22 de setembro de 2012

Diário de um Banana - Jeff Kinney

Lido em: Março de 2012
Título: Diário de um Banana - Vol. 1
Autor: Jeff Kinney
Editora: Vergara & Riba Editoras Ltda
Gênero: Infantil
Ano: 2008
Páginas: 218
Nota
Sinopse: Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.

Em Diário de um Banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável.

Resenha: Greg Heffley se vê num grande dilema agora que entrou no ensino fundamental... A necessidade de se destacar em meio aos alunos e se tornar popular é primordial para o garoto. Ele não sabe bem o motivo de ter esse desejo de fama e glória, mas sabe que é importante pra ele rsrsrs.
Ele tem várias ideias e planos para "se dar bem", mas seu melhor amigo, Rowley, vive estragando tudo, o que causa grande frustração em Greg, que sempre tenta disfarçar as manotas do amigo e às vezes até o evita em público para não passar vergonha comentendo algumas injustiças com o pobrezinho, afinal, gente popular não passa vergonha nunca! Só que Greg nunca se dá bem, coitado.
E para poder desabafar sobre todas essas frustrações, ele mantém um diário, ou melhor, um LIVRO DE MEMÓRIAS (diário é coisa de garotas), para poder escrever e ilustrar todos os acontecimentos importantes de sua vida e todas as vezes em que se deu mal, de forma bem detalhada, seja na escola ou em casa com a família.

Todos os personagens do livro foram muito bem construídos e são muito engraçados. Rowley vive querendo brincar pois é um crianção (muito sem noção), e por mais que Greg também goste, ele não admite isso, pois "brincar" não é coisa de gente descolada!

A família de Greg é super engraçada: o pai distraído e a mãe protetora não ligam muito para os conflitos dos irmãos e ela sempre parte em defesa do mais novo. O irmão mais velho, Rodrick, super sacana e aproveitador, não perde a oportunidade de azucrinar Greg. E o irmãozinho caçula, Manny, também não perde a oportunidade de irritar Greg denunciando tudo o que ele tenta fazer escondido, mesmo sendo um bebê! Por ser o irmão do meio, Greg acaba sentindo que não recebe as devidas atenções que deveria e talvez por isso tenha essa enorme necessidade de se destacar em meio a multidão com essa ideia de popularidade.

É um livro voltado para o público infantil, mas não deixa de ser uma leitura muito bacana para adultos também. Juro que enquanto lia fiquei com uma enorme saudade dessa época. Apesar de algumas atitudes de Greg serem completamente absurdas e irritantes, temos que entender que é uma criança entrando na fase da adolescência e isso já basta para complicar tudo. Tudo é muito inocente, mesmo as injustiças que comete com Rowley, e às vezes dá pra sentir pena de Greg com todo seu azar.

Eu sou fã da série, adoro o formato dos livros, ilustrados, folhas amareladas com linhas que realmente lembram um diário preenchido e capa dura.
Quem curte livros ilustrados e não se importa em embarcar numa leitura, que mesmo sendo infantil, é leve, rápida e super engraçada, com certeza vai curtir muito a história de Greg, assim como eu curti!

27 comentários

  1. Eu já li esse livro, é legalzinho. Estava pensando em fazer a coleção, mas são tantos volumes que acabei desistindo, não só por isso, mas eu nem gostei taaanto assim do livro, ele é um pouco infantil :/

    Beijokas

    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  2. Adorooo, já li este, na verdade foi o único que li até agora, rsrs. Recomendo sempre!

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler essa série pois parece muuuito engraçada, mas sempre acabo trocando de livro quando chego na livraria :(
    Vou ser mais forte na próxima vez e comprar hahahahah
    Beijos, Carol
    Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  4. Nunca li os livros, mas na ultima feira do livro que fui fiquei encantada de ver como tantas crianças tinha esse livro em mãos. Já ouvi dizer que é mesmo tu bom e engraçado e tem tbm o filme.

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu li 4 páginas desse livro na livraria, e adorei. ainda não tive oportunidade de comprar. Acabei vendo o filme, mas acho que o filme não passa a mesma coisa que o livro não sei.

    Adorei a resenha.

    Bjooos

    ResponderExcluir
  6. Eu já ouvi falar desse livro e tinha já até uma opnião negativa formada sobre ele, mas a formato como vc o apresentou no post me fez ficar interessado em lê-lo. Lembro na minha epoca de ensino fundamental q eu odiava esse tipo de pessoas descoladas, mas agora no fim do ensino médio até q me tornei um pouco como eles. São tantos amigos, colegas e conhecidos q acabo trocando o nome de alguns. Bjs!!!
    Ahh, Flavia eu começei um post com um nome q eu amo e q me lembro de cara vc: o nome da nova coluna no meu blog é "Comendo Chocolate" e o primeiro filme tem o nome de Chocolate. Convidativo esse nome, não é? Rsrsrs... Bjs!!!

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Wow que fofo.
    Já li algumas resenhas positivas e até tenho vontade de ler, mas sei lá. Não tive oportunidade e francamente, com tantos livros que desejo loucamente comprar eu não consigo colocar essa série na minha lista, rsrsrsrs.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  8. Oi Flávia!
    Esse tipo de livro a gente lê rapidinho, né? Rsrs
    Adoro a série, embora não tenha lido os livros (só assisti ao filme).
    É tão bom quanto a película? Porque se for, o autor está de parabéns! É realmente hilário e envolvente! Adoro o protagonista!

    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  9. Oie Flá,
    Muita gente fala bem desse livro, dizem que a leitura é rápida, que a coleção é bonita, mas não é nada que me chame atenção.
    Sei lá, quem sabe um dia eu não o encontre na livraria e resolva trazê-lo pra casa né?
    Mas por hora não.

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Embora sempre veja muitas resenhas positivas por aí, é um livro que não consegue me chamar a atenção. Acho que estou cansada de livros infantis, rs. Se algum dia ele conseguir me chamar a atenção pelo menos um pouquinho, juro que leio. De qualquer forma, adorei sua resenha.

    Lívia Neves - Livinha's Place

    ResponderExcluir
  11. Oi Flavinha, sempre ouvi falar muito bem desse livro, mas nunca tive AQUELA vontade de ler saber kkkk, mas prometo dar uma chance agora que li sua resenha hahaha

    beeeijo
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  12. Aparenta ser legalzinho!! :-)

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  13. Já tem um tempo que vejo essa série rodando por aí, mas nunca nem parei pra ler uma sinopse ou descobrir sobre o que se trata. Gostei bastante da sua resenha, percebi que o livro, mesmo sendo bem clichêzinho e como você comentou voltado para o público infantil tem um diferencial bacana que é a forma como as coisas são contadas, com certeza deve ser uma ótima leitura para relaxar.
    Adorei o que você descreveu sobre o design do livro, sou completamente apaixonada por capas duras e o fato da diagramação ser toda trabalhada me deixou bem curiosa.
    Ótima resenha.
    Dá uma passadinha lá no blog? Tem post novo.
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Hey Flá :)
    Tenho um certo preconceito com esse livro, rs, não gostei da capa, do título e na verdade achei sempre infantil demais, vejo que posso ter me equivocado, kkk, já que você leu, faz coleção e indica, haha. Agora, penso que pode ser umlivro bom e divertido, assim como você disse, e penso também que conseguiria fácil entrar nessa de querer ser popular e entender a vida q ele vive, de sentir excluído por ser o filho do meio, rs. Acho que reverei meus conceitos e talvez aposte nessa leitura, haha.
    Beijo flor!

    ResponderExcluir
  15. Oi Flavia!
    Gosto de ler uns livros mais leves de vez em quando, mesmo sendo infanto-juvenil, sempre é bom para rir um pouco.
    Eu lembrei daquela série de TV, Todo mundo odeia o Chrys, ele sofre muito na mão dos irmão.

    Boa semana.



    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Diários de um banana já virou um clássico neh.. li o primeiro mas nao tenho dindin pra comprar os outros.. sao caros por ser capa dura.. oaskoa

    mas quando tiver opotunidade eu pego.. beijos

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Para falar a verdade esse foi um dos primeiros livros que tinha ouvido falar - uma colega de curso não parava de falar nele rs -. Mesmo sendo meio infantil pelo que já pude ver, se tivesse em mãos eu leria ^^
    Adorei a resenha Flavia, tenho ate curiosidade em ler esta série, mão não compro-a porque é muito grandinha rsrs

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  18. Acabei de ler e me diverti muito com o Greg.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  19. adorei a resenha
    eu ainda nao tive a oportunidade de ler nenhum livro da serie, apesar de querer mt viu *0*

    ResponderExcluir
  20. Esse livro parece ser muito cômico! Estou morrendo de curiosidade para saber esse azar todo que o Greg tem! rsrs

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  21. Sempre quis ler Diário de um Banana. Só assisti o filme e achei bem legalzinho kkkk.
    Adorei a resenha!

    Beijos - www.pcliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Adoro os livros do "banana"
    tenho quaase todos...eu e minha prima, somos viciadas nessa série...
    Já tenho inclusive os dois filmes que lançaram...hehehe...assisto todo mês
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Adoro os filmes, vi o livro na livraria e achei muito legal, parece um diário mesmo com desenhos etc. Acho que deve ser uma leitura bem rápida :)! Bjsssssss

    ResponderExcluir
  24. Nossa, eu adoro livrinhos infantis Flavia. Eu gostei da sinopse e o livro parece ser bem engraçadinho explorando uma coisa real na vida das pessoas: o temor do ensino fundamental.
    Quem nunca teve aquele frio na barriga de entrar na escola dos grandões? Eu ja arrumei tanta confusão hahhahahah sinto saudades dessa época tbm
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Nunca cheguei a ler os livros, mas já vi o filme é me diverti muito.
    Quem coleciona e adora é meu priminho ele tem até o mais recente e tenho que dizer que ele e o Greg são muito parecidos^^

    ResponderExcluir
  26. Não sei se leria, o livro até parece legal, más não faz o meu tipo de livro.
    Muitos adolescentes acham que se destacar é algo super necessário. Ser o irmão do meio deve ser super chato..

    ResponderExcluir