Campanha de Conscientização - Dublin Street

18 de maio de 2014

O livro Dublin Street, um dos lançamentos de maio da Editora Leya, merece bastante destaque pelo tema que aborda: a Síndrome do Pânico.

1. Objetivo da Campanha
Assim como, por exemplo, a depressão, pessoas que possuem a síndrome do pânico nem sempre recebem o apoio e a compreensão necessária. Por isso, a campanha visa mostrar que essas pessoas não estão sozinhas, são compreendidas e podem ser tratadas pois se trata de algo realmente sério.

2. Sinopse do Livro
Traumatizada pelo seu trágico passado, a americana Joss muda-se para a Escócia, onde espera começar uma nova vida. No anonimato da romântica Edimburgo, esconde-se no seu casulo. Durante quatro anos tenta negar memórias dolorosas, refugiada na escrita, no sonho de um dia, finalmente, pôr os seus fantasmas no papel.
Mas de repente tudo muda. Quando vai morar para um luxuoso apartamento na Dublin Street, descobre também o desconcertante Braden, um carismático milionário que exerce sobre ela um irresistível fascínio.
Joss vê-se numa encruzilhada. Sabe que a atração entre ambos é imediata, avassaladora. Mas os demônios do seu passado impedem-na de se entregar ao sensual escocês. É então que ele lhe propõe um estranho acordo, que lhes permitirá explorar a paixão que os une sem se envolverem emocionalmente.
Joss aceita. E no início acredita, inocentemente, que o acordo vai resultar. Mas Braden quer mais, muito mais, quer tudo. Quer desvendar todos os segredos – e está disposto a mudar o que for preciso para tê-la por inteiro. Mas será que ela está disposta a ir até ao fim?

3. O que é a Síndrome do Pânico?
"A síndrome do pânico, na linguagem psiquiátrica chamada de transtorno do pânico, é uma enfermidade que se caracteriza por crises absolutamente inesperadas de medo e desespero."
(fonte: DrauzioVarella.com.br)

4. Quais são os Sintomas?
"A pessoa tem a impressão de que vai morrer naquele momento de um ataque cardíaco, porque o coração dispara, sente falta de ar e tem sudorese abundante.
Quem padece de síndrome do pânico sofre durante as crises e ainda mais nos intervalos entre uma e outra, pois não faz a menor ideia de quando elas ocorrerão novamente, se dali a cinco minutos, cinco dias ou cinco meses. Isso traz tamanha insegurança que a qualidade de vida do paciente fica seriamente comprometida."
(fonte: DrauzioVarella.com.br)

5. Qual a Evolução da Síndrome caso não haja Tratamento?
"A pessoa tranquila de antes torna-se tensa por dois motivos especiais: a expectativa da próxima e inesperada crise e, paradoxalmente, porque a tensão protege contra o pânico. Se antes possuía uma personalidade relaxada e autoconfiante, fica insegura e leva uma vida mais restrita por causa da agorafobia que se instalou. A longo prazo, 60% dos pacientes com pânico apresentam depressão e 12% tentam suicídio."
(fonte: DrauzioVarella.com.br)

6. Qual o Tratamento?
"O que se sabe hoje é que a técnica de combinar medicamentos e terapia comportamental é mais eficiente, pois é muito penoso para o paciente adotar um programa comportamental baseado na exposição a situações que provocam pânico, sistematicamente, de forma gradual e progressiva, até que ocorra a dessensibilização.
A terapia de exposição baseia-se na capacidade de o ser humano habituar-se ao estresse. É como se assistisse a um filme de terror 15 vezes. Na primeira vez, os cabelos ficam em pé. Na segunda, como já sabe o que vai rolar e que vai espirrar sangue no teto, a reação é menos intensa. Na última, o filme não desperta mais nenhuma resposta emocional. Todavia, os pacientes aceitam melhor o tratamento e melhoram mais depressa se simultaneamente tomarem antidepressivos, medicação que se torna obrigatória para os 60% daqueles que têm depressão associada ao pânico."
(fonte: DrauzioVarella.com.br)


Sobre a autora
Samantha Young é autora best-seller do New York Times, EUA Today e Wall Street Journal. Nasceu em Stirlingshire, Escócia e foi nomeada para o Prêmio Escolha Goodreads 2012 de Melhor Autor e Melhor Romance para seu best-seller internacional Dublin Street.
Dublin Street é o primeiro romance adulto contemporâneo de Samantha que já vendeu em vinte e cinco países.
Para mais informações: www.ondublinstreet.com e www.samanthayoungbooks.com

2 comentários

  1. Gostei bastante deste post, pois além de conhecer o livro, pude saber um pouco sobre a doença. Parabéns :D
    Beijos
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi,Flavinha! Saudades de passar por aqui pra comentar... vamos corrigir isso já!

    Adoro livros que abordam questões reais. Especialmente os transtornos psiquiátricos, que me encantam, exatamente pelos mistérios que a mente encerra.
    Mais que uma leitura quase obrigatória, o livro presta um serviço de divulgação da doença, que pode atingir toda e qualquer pessoa, a qualquer momento. Além de ser uma boa forma de tirar o preconceito das pessoas, que acham que transtornos assim são 'loucura'.
    Tive uma professora na faculdade que insistia em dizer que estamos muito mais próximos do que se chama 'loucura' do que da sanidade. E no mundo louco que vivemos, em meio às cobranças e à rotina, não é nada difícil surtar...
    Muito esclarecedor e que pode ajudar as pessoas. Já na lista de desejados!

    Fiz esta resenha e adorarei saber sua opinião: Ler para divertir

    ResponderExcluir