O Cavaleiro dos Sete Reinos - George R. R. Martin

16 de dezembro de 2022

Título:
 O Cavaleiro dos Sete Reinos (Edição especial)
Autor: George R. R. Martin
Editora: Suma
Gênero: Alta Fantasia
Ano: 2022
Páginas: 264
Nota:★★★★★
Sinopse: Décadas antes dos acontecimentos descritos em As Crônicas de Gelo e Fogo, O cavaleiro dos Sete Reinos narra as aventuras do cavaleiro Dunk e de seu jovem escudeiro Egg ― que se revelam importantes figuras de Westeros. Edição especial em capa dura, com novas ilustrações.
Sor Duncan, o Alto, ou apenas Dunk para os íntimos, não teve uma vida fácil. Filho bastardo de uma prostituta, ele nunca pertenceu a nenhuma Casa, e suas oportunidades de vida parecem bastante reduzidas. Mas a esperança de alcançar a glória não está perdida, e Dunk está decidido a se tornar um grande guerreiro em Westeros. Dentre todos os grandes, Dunk quer escrever o seu nome na história como um verdadeiro Cavaleiro dos Sete Reinos. O único problema é que existem muito mais pretendentes do que posições disponíveis.
A sorte começa a mudar quando ele encontra Egg, um garoto careca e cheio de atitude que se prontifica a ser o seu escudeiro. Quanto mais Dunk conhece o menino, porém, mais Egg parece o oposto de ser um mero plebeu, demonstrando uma inteligência muito além de sua idade.
Juntos, eles viajam em busca de trabalho e aventuras ― sem jamais revelar a verdadeira identidade do menino àqueles que encontram pelo caminho. Uma grande amizade nasce entre esses dois heróis improváveis, que persiste mesmo quando, anos mais tarde, eles assumem papéis centrais na estrutura de poder de Westeros.
Reunindo os três primeiros contos protagonizados por Dunk e Egg ― “O cavaleiro andante”, “A espada juramentada” e “O cavaleiro misterioso” ―, O cavaleiro dos Sete Reinos é o livro perfeito para quem quer se aventurar no fantástico mundo criado por George R.R. Martin e para aqueles que anseiam por mais histórias de Westeros, dos Targaryen e do fascinante universo de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Resenha: O Cavaleiro dos Sete Reinos é um spin-off de As Crônicas que Gelo e Fogo que reune três contos ("O Cavaleiro Andante", "A Espada Juramentada" e "O Cavaleiro Misterioso") que narram as primeiras aventuras de Sor Duncan, o Alto, e seu jovem escudeiro Egg, que se revelam personagens bem importantes em Westeros e no universo criado por George R.R. Martin.

Já adianto que é um livro indicado pra quem já conhece os outros livros do autor, pois a história começa depois do que se passa em Fogo e Sangue, oitenta anos depois da lendária e fatídica Dança dos Dragões e da morte do último dragão, mas noventa anos antes dos acontecimentos de Gelo e Fogo.

Quando garoto, Dunk foi adotado por um Cavaleiro e mais tarde, quando o homem morre, ele se apossa de seu título e se torna "Sor Duncan, o Alto". Lutando pela sobrevivência e pela vitória em seu primeiro torneio para ser reconhecido como cavaleiro em Westeros, ele conhece "Egg", um garotinho esperto e muito falante com seus nove anos de idade mais ou menos. Egg se torna escudeiro de Sor Duncan e agora eles vão embarcar em algumas aventuras, e várias encrencas que, além de entreter o leitor com várias conspirações, cenas de ação e os famosos jogos de poder, ainda dá várias informações que complementam alguns eventos importantes que acontecem nos outros livros. Os nomes que vão surgindo que fazem ligações com personagens já conhecidos das Crônicas só enriquecem a trama e vão preenchendo as lacunas que o autor deixou pelo caminho de propósito pra matar os leitores de curiosidade e desespero (20 anos pra escrever um livro, oshe). A cada nova revelação, mais interessante e envolvente a história fica, mas ainda ficamos sedentos por mais, porque é claro que Martin não vai entregar tudo de bandeja sem fazer o povo mofar por uns anos até nascer cabelos brancos nas nossas cabeças...

O interessante é que os contos se passam em meio a terras menos conhecidas por serem menores e com casas/famílias pequenas, e o autor acaba engajando o leitor a conhecer mais sobre a vida do povo comum e de menor destaque de Westeros, como eles lidam estando a beira de uma guerra iminente e como vão parar dentro dela. E contos do tipo só servem pra enriquecer ainda mais esse universo fantástico e épico criado pelo autor, a ponto do povo discutir detalhes como se não se tratasse de pura ficção. 

Mesmo que os contos sejam isolados, é recomendado que sejam lidos na ordem pra manter a cronologia dos fatos, e por ser curtinho, pode ser lido em questão de poucas horas (e é o que realmente acontece, pois quando iniciamos a leitura não dá pra parar nunca mais). Não vou dar mais detalhes pra não estragar a surpresa que envolve o segredo que Egg guarda, mas posso dizer que os contos trazem emoção e perigos na medida certa pra qualquer um que gosta desse universo ficar ainda mais envolvido e curioso por ele. Dunk e Egg são carismáticos mesmo sendo tão diferentes um do outro, e é muito legal acompanhar Dunk sempre preocupado em proteger e ensinar as coisas ao seu pequeno amigo. Eles desenvolvem uma amizade sincera que vai perdurar por toda a vida.

O livro já havia sido publicado pela Editora Leya em 2014 sob um projeto gráfico que combinava bem com os demais livros da série inacabada do autor publicados na época, mas agora foi relançado pela Suma numa edição especial em capa dura, detalhes dourados e ilustrações lindíssimas, muito caprichada e bonita.

Pra quem é fã (ou pra quem gosta dos seriados e tem curiosidade em conhecer a escrita do autor), é livro praticamente obrigatório que só acrescenta e enriquece ainda mais esse universo gigante. Só leiam.

Nenhum comentário

Postar um comentário