Carrie - Stephen King

19 de maio de 2022

Título:
 Carrie
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Gênero: Suspense/Fantasia
Ano: 2022
Páginas: 208
Nota:★★★★☆
Compre: Amazon
Sinopse: O primeiro livro de Stephen King em edição especial com capa dura, nova tradução e conteúdo extra. Clássico moderno, Carrie conta a história da adolescente com poderes telecinéticos, do bullying que sofreu e de sua jornada violenta de vingança ― até hoje, a estreia revolucionária do mestre do terror é um dos romances mais inovadores e chocantes de todos os tempos.
Carrie White é uma adolescente tímida, solitária e oprimida pela mãe, cristã ferrenha que vê pecado em tudo. A rotina na escola não alivia o dia a dia em casa. Para os colegas e professores, ela é estranha, não se encaixa e, por consequência, é alvo constante de bullying.
O que ninguém sabe ainda é que, por trás da aparência frágil e indefesa, Carrie esconde um enorme poder: ela consegue mover objetos com a mente. Trancar portas. Derrubar velas. Dom ou maldição, isso mudará para sempre o destino das pessoas que algum dia lhe fizeram mal.
Resenha: Publicado pela primeira vez em 1974, Carrie foi o primeiro livro escrito por Stephen King e se tornou um clássico moderno da literatura que já teve várias edições e cinco adaptações cinematográficas.
Agora em 2022, a Suma trouxe a obra para compor a belíssima coleção Biblioteca Stephen King (que, diga-se de passagem, é indispensável para os fãs do autor) sob nova tradução, capa dura e novo projeto gráfico.

A história vai falar sobre Carrieta White, ou Carrie, uma adolescente que vivia na cidade de Chamberlain, no Maine. Carrie tinha a aparência frágil e indefesa, era muito solitária e retraída, e que além de ser muito oprimida pela mãe, uma fanática religiosa que vê pecado em tudo e todos, ainda era vítima de constantes episódios de bullying na escola. O que ninguém sabia é que Carrie tem o dom da telecinese, que a torna capaz de mover objetos com o poder da mente. Ter sido convidada pro baile da escola pra ser alvo de mais uma "brincadeira" de mal gosto foi a gota d'água, e por estar saturada de ser alvo de tantas humilhações, ela chega ao seu limite a ponto de usar seus poderes para se vingar de todos aqueles que lhe fizeram mal.

A narrativa do livro é um apanhado feito por um jornalista sobre a investigação e tudo o que foi publicado a respeito do caso: transcrições de relatos, entrevistas, depoimentos e trechos extraídos de livros e artigos que foram feitos sobre a vida de Carrie, seu poder, e a fatídica noite do famigerado baile. Não há capítulos, mas sim uma alternância entre tempo e foco pra falar sobre as características e particularidades dos personagens, que, de alguma forma, tiveram algum envolvimento ou ligação com a protagonista. Esse formato epistolar de escrita, apesar de ter sido um pouco confuso, é interessante, pois, mesmo que seja fictício, deixa o leitor bem envolvido com a história, como se tivesse acesso a um tipo de dossiê sobre o ocorrido em Chamberlain e as explicações para o poder sobrenatural de Carrie.

Mesmo que Carrie tenha sido o primeiro livro escrito pelo autor, já fica evidente o talento dele em criar suspenses envolventes e com detalhes que deixam a história bastante rica. Confesso que me incomodou um pouco a forma como ele descreve as situações que envolvem a primeira menstruação da protagonista, mas acabei relevando por entender que foi um fator utilizado para que a pobre da Carrie fosse ainda mais humilhada do que já costumava ser, o que contribuiu para que seu ódio e seu desejo por vingança contra todos aqueles trastes só aumentassem mais. A aflição de acompanhar Carrie tendo cada passo reprimido e condenado pela mãe lunática e dominadora, assim como as constantes implicâncias e agressões que os alunos da escola fazem com ela, simplesmente por ela ser diferente, é inevitável.

No final das contas não acho que esse livro seja uma leitura de terror, mas sim um suspense com toque sobrenatural sobre uma garota que depois de viver reprimida por toda sua vida, chegou ao seu limite e se vingou de um bando de hipócritas intolerantes. Pessoas estas que fingem ser idôneas e decentes, mas a única coisa que sabem fazer é prejudicar o próximo pra se darem bem e fazer o mal contra quem, aparentemente, não pode se defender, e ainda se fazem de vítimas quando a hora de enfrentar as consequências dos próprios atos chega. Sendo assim, talvez seja possível considerar que Carrie não foi atrás de vingança, mas sim de justiça.

Essa nova edição que compõe a Coleção Biblioteca Stephen King é bem caprichada e ainda tráz um texto do autor sobre o processo de escrita do livro. Pra quem gosta de suspenses clássicos e quer experimentar uma leitura mais leve de King, Carrie é uma boa pedida.

Novidade de Maio - Paralela

16 de maio de 2022

No Coração de Manhattan - Lauren Layne
Violet Townsend sempre gostou de agradar. Criada num universo ultraprivilegiado, ela faria qualquer coisa pelas pessoas que ama, em especial a melhor amiga de sua falecida avó, o mais próximo de família que lhe restou. Então, quando Edith pede a Violet que ensine seu recém-encontrado neto a se encaixar na elite nova-iorquina, Violet concorda, claro. Seu objetivo é tornar Cain Stone o ceo perfeito para a empresa de Edith.
Nascido e criado na Luisiana, Cain infelizmente não tem nenhum interesse na avó que ele não sabia que existia, e muito menos em se tornar um almofadinha da cidade grande. Mas em algum momento, entre jantares desastrosos e ternos caros demais, Violet e Cain começam a se dar bem, e ela percebe que ele não é o único ali que tem coisas a aprender.
Enquanto os sentimentos de um pelo outro crescem, Violet e Cain descobrem que se abrir para novas experiências talvez não seja tão ruim assim e que o amor pode vir de lugares inesperados.

Wishlist #7 - Board Game - Unicorn Fever

11 de maio de 2022

Jogo super bonito e colorido com pote de ouro no final do arco-íris, seres mágicos e unicórnios de corrida mui estilosos? Quero! Unicorn Fever apareceu pra mim como sugestão enquanto eu saía colocando vários jogos na minha lista de compras sem fim da Amazon. Dei uma pesquisada na internet e nenhum dos canais de board games que sigo gravou nada a respeito. Achei pouquíssimos vídeos falando sobre com os devidos detalhes, e só na Ludopedia é que fui achar boas avaliações. No final das contas deu pra entender que se trata de uma corrida maluca e manipulada que envolve apostas ilegais e criaturas mágicas trambiqueiras, e a vitória acaba dependendo muito mais da sorte, ou do azar, do que de alguma estratégia. Ou seja, achei hilário e entrou pra lista.
Como a postagem estava programada e o jogo chegou muito antes do que eu esperava (obrigada, Amazon!), ele entrou na caixinha de abril, por isso já está marcado com o coraçãozinho de "tenho" nessa postagem que tá aparecendo só em maio.
Editora/Fabricante: Galápagos
Criadores: Lorenzo Silva e Lorenzo Tucci Sorrentino
Idade recomendada: 14+
Jogadores: 2-6
Descrição: O que os seres não mágicos não sabem é que, sempre que aparece um arco-Íris, todos os unicórnios das redondezas param tudo o que estão fazendo e começam a correr ao longo dele, incapazes de resistir à vontade de mergulhar no pote de ouro que existe no fim do caminho. Milhares de anos atrás, algumas das mentes mais inescrupulosas e moralmente questionáveis do Reino Mágico perceberam que isso seria uma ótima chance de ganhar uma enorme quantia em ouro às custas desses seres puros e inocentes...
Em Unicorn Fever, os participantes assumem o papel de riquissimos apostadores que, buscando virar o jogo a seu favor, devem assinar contratos escusos e usar magia para manipular a corrida. Cuidado com seu ouro! É preciso usá-lo com sabedoria para não acabar devendo para a Máfia Élfica. Ao final da partida, o jogador que acumular mais glória será o vencedor!



Novidades de Maio - Seguinte

8 de maio de 2022

Dois Garotos, Um Encontro - Heartstopper #1 - Alice Oseman (capa da série)
Charlie Spring e Nick Nelson não têm quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado e bastante inseguro por conta do bullying que sofre no colégio desde que se assumiu gay. Já Nick é superpopular, especialmente querido por ser um ótimo jogador de rúgbi. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro toda manhã, uma amizade intensa se desenvolve, e eles ficam cada vez mais próximos.
Charlie logo começa a se sentir diferente a respeito do novo amigo, apesar de saber que se apaixonar por um garoto hétero só vai gerar frustrações. Mas o próprio Nick está em dúvida sobre o que sente – e talvez os garotos estejam prestes a descobrir que, quando menos se espera, o amor pode funcionar das formas mais incríveis e surpreendentes.

Romance Real - Clara Alves
Dayana deixou o Rio de Janeiro para trás e está de mudança para Londres. Há pouco tempo, seu maior sonho era visitar o país da One Direction, sua banda preferida, mas agora ela tem certeza de que está vivendo um pesadelo. Depois de dez anos sem encontrar o pai, ela se vê obrigada a morar com o homem que a abandonou, a mulher dele e sua filha – a família perfeita que Dayana nunca teve. Tudo isso enquanto tenta lidar com o luto pela morte recente da mãe.
O que ela não imaginava era que, logo em seus primeiros dias ali, iria esbarrar em uma ruiva charmosa pulando as grades do Palácio de Buckingham. À medida que se aproximam e se ajudam a enfrentar os conflitos pelos quais estão passando, as duas se apaixonam. Mas Dayana tem certeza de que a garota está escondendo algo sobre sua relação com a família real...
Será que Londres conseguirá curar o coração de Dayana e dar a ela um final feliz

The Sims 4 - Desafio da Viúva Negra (atualizado em 28/06/22)

6 de maio de 2022



O Desafio da Viúva Negra tem como base a ideia dessa espécie de aranha que mata e come o macho após o acasalamento, e é feito há muitos anos pelos jogadores de The Sims (e não faço a menor ideia de seu criador, inclusive eu mesma criei um na época do The Sims 2 sem saber se já existia, e jogava sem nem estipular regras, só saía matando todos os maridos que eu arrumava pela frente pra ficar rica e montar um "diário"). Muitos anos se passaram e o desafio acabou ganhando alguns padrões e regras para serem seguidos, mas ainda continua meio aleatório, porque as pessoas vão criando historinhas, adaptações e fazendo da forma como acham melhor. Sendo assim, vou criar minhas próprias adaptações baseadas nas que já existem, mas lembrando que, basicamente, o Desafio da Viúva Negra consiste em criar uma personagem que se case várias vezes durante a vida, matando cada um dos cônjuges pelo caminho e herdando o dinheiro dos coitados.

Começando o Desafio
  • Nas configurações de jogo, defina o tempo de vida dos Sims para normal;
  • Crie uma Sim mulher, jovem adulta, e dê a ela a aspiração "Baronesa das Mansões" ou "Romântica em Série" com os traços "Romântica"," Esnobe" e "Materialista";
  • Com o dinheiro inicial disponível, compre um lote pra construir, ou se mude para uma casa pronta gastando ao máximo esse dinheiro;
  • A casa inicial deve ser simples e com mobília barata para que as contas não venham altas;
  • O objetivo do Desafio é matar 7 maridos!
Observações:
  • A Sim poderá beber a Poção da Juventude para se manter jovem e ter mais tempo para lidar com todos os 7 maridos, mas somente a partir dos seus próprios pontos de aspiração;
  • A Sim pode continuar morando na casa inicial ou se mudar pra uma casa sempre mais cara que a anterior após se casar. Se ela optar por permanecer na primeira casa, essa casa deverá ser reformada para ficar maior a cada novo casamento, assim como manter um "quartinho de recordações dos falecidos" onde nenhum dos maridos, enquanto vivos, podem entrar.
  • As mortes devem parecer "acidentais" para a Sim ficar acima de qualquer suspeita diante da sociedade, logo, não é permitido usar mods de violência para atingir esse objetivo.
  • Não é obrigatório ter filhos.

Regras do Desafio
  • Antes de sair em busca de um pretendente, atinja pelo menos o nível 5 na habilidade de Carisma;
  • Para conseguir dinheiro para pagar as contas antes do casamento, é permitido vender itens encontrados pela vizinhança ou feitos em casa pela própria Sim através de pintura, jardinagem, trabalhos manuais, fabricação e afins. É permitido arrumar um emprego de meio período desde que a Sim não crie nada em casa para vender (ou você vende itens ou trabalha fora, as duas coisas juntas não são permitidas), mas se casar pela primeira vez, é preciso largar o emprego e parar de vender as coisas imediatamente. A renda dela virá somente dos maridos;
  • O limite máximo de dinheiro que a Sim pode acumular antes de se casar é §1.200! Caso você ultrapasse esse valor, dê simoleons de presente pra alguém, compre mantimentos, saia para beber ou qualquer outra coisa (que não possa ser revendida) para gastar o excesso;
  • Caso o primeiro casamento seja planejado com a expansão Histórias de Casamento e você não tiver dinheiro suficiente, é permitido usar cheat de dinheiro para adicionar os fundos necessários e pagar os §1.000 cobrados pela cerimômia;
  • É opcional organizar uma festa de casamento, mas é obrigatório fazer uma viagem de férias pra simular a lua de mel pra qualquer destino por pelo menos 1 dia;
  • Tenha uma foto do casamento ou uma selfie com o marido para guardar de recordação. Essa foto deve ser pendurada na parede ou ficar sobre uma superfície no "quarto de recordações dos falecidos";
  • Todos os maridos devem trabalhar normalmente e ganhar pelo menos 3 promoções em suas carreiras antes de morrerem. As recompensas de carreira deles podem ser vendidas ou guardadas como lembrança do quartinho de recordações;
  • A Sim deverá ter outro pretendente e manter o caso em segredo até a morte do marido atual;
  • Se o pretendente já for casado, a Sim precisa convencê-lo a se separar e se tornar inimiga da ex esposa;
  • Se o marido não morrer de velhice, todas as mortes devem ser provocadas pela própria Sim:
     - Fazer com que ele conserte algum eletrodoméstico ou eletrônico que ela quebrou;
     - Fazer com que ele tente apagar algum incêndio que ela causou;
     - Fazer o Sim morrer de cansaço por fazer vários oba-obas seguidos;
     - Servir Nigiri de Baiacu para tentar envenená-lo*;
     - Mantê-lo numa sauna para que ele sobreaqueça;
     - Fazer ele arrumar uma cama embutida até que ele seja esmagado;
     - Viajar pras montanhas e fazer com que ele escale sem equipamentos ou sem preparo são formas de tentar matar o coitado.
    Não é permitido usar a Planta-Vaca pra devorar e matar o marido;
  • A Sim deve manter um cemitério com as lápides dos falecidos para que seus fantasmas fiquem vagando pelo lote e importunando a viúva (é permitido usar o quartinho de recordações para guardar as urnas caso não queira ter um cemitério em casa). Sempre invoque o espírito pra manter o falecido por perto. Não liberte o espírito do fantasma, e nem deixe de prestar luto para que o fantasma não desapareça!
  • Até o final do Desafio, a Sim deve ter alcançado o nível 10 nas habilidades de Carisma, Dança, Culinária e Gourmet;
  • Após matar os 7 maridos, é preciso escolher um deles pra ser revivido e retomar o casamento. Para isso, é necessário incluir o fantasma no grupo familiar para que ele se torne controlável (barras de amizade e amor devem estar em 100/100 para liberar a opção do convite) e em seguida revivê-lo. Vou deixar mais abaixo algumas formas de reviver um Sim falecido.
  • O Desafio termina quando a Sim tiver acumulado pelo menos §1.000.000 em dinheiro e restarem 6 lápides/urnas no lote após reviver um dos fantasmas.
* Para preparar o Nigiri de Baiacu é necessário que a Sim vá até o distrito de San Myshuno e procure por uma barraca que venda esse prato (requer Vida na Cidade). Compre o Nigiri e coma para aprender a receita. Após isso, se o nível de Culinária for baixo ou a Sim estiver furiosa enquanto cozinha, poderá preparar um Nigiri de Baiacu de baixa qualidade e servir. Se não me engano, as chances do pobre coitado morrer envenenado antes mesmo de encher o bucho é de 50%... Atenção: Muito cuidado pra não deixar ela comer, pois há risco dela mesma morrer envenenada na primeira mordida!

Formas de reviver um fantasma:

♥ Comer Ambrosia
Para preparar a receita de Ambrosia, a Sim deve ter atingido o nível 10 nas habilidades de Culinária e Gourmet. O prato fica disponível na opção "Preparar uma refeição Gourmet". São necessário os seguintes ingredientes:
- 1 Flor da Morte 
- 1 Acará Bandeira
- 1 Poção da Juventude (obtida na Loja de Recompensas e custa 1500 pontos de aspiração)

Obs. 1: A Flor da Morte pode ser obtida através do processo de enxerto de Romã com Orquídea (necessário nível 5 na habilidade de Jardinagem); fazendo experimentos num caldeirão mágico; ou, com muita sorte, sendo encontrada a venda em barracas de jardinagem em Avelânia do Norte (no Vida Campestre) ou de itens mágicos para preparo de poções no Reino da Magia. No Estações, a Flor da Morte só floresce no Inverno.
Obs.: 2: O Acará Bandeira pode ser obtido pescando no Rio de Willow Creek (perto do barco) ou na lojinha de ingredientes para poções no Reino da Magia.
Obs. 3: Os ingredientes para o preparo da Ambrosia podem ser conseguidos ao fazer um pedido no Poço dos Desejos (ver abaixo)

♥ Fazendo um pedido no Poço dos Desejos (Coleção de objetos Jardim Romântico)
O Poço dos Desejos não garante com 100% de eficácia a realização de um desejo, isso vai depender do humor que ele estiver no momento. Você só vai precisar fazer uma oferenda pro poço (quanto mais Simoleons, mais chance de melhorar seu humor) e torcer pra ser atendido ao Desejar a Vida.
É possível que o Poço não realize o desejo, mas presenteie o Sim com itens ou ingredientes necessários para o preparo da Ambrosia.

♥ Feitiço Desmorteare (Reino da Magia)
É possível se tornar uma Feiticeira e aprender vários feitiços com muito estudo, treino e dedicação.
O Desmorteare faz parte da Magia Indomável e requer o nível de Mestre para ser aprendida junto ao Sábio dessa categoria, praticando magia ou lendo os Tomos encontrados nas estantes. Depois, basta lançar o feitiço no Fantasma para que ele volte a forma humana.

♥ Poção da Ressureição Imediata (Reino da Magia)
Um Sim que beber essa poção vai reviver imediatamente se morrer.
Para criar a poção depois de aprender como prepará-la (consulte o Livro de Feitiços para verificar se já foi desbloqueada), são necessários os seguintes itens:
- 1 Metal da Morte
- 1 Flor da Morte
- 1 Carl Zumbi

Obs.: O Metal da Morte pode ser encontrado ao cavar montes de rochas que ficam espalhados pelo mundo ou na barraca de ingredientes mágicos do Reino da Magia.
Carl Zumbi é um boneco MySims colecionável e raro que pode aparecer abrindo capsúlas encontradas ao cavar rochas e montes de terra pelo mundo. Com sorte, ele pode ser encontrado a venda no Mercado de Pulgas no distrito de San Myshuno (Vida na Cidade).

♥ Ler o Livro da Vida
Importante: O Livro da Vida só serve para reviver um único Sim do qual sua saga épica foi escrita, logo, é preciso que o livro seja escrito ANTES da sua morte. Quando finalizado, basta vincular o Livro da Vida ao Sim desejado e, após sua morte, fazer com que ele leia.
Para que a opção de escrever o Livro da Vida fique disponível, é preciso mudar a aspiração do Sim para "Autor Best-seller" (dentro da aspiração de "Criatividade") e chegar no nível 10 de Escrita. Realize todos os objetivos da aspiração até que o Sim ganhe o traço "Poético", e a opção Escrever > Livro da Vida ficará disponível.

Obs.: Apesar de ter listado a fim de deixar a lista completa, não recomendo utilizar essa forma de trazer o Sim de volta à vida nesse desafio em particular, pois além de ser muito demorada, ainda altera a aspiração pré-determinada.

PS. Importante: Instalação de novas expansões, atualizações automáticas do jogo e uso de mods desatualizados podem resultar em bugs e conflitos na jogabilidade, sendo assim, é possível que um Sim morto não seja afetado ao tentar revivê-lo e ele continue travado como fantasma. Caso o Sim não volte a vida por algum erro do tipo, é permitido usar cheats para forçar a ressurreição em substituição à forma utilizada para reviver o coitado.



Wishlist #6 - Board Games - Ticket to Ride

4 de maio de 2022

Ticket to Ride
é um jogo bem familiar de 2004, e, originalmente, traz no tabuleiro um mapa ferroviário nos Estados Unidos e sul do Canadá. A ideia é o jogador controlar rotas de trem mais longas e em maior quantidade do que o adversário, aumentando essas rotas e conectando as cidades através das cartas do jogo.

Maaass, ele não vai entrar na minha wishlist dessa vez. Isso porque Ticket to Ride Europa é uma versão melhorada do jogo original que veio em 2005. Ele traz o mapa da Europa e adiciona estações de trem, balsas e túneis dando um up da jogabilidade. Como é um jogo super famoso e bem avaliado, eu e a penca já estamos animados pra ter um na nossa singela coleção.

Existem várias expansões que modificam a jogabilidade, trazendo novos mapas ou novas opções de jogo, o que dá uma variada pra sair da mesmice e ainda se encaixa pra qualquer uma das versões, seja EUA ou Europa (com exceção das expansões 1910 e 1912, que são pras respectivas edições até onde pesquisei), e vou colocar na wishlist as que me interessaram por motivo de dinheiro que não tenho e esse jogo é caro pra caramba.