Escandalizados - Ivy Owens

16 de dezembro de 2023

Título:
Escandalizados
Autora: Ivy Owens
Editora: Paralela
Gênero: Romance/Policial/Conteúdo adulto
Ano: 2023
Páginas: 416
Nota: ★★☆☆☆
Sinopse: Quando Gigi e Alec se encontram no aeroporto de Seattle, faz catorze anos que não se veem, mas isso não impede que um reconheça o outro — e que eles se reconectem depois de tanto tempo. Alec foi a primeira paixão de Gigi, e passar uma noite com ele parece um sonho. A ligação dos dois é intensa, mas ao amanhecer Gigi desconfia que Alec talvez não seja quem ela pensa. Quando chegam ao aeroporto de Los Angeles e encontram pelo menos duzentas pessoas esperando por Alec, ela descobre que estava certa. Alexander Kim se tornou um ator muito conhecido na Coreia do Sul e na Inglaterra. Seus doramas também fazem muito sucesso nos Estados Unidos, mas Gigi não fazia ideia disso. Irritada por Alec não ter lhe contado a verdade, ela decide ir embora e fingir que a noite que passaram juntos nunca aconteceu.
Mas a conexão entre eles é forte demais para ser ignorada, e logo embarcam em um romance secreto. Enquanto isso, Gigi está investigando uma boate cujos donos são acusados de drogar e assediar mulheres, uma reportagem que pode mudar a trajetória de sua carreira como jornalista. Alec, por sua vez, pode ter informações importantes sobre a história — mas será que Gigi deve contar para seu chefe que está se relacionando com uma possível fonte? E Alec pode revelar o que sabe sem ameaçar sua carreira em ascensão e, mais importante, sua família? Será que o amor deles pode resistir a um escândalo internacional?

Resenha: Georgia, ou Gigi, é uma jornalista que viajou para Londres para investigar uma boate cujos donos são suspeitos de drogar e assediar mulheres. Essa reportagem é super importante pra ela pois poderia mudar e dar uma guinada em sua carreira. Quando Gigi vai pro aeroporto para esperar pelo voo que a levaria de volta pra casa, ela é surpreendida com a notícia de que o voo estava atrasado por causa de uma tempestade. Enquanto aguarda por mais informações da cia aérea, ela reencontra Alec alí no aeroporto, o irmão de sua melhor amiga que ela não via há uns 14 anos, o mesmo que foi seu crush da adolescêcia. Quando ela recebe a informação de que o voo seria adiado pro dia seguinte, é recomendado que ela fosse passar a noite num hotel, o mesmo hotel onde Alec estava hospedado. Obviamente eles dividem o quarto, tudo é uma loucura que nenhum dos dois planejava e aquilo mais pareceu um sonho. Mas, no dia seguinte, o que Gigi realmente não imaginava era que Alec fosse um ator de doramas super conhecido e famoso na Coreia do Sul e na Inglaterra. Por mais que ele também fosse conhecido nos EUA, Gigi não fazia a menor ideia de nada por não acompanhar esse universo. Ele fica irritada, se sentindo "enganada" e decide fingir que o que eles tiveram nunca aconteceu, mas ela não poderia simplesmente ignorar a conexão que eles tiveram e acabam decidindo levar esse romance em segredo. Agora, Gigi descobre que Alec pode ter informações importantes sobre o caso da boate, mas precisa pensar bem no que vai fazer já que usá-lo como informante pode colocar a carreira e a família dele em risco, além do escândalo internacional que isso poderia se tornar.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Gigi, e a história se passa num prazo de duas semanas. Não vou dizer que a escrita é ruim, muito pelo contrário, é bem fluída e envolvente e isso acaba sendo um ponto positivo em meio a uma imensidão de desgosto e olhos revirando. Gigi é aquele tipo de pessoa que parece precisar da validação alheia pra viver e se preocupa demais com o que os outros pensam mas, fora isso, é bastante intensa, leva tudo a sério e é muito boa no que faz. Alec é um cara perfeito cuja intenção, obviamente, é fazer as leitoras suspirarem. E isso soa forçado e até falso. Por mais que haja aquela química, as coisas não pareceram "orgânicas".
Fiquei com aquela impressão de que a autora só quis descrever um amontoado exagerado de cenas hots num contexto qualquer que, no final das contas, não faz a menor diferença visto que o aprofundamento, tanto de história quanto de personagens, é mínimo.
Alguns diálogos foram engraçadinhos, mas não passa disso. Tudo é muito raso e quanto mais eu lia, mais eu tinha certeza que a autora só quis apresentar um casal tão emocionado quanto em chamas pra quem lesse pensasse "nossa, uau, ôloko meu, que lindos, que fofos, meu casal, ui que delícia, ai se fosse comigo", mas eu... eu só revirava os olhos, mesmo.  Pra mim, toda aquela intensidade não poderia ser mais irreal. Tudo que acontece nessa história só termina de um único jeito: sexo. É o resumo, fim.

A questão do mistério acerca de um tema tão delicado foi uma das piores escolhas que já vi da minha vida. Além das frases clichês e do tema ficar totalmente banalizado, não acho que ele se encaixou de forma muito feliz em meio às experiências românticas e eróticas dos personagens principais. É como se a autora não tivesse muito propriedade pra falar sobre, mas precisava de um tema pra criar o suspense em torno das investigações de Gigi, então enfiou alí de qualquer jeito, sem aprofundamento, sem muita delicadeza e tratando como se fosse uma coisa qualquer, e seja o que Deus quiser. É um tema pesado e imagino o quão horrível deva ser para as vítimas que sofreram aqueles abusos, mas foi tudo explicado de forma rápida, fácil e conveniente, porém sem a devida conclusão. E eu fiquei só o meme do John Travolta confuso. Enfim, achei de péssimo tom.

Pra finalizar, se você procura por uma leitura rápida com um bando de cenas eróticas intensas, aleatórias e sem necessidade de muitas explicações, mas anda com preguiça de procurar contos no wattpad (ou coisa do tipo), é livro mais do que indicado. Mas, se é história de amor inesquecível em meio a uma investigação cheia de suspense (como a sinopse - erroneamente - faz parecer), não acho que seja a melhor referência e nem recomendo...

Uma curiosidade: Ivy Owens é o pseudônimo da autora Lauren Billings que, em conjunto com Christina Hobbs, escreveu a série Cretino Irresistível e outros livros assinados pela junção de seus nomes, "Cristina Lauren". Escandalizados foi escrito durante aquele paradoxo entre tédio e inspiração que a pandemia da covid-19 trouxe para a maioria das pessoas e, pela experiência que tive, talvez seja preferível assistir uma sessão da tarde e afins...

Nenhum comentário

Postar um comentário