Tempero de Bruxa - Amanda Celli

25 de fevereiro de 2022

Título:
Tempero de Bruxa
Autora: Amanda Celli
Editora: Clube de Autores
Gênero: Espíritualidade/Culinária
Ano: 2021
Páginas: 448
Nota:★★★★★
Sinopse: No livro "Tempero de Bruxa: Desvendando os mistérios da Culinária Mágica" você irá descobrir que a sua cozinha é um lugar encantado, repleto de ingredientes que carregam o poder da natureza e que você pode acessar essa energia para transformar a sua vida através da Culinária Mágica, uma antiga prática presente no caminho da bruxaria. Aprenda como se tornar uma bruxa de cozinha e traga uma pitada de sabor e encanto para sua vida. Afinal, existe maneira mais gostosa e deliciosa de praticar magia do que indo para a cozinha?

Resenha: Eu venho lendo bastante livros sobre culinária pra dar um jeito de melhorar a alimentação aqui em casa pra evitar essas porcarias processadas e cheia de ingredientes químicos e mirabolantes que acabam com nossa saúde, e adoro livros que trazem não só receitas, mas também explicações sobre as propriedades e o poder dos alimentos. Então sempre que vejo um livro de receitas com essa pegada de bruxaria, já fico interessada porque quero seguir essa ideia de encontrar pratos onde as coisas vão ser as mais naturais possíveis. E por acaso descobri Tempero de Bruxa, da autora Amanda Celli, nessas minhas andanças pela Amazon.

O livro é quase que uma enciclopédia sobre o tema e é dividido em quatro partes, onde, na primeira, a autora traz explicações super interessantes sobre as origens da culinária mágica, sobre herbalismo, sobre a energia das plantas, e ainda dedica um capítulo para conscientizar os leitores sobre a importância do vegetarianismo (sem forçar ninguém a se converter, que fique claro).

A segunda parte é dedicada a trazer informações sobre o poder dos quatro elementos, e quais intrumentos mágicos são necessários na cozinha, inclusive já providenciei um kit de colheres de pau e um pilão de mármore que virou meu xodó na minha cozinha.

A terceira parte é dedicada às receitas - todas vegetarianas - separadas por finalidade. São receitas que levam ingredientes que estão ligados à prosperidade, ao amor, à proteção e etc, a maioria deles vindo de colheitas como legumes, frutas, verduras e grãos... Então se a intenção é ter prosperidade, há um capítulo próprio pra receitas que levam ingredientes ligados a energia da prosperidade. Se a intenção é estabelecer a harmonia, há um capítulo com receitas para este fim, e assim por diante. Pra cada tema há a indicação do melhor dia da semana, fase da lua e cor de vela a ser usada para potencializar os efeitos da receita. Pra cada receita, além dos ingredientes e modo de preparo, há também um encantamento a ser dito durante o preparo (que inclusive pode ser adaptado, ou nós mesmos podemos criar o nosso). É uma forma de colocar nossa boa intenção ao preparar a comida, e estabelecer uma conexão com a prática e com o ato de cozinhar tornando tudo muito mágico e especial.
Além das receitas separadas por intenção, também há as receitas ligadas à Roda do Ano, então além das explicações sobre o que são os Sabbats, de onde surgiram, quais são os costumes e afins, também temos receitas que combinam com as celebrações que acontecem de acordo com as estações do ano.

Na quarta e última parte, há uma tabela incrível de propriedades mágicas dos alimentos, com o nome do alimento e seu nome científico, o astro e o elemento regente que tem influência sobre aquele alimento,  e quais são suas propriedades.



É tudo muito bem explicado e percebe-se o trabalho de pesquisa exaustivo para trazer um conteúdo completo, bem escrito e com a devida profundidade, não é só um resumão raso. Há também informações sobre etimologia das palavras, então sabemos de onde veio, pra que serve, no que implica, tudo. Nada está alí de forma vaga ou por acaso, então acredito que se trata de um livro de aprendizado e com conteúdo essencial para qualquer praticante que sabe que os ingredientes vindos da natureza e que são utilizados em receitas, magias, amuletos, rituais e celebrações são itens obrigatórios para qualquer bruxa.

Enfim, se você pratica a bruxaria natural, é wicca, ou somente tem curiosidade pelo assunto, é um excelente livro pra se ter informações consistentes e que agrega um valor imensurável para o aprendizado, para as nossas práticas do dia-a-dia, e para a vida. A autora também tem um canal muito legal no youtube, o Tempero de Bruxa, que é super interessante e informativo (e ela é uma fofa, gente). Eu adorei e já estou testando algumas receitas que vão de molhos simples a bolos maravilhosos.

Nenhum comentário

Postar um comentário