15 de outubro de 2013

Os Adoráveis - Sarra Manning

Lido em: Outubro de 2013
Título: Os Adoráveis
Autora: Sarra Manning
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance, Juvenil
Ano: 2013
Páginas: 384
Nota:
Sinopse: Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ficaram pela primeira vez.

Resenha: Os Adoráveis, escrito por Sarra Manning e lançado pela Editora Novo Conceito, traz a história de Jeane Smith, uma garota de 17 anos independente, com estilo próprio e excêntrico, cheia de atitude e personalidade, que há um tempo atrás resolveu criar um blog, o Adorkable, para falar sobre seu estilo de vida, o que é uma inspiração para seus leitores e seu meio milhão de seguidores do Twitter. O blog fez tanto sucesso que foi premiado por diversos meios de comunicação e ainda ganhou um Bloggie Award, e ela ainda ganha uma boa grana através de palestras e consultoria sobre esse meio para empresas. Jeane é uma dork, ou seja, alguém que simplesmente não leva em consideração a opinião alheia sobre seu gosto pessoal.
O problema é que Jeane só possui todo esse status no mundo virtual, pois na vida real, principalmente na escola, é completamente sozinha, e a única pessoa que ela mantém um contato maior, é seu namorado esquisito, Barney, e nesse relacionamento falido não existe a menor química...
Eis que surge Michael Lee, um garoto que é o oposto de Jeane, do tipo popular que só vai olhar pra garota mais bonita da escola e ignorar todas as outras, incluindo Jeane que é e bem diferente das outras no que diz respeito ao seu comportamento e estilo estranho de se vestir, e ainda acha que internet e redes sociais são besteiras fúteis e inúteis. Ele namora Scarlett, que por ironia do destino se interessou por Barney, e o interesse foi recíproco...
Jeane e Michael, passam a se ver com mais frequência devido a traição dupla de seus namorados, e arriscam um beijo, e é partir daí que a história começa a se desenrolar, pois por mais que eles sejam opostos, passam a se conhecer e a não conseguirem mais ficar longe um do outro...
Narrado em primeira pessoa, e com alternância entre Jeane e Michael, Os Adoráveis é um livro de leitura bem fácil e várias pessoas podem se identificar um pouco com a situação em que Jeane se encontra... Uma pessoa cuja vida social online é bem sucedida, animada e movimentada, enquanto na vida real, mesmo morando sozinha e tomando conta da própria vida, ela passa despercebida. Ela também tem alterações de humor constantes e quando ficava "azeda" chegava a despertar minha completa antipatia.
Michael já é o contrário, pois é bem popular e vive de acordo com as regras e exigências dos pais.
Os demais personagens não são tão explorados, então a história fica mais restrita a Jeane e Michael, e por isso, achei que ficou tudo um pouco cansativo e até um pouco maçante de acompanhar.
Como casal, apesar de não ser algo totalmente original, foi algo que saiu um pouco do padrão, sendo Jeane a menina estranha e excluída (mesmo com sua vida de glamour nas redes sociais) com o garoto popular e querido.
Já conhecia a autora pela série Fashionistas e fiquei um pouco desanimada com mais um livro onde o mundo da moda (por mais que seja um estilo próprio) e questões adolescentes estejam sendo abordados mais uma vez... Mas ainda assim é um bom livro, pois retrata a atualidade expondo como hoje em dia tudo está ligado à internet, como se todos dependessem dela pra tudo. Apesar da história dar algumas voltas desnecessárias, vale a pena dar uma chance devido a mensagem nas entrelinhas. Às vezes o que é diferente não necessariamente é algo ruim... O final também foi bem satisfatório pra mim.
A capa descontraída combinou bem com o conteúdo do livro, cuja edição não deixou a desejar, seja com relação a diagramação, tradução e revisão por parte da Novo Conceito.
Recomendo o livro para todos aqueles que curtem uma leitura leve e que querem pensar um pouco acerca da importância de sermos nós mesmos em meio a grande necessidade da tecnologia, internet, redes sociais e afins em nossas vidas.

11 comentários

  1. Oi, Flavia.
    Adoraria ler um livro que fala de blogueiros, mas por mais que eu goste de moda (e eu amo) não me empolguei com a sinopse desse livro. Ainda mais agora que vi que você não gostou taaanto assim. Não me identifiquei porque amo internet e tudo que ela tem a oferecer, mas gosto mais ainda das pessoas, de sair, dançar e ter uma vida social movimentada.
    Ótima resenha, como sempre. ;)

    Beijos e boas leituras.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do livro falar sobre blogueiros. A resenha ficou muito boa, acho que vou comprar o livro. Pena que a capa é feia. ;(

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha associado a escritora a série Fashionistas, mais interessante de tudo é que eu fiquei muito tentado a ler este livro, primeiro por se tratar de algo quase surreal e por trazer o que você mesmo falou Flávia, a importância da internet e da tecnologia para nossa vida. Mostra que muitas pessoas tem duas vidas: a real e a virtual. Adorei a resenha XD

    ResponderExcluir
  4. Oi, Flá. Ainda não li esse livro, será minha próxima leitura. Mas tava curiosa pra saber a opinião de outra pessoa. Vou tentar a leitura, né. Vamos ver se me agrada.
    rs

    Beijokass

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, estou louca pra ler esse livro :(
    Não gostei muito da capa dele, mas relevo porque parece ser muito interessante.
    Beijos, Anna
    http://16livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. gostei da sua resenha direta e objetiva
    beijos
    @livroazuis
    livro-azuis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Um romance light e cheio de humor pelo jeito. gostei muito do que li e principalmente de conhecer essa garota tão espevitada. Será que os dois ficarão juntos no final? vou querer ler. Amei.

    ResponderExcluir
  8. Tô passada!
    Um amigo meu gostou absurdamente desse livro! Isso é a maior prova de literatura é uma estúpida questão de gosto, não é?
    Gostei pacas da sua opinião, amiga! Casais maçantes de acompanhar são porres!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ao contrário de você Flávia, nunca li nada da autora e estava absurdamente empolgada para ler esse livro, entretanto vou lê-lo agora com mais reservas... com os pés no chão...

    xoxo
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  10. Oi Flávia, eu não conhecia a autora, por isso foi uma novidade para mim. Gostei muito do livro e dos personagens.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Olá Flavinha!
    Eu achei esse livro com tema bem atual! Nunca li nada da qutora e pelo que escreveu irei gostar da história!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir