4 de agosto de 2017

Quando Você Estava na Minha Barriga - Thrity Umrigar

Título: Quando Você Estava na Minha Barriga
Autora: Thrity Umrigar
Ilustrações: Ziyue Chen
Editora: Globinho
Gênero: Infantil
Ano: 2017
Páginas: 40
Nota:
Sinopse: Uma jovem mãe conta a sua filha como ela já era cercada de amor, gentileza e divertimento mesmo antes de nascer. A risada da menina, seu amor por música, sua doçura e seu espírito protetor vêm do período em que estava em sua barriga, tempo em que sua mãe cantava e dançava com ela, comia bolo de chocolate e alimentava passarinhos e gatinhos de rua. Quando você estava na minha barriga é a canção da mãe para sua filha em formação, retratando o aconchego e a magia de uma época em que ela estava grávida. A história lírica da autora best-seller Thrity Umrigar e as encantadoras ilustrações de Ziyue Chen criam um livro cheio de sentimentos e sabedoria sobre a conexão especial entre pais e filhos.

Resenha: Quando Você Estava na Minha Barriga é uma homenagem muito bonita da autora indiana Thrity Umrigar à sua filha, onde uma mãe conta todos os motivos que levaram a criança a ser alguém tão especial, e que isso vem desde antes mesmo dela nascer, através de pequenos momentos e gestos amorosos, cheios de ternura e dedicação.


Por se tratar de um livro infantil, não há complexidade nas palavras, mas há muito significado, principalmente pelas ilustrações delicadas, mas muito expressivas. O livro é feito de pequenas frases, carregadas de doçura, que mostram o quanto cada momento da gravidez foi tão importante para o desenvolvimento da filha, que antes mesmo de nascer já era muito querida, amada e esperada, o que colaborou para que ela crescesse feliz e se tornasse tão doce, desde o seu sorriso bonito, o gosto pela dança e pela música, o respeito pelos animaizinhos, a gentileza com os amiguinhos, até o amor incondicional pela família.



Um ponto que achei super bacana, e que acaba desconstruindo estereótipos de gênero, é que na história quem cozinha é o avô, quem constrói o berço de madeira é a avó e o pai sonha com a filha brincando de bola. É como se houvesse uma "inversão" de papéis que acaba mostrando pra criança que qualquer um é dotado de alguma habilidade especial, e pode ser e fazer o que quiser.

O projeto gráfico do livro é a coisa mais fofa. As ilustrações são bem coloridas e conseguem transmitir o sentimento bonito que é o amor em família, os pequenos grandes momentos responsáveis por trazer alegria na vida de todos, e principalmente a ligação fortíssima, que vem desde a gravidez, entre mãe e filha.



É leiturinha super indicada para crianças a partir de 3 anos, que ensina sobre amor, gentileza, amizade e educação. Quando Você Estava na Minha Barriga é um daqueles livros que passam aquela sensação de aconchego e nostalgia para as mamães de plantão, e é mais do que recomendado pra se ler com o filho no colo e enchê-lo de beijinhos e abraços.

Nenhum comentário

Postar um comentário