17 de outubro de 2016

Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum

Título: Três Coisas Sobre Você
Autora: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance/YA
Ano: 2016
Páginas: 288
Nota:
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.

Resenha: Jessie é uma garota que passou pelo trauma de perder a mãe, que sofreu de um câncer. Se já não bastasse o choque de não ter mais uma figura materna por perto, Jess precisa se mudar para Los Angeles com o pai, para viver com Rachel, a nova esposa dele, e o irmão postiço chamado Theo. Essa mudança traz para a garota uma realidade um pouco difícil: sem amigos, numa nova escola, sem a mãe ou um pai presente e sofrendo bullying de Gem e Crystal, duas megeras alunas de Wood Valley. Porém, um admirador secreto, AN (alguém ninguém), começa a se corresponder com Jess por mensagens de celular. Numa história leve e divertida, Julie Buxbaum desenvolveu uma trama que, além de boas questões sobre a adolescência, carrega até o final uma charada: quem será AN?

Três Coisas Sobre Você é um livro que segue algumas fórmulas já conhecida dos leitores de YA, como os dilemas da adolescência, primeiro amor, inseguranças e descobertas da idade. No caso da história de Jessie, há um pequeno acréscimo: um correspondente secreto que estuda na escola dela. Isso remete muito a Simon vs A Agenda Homo Sapiens, no qual o protagonista troca e-mails com um admirador anônimo.

A personagem principal, Jessie, é uma jovem de apenas dezesseis anos e vive muito do que a idade traz. Narrando tudo em primeira pessoa, a protagonista conquista o leitor pelo humor e frases engraçadas. Mesmo passando por um momento muito difícil na vida, a jovem mostra determinada força e é visível a evolução dela ao longo da trama. A relação entre ela e sua "nova" família é, no começo, um pouco conturbada, mas isso muda ao decorrer da narrativa. No final, fica claro que cada um deles tinha uma "capa" que só mostrava a superficie, mas no fundo eram pessoas com qualidades e defeitos.

O fato de AN ser recorrente nas trocas de mensagem com Jess, o livro tem capítulo repletos de mensagens de texto. É muito difícil trabalhar a personalidade de alguém somente através de textos, e não gestos ou olho no olho. AN é uma incógnita, mesmo que seja fofo e ajude Jess. O mistério é levado até o final, e quando revelado, não mostra na identidade dele algum garoto inimaginável. Entre as possíveis opções para revelação, a autora caminhou para um lado previsível demais.

Muito presente no gênero YA, há uma pequena parte destinada à discussão da sexualidade na adolescência no livro. Jessie e suas amigas, Dri, Agnes e Scarlett, têm conversas sobre a temida primeira vez, inseguranças, gravidez precoce e outros fatores que envolvem isso. Apesar da forma não tão profunda que o tópico é tratado, vale a pena a discussão e foi bem inserido no contexto da história.

A história de Jessie e AN não é algo surpreendente. Três Coisas Sobre Você funciona bem como passatempo. Em meio a situações divertidas, dramas familiares e um romance (quase um quarteto amoroso muito engraçado), a leitura é agradável e satisfatória. Mesmo tendo sido a revelação da identidade do admirador de Jess bem previsível, diversos fatores contribuem positivamente para o livro.

Nenhum comentário

Postar um comentário