Política é para Todos - Gabriela Prioli

6 de dezembro de 2021

Título:
Política é para Todos
Autora: Gabriela Prioli
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Política/Ciências Sociais
Ano: 2021
Páginas: 272
Nota:★★★★☆
Sinopse: Em seu primeiro livro, Gabriela Prioli oferece uma introdução acessível sobre como funciona a política ― e como debatê-la de forma racional e sem achismos.
O que é uma democracia e para que serve uma constituição? Quais são as atribuições de cada uma das três esferas de poder e como garantir que elas se mantenham em harmonia? Como funcionam as eleições e qual a importância das fake news nesse cenário?
Em Política é para todos, a advogada e apresentadora Gabriela Prioli responde a essas e outras questões imprescindíveis para a compreensão do funcionamento da política ― sobretudo a brasileira ―, mas que muitas pessoas têm receio ou vergonha de perguntar. Com a linguagem descomplicada que fez dela uma das personalidades mais populares do país, a autora mostra como cada um de nós pode se engajar para construir a sociedade que queremos, debatendo os assuntos relevantes com opiniões próprias e argumentos racionais.

Resenha: Vou ser sincera em afirmar que até meados de 2017 eu não me interessava por política. Na verdade, eu odiava política. Ter que sair de casa pra votar, pra mim, era um martírio absoluto, um castigo, e quando eu não ia na cidade do lado justificar o voto, eu votava em branco ou em qualquer candidato que tivesse zero chances de ser eleito. Na minha cabeça, não achava que eu tinha que participar desse circo de horrores que é a política nesse país e só queria distância desse bando de vagabundos, que em vez de cumprirem suas promessas, só acabam com a vida do povo enquanto enchem os próprios bolsos.

Continuo achando que todos os políticos, ou pelo menos 99% deles, sofrem de algum tipo de vagabundagem crônica, e se a gente parar pra ler meia dúzia de notícias isso fica mais óbvio do que nunca, mas eu admito que meu preconceito, minha antipatia, e a minha visão limitada sobre o assunto acabavam me impedindo de entender muita coisa que aconteceu no passado ou que estava acontecendo no presente, e que, talvez, se as pessoas se interessassem pra entenderem o básico de como tudo funciona para votarem de forma racional e consciente, o país não estaria nesse buraco sem fundo.

Então, quando as campanhas pras eleições presidenciais começaram, todas aquelas tretas absurdas, a quantidade de canais no youtube que surgiram pra defender candidato x ou candidato y, o monte de informações sobre os governos passados que começaram a vir à tona para justificar a escolha do voto pra um ou pra outro e etc, me fizeram começar a refletir sobre a importância do tema e como uma eleição acaba afetando a vida de todo mundo, seja pra beneficiar ou pra prejudicar. E eu ainda não tinha me dado conta de que afeta minha vida inclusive. Um dos canais que descobri nessa empreitada foi o da Gabriela Prioli, e achei muito interessante a forma como ela abordava a política e analisava os candidatos, e a partir dela, comecei a ver alguns outros canais, tanto de esquerda quanto de direita, pra poder ter uma visão mais ampla da situação toda, entender o que esses influenciadores tinham a dizer e de onde tiram argumentos pra apoiar ou reclamar desses políticos. Claro que o choque de ver tanta desinformação foi grande, mas pelo menos comecei a me inteirar e começar a entender que a coisa vai muito além.

E por que escrevi esse textão antes da resenha propriamente dita? Porque hoje penso que se a política fosse um tema que já fizesse parte das bases da sociedade no quesito educação, fazendo parte da grade escolar por exemplo, se fosse algo mais acessível, e se tivesse uma linguagem de fácil compreensão, talvez as pessoas, como cidadãs, teriam mais informações, talvez pensassem com mais racionalidade na hora de eleger candidatos, talvez não ignorassem e odiassem a política como eu mesma fazia, e talvez as coisas fossem diferentes de como é hoje.

E levando tudo isso em consideração, penso que livros como esse da Gabriela são fundamentais e muito importantes para esse tipo de aprendizado, pois ele se propõe a oferecer uma introdução bem acessível sobre o funcionamento da política (englobando formação de partidos, atribuições dos poderes e afins) e fugindo de ideologias pra qualquer um, e como debatê-la com coesão para que os cidadãos fiquem por dentro das decisões e possam, assim, votar com consciência e fazer as cobranças que lhes cabem.

Alguns tópicos são muito esclarecedores e se estendem bastante, outros carecem de maior aprofundamento, mas acredito que a ideia é fazer com que as pessoas pensem por si só, que fiquem curiosas, que estudem e busquem por mais informações e conhecimento, até mesmo porque as explicações sobre os aspectos políticos tão importantes para a democracia são tão boas que envolvem o leitor na leitura de tal forma que queremos saber cada vez mais. Encontramos significados para os termos mais conhecidos além de informações sobre o contexto político na História e como isso influencia no cenário atual, e por mais que seja um conhecimento básico, após a leitura e entendimento do livro, qualquer um consegue tem informações suficientes pra poder falar sobre o tema com alguma propriedade.
0 Comentários pelo Blogger
Comentários pelo Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário