6 de março de 2018

Os Caçadores de Lendas - Shane Hegarty

Título: Os Caçadores de Lendas - Darkmouth #1
Autor: Shane Hegarty
Editora: #Irado/Novo Conceito
Gênero: Fantasia/Infantojuvenil
Ano: 2017
Páginas: 336
Nota:
Sinopse: Elas estão chegando! As Lendas (ou melhor, monstros aterrorizantes que se alimentam de humanos) invadiram a cidade de “Darkmouth”. Elas querem dominar o mundo. Mas não entre em pânico! Finn, o último dos Caçadores de Lendas, vai nos proteger. Finn tem doze anos, adora animais, não leva muito jeito para lutar; mas é muito, muito esforçado. E todos nós sabemos que ser esforçado é a melhor arma contra um Minotauro faminto, né? Hum... Pensando bem, pode entrar em pânico. Entre em pânico agora! Corra!

Resenha: Darkmouth é uma cidadezinha que poderia ser muito tranquila, se não fossem os monstros horripilantes que invadem a vila. Conhecidos como Lendas, eles se alimentam de humanos e querem dominar o mundo. Mas Finn, um garotinho super esforçado de doze anos, é o último Caçador de Lendas.
Mesmo que sonhasse com um destino diferente, Finn cresceu conformado com a ideia de ser um Caçador de Lendas, afinal, seu pai também é um e o legado da família não poderia cessar. O treinamento duro fez com que os conhecimentos necessários para liquidar os monstros fossem adquiridos pelo garoto, mas, na prática talvez isso não funcione conforme o esperado... Finn não leva o menor jeito para a tarefa e consegue falhar em todos os testes. Será que a salvação de Darkmouth está em suas mãos?

Narrado em primeira pessoa através do ponto de vista de Finn (e com algumas alternâncias entre outros personagens relevantes), o livro traz uma história bem cativante e divertida sobre um garotinho que precisa seguir seu destino, mas por não ter a menor vocação - e por causar muita confusão - acaba sendo alvo de desconfiança e perseguição dos habitantes, sempre indignados por Darkmouth ser o único lugar que ainda é alvo da invasão das Lendas e ainda serem obrigados a confiarem suas vidas nas mãos do pobre garoto.
Em meio a narrativa nos deparamos com informações preciosas retiradas do Guia Conciso do Mundo dos Caçadores de Lendas, e isso deixa a leitura bem dinâmica e rica em detalhes, despertando ainda mais a curiosidade por esse mundo super legal criado pelo autor, principalmente devido às ilustrações descoladas e expressivas que representam muito bem os personagens.

Finn é aquele tipo de personagem que vive se metendo em enrascadas quando o assunto é enfrentar as Lendas, e não é raro que ele provoque incidentes na cidade que deixam os habitantes malucos, enquanto seu pai, totalmente comprometido com sua função, vive para socorrê-lo. Finn não está pronto - ou não quer - seguir esse caminho.

Os personagens representam papeis de heróis bastante humanos, que acertam e erram como qualquer pessoa, e mesmo que o livro seja uma fantasia, é possível se identificar com alguns personagens e até começar a compreender um pouco do que realmente move as Lendas.

Com humor e aventura na medida certa, Darkmouth - Os Caçadores de Lendas é um livro divertido que fala de amizade, coragem, medo e deveres - nem sempre muito bem aceitos - de quem possui um legado a se cumprir. Mesmo que o público seja o infantojuvenil, pra quem procura por um livro descontraído e divertido é leitura mais do que indicada.

0 Comentários pelo Blogger
Comentários pelo Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário