24 de março de 2012

Capa livro x Capa filme

Capas de livros com imagens dos filmes baseados neles...
Fico pensando... Acho que tem quem não se importe em ter um livro com a capa do filme...
Mas me pergunto: E quem não gosta? E quando o livro é de alguma coleção em que só o primeiro livro virou filme, a editora muda a capa pra do filme, recolhe todas as edições com a capa original obrigando quem "compra atrasado" engolir aquela capa e fica aquela coisa mais sem combinar?

Claro que existem MUITAS capas de filme, em que a grande maioria é ridícula, mas aqui, deixo alguns exemplos de algumas capas que odiei:

A Bússola de Ouro - Phillip Pullman
A Bússola Dourada
No caso do livro A Bússola de Ouro, por se tratar de uma trilogia, o segundo e terceiro livro não viraram filmes, e as capas continuaram as antigas, porém, a capa do primeiro livro, essa daí com o cabeção do urso nas geleiras, foi extinta e não se acha mais... Até em sebos é difícil. Então fica essa coisa mais nada a ver... a trilogia com o primeiro livro com essa capa de filme, e os outros normais.... Ridículo isso... estraga a coleção do leitor que se importa com esse tipo de coisa... Fiquei tão injuriada de não conseguir encontrar a trilogia fronteiras do universo com as capas combinando, que fui atrás das capas mais antigas ainda, em que o nome ainda era A Bússola Dourada... E foi até bom, pois o termo "daemon" original está lá, lindo, na edição antiga, em vez do "dimon" que inventaram sabe-se lá Deus por qual motivo... Frescura, só pode...


Água para Elefantes - Sara Gruen
Ainda bem que comprei Água para Elefantes pouco tempo depois de lançado, com a capa original, e numa promoção em que saiu por R$9,90! Achei totalmente NADA A VER essa capa do filme... E fora que a personagem Marlena no livro tem cabelo castanho, né? E essas madeixas loiras de Reese avacalharam o esquema... rsrsrs


Eu Sou A Lenda - Richard Matheson
Ainda não comprei esse livro por não ter encontrado o que tem essa capa preta... Amo Will Smith de paixão.. O homi é um gato! rsrsrs
Mas não tem nada a ver ele na capa do livro, sorry...


O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien
Já tenho a trilogia do Senhor dos Anéis com os 3 volumes separados, mas ainda pretendo comprar o volume único, com a capa original, claro, pra combinar!


Um Dia - David Nicholls
Quando comprei o livro "Um Dia", quase morri de desgosto, pois comprei achando que receberia o livro com a capa original, e recebi o bendito com a capa do filme... Pra mim foi a mesma coisa que comprar uma coisa e receber outra! Tentei trocar, mas de acordo com a loja, só tinham disponível a edição com capa do filme e a capa original não estava mais disponível. Até entrei em contato com a própria editora, questionando esse absurdo, mas o livro vai continuar sendo o da capa do filme mesmo, e eles não tem a ideia em mente de voltarem a disponibilizar a capa original...



Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden
Sinceramente, dependendo do livro até que não importo se a capa for a do filme, tipo Memórias de Uma Gueixa, por exemplo. Pelo menos a capa não faz nenhuma referência ao filme, com nomes dos atores e afins... Mas como tenho um gosto por capas originais, ainda vou comprar esse livro com a primeira capa... Afinal, além de ler, também gosto de colecionar.




Acho que as editoras dão uma baita mancada em lançar esses livros com capas de filmes e retirar de circulação os livros com as capas antigas. Deveriam nos dar opção pra escolher, afinal, cada um tem seu gosto... E eu prefiro comprar o livro usado mas com a capa que eu quero, do que novo com capa de filme horrorosa....

9 comentários

  1. Nossa senhora, quanta capa linda! kkk'
    Todas são maravilhosas, mas geralmente eu gosto mais das capas originais mesmo, trazem mais da história narrada, contém mais significação.
    Mas o livro "Memórias de uma Gueixa" as duas capas são igualmente maravilhosas.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://linhasdeencanto.blogspot.com/
    @Julymg2

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    Mas prefiro as capas dos livros, exceto "Eu sou a lenda"!!!
    Amo a capa do livro "Senhor dos anéis"!!!

    Beijinhos
    Chrys
    http://todaaliteraturadomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Detesto TO-DAS as capas que são trocadas por imagens dos filmes. Nunca compraria.

    A do Eu Sou a Lenda ainda é pior, pois o filme nada tem tem a ver com a história do livro, nem o final, nem "a lenda" que ele se torna.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Wic.
    Filme baseado em livro, com mudança demais, é outra coisa que me irrita do fundo do coração.

    ResponderExcluir
  5. E o pior é quando as melhoras coisas dos livros são gravadas, mas vão para as cenas deletadas das adaptações :/ !!!

    ResponderExcluir
  6. Desta vez eu prefiro as capas dos filmes, são mais bonitas e bem elaboradas '-' Parece que eles capricham mais rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Devo admitir que tem capas que ficam lidas na versão filme como A História de uma gueixa, mas sempre prefiro a capa original, pois com a capa do filme da a imprensam de que você imagina os personagens exatamente como os da capa não dá muita liberdade pra imaginação e o original é sempre melhor.

    ResponderExcluir
  8. Eu não tenho preconceito com a capa de filme, contanto que não seja tão feia. Tenho os Água para Elefantes e Um Dia com a capa do filme, e ado eles aauhauaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gente, todo site que entro essa versão "A Bússola Dourada" consta como esgotado, vou ter que comprar outra versão! :(

    ResponderExcluir