24 de janeiro de 2013

Morte Súbita - J.K. Rowling

Lido em: Janeiro de 2013
Título: Morte Súbita
Autor: J.K. Rowling
Editora: Nova Fronteira
Gênero: Ficção/Drama
Ano: 2012
Páginas: 504
Nota
Sinopse: Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas?

Resenha: "Morte Súbita" é o primeiro romance voltado para o público adulto de J.K. Rowling, cuja história se desenrola na pequena e fictícia cidade de Pagford, interior da Inglaterra, e é dividida em 7 partes com em média 10 capítulos cada. Logo no início, além de nos depararmos com a trágica e repentina morte de Barry Fairbrother, somos apresentados a 7 núcleos familiares e a reação de todos após ficarem sabendo dessa notícia.
Barry era um cara querido, respeitado, admirado, e fazia parte do Conselho da cidade, que até é dividida entre os mais endinheirados e os mais pobres, e agora que sua cadeira está vaga, todos os moradores, que de certa forma tinham alguma ligação com ele (por menor ou mais distante que fosse), passam a se questionarem sobre quem irá substituí-lo a altura (ou não) e suas vidas acabam se entrelaçando.
E no decorrer dessa história, passamos a conhecer um pouco desses moradores de Pagford (e não são poucos!), incluindo seus segredos, suas conquistas, seus interesses, suas descobertas, seus medos, seus desejos, seus problemas, seus vícios, suas ambições, suas perdas, etc... Não vou falar de nenhum personagem em especial, mas alguns acabam tendo mais destaque que outros devido a própria história de vida e o que querem para si mesmos.
A primeira parte do livro é dedicada inteiramente a apresentação desses vários personagens, o que achei muitíssimo monótono e arrastado, pois fiquei com a impressão de que nada acontecia e que a história não teria rumo, mas como toda história, principalmente as grandes, é necessário uma introdução. Acho por mais confusa que tenha parecido, foi bastante importante para que entendessemos um pouco dos personagens, mesmo que depois eu tivesse que ficar voltando pra lembrar quem era quem, pois são MUITOS e confesso ser bem difícil se familiarizar com todos logo de cara. É necessário persistir. No meu caso, persisti até quase a metade do livro pra ficar realmente envolvida com a história, pois até antes disso não estava 100% empolgada, e foi isso que me fez tirar uma estrela na avaliação. De início, sei que muitos vão pensar coisas do tipo: "mas e daí que fulano pensa assim?", "que diferença isso faz?", "o que diabos isso tem a ver?", quando na verdade, a história não trata apenas de contar o que acontece na cidade após a morte de Barry. Muitos detalhes no começo, por menores que sejam, tem grande influência em alguma coisa que irá acontecer mais tarde, fazendo com que todas as pontas que iriam parecer ficarem soltas ou sem maiores explicações plausíveis, fossem amarradas de forma genial!
A história não é adulta somente por conter diálogos repletos de palavreados chulos e sexo, mas por não ser uma leitura muito "leve", já que aborda vários assuntos sérios ao mesmo tempo, como uso de drogas e a vida do dependente e da família dele, a violência tanto física quanto piscológica que muitos enfrentam, estupro e outros abusos sexuais ou de poder, negligência e preconceito de todos os tipos, pedofilia e outros problemas que muitos insistem em acobertar para fingir que não existem ou pensam que só acontecem com desconhecidos.
Talvez por tratar desses assuntos mais pesados e que chocam as pessoas, esse livro deva ser lido com a mente aberta, e, talvez, só irão absorver a verdadeira mensagem, aqueles que tem maturidade para encarar esse tipo de história. E quem sabe assim, muitos irão identificar que personagens que se comportam como esses criados por J.K., nem sempre são fictícios, mas que pode ser aquele seu vizinho intrometido, aquele seu professor nervosinho, aquele carinha popular de quem todo mundo é a fim ou até mesmo você...

J.K. acertou em cheio quando descreveu o próprio livro como sendo "uma grande história sobre uma pequena cidade", pois trata de fazer uma enorme crítica a hipocrisia da sociedade, e como as pessoas, talvez por agirem por um impulso egoista buscando pelo que desejam sem pensar no próximo ou nas consequências de seus atos, acabam por desencadearem a própria ruína, e que talvez aquela "vacância" esteja somente nas entrelinhas, não significando necessariamente que o espaço ou vaga a ser preenchida em algum lugar seja de algo físico ou material...
Por mais confuso e chato que seja o começo, leia! A lição, a mensagem, a reflexão (e até a ressaca literária que esse livro causa) valem muito a pena!

80 comentários

  1. gostei muito da resenha
    eu estava com o pé atrás por causa desse livro, mas sua resenha abriu minha mente. agora pelo menos quando eu for ler vou sabendo das coisas e tentando manter a mente aberta.
    xp todo mundo fala que tem zilhões de personagens.

    ResponderExcluir
  2. Eu não disse que, no fim, tudo valia a pena?
    Tudo bem que você tirou uma estrela, e por razões totalmente justificáveis. Apesar de ter dado cinco, também não achei o início dos melhores, mas não é que a leitura engata do meio para a frente?? Você já deve estar cansada de me ver dizendo isso, mas não parei de ler!! rsrs. Não foi muito diferente aí, né, Fla?
    Quanto à faceta adulta do livro, a J.K. está certíssima em avançar para novas áreas! Um autor não deve focar-se sempre num único gênero. Deve expandir sua área de conforto para outros, inovar de outras formas. 'Harry Potter' já virou história, e seria redundante ela fazer algo no mínimo parecido, então, ao menos para mim, 'Morte Súbita' foi o novo impacto certo e o tapa na cara que a sociedade estava precisando para ser registrado como o mais recente marco da autora.
    Terminei a leitura sabendo que, qualquer que seja o gênero pelo qual J.K. se expresse, ela redigirá ótimos livros no futuro!!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  3. O que eu posso dizer é que eu me interessei em partes. Não sou muito fã de histórias que giram em torno de muitos personagens. Eu leria, mas acho que isso é coisa beeeeeem pro futuro. Gostei da JK ter dado um passo arriscado e ter acertado. Alem de ter criticas a sociedade, o que já dá um ponto a mais por livro. Bjooka
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tô louca pra ler esse livro, admiro muito a autora por HP, mas quero muito conhecer esse outro lado dela..

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo esse livro e estou achando muito cansativo mesmo, quase sem diálogos. Mas como vi aqui e em outras resenhas dele, ele fica mais empolgante depois.
    http://quackzoom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Agora, com sua resenha, fiquei mais curiosa para ler o livro.
    Gosto de livros que tenham algo para deixar para o leitor, além de um enredo. E o tema deste livro parece ser bem assim.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Flavia, fiquei com muita vontade de ler. Eu gosto de temas complexos e principalmente de livros que fazem uma crítica aos costumes, à hipocrisia ainda mais se os personagens forem bem construídos. Mesmo o início sendo meio chato, eu vou ler, certamente. :)

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. "até a ressaca literária", HSUAHUSHUA, eu ri muito com isso.
    Mas enfim, realmente como já tinha comentado com você li resenhas que o retratam como super monótono no começo e essa parte de apresentação de personagens bem chatinha mesmo, mas depois todos gostam muito mais e dizem que vale a pena mesmo, rs.
    Beijo flor, tô sentindo a sua falta lá, ;)

    ResponderExcluir
  9. quero muuuito ler esse livro, mas confesso que me interessei mais por ser da JK e tal, e só depois vi que a história era boa kkkkk

    beeeeijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Flavia, fiquei em dúvida com esse livro,
    ainda mais que vc disse que a primeira parte é meio monótono e arrastado..
    Tenho medo de querer abandonar o livro..
    Mais como vc mesma disse, apesar de td vale a pena ler o livro, então se eu tiver a oportunidade, claro que não vou deixar passar..
    Parabéns pela resenha, está ótima!!

    Amiga, resenha A fada..
    Passa lá

    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/01/resenha-fada.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Flávia,

    adorei a sua resenha! Parabéns! Confesso que me desanimei um pouco em saber que a primeira parte do livro é cansativa, mas ainda pretendo lê-lo. Realmente, parece uma ótima história.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Flavia,
    Estou bastante ansiosa para ler esse livro e essa é a primeira resenha que leio sobre ele.
    Eu vou receber emprestado esse livro na próxima semana e foi muito bom ler sua resenha antes, pq pelo que descreveu acho que também posso me cansar na primeira parte do livro, mas vou persistir caso isso realmente aconteça. Por fim, a história parece ser boa sim.
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Não tinha gostado desse livro, mas no último verso da sua resenha mudei totalmente de idéia.
    Não sabia que era uma crítica à sociedade, agora eu fiquei muito interessada nesse livro!

    ResponderExcluir
  14. Oie flor, vim fazer uma visita no seu blog e já estou adorando já li um livro e adorei acabei comprando outros e estou apaixonada, adoro resenhas, acabei de te seguir ^^
    Faça uma visita no meu se gostar segue lá, deixarei também a fan page.Obridada
    http://tairinecarriom.blogspot.com.br/
    Fan Page: Someday- Tairine Carrion
    Aproveita e conheça o blog que faço parte http://www.bonecamaquiada.com/
    Beijos linda

    ResponderExcluir
  15. Oi, Flavia, tudo bem?
    Confesso que ainda estou com um pé atrás com esta história. Não sei se gostaria de lê-la, já que ela aborda tantos conteúdos diferentes e, a meu ver, muitos não são legais pra mim.
    Bem, tô lendo Sob a redoma do Stephen King e também não tô muito empolgada, justamente por causa dessa descrição de tantos personagens. São vários, que confundo quase sempre! kkk
    Enfim, caso caia nas minhas mãos, tipo por um sorteio ou algo assim, darei uma chance à Morte Súbita, afinal, gosto de livros críticos deste tipo. Preciso ler pra saber se é meu estilo, né?

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. A quantidade de "coisas" que li sobre a resenha comparando com Harry Potter, oi? Foi grande.
    Não sei de vou ler o livro. Comprar certamente não vou, só se alguém me der de presente.
    Dois pontos nele me chamou atenção, a critica a sociedade - acho muito interessante, quando um bom autor a escreve bem fica perfeita.
    E histórias de cidades pequenas me atraem.

    Por ter tantos personagens não fica meio confuso?
    Beijos.
    Helana
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. É a segunda ressenha que leio hoje, me intensivando totalmente a ler Morte Súbita, e acho que terei que fazer isso.
    Beijos, Flávia.

    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu comecei a ler Harry Potter agora (com 22 anos na cara) e achei o primeiro bem legal, envolvente desde o início. Você não é a primeira pessoa que não fala tããão bem desse livro, que precisa pegar no tranco. rs! Uma pena, pois muita gente estava esperando MUITO dele.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  19. Não tenho muita familiaridade com o escrita da autora
    Apesar dela ser super famosa
    Mas gostei da resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Pelos visto Morte Súbita será ao estilo do A Espera de Um Milagre por causar uma ressaca literaria.
    As vezes é bom saber sobre os personagens e tals, mas quando são muitos acabam nos deixando monotonos. A Espera de Um Milagre, mesmo não tendo muitos personagens, foi um livro q me deixou c/ uma baita de uma ressaca.
    Quero ler Morte Subita p/ saber se a Rowling vai me surpreender (mesmo eu tendo só lido um livros dos da série HP).
    Parabéns pela resenha, Flavia-chan. Foi sincera e não escondeu nada da gente. Nos mostrou os pontos positivos e negativos dessa história q é de ter resseca. Quero ler muito esse livro. Bjs *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Flávia!!
    ótima resenha!!!
    Tinha vontade de ler o livro, mas acho que como você, eu também não iria gostar muito de só conhecer moradores de Pagford pra depois desenrolar uma estória...não tenho memória fotográfica..rsrs
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Gostei muuuito de sua resenha!
    No começo não estava tão animada para ler este livro, mas com o passar dos tempos e com as resenhas que eu ando lendo a respeito, minha vontade aumentou muito.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Flávia! Quando via esse livro na livraria sempre ficava com um pé atrás por não ter certeza se gostaria desse livro ou não, pois não havia visto nenhuma resenha dele ainda, mas a sua me tirou várias dúvidas e parece ser uma boa história!

    beijos,
    Jéssica - strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, estou bem curiosa em relação a esse livro, espero poder lê-lo em breve!

    ~Glaucia - @leitorait

    www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  25. Já li taaantas resenhas negativas deste livro que não sei mesmo o que esperar dele...sabe, nunca li Harry Potter e acho que já passei da idade de ler agora, mas acho que posso começar com uma leitura mais adulta da autora...e espero gostar.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  26. Como sempre uma ótima resenha! Estou vendo alguns blogs citarem esse livro e tal, mas não sei se é o tipo de história que me atrai... é bom tu ter mencionado que o início é um pouco monótono, porque às vezes a tendência é desistir de um livro que no final se mostra excelente, o que já me aconteceu mais de uma vez.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pela resenha.
    7 partes com média de 10 capítulos cada? Nossa... é muita coisa. Imagino que ter tantos personagens deva dificultar lembrar quem é quem e qual a sua importância ao longo da história.
    Acabei de terminar de ler Ladrão de Almas e ele tbm aborda assuntos como teor mais adulto, como abuso sexual e de poder sobre outros. Ainda estou no período da ressaca literária, mas, assim que passar, vou ver se leio esse novo romance adulto da J.K.

    ResponderExcluir
  29. Ai, to querendo muito ler esse livro mas quando eu vi o preço, soube que teria que esperar um tempo. Não trabalho, começo de ano tem que comprar material da escola e tals...
    Você disse que o começo é uma apresentação e são muitos personagens, me lembrou quando li (recentemente) o livro um das Crônicas de Gelo e Fogo. Eu tinha uma grande expectativa antes de começar a ler, porém quase desisti porque a história demorou a ficar emocionante. Não me arrependi de ler A guerra dos tronos e tenho certeza que não me arrependerei de ler Morte Súbita.

    ResponderExcluir
  30. Ainda não sei se quero ou não ler esse livro.
    Mas que as resenhas que eu ando vendo estão me deixando curiosa, ah! isso estão.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  31. Ai Flavinha... também destesto esses inicios de livro que se arrastam em apresentações de personagens. Mas como você mesma disse, ás vezes são necessárias para entendimento da historia. Vejo falar muito sobre esse livro e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa sobre ele.

    Beijokass
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  32. Dói no coração ler resenhas de Morte Súbita e saber que vou demorar anos luz para poder ler =/

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi mocinha... primeira resenha que leio do Morte Súbita, enfim matei a curiosidade. Gostei quando disse que é necessário ter uma mente aberta para receber a mensagem do livro, pois em muitas situações e lugares é preciso sim ter a mente aberta. Se eu ganhar esse livro, beem vou ler, mas comprar não..

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  34. Oii Flávia!!

    Aii adorei sua resenha!! Vc disse tudo que eu queria dizer e não consegui rs.

    Esse é realmente um grande livro, e tem muitos personagens oO. lembro de estar la pela página 200, ainda indo e voltando na hitória por não lembrar quem era quem, e pensar "nunca vou lembrar desses personagens". Agora faz quase um mês que li, e ainda lembro direitinho de cada um deles!

    e eu não tinha reparado que o livro fala de 7 familias! A JK é mesmo obcecada com esse numero oO

    Bjoo

    ResponderExcluir
  35. Olá!

    Quero muito ler esse livro e adorei a sua resenha, parabéns!
    Logo, logo conseguirei comprá-lo.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  36. Oi Flávia!

    Eu adorei esse livro. No começo, não tinha muita certeza se ia ler, mas quando vi na livraria,não resisti. Concordo com você, no começo é difícil,mas é só pegar o jeito que flui, a gente não quer largar. Amei como ela expõe aos poucos todos os segredos de Pagford, todos os podres. Quando eu li, estava no final do ano na faculdade, e estava estudando exatamente Machado de Assis, e parecia que o professor falava desse livro, como se ele tivesse lido, o que eu duvido (vai falar na faculdade de letras que você é fã da Rowling! Desprezo é pouco para descrever).

    Ótima resenha, e o livro também é ótimo.

    Beijos!



    natrilhadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Eu estava muito curioso pra saber sobre o que este livro falava, porque muita gente estava dizendo que é muito bom e ficava recomendando mas sem dizer sobre o que era, muito bom o post! ;) http://itsmetanoia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Bem eu sinceramente não me interessei pelo livro, como você disse quem não ta preparado para ler livros com estrupo, pedofilia, etc, não irão gostar, não vai encarar a realidade do livro e eu não me sinto bem lendo livros que tem esse tipo de coisa, acho que não sou tao madura assim para encarar esses fatos. Amo a escritora, Harry Potter foi a chave para minha paixão pelos livros, mas isso não significa de tudo que ela for escrever eu devo amar e gastar rios de dinheiro comprando, acho que esse é o erro de muitos fãs dela, comprar o livro, pensando em reviver HP.

    Bianca
    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir
  39. Estou com medo de começar a leitura com muitas expectativas já que ele é escrito pela tia J.K. e acabar me decepcionando com ele, não por ser ruim longe disso, mas por causa deste começo lento, o ultimo livro que li era assim e quase desisti, pq eram 3 personagens centrais e mais de 100 páginas de introdução, mas espero que em Morte Súbita isso seja diferente e que eu goste bastante do livro e tenha a mente aberta para capturar a mensagem dele.

    ResponderExcluir
  40. Olá...
    Adorei sua resenha e quero muito ler esse livro. Fiquei super curiosa!
    Parabéns pela resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  41. Eu realmente fiquei interessada em ler esse livro, me deixou curiosa, como se um enredo misterioso ronda-se a trama. Abraços.


    http://www.ladomalucadeser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Desde que esse livro foi lançado que eu estou querendo muito ler, chato saber que o começo é monótono, entendo que a história precise de uma introdução mas não gosto quando o autor passa um tempão só apresentando os personagens sem que nada aconteça de verdade, isso me desanimou um pouco. Mas não vou desistir porque parece que no final das contas o livro vale a pena.

    ResponderExcluir
  43. Gente eu estou louca para ler, adorei a resenha, parece que é muito bom mesmo, como todas obras da J.K!

    ResponderExcluir
  44. O que mais me chamou atenção no livro é que ele parece ser bem forte, adoro livros que costumam chocar!

    ResponderExcluir
  45. Uma amiga que leu esse livro teve a mesma opinião que você. O livro tem Muitos personagens o que dificulta a leitura, e isso é o que me deixa mais receosa quanto a ele. Não gosto de livros cheios de nomes e gente para lembrar, sempre fico confusa. Mas me parece ser uma boa leitura no geral, e a narrativa da J.K é sempre envolvente né, então acho que vale a pena.
    beijos

    ResponderExcluir
  46. Antes eu não tinha vontade de ler esse livro. Mais eu pensei.. po, é a JK que escreveu né.. vou dar uma chance claro!
    Adorei a resenha.
    beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Eu já queria este livro só por ter sida escrito pela J.K. Rowling *.* Agora que li sua resenha fiquei mais encantada ainda... Adorei!!!

    Parabéns!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  48. Quero muito ler, a JK é foda!
    Apesar de ser completamente diferente de HP, merece ser lido.

    ResponderExcluir
  49. Adorei a sua resenha e fiquei ainda mais curiosa,mas eu vou ver se abaixa um pouco mais o preço.

    ResponderExcluir
  50. Esse é o livro da discórdia ou você ama ou você odeia, já vi muitas pessoas de ambos os lados, mas do mesmo jeito espero poder lê-lo muito em breve, pois seu ultimo paragrafo aguçou muito mais minha curiosidade ^^

    Beijos.
    Guilherme - Um Compulsivo Leitor

    ResponderExcluir
  51. Amei a resenha! Louca pra ler o livro ^^

    ResponderExcluir
  52. Adorei a resenha. Muitas pessoas tem sido persimista com a estória de Morte Súbita, mas pelas resenhas que li acho que é um livro genial e completo. Para quem está acostumado com autores que falam de milhoes de personagens como Stephen king, acho queeste será mais uma granmde obra!

    ResponderExcluir
  53. Acho que pra ler esse livro temos que nos desvencilhar de Harry Potter e usar como ligação somente o jeito como a JK escreve. Não li ainda mas sua resenha me deixou mais curiosa do que já estava.

    ResponderExcluir
  54. Amei a resenha,doida pra ler o livro!

    ResponderExcluir
  55. Apesar de ver muita gente criticando o livro dela, eu quero muito ler o livro, mesmo que a história seja bem diferente de Harry Potter. Na opinião a J. K. é uma grande escritora e diversificada. Pelo jeito é um livro sem grandes aventuras, e mostra a relação entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  56. parece muito bom! amo os livros da J.K. Rowling

    ResponderExcluir
  57. Claro que como fã de JK, acredito que o livro seja bom, tenho bem claro que não podemos comparar com Harry porque são dois perfis de historias, completamente diferentes. Achei interessante a historia e seu contesto. Vou ler e tirar minhas conclusões, mas pelas resenha que li, acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  58. Muito interessante sua resenha, li HP e agora pretendo ler este.

    ResponderExcluir
  59. Acho que livros que ficam apresentando demais os persongens no começo são realmente monotonos e as vezes até me fazem desistir da leitura. Quero ler esse livro, pq é da J. K. mas não consigo entender pq tantas palavras chulas e sexo.

    ResponderExcluir
  60. Estou super curioso pra ler esse livro da JK Rowling, pois sou fã dela. Gostei dessa ideia de ela escrever algo completamente diferente da saga Harry Potter, pois só assim, poderemos conhecer esse outro lado dela. O livro me parece ser bem denso mesmo, pois os temas que ela aborda não são tão fáceis assim. O que pode prejudicar minha leitura é a questão do início ser um pouco monótono e a quantidade de personagens, mas mesmo assim, vou persistir na leitura.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  61. Tenho muita vontade de ler esse livro, mesmo que o início seja cansativo, mas quero ver essa outra faceta da J.K. voltado para os adultos, um livro que aborda o lado mais sombrio do ser humano, seus sedredos profundos e até onde ele é capaz de chegar para ter o que quer.
    Quando tiver a oportunidade com certeza vou lê-lo.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  62. A resenha foi muito bem escrita. As pessoas que comprarem no intuito de ler um novo Harry Potter serão pegas de surpresa! É um tema que deve ser abordado com calma. O livro deve ser degustado levemente, pra que não haja prepotências. Muitos pensamentos como: Até parece que alguém faz isso podem vir até mesmo da pessoa que age daquela forma. Amo os livros de J.K porque mesmo pra adolescentes como pra adultos, o tema é abordado aos poucos e é bem fácil de ler.

    Amei a Resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  63. Nunca li nada dessa autora. Agora foi para o mundo dos adultos. E como tem personagens, né? Vc disse que fica dificil acompanhar tantos personagens assim, imagino mesmo que deve ser ruim. Por se tratar de temas dificeis. Mas a capa me agrada e me chama atenção o titulo do livro
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  64. Só por ser da nossa amada J.K., ja é de se imaginar que o livro seja muito bom ne? Ansiosa para ler *u*

    ResponderExcluir
  65. Flavia fiquei deslumbrado com sua resenha, achei que você disse tudo que eu deveria saber, pois essa foi meu primeiro contaro com a obra da eterna J.K, não consigo deixar de ler esse livro, ou melhor já nem sei o porque eu ainda não li, muitos dos meus amigos disseram que a leitura é genial e espero logo poder ter nas mãos a estória da cidade de Pagford, e os temas me pareceram ser muito juvenil, como já sabemos a obra é voltada para esse púbico e espero q seja uma boa leitura. Gostei! abraços!! =)

    ResponderExcluir
  66. Quer muuuuuuuuuuuito ler este livro. sou fã da escritora, não só por causa de HP e seus outros livros, mas por sua personalidade também. REalmente adoro ela. Já ouvi falar muito bem deste livro, e gente falando que não é tudo isto. Preciso descobrir por mim mesma.

    ResponderExcluir
  67. 'A história não é adulta somente por conter diálogos repletos de palavreados chulos e sexo' quase estou chocada , mas meio que esperava por algo assim. Pretendo ler para tirar minhas conclusões , mas já estou gostando mais da JKR por ela ter escrito algo completamente diferente e para um publico adulto e ter sido relativamente bem sucedida. Quanto a sua resenha , achei muito boa( vc escreve muito bem, aliás), me interessei mais ( se é que é possível) pelo livro.

    ResponderExcluir
  68. Mal posso esperar pra ler esse livroo!!!! Li só um dos Harry Potter, e agora estou louca pra ver a autora em uma linguagem mais adulta!

    ResponderExcluir
  69. Gostei da resenha!
    Creio que será uma leitura diferenciada, pois a coleção do Harry Potter é destinada aos leitores infanto-juvenis; e este livro já terá uma visão de uma leitura direcionada para adultos.

    ResponderExcluir
  70. Eu acho que esse livro já carrega um grande nome, por se tratar da j,k já esperamos algo maravilho, pelo os fãs de Harry. Vi alguns comentários negativos em relação ao livro e deve ser por causa desse começo meio monótono que você falou. O ruim de histórias com muito personagens, sempre demoro uma eternidade para gravar os nomes e me acostumar com eles. Mas, esse livro mesmo assim parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
  71. Vejo críticas equilibradas sobre esse livro e já sabia que era uma leitura adulta com um conteúdo tão comum mas que causa certo "receio" em ser debatido. Mesmo sendo adolescente eu tenho muita vontade em ler Morte Súbita, principalmente por se tratar de uma crítica à hipocrisia da sociedade. Não vai ser o primeiro e nem o último livro focado no público adulto que eu me interesso, (estou lendo As Crônicas de Gelo e Fogo e não tem nem comparação aos outros livros que já li). Só vou poder formar uma opinião concreta mesmo após ler a "Grande história sobre uma pequena cidade". É isso! Beijos :3

    ResponderExcluir
  72. Fiquei com muita vontade de ler, apesar de estar com um certo receio pelo o que disse sobre o começo do livro, porém, como você disse também, vale a pena, e vindo de J.K. creio que sim, vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  73. Quero muito ler esse livro por só ter lido Harry Potter da J.K. Achei a estória interessante. Muita gente reclamando do começo monótono também, mas isso não vai me impedir de lê-lo né. Vi que o conteúdo é adulto e o livro é bem diferente de Harry Potter. Enfim, estou ansiosa haha.

    ResponderExcluir
  74. Parece ser um livro muito bom, que aborda vários assuntos, apesar de ser monótono no começo. Espero que eu tenha a maturidade para entender pois um livro que nos faz refletir sem que queiramos tendem a ser ótimos livros.
    Espero que eu tenha saco para lê-lo também já que são muitos personagens e vou ter que ficar voltando para lembrar.

    ResponderExcluir
  75. Não vou ter como escapar...terei que ler este livro...mais um para a minha estante :)

    ResponderExcluir
  76. Esse livro parece ser muito bom, além de deixar muita gente curiosa pra ver esse outro lado da J. K. Rowling.

    ResponderExcluir
  77. Digam o que disserem, acho que esta foi uma boa estreia de J. K Rowling no universo literário dos adultos. Apesar de por vezes o uso de palavrões ser excessivo, a realidade que nos mostrou é mais dura, honesta e não tem o final feliz que Harry Potter nos deu. Escrevi um post onde dou a minha opinião integral do assunto: http://mundodelivros.com/uma-morte-subita/ Abraço

    ResponderExcluir