17 de maio de 2014

Enfeitiçadas - Jessica Spotswood

Lido em: Abril de 2014
Título: Enfeitiçadas - As Crônicas das Irmãs Bruxas #1
Autora: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
Gênero: Fantasia/Sobrenatural/YA
Ano: 2014
Páginas: 272
Nota:
Sinopse: Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?

Resenha: Enfeitiçadas é o primeiro volume da trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas, escrita pela autora Jessica Spotswood e lançada no Brasil pela Editora Arqueiro.
A Fraternidade se tornou a lei maior e quase levou as bruxas da Nova Inglaterra à extinção no século XIX, e atualmente impõe regras que dizem que as mulheres, que são vistas como verdadeiras ameaças, lhes devem obediência, assim como aos seus pais ou esposos. Sendo assim, as poucas bruxas que restaram viviam escondidas, reclusas e evitando contatos com a sociedade, e Cate e suas irmãs viviam exatamente assim, o que acabava gerando fofocas e acusações muitas vezes infundadas...
Cate só tem 16 anos, é a irmã mais velha, mas já carrega uma enorme responsabilidade pois prometeu a mãe que tomaria conta de suas irmãs mais novas, Maura e Tess, que parecem não entenderem bem a importância de guardarem segredo sobre a magia que possuem. Devido a ausência constante do pai, Irmã Elena foi contratada para ajudar em casa e ensinar as meninas a se comportarem como damas, e com ela presente, qualquer descuido pode ser perigoso. Cate também não tem um bom pressentimento sobre ela...
Para piorar a situação de Cate, ela está prestes a completar 17 anos, e se não anunciar um noivo, deverá ingressar na Fraternidade como Irmã, porém, uma profecia havia sido feita há muito tempo atras, e ela dizia que uma bruxa muito poderosa teria poder suficiente para mudar o rumo da história, e quando Cate lê sobre essa profecia no diário de sua falecida mãe, acredita que ela e as irmãs possam ter alguma coisa a ver com tudo aquilo, precisa rever seus conceitos e tomar uma decisão sobre seu destino a fim de manter sua vida e de suas irmãs em segurança.

Narrada pelo ponto de vista de Cate, Enfeitiçadas possui uma narrativa que não me agradou a princípio e tive que insistir pra leitura fluir e pegar no tranco até que eu ficasse envolvida com a história, principalmente porque Cate, apesar de sempre ser muito altruísta, parece nunca saber o que faz, é indecisa, insegura e vive reclamando se seu fardo que é ter virado a figura maternal da casa. Maura, a irmã do meio, é intragável, insuportável, egoísta, detesta receber ordens e não aceita ter que esconder que tem o dom da bruxaria, não entende como isso pode ser algo ruim e tem curiosidade para saber o que poderia fazer com seus poderes, o que torna o relacionamento com a irmã muito difícil. Tess é a mais nova e o oposto de Maura: Ela é amável, obediente e tem muito talento. O relacionamento das irmãs é cheio de conflitos, mas é visível que elas se amam acima de tudo.
Claro que não poderia faltar o romance, mesmo que não seja o foco da trama pois Cate sempre coloca a família em primeiro lugar, e Finn é o garoto responsável por mexer com os sentimentos de Cate. Confesso que adorei o rapaz, que além de adorar livros ainda não concorda com as regras absurdas e machistas impostas pela Fraternidade.
Paul, um amigo de infância de Cate, entra na história como um pretendente a marido para que um tipo de triângulo amoroso surgisse. O lance é que desde o início fica claro quem é o preferido de Cate, mas aos olhos da sociedade ele é o cara errado...
A Fraternidade me irritou, me deixou angustiada e enojada com tamanha repugnância. Eles viviam perseguindo as garotas de Nova Inglaterra, que a propósito, foi retratada com uma riqueza de detalhes fantástica, como se fossem seres onipotentes e intocáveis e todo o resto da humanidade um bando digno de queimar no inferno. Esses odiosos causam revolta em qualquer um. Como assim mulheres não podem estudar, trabalhar, não podem ler nem serem mais cultas pois seria motivo para pensarem e terem ideias e isso é proibido, coisa do diabo, motivo para serem levadas, castigadas, presas... Socorro!

Num geral, vi Cate como uma protagonista que por mais que esteja inserida numa sociedade ridícula, machista e hipócrita, tem nas mãos o poder de se libertar da opressão dependendo da escolha que fizer, e ser uma bruxa muito poderosa pode ajudá-la, ou não, nessa decisão... Nem todos podem concordar com o que ela escolhe, mas talvez algo de maior esteja por vir a partir daí...
A autora usou de elementos e fatos conhecidos, sendo reais ou não, para criar uma história bastante crível, principalmente no que diz respeito ao cenário e à época, mas o que não funcionou pra mim foi a narrativa que não fluiu muito bem e me deixou entediada e sem vontade de prosseguir com a leitura.

A capa é linda demais, a diagramação é perfeita e a revisão não deixou a desejar.
O final tem um toque de mistério e apesar de a trama discorrer muito lentamente, faz o leitor desejar pelo próximo volume, "Amaldiçoadas".


7 comentários

  1. Achei uma graça sua resenha! E a história parece muito boa apesar de você ter dito que travou um pouco no começo da leitura.
    Mas gostei da apresentação dele!

    Bjos
    Leitura de Ouro
    https://leituradeouro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, ficou ótima! Quero ler esse livro já faz um tempo, mas não tive tempo ainda... Um beijo!

    Page Segredos de Moda

    Blog Segredos de Moda

    ResponderExcluir
  3. Flavia, acho linda a capa, e desde quando vi queria muito ler. Agora fico um pouco receosa, devido o ritmo do texto, vou esperar resenhas do livro 2 para ver como continua a série.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei a capa maravilhosa e a história, pela sinopse, bem legal também.
    Quero muito ler esse livro e espero que dê certo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, vai entrar aqui na minha lista de livros para ler. Abraços!

    Blog Trono De Livro
    tronodelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Uma pena que a leitura seja lenta, estava doida para ler esse livro. Acho que não o compraria, vi bastantes críticas não muito boas sobre ele. Não vou arriscar...rsrs'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estou super ansiosa pra ler! não vejo a hora dos livros chegarem!!!

    ResponderExcluir