3 de outubro de 2013

Dica Esperta #3 - Facilitando a navegação no blog


Oie, gente!!
Cá estou eu com mais uma postagem de dicas sobre organização do nosso querido cantinho. E a de hoje, é pra falar sobre a organização e disposição de ferramentas que facilitam a navegação e a pesquisa dos leitores, afinal, quando alguém entra no blog, precisa ter facilidade e praticidade de encontrar as coisas, e quanto mais difícil (ou inexistente) for esse acesso, mais afastados os leitores ficarão...

Confira os itens essenciais para, além de manter a organização, facilitar a procura e o acesso às postagens do blog:

  • Caixa de Pesquisa
Primeiro item que facilita a procura por informações no blog. Basta o leitor digitar a palavra que deseja pesquisar e em seguida irá aparecer todas as postagens que contenham aquela palavra.

  • Menu
Um menu organizado com os principais assuntos abordados no blog é fundamental para que os leitores possam se localizar. Se o blog possui resenhas, promoções, colunas diversas e etc, esses itens devem aparecer no menu para facilitar o acesso e os leitores saberem que são assuntos que vão achar alí, caso contrário, ninguém irá adivinhar que existe, onde encontrar, nem irá ficar perdendo tempo vasculhando cada postagem a fim de encontrar algo no escuro, sem saber o que é e se existe mesmo...
No menu, os assuntos que o blog aborda devem estar sempre visíveis, independente de estarem organizados com submenus ou não.


  • Tags
Marcadores para facilitar a pesquisa por aquela tag em questão são úteis, mas de nada adianta usar essa funcionalidade se o gadget de tags não existe, ou se exibe todos os marcadores do blog para fazer com que o leitor tenha preguiça ou dificuldade de procurar uma tag em meio a milhares naquela lista super comprida que faz a lateral ficar mega extensa e a barra de rolagem do blog ficar microscópica.
O gadget de marcadores, quando presente, só deve exibir as principais tags pra separar os temas por categorias, e deveria inclusive funcionar como um tipo de menu, e os demais, pelo menos no gadget, devem ficar ocultos. No gadget de tags, é aceitável entrar nomes de colunas, categoria do post (por exemplo, resenha, parceria, dicas) e afins.
Tem quem use marcadores usando todas as palavras chaves possíveis e impossíveis, como a categoria que o post se encaixa, nome do autor, editora, nome de personagens, classificação/avaliação, gênero, titulo e todo tipo de informação que não tem utilidade mas que aparece nesse gadget de tags só para a lista ficar gigante, estragar o visual e ainda dificultar a procura.
Não uso mais gadgets de tags no blog, pois o menu com submenu já separa o que acho importante com as categorias que existem pra facilitar essa localização, e pra mim, se elas já aparecem num lugar de mais fácil acesso, não há necessidade de aparecer em outro lugar pra ocupar espaço e dispersar ou confundir os leitores com a mesma informação em dois lugares diferentes.


Aqui no blog existem centenas de marcadores. Imaginem se todas as palavras estivessem listadas num único gadget? O tamanho do bendito! Então, é só editar o gadget na chavinha de fenda e selecionar somente as tags relevantes a fim de organizar, melhorar o visual e facilitar a vida de quem procura por alguma palavra chave da categoria em questão.

  • Botões de navegação
Há um limite de postagens na página inicial do blog, e sem botões de navegação, para avançar para as páginas seguintes, fica impossível navegar pelo blog e ler as últimas postagens. Pasmem, mas existem blogs que só exibem as 5 últimas postagens, e as antigas são impossíveis de acessar porque os botões de navegação, pra ir e voltar, simplesmente não existem...

  • Contato
O blogueiro não é obrigado a se identificar e muito menos fornecer suas redes sociais pessoais como forma de contato com os leitores do blog, mas pelo menos um email ou as redes sociais do blog para que eles possam se comunicar em caso de necessidade devem estar disponíveis e fáceis de encontrar. Há leitores (e até empresas) que podem ter dúvidas, queiram sugerir algo, queiram oferecer algo e isso normalmente é feito através do email, ou da mensagem inbox, pois nem todos os assuntos devem ou podem ser tratados em público, através da área dos comentários, por exemplo.. Se não existe nenhuma forma de contato disponível, a comunicação é prejudicada.


Na falta de um formulário de contato, crie uma página própria, um gadget de texto ou qualquer coisa do tipo, e deixe lá seu email pras pessoas poderem entrar em contato em caso de necessidade.

Enfim, são dicas simples, até mesmo bobas, mas que fazem toda a diferença para um blog bem organizado e atrativo na questão da facilidade no acesso para quem o visita.

14 comentários

  1. Adorei as dicas super úteis :)

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Menina, realmente as vezes eu ficava perdidinha no blog, Mais agora com essas dicas não vou mais. Adorei saber e obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Organização em um blog é primordial. Eu adoro o menu que abre em cima porque deixa tudo mais certinho, não tem como errar

    ResponderExcluir
  4. hahahah
    adorei o post, eu fiz isso no blog tb, fiz um mapa do site e coloquei no menu, com todas as informações, mas o povo nunca sabe usar huahuaha

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Flávia. Com certeza essas coisinhas fazem muita diferença quando se entra em um blog ou site. Adorei essas dicas XD

    ResponderExcluir
  6. Uso todos esses trecos. Gosto do gadget de tags porque não coloco todas as categorias no menu (ia ficar gigante), as tags ajudam até eu mesma, quando procuro algum post antigo que preciso dar uma olhada! kkkk

    Ótimas dicas! Essa coluna sempre ajuda :D

    ResponderExcluir
  7. Super curti as dicas, Flávia :)
    Realmente a dos marcadores facilita muito. Eu divido em categorias para ficar mais fácil para os leitores acharem, mas crio várias tags para ficar mais fácil do blog ser achado através do google :) Adorei!!

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a sua preocupação com os leitores, adorei as dicas e as explicações.

    ResponderExcluir
  9. [otimas dicas como sempre...

    saudade Flavinha... to sumido neh.. aodkaosd

    Faz parte... beijoss

    www.tematoa.com

    AAaa.. boa semana pra vc..

    ResponderExcluir
  10. Flavia como sempre com otima dicas.
    Estive afastada de todos os blogs, mas estou voltando a ativa e espero que dessa vez bem mais organizada também.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Muito legais as dicas *-* Adorei
    Valeu mesmo

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Olá Flavinha!

    Adorei suas dicas, como sou uma porta, qualquer ajuda é bem vinda!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir