10 de janeiro de 2019

A Livraria dos Finais Felizes - Katarina Bivald

Título: A Livraria dos Finais Felizes
Autora: Katarina Bivald
Editora: Suma de Letras
Gênero: Romance
Ano: 2016
Páginas: 336
Nota:
Sinopse: Sara tem 28 anos e nunca saiu da Suécia — a não ser através dos (vários) livros que lê. Quando sua amiga Amy, uma senhora com quem troca livros pelo correio há anos, a convida para visitá-la na cidade de Broken Wheel, Iowa, Sara decide se aventurar. Mas ao chegar lá, descobre que Amy faleceu. Sara se vê desacompanhada na casa da amiga, em uma cidade muito pequena, e começa a pensar que talvez esse não seja o tipo de férias que havia planejado. Com o tempo, Sara descobre que não está sozinha. Nessa cidade isolada e antiga, estão todas as pessoas que ela conheceu através das cartas da amiga: o pobre George, a destemida Grace, a certinha Caroline e Tom, o amado sobrinho de Amy. Logo Sara percebe que Broken Wheel precisa desesperadamente de alguma aventura, um pouquinho de autoajuda e talvez uma pitada de romance. Resumindo: a cidade precisa de uma livraria.

Resenha: Embora nunca tenham se encontrado, Sara e Amy são grandes amigas. Elas foram unidas pelo amor à leitura, e além de cartas, também trocam livros pelo correio. Sara tem vinte e oito anos e nunca sequer se imaginou fora da Suécia, e suas aventuras se concentravam nas viagens feitas através das histórias que tanto gosta de ler. Amy é uma senhora que mora na cidadezinha de Broken Wheel, Iowa, nos EUA.
Sara decide viajar para os EUA para conhecer a amiga, mas ao chegar lá, se depara com a trágica notícia do falecimento de Amy. Sara, então, decide ficar na casa de Amy e abrir uma pequena livraria naquela cidadezinha isolada de uma rua só, e acaba descobrindo que é possível encontrar histórias emocionantes fora das páginas...

Assim, vamos acompanhando não só o impacto que a nova - e única - livraria vai causar em Broken Wheel, mas também o envolvimento de Sara com a cidade e seus moradores, que ela inclusive já conhecia através das cartas de Amy.
Não posso negar que a escrita da autora é um tanto arrastada e cansativa, mas a história em si é totalmente mágica, e é impossível ler sem um sorriso no canto da boca, principalmente com tantas referências literárias. Aos poucos Sara vai se enturmando com o pessoal da cidade, e ela mesma se surpreende consigo mesma, já que na Suécia ela nunca se sentia parte de alguma coisa. Os livros acabam lhe dando um novo sentido para viver, como se ela tivesse recebido uma nova chance para recomeçar.

Um ponto que achei super legal nessa história foi a própria Amy, que mesmo tendo morrido continua viva através das cartas que enviou para Sara, e através da enorme quantidades de livros que deixou pra trás, e não posso negar que ela foi uma senhora adorável e incrível. A lembrança dela jamais seria apagada.
Os demais personagens também são bacanas, eu só senti falta de um pouco mais de aprofundamento em alguns deles pois suas histórias são bem interessantes e fiquei com aquele gostinho de quero mais.

A Livraria dos Finais Felizes é um livro encantador que fala sobre o amor aos livros, desde os clássicos aos contemporâneos, e como a leitura não só proporciona diversão e momentos inesquecíveis, mas também engrandece a alma de quem lê e muda suas vidas para sempre.

0 Comentários pelo Blogger
Comentários pelo Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário