muito maltratada pelo antigo dono até ser resgatada por Adam, percebe toda a tensão e medo por parte de Lila, sente que não é querida e procura se afastar. Depois de tudo que passou, Grace só quer amor e carinho mas ao que tudo indica, Lila era a última pessoa em quem ela encontraria isso.
As personagens conseguem cativar com suas personalidades tão peculiares, as situações rotineiras e cotidianas nos remetem a realidade, até com a questão dos animais que sofrem maus tratos, e é o tipo de história que poderia ter acontecido com qualquer um, pois é simples e bem verdadeira.
Adam foi o personagem que mais gostei depois de Grace. Bonito, doce e preocupado com os animais.
Acho que o título já é um grande spoiler do que acaba acontecendo no final das contas, então não é algo tão surpreendente assim, mas a forma como a autora desenvolveu a história, com tantos detalhes, emoções e como fica óbvio que o encontro das duas era algo que tinha que acontecer para que suas vidas fossem preenchidas e reconstruídas em busca de um final feliz. Claro que existe o envolvimento de Adam e a ligação que Grace tem com ele, e dos demais personagens, e a autora, mesmo que tenha inserido fatores tristes e trágicos, faz com que a história seja bonita e tocante, pois retrata receios, traumas e dificuldades de um jeito que agrada, emociona, mas não a ponto de ter me feito debulhar em lágrimas. A história envolve aceitação, superação e acima de tudo, o amor que vem de onde menos se espera...
Quero uma Grace pra mim ♥


4 comentários

  1. A Grace é um amor, é um anjo! Me apaixonei pelo livro por conta dessa guerreira maravilhosa! ♥

    ResponderExcluir
  2. Grace <3
    Eu sempre fui uma criança que amava filmes com animais, me derretia quando via um animalzinho triste nas telinhas rsrsrs.
    E hoje, sou uma louca por livros com animais, tocam nossos corações de tal maneira.
    Adorável <3

    http://sexofraldaserocknroll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Flavia
    Tudo bem?
    Não gosto de ler ou ver filmes que envolvam animais, adoro eles mas, me emociono com facilidade ao ler ou ver a história rsrsrs! mas amei
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  4. Muito perfeita a capa desse livro.Grace deve ser um milagre mesmo.Sua resenha me deixou curiosa,mas amo livros que contenham estórias caninas.

    http://www.vicioemlivros.com/2014/08/sorteio-livro-eterna-instagram.html


    beijos

    ResponderExcluir