5 de janeiro de 2018

Últimas Mensagens Recebidas - Emily Trunko

Título: Últimas Mensagens Recebidas
Autora: Emily Trunko (org)
Editora: Seguinte
Gênero: Não ficção
Ano: 2017
Páginas: 176
Nota:
Sinopse: Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário?
A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre.
Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?

Resenha: Alguém já parou pra pensar na última coisa que nos foi dita por alguém que fez parte da nossa vida?
Emily Trunko tem apenas dezesseis anos, mas sua ideia de criar um blog para reunir as últimas mensagens recebidas ou enviadas a alguém após algum acontecimento marcante fez um enorme sucesso e acabou ajudando milhares de pessoas a conseguirem enfrentar e a superar o enorme peso que essas mensagens, ou as mensagens que elas pretendiam deixar por estarem pensando em tomar alguma atitude drástica, exercem em suas vidas.

Últimas Mensagens Recebidas é uma coletânea de mensagens ou frases ditas que marcaram o final de um relacionamento, uma amizade ou até mesmo a própria vida, e a forma como são apresentadas, a maioria delas seguidas por suas histórias reais, é capaz de mexer com nossos sentimentos e trazer reflexões acerca dos nossos próprios relacionamentos, a forma como lidamos com eles e como as pessoas são afetadas por alguma determinada escolha ou atitude.


Confesso que eu nunca parei pra pensar na última coisa que me disseram, ou na última coisa que eu disse antes que o afastamento e a distância ocupassem esse espaço entre nós, e após a leitura deste livro, percebi o quanto as palavras, dependendo de como são ditas, tem um poder enorme de não só nos tocar de forma indelével, como também de nos transformar pra sempre, de forma negativa ou positiva para quem as leu ou ouviu pela última vez.


As mensagens evidenciam amor, dor, alegria, raiva e decepções; retratam problemas delicados e pesados, como a depressão, o suicídio, o vício em drogas, o abandono, o abuso e até a indiferença e suas consequências quando o assunto é dar atenção a quem mais precisa dela; outras são bonitas e mostram que muitas vidas mudaram quando pessoas que partiram deixaram um pouco de seu brilho através de suas últimas palavras; mas todas elas são carregadas de verdades, e embora muitas machuquem, mostram o verdadeiro caráter daqueles com quem tínhamos alguma ligação.
As mensagens são profundas e algumas delas são tão fortes que chegam a arrancar lágrimas do leitor.


O projeto gráfico do livro é a coisa mais linda, desde a capa dura até as páginas coloridas com esquemas tipográficos que dão movimento às frases e as tornam ainda mais intensas com suas ilustrações tão particulares e especiais. No final ainda há páginas em branco dedicadas ao leitor para que ele possa escrever as próprias mensagens caso queira.

A gente nunca sabe qual será a última mensagem que trocaremos com alguém. Talvez seremos lembrados por aqueles que passaram por nossas vidas pelas últimas palavras que dissermos, e o livro acaba mostrando que não só devemos ter cuidado com o que falamos e da forma que falamos, como também o quanto é importante expressarmos nossos sentimentos enquanto o tempo ainda permite...

Nenhum comentário

Postar um comentário