8 de janeiro de 2013

Sabor de Sangue e Chocolate - Helena Gomes

Lido em: Janeiro de 2013
Título: Sabor de Sangue e Chocolate
Autora: Helena Gomes
Editora: Escrita Fina
Gênero: Sobrenatural/YA
Ano: 2010
Páginas: 280
Nota
Sinopse: É apenas mais um dia no colégio e na vida de um dos alunos, Alex. Tudo promete ser como sempre até que um assalto provoca no adolescente de 17 anos uma reação inesperada. Com ela, vem à tona uma insana vontade de beber sangue. Desesperado, Alex acredita que está enlouquecendo. E a situação só piora quando a mãe o obriga a viajar para Nova Guanaja, uma cidadezinha próxima a Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. Lá, ele fica hospedado na casa de Miranda, dona da melhor chocolateria da cidade. A tranquilidade do lugar, porém, logo deixa de existir. Um rapaz é decapitado numa das praças da cidade. Uma jovem tem todo o sangue extraído de seu corpo. E novas mortes ocorrem sem que ninguém possa impedi-las. Alex acaba preso a uma trama cheia de mistérios e perigos, tecida por uma bruxa que não medirá esforços para saciar sua ambição. Nem que isto signifique atrair para Nova Guanaja a mais terrível das criaturas.

Resenha: Alex é um garoto de 17 anos que se sente deslocado em casa. Apesar de todo o conforto e mordomia que tem, sua família parece sempre estar ocupada com outros assuntos e o deixando em segundo plano, o que o deixa bastante incomodado e infeliz. Até que um dia Alex e seu irmãos mais novo, Gabriel, presenciam um assalto perto da escola onde estudam, e durante a confusão, Alex se joga sobre o irmão para protege-lo de uma bala perdida. Nenhum dos dois sai ferido gravemente, mas a partir daí, Alex começa a mudar... Ele passa a sentir uma fome absurda, e a única maneira de saciá-la é com sangue... Seus sentidos também passam a ficar muito mais aguçados. Diante dessas mudanças, de algumas alucinações que acredita ter e do descaso de seus pais, principalmente de sua mãe, Alex passa a se perguntar se ele não teria sido adotado e se não estaria ficando louco.
Brandão, o motorista da família, recebe a notícia de que sua neta está doente e precisa de cuidados, e aproveitando que teria que ir visitá-la, tenta ajudar Alex o levando para a cidade de Nova Guanuja, no Rio Grande do Sul. Nova Guanuja é uma cidade misteriosa, envolta por uma cultura cheia de misticismo e bastante famosa por seu delicioso chocolate, mas que anda sendo aterrorizada por alguma coisa... A neta de Brandão é uma jovem bruxa e andou invocando seres malignos que agora estão assolando a cidade, matando os moradores, sugando o sangue deles até a morte.
E é nesse cenário delicioso que nos envolvemos na história, pois Alex irá começar a se descobrir e embarcará numa missão onde terá que desvender quem, ou o que, está por trás de todo aquele terror...

Eu já tinha lido algumas resenhas desse livro e confesso que fiquei em cima do muro, pois algumas eram muito positivas e outras nem tanto... Então, resolvi ler pra tirar minhas próprias conclusões.
"Sabor de Sangue e Chocolate" é um livro envolvente, em que a leitura é rápida e fácil devido a narrativa, que é em terceira pessoa, que flui muito bem. A história é cheia de ação e é aquele tipo de livro que não dá vontade de largar.
Um ponto que achei extremamente interessante é que, como a história se passa numa cidadezinha do sul do país, os personagens conseguem demonstrar sua cultura, seus costumes e até mesmo o sotaque nos diálogos, então realmente dá a impressão de que a história se passa num lugar onde as pessoas conservam essas características, fazendo o leitor a imaginar aquela região e reforçando a ideia de que o Brasil é um país com bastante diversidade cultural. Pensem encontrar o termo "bah" num diálogo. Impossível pensar que se passa em outro lugar que não seja o sul hehehe. Outro ponto bem bacana foram trechos de músicas do David Bowe e Queen, que refletem bem a situação vivida por Alex, e a mistura de vários seres sobrenaturais, como bruxas, anjos, demônios e etc, que combinaram bem com o misticismo da cidade.
Os personagens são bem descritos, mas pouco aprofundados e nem todos despertam a simpatia e cativam o leitor. Acho que justamente devido a isso não nos afeiçoamos a eles e eu não me identifiquei com nenhum. Alex muitas vezes demonstra ser muito inconstante, e por mais que seja incompreendido na história, também foi incompreendido por mim mesma. Encarei isso como um conflito pessoal durante essa fase de sua vida, que mesclou a própria adolescência com todas as descobertas que ele fez sobre si mesmo.
A história muitas vezes, talvez pelo ritmo acelerado da narrativa, deixou algumas pontas soltas, como se tivesse ficado devendo explicações. Fiquei pensando de onde e por que motivo surgiu o romance da história, ou por que um dos seres malignos "coincidentemente" foi invocado pela bruxa, dentre todos os outros que poderiam ter sido.
Eu também não gostei muito da capa do livro, mas a diagramação e a revisão são impecáveis! As páginas são grossas e bem resistentes.
Enfim, apesar do que apontei como sendo pontos que não me agradaram muito, a história é muito boa mesmo, e pra quem gosta de um enredo bem original, com uma pitada de cultura sulista, cheia de ação e mistério, com uma narrativa super envolvente e com um delicioso toque de chocolate, não pode deixar de conferir essa história!

43 comentários

  1. Oi..

    O livro parece ser interessante, mas não acho que eu iria gostar =/
    E a capa é mesmo desagradável, rs.

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.c...

    ResponderExcluir
  2. Assim como eu você estou dividida.. uns dizem que é bom
    outros não.. mas cada um vê de um jeito né.. talvez eu goste..
    tem bastante ação.. só ñ achei legal o momento que você diz que ficam pontas soltas.. isso me irrita as vezes.. eu fico querendo entender..

    ResponderExcluir
  3. Oi, Flavia. :)
    Fiquei com vontade de ler. Já estava curiosa sobre o livro porque gostei da capa e do título, mas agora estou mais ainda por se tratar de uma história original com um toque de cultura sulista. :)

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Flavia, adoro livros que não da vontade de largar..
    Eu tmbém já li algumas resenhas positivas e outras negativas, e sempre fico na duvida quanto a esse livro, e vou te de dizer uma coisa, a capa não ajuda... :(
    Claro que os pontos positivos devem superar os negativos, adoros livros com toques de chocolates e adoro uma narrativa envolvente..
    Então se eu tiver uma oportunidade eu vou ler este livro..
    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sou fã desta autora, mas este livro eu ainda não li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Oi Flávia.

    Eu sou fã de livros que envolvam esse tipo de assunto, vampirismo, bruxas, enfim, o lado oculto, mas confesso que esse não me chamou a atenção. Não sei se fiquei meio traumatizada após Crepusculo, mas sei que não senti vontade de ler esse livro. A capa também não me agradou, quem sabe eu mude de ideia?
    Mas adorei sua resenha, me ajudou muito a decidir.
    Obrigada e bjs.

    ResponderExcluir
  7. Quero ler esse livro, sua resenha foi ótima e eu curti muito o assunto do livro.
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá flor, faz tempo que não passo por aqui não é? Sinto muita vontade de ler esse livro, pois amo romances envolventes! Adorei sua resenha.

    beijos!

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  9. Essa é a primeira resenha que eu leio do livro e me interessou sim.
    Gostei do tema, além se ter ação e suspense que eu adoro, parece ser um livro que prende do começo ao fim.
    Gostei também do toque sulista.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. apesr de gostar de vampiros e outros seres o livro nao me chamou muita atenção sabe.
    sei lá.
    mas quem sabe se eu ler eu goste né.
    parece uma boa história na medida do possivel.

    ResponderExcluir
  11. Oi Flavia,

    já li esse livro e gostei bastante! Concordo com todos os seus pontos, exceto o sobre a capa, eu a acho linda! Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Flavia,

    Nunca tinha lido nenhuma resenha do livro mas gostei bastante. Parece ser bem interessante por mostrar a cultura sulista na história ao mesmo que é apresentado um enredo diferente.
    Bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Flavia.

    É a primeira vez que eu leio uma resenha desse livro. Achei a história interessante, ainda mais que mostra um pouco da cultura e se pode identificar o sotaque nos diálogos =)
    Não sei se leria o livro, mas é bom saber das novidades nacionais.

    Tbm não gostei mto da capa =(
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Amei o post super legal adorei seu blog,ja segui rsrs, sou nova por aqui , visite o meu blog ,tomara que goste .bjs *-*

    ResponderExcluir
  15. Hahahaha moro aqui no RS e nunca tinha ouvido falar nessa cidade! Mas adorei saber que se passa aqui no RS, e em Gramado, falar nos Chocolates, muito bacana!
    Gostei por que tem bruxas, e me parece ser bem bom até.

    Bjs
    Maurício - Sonhos e Resenhas

    ResponderExcluir
  16. Deve ser uma maravilha o livro,e ainda se passa perto de Gramado/Canela, que é uma delícia de lugar! Vontade de ler!

    ResponderExcluir
  17. Fiquei com uma pontinha de curiosidade sim, amo filmes que envolvem sobrenatural, não é segredo.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu infelizmente não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante, meu estilo

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  19. Que legal, uma história sobrenatural ambientada no Brasil!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  20. Eu ganhei um livreto com as primeira as páginas do livro. Li e gostei muito. Li resenhas e comentários e todos são muito elogiosos. Amei sua resenha. Vou querer ler esse livro.

    ResponderExcluir
  21. Flor!!
    Tenho lido ótimas resenhas desse livro, a grande maioria dá 4 ou mais estrelas. Gosto bastante das suas por seu senso crítico e sua sinceridade. É bom saber previamente os erros que o livro possui, como as pontas soltas e tal, para que não incomodem tanto durante a leitra.
    Também não gostei muito da capa, odiei na verdade, rs.
    Mas a premissa é super interessante
    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. É um livro em muito instigante. A capa um pouco misteriosa... interessante.

    ResponderExcluir
  23. Primeira vez que ouvi falar sobre esse livro e ele parece ser muito bom, bastante interessante!!

    ResponderExcluir
  24. A história parece ser bem legal e original ^^
    Gostei do Alex ele é meio azarado em presenciar um assalto
    ir a uma cidade que acontece coisas horríveis, confesso que
    fiquei com dó dele ^^
    Um dia eu leio!

    ResponderExcluir
  25. Que legal esse livro, não conhecia ele e nem a autora.
    Os livros nacionais estão cada vez melhores e os autores nacionais estão de parabéns!
    É o tipo de livro que eu gosto, quero lê-lo com certeza.

    ResponderExcluir
  26. Flávia!
    Embora as pessoas falem que a onda dos vampiros já passou, para mim, jamais passará. Uma boa trama envolvendo esses seres fascinantes e ainda mais com bruxa...hummm! é a mistura perfeita! Difícil livros serem unanimidades, e por isso, quero ler para tirar minha própria conclusão. Gostei muito de sua resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  27. Realmente estou dividida ainda sobre ele por causa de varias resenhas que li mais acho que vou gostar pela originalidade do livro...
    Amei a sua resenha parabéns!!!
    Beijos!
    http://blog-everygirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. A capa e o título não me agradaram, embora a história parece ser boa.

    ResponderExcluir
  29. O titulo não é legal, mas vamos ver o conteudo né;

    ResponderExcluir
  30. Achei a sinopse bem interessante!
    Li vários comentários sobre esse livro, e fiquei tentada a tirar minha própria conclusão.
    Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pela resenha, por ela pude ter uma idéia brévia do livro. O livro parece ser monótono, cansativo e com uma história que não me agrada muito, mas espero estar errado

    ResponderExcluir
  32. Oi Flá, vejo comentários diferentes sobre esse livros, a história não me atraiu muito por isso não se se leria hahaha

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Confesso que adorei o nome do livro e gostei da resenha. Mas não sei se leria...

    ResponderExcluir
  34. Já tinha visto esse livro, mas essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Apesar de gostar de histórias sobrenaturais, com muitos mistérios e seres fantásticos, não consegui me identificar com essa história. Mesmo assim, se tiver oportunidade, leria, pois assim como você, pode ser que me surpreenda positivamente.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  35. Parabens pela resenha Flavia-chan.
    Confesso q não tinha nenhuma vontade de ler esse livro por a capa ser estranha (eu não gostei nadica), mas agora me deu vontade de ler principalmente por ser de uma autora brasileira.
    Adoro histórias q acontecem em cidadezinhas pacatas. Essas são as melhores.
    Uma mescla de Vampiro, bruxa e anjos deve ser d+ (principalmente por ser os seres q adoro(só faltou zumbis *-*)),
    A sua resenha está muito boa Flavia-chan e me deu ainda mais vontade de embarcar nesse enredo. Bjs *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Sou apaixonada pela cultura do sul e li outras criticas melhores sobre o livro, fiquei curiosa

    ResponderExcluir
  37. Oii Flavia!!

    Essa historia parece ser um pouco diferente rs.
    E é tão legal ver coisas aqui no Brasil, se bem escrita me sinto mais dentro da historia rs.

    So não me interessei tanto por saber que ficam algumas pontas soltas, as vezes(depende do meu humor rs) isso me incomoda muito oO

    Adoro sua resenhas, sempre falando exatamente o que pensa =)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  38. Depois que eu ganhei um livro (brasileiro) numa promoção, passei a prestar mais atenção nos nacionais. Não li nenhum porque tenho uma lista que já ocupa uns 3 meses, no mínimo. E também porque eu queria ler alguns mais clássicos, velhos, sei lá rs. Tipo, só vejo resenhas de livros recentes, eu queria saber sobre os antigos que o povo considera bom mesmo (tenho um colega que diz que livro brasileiro bom, é livro escrito há muito tempo). Mas sei lá, sei lá...

    Quanto a história... bem, é um tema bem comum (pelo menos é o que parece, a maioria das resenhas que leio tem seres sobrenaturais) e sei lá, tá enjoando... gostei não :s

    ResponderExcluir
  39. Interessante, ela tava é estranha, de repente querer beber sangue n é uma atitude normal kk

    ResponderExcluir
  40. Quem tem ele no cell . por favor envie pra mim 21 990503546

    ResponderExcluir