Top 10 #10 - Melhores Leituras de 2022

30 de dezembro de 2022


Esse ano eu lembrei da lista, então bora lá.
Já adianto que, apesar de não ter lido a quantidade de livros que eu gostaria, li uma variedade de gêneros até razoável. Teve livro divertido, emocionante, nostálgico, de revirar os olhos de preguiça, e dessa vez vou listar na ordem, do último pro primeiro lugar. Teve livro 4 estrelas na lista, sim, mas não é porque não favoritei o livro que o bendito não seja bom. Teve livro que recebi esse ano mas vou ler agora em janeiro. Talvez tenha perdido alguma coisa que não entrou nessa lista por ter empurrado pra frente? É possível, mas se merecer, entra na do ano que vem (prometo não esquecer, eu espero).

Me Leve com Você - Jennifer Niven e David Levithan
Apesar de adorar os livros de David Lavithan e da Jennifer Niven, eu não dava muita coisa pro Me Leve com Você. A capa não chama muita atenção e até demorei bastante pra pegar o livro pra ler. Mas quando comecei, me identifiquei com tanta coisa na história que seria impossível não colocar esse livro no top de melhores leituras desse ano.



Considerações: "...só tenho que falar algo que já é de conhecimento de todos que gostam dos livros e da escrita desses autores: São obras que mexem com os sentimentos, emocionam e tocam lá no fundo da alma, causando angústia e, às vezes, levando o leitor às lágrimas, mas depois eles são capazes de remendar os pedaços e fazer com que a gente possa se recompor."


É Assim que Começa - Colleen Hoover
Colleen é rainha, e a gente já pode sair por aí aos prantos antes mesmo de começar a leitura da maioria dos seus livros. Eu quase morri com É Assim que Acaba e já estava com as expectativas lá nas alturas quando li É Assim que Começa. Não acho que esse superou o primeiro livro, mas é muito amorzinho e mereceu entrar na lista.



Gosto de mitologia e fiquei super curiosa pra conhecer a releitura do mito de Perséfone e Hades, e sendo quadrinhos, nem preciso falar que fiquei bem animada. Vou ser sincera em dizer que eu esperava outra coisa e algumas situações na história não foram muito agradáveis de acompanhar, mas é aquele tipo de livro que quanto mais a gente lê, mais quer.


Considerações: "...é um livro de leitura muito rápida (recomendo até reler em seguida pra pegar algumas referências e entender melhor os acontecimentos), mas a sensibilidade das situações realmente foram capazes me me tocar e me deixar bastante emocionada. Pra quem gosta de HQ's e ilustrações num geral, de romances sensíveis que se desenvolvem de forma bem lenta e gradual, e curte releituras da Mitologia Grega, Lore Olympus é mais do que indicado."


Quando comecei a ler o segundo volume de Lore Olympus eu já estava meio ressabiada por causa dos probleminhas que encontrei no livro anterior, mas a autora foi moldando a história e fazendo algumas melhorias a ponto desse segundo volume ficar bem melhor do que o primeiro. Eu amei, já fui fuçar o WebToon pra acompanhar os capítulos, mas nada melhor do que ter os volumes físicos na estante, não é mesmo? Suma, não nos decepcione e libera os outros volumes aí pa nóis. Nunca te pedi nada.


Considerações: "...cada episódio deixa a história mais envolvente e muita coisa fica sem uma resolução, pois Perséfone não fala nada quando sofre alguma injustiça e ficamos naquela expectativa de como Hades vai descobrir e qual será a consequência que os sacanas irão sofrer quando as coisas vierem a tona e, ao final, a curiosidade pra correr no WebToon pra continuar acompanhando e saber o que está por vir é quase incontrolável. "


Mais um livro de fantasia que não me ganhou pela capa mas me ganhou pela história e pela construção de mundo (e tem mapa, amo mapas pra me situar). A Ponte Entre Reinos tem clichês a perder de vista, mas gostei muito de como a trama foi se desenrolando e só me resta a curiosidade pela continuação.


Considerações: "A escrita flui bem e é descomplicada, e a história, mesmo que tenha suas falhas, é interessante, e por mais que o clichê do enemies to lovers, casamento arranjado e traições necessárias para um bem maior sejam fatores que estejam presentes, é uma leitura que vale a pena e envolve do começo ao fim."


Coraline é um clássico da literatura e essa edição que li esse ano não podia ficar de fora da lista por motivos de "porque sim". Já tinha lido outras edições, mas essa da intrínseca tá linda de viver.


Considerações: "O protagonismo de Coraline é a melhor coisa desse livro, pois mesmo que ela seja criança, ela não cede fácil, tem personalidade e opiniões fortes, é questionadora, observadora, muito inteligente, e sabe usar isso a seu favor pra resolver os maiores problemas que aparecem."


Um Passo Adiante - Alice Oseman
Até 2021, eu não conhecia os livros da Alice Oseman e confesso que o interesse veio pelos livros serem em quadrinhos. Claro que me surpreendi com a história de Charlie e Nick e virei fã desses dois. Como li os volumes 3 e 4 em 2022, não tinha como deixar eles de fora da lista. 


Considerações: "...os dilemas continuam, mas os meninos se apoiam, têm ajuda dos amigos e da família, e conseguem superar e enfrentar muitas coisas juntos nessa decisão de darem esse passo tão grande. Não é fácil, é muita coisa pra dois adolescentes lidarem, mas a gente acaba percebendo que desde que o amor seja sincero e verdadeiro, no final as coisas vão caminhando pra um final feliz."



Já deu pra perceber que Heartstopper virou queridinho e esse só entrou na sequência do vol.3 porque ele traz uma história mais pesada, mas necessária, pro desenvolvimento da história. Fico aqui torcendo pra tudo ficar bem enquanto guardo Charlie e Nick num potinho.


Considerações: "...sei que num relacionamento nem tudo são flores, e a autora, como sempre, consegue abordar temas sensíveis e obstáculos de uma forma bem delicada, eu só achei o tema desse volume bem mais pesado por seguir por um rumo muito diferente dos volumes anteriores (que focaram na descoberta, no autoconhecimento, na lealdade e no sentimento verdadeiro entre os meninos)."


O universo de George R.R. Martin é gigantesco e o homem cria tanta coisa que além de ter material pro resto da vida, ele ainda faz parecer que tudo é de verdade. Esse livro é curto, mas traz contos interessantes que só enriquecem esse universo das Crônicas de Gelo e Fogo. Essa edição da Suma, então, nem se fala.


Considerações: "Pra quem é fã (ou pra quem gosta dos seriados e tem curiosidade em conhecer a escrita do autor), é livro praticamente obrigatório que só acrescenta e enriquece ainda mais esse universo gigante. Só leiam."


Livro que faz a gente derreter de tanto chorar - check.
Acho que É Assim que Acaba desbancou Um Caso Perdido na minha lista de melhores leituras da vida. Tenho nem o que falar, só sentir...


Considerações: "É Assim que Acaba é um drama poderoso, inspirador e emocionante, já entrou na lista de melhores livros que já li na minha vida, que vai tocar os leitores de uma forma indescritível, mostrando que é preciso tirar forças do além pra se fazer a escolha certa quando se está nas situações mais complicadas."


Nenhum comentário

Postar um comentário