Não Tá Fácil Pra Ninguém - Andrew Tsyaston

4 de junho de 2019

Título: Não Tá Fácil Pra Ninguém
Autor e Ilustrador: Andrew Tsyaston
Editora: Seguinte
Gênero: Juvenil/Tirinhas/Humor
Ano: 2019
Páginas: 112
Nota:★★★★★
Sinopse: Às vezes você mal acorda e já sente que a vida quer te derrubar? Tenta, em vão, conciliar sono, trabalho, exercícios, lazer e vida social, e sente que tem sempre alguém muito melhor do que você em tudo? Não se preocupe, você não está sozinho! Porque a verdade é que não tá fácil pra ninguém.
De forma acessível e certeira, as tiras de Andrew Tsyaston discutem ansiedade, depressão, masculinidade tóxica, autoestima e as expectativas de nossa sociedade em relação aos jovens. Ao longo da leitura, é inevitável se identificar e dar muita risada — ainda que, por dentro, você esteja chorando.

Resenha:  Esses livritchos compostos por tirinhas e ilustrações engraçadas são o que há por aí. Depois de me divertir - e refletir - horrores com as verdades e situações tragicômicas embutidas em tirinhas com personagens caricatos, exagerados e super expressivos (as sobrancelhas de Emilia Clarke que se cuidem) dos livros de Sarah Andersen, chegou a vez do peculiar Não Tá Fácil Pra Ninguém, do autor e ilustrador Andrew Tsyaston. Ele é dono de um perfil de ilustrações no Instagram, o Shen Comix, que já conta com quase 1,5 milhão de seguidores. Sua forma de retratar as principais emoções do ser humano, assim como o que elas causam, é única, original e impagável. É impossível não rir, levar um tapa na cara e/ou se identificar com as situações que ele aborda.


O projeto gráfico do livro é muito bem feito, todo colorido e cheio de detalhes, e a tradução também foi muito bem adaptada pro português. Eu só senti falta de uma capa dura.



Confesso que alguns temas considerados delicados são tratados com um pouco de deboche e até frieza, mas talvez a ideia seja realmente colocar humor em situações trágicas com intenção de amenizar as coisas, ou talvez fazer com que as pessoas reflitam sobre determinadas condições e as porradas inevitáveis que levamos da vida, literalmente. É impossível levar a vida sem que, de vez em quando, bata aquela sensação de que tudo dá errado antes mesmo de levantarmos da cama, que o fracasso bate à nossa porta, que existe alguém que nos supera e vive se gabando por isso, que às vezes o melhor é deixar pra lá e se conformar, que nem sempre damos conta do tranco sozinhos, ou o quanto é difícil conciliar a vida em todos os aspectos sem surtar. É a parte desesperadora da vida adulta, nem tudo são flores, e todos estamos sujeitos a cair.



O mais engraçado - e genial - é que Andrew personificou as emoções, então a Raiva, a Tristeza, a Lógica, uma dupla de personalidades opostas (A e B, uma passiva e a outra super competitiva), e a própria Vida são personagens que contracenam com o pobre protagonista, o Shen, cuja vida nada fácil foi inspirada na do próprio autor, e fica evidente o quão difícil é lidar com todas elas, que parecem só existir pra tentar derrubá-lo (e muitas vezes conseguem). Acompanhar essas situações tão trágicas quanto cômicas, acaba colocando os leitores num misto de emoções e sentimentos que são muito engraçados, mas, ao mesmo tempo, fazem a gente rir de nervoso só pra não ter que chorar de desespero.



Embora o livro aborde alguns pontos sob a ótica masculina, a maioria das situações acabam representando muito bem a vida de todos nós, e é impossível não parar pra pensar sobre nosso comportamento em geral e como lidamos com o fracasso e com as adversidades da Vida. Não Tá Fácil Pra Ninguém é um livro curtinho, engraçado e necessário para qualquer pessoa adulta - ou prestes a entrar nessa fase - perceber que se não tá fácil pra você, não tá fácil pra ninguém, mas nada impede que a gente levante, limpe a poeira, coloque um band-aid nas feridas causadas pelos inúmeros tombos, e siga em frente.

0 Comentários pelo Blogger
Comentários pelo Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário