10 de maio de 2014

Metamorfose? - Gail Carriger

Lido em: Abril de 2014
Título: Metamorfose? - O Protetorado da Sombrinha - Livro 2
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Gênero: Steampunk/Sobrenatural/Romance
Ano: 2013
Páginas: 320
Nota:
Sinopse: Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com Alma?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural.
Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada.
Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer.
Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade.

Resenha: Metamorfose? é a sequência de Alma? na série O Protetorado da Sombrinha, escrita por Gail Carriger e lançada no Brasil pela Editora Valentina e podemos continuar acompanhando Alexia, uma preternatural cujos poderes neutralizam poderes de outros seres sobrenaturais. Agora, Alexia é conhecida como Lady Maccon, pois enfim saiu de seu status de solteirona encalhada e se casou com Lorde Maccon, um lobisomem alfa que comanda o Departamento de Arquivos Sobrenaturais (DAS) e que não admite que a esposa durma vestida mantendo as chamas desse casamento sempre "acesas", e que os conservadores da época vitoriana se danem. Além disso, também é muhjah da rainha e extraordinária arma secreta preternatural da Grã-Bretanha!
E tudo começa mesmo quando Lady Maccon é acordada pelo marido em meio a muita gritaria até que percebe que alguma coisa de muito errada estava acontecendo... Algo estava fazendo com que os seres sobrenaturais perdessem seus poderes e se tornando reles humanos imprestáveis. Obviamente, Alexia não poderia ficar de fora para descobrir o que de fato seria essa "praga de humanização" para tentar resolver o problema em questão, e sendo tão esperta e inteligente, começa a investigar. Até que ela resolve ir atrás de Lorde Maccon que some sem dar satisfações e acaba indo para a Escócia, pois acredita que lá terá as respostas que procura. E partindo de dirigível para a Escócia com a irmã Felicity e a amiga Ivy em seu encalço, Lady Maccon começa com as investigações. Ainda na viagem conhece Madame Lefoux, uma inventora francesa com um modo peculiar de se vestir e que parece guardar muitos segredos e que de quebra ainda criou uma sombrinha nova para Alexia cheia de "novidades". Alexia além de ter que aturar suas companheiras de viagem, também começa a se deparar com muitos mistérios, segredos e acontecimentos suspeitos, o que a deixa desconfiada de tudo e de todos, principalmente quando tudo indica que alguém a bordo parece a querer morta...

Assim como em "Alma?", Alexia continua sendo sarcástica, abusada e sem se preocupar com a etiqueta ou em medir as palavras, característica pouco comum entre as mulheres da época que sempre eram recatadas e respeitosas. E junto com o marido, Alexia está praticamente impagável, ainda mais pelo fato da química entre o casal ser perfeita e ela ser irônica a ponto de não se importar com o que podem pensar dela.
A história segue com um suspense cujos fatos vão sendo descobertos na medida certa. Há descrições hilárias sobre diversos assuntos que parecem não fazer sentido, mas que colaboram para a narrativa bem humorada e única da autora, que consegue manter o foco sustentando o mistério da praga mas ao mesmo tempo abre brechas para outras subtramas alfinetando assuntos discutíveis e/ou polêmicos sempre que possível e com muita classe e bom humor. O cenário do mundo steampunk é o melhor: ricamente construído e super interessante com todas as parafernálias modernas e cheias de utilidades. Alguns personagens são incluídos na trama e isso colaborou para que o leitor possa conhecer um pouco mais da alcateia e o passado de Lorde Maccon, mas senti falta da presença de personagens marcantes que vieram no primeiro livro, como o Floote, o mordomo, e Lorde Akeldama, o vampiro afeminado.
Os capítulos são longos demais e isso me incomoda um pouco, pois fico com aquela impressão de leitura longa e arrastada, por mais bacana que a história seja. Uma coisa que deveria existir nesses livros são ilustrações para mostrar todas as engenhocas/equipamentos/projetos descritos em tantos detalhes aos leitores.

O final também é inesperado e é impossível não se sentir curioso pela continuação.
Pena que a continuação (Blameless) ainda não tem previsão de lançamento por aqui, pois é o tipo de história que deveria ser lida na sequência, sem pausa.
Recomendo a leitura de "Metamorfose?" para todos aqueles que curtem uma história sobrenatural requintada, única e com um humor ácido, com personagens admiráveis e com o toque infalível do gênero steampunk que dão um charme todo especial e original à série.

Um comentário

  1. ola!
    Nunca li nenhum livro sobre lobisomem, esta vai ser uma boa referencia. vou guardar o nome deste livro e colocar na minha lista para futuras leituras.
    :D

    ResponderExcluir