Bruxas Literárias: Alquimia das Palavras - Taisia Kitaiskaia e Katy Horan

3 de maio de 2021

Título:
Bruxas Literárias: Alquimia das Palavras
Autora: Taisia Kitaiskaia
Ilustradora: Katy Horan
Editora: Darkside Books/Darklove
Gênero: Biografia
Ano: 2021
Páginas: 144
Compre: Amazon
Nota:★★★★☆
Sinopse: Bruxas Literárias: Alquimia das Palavras é uma homenagem às mulheres que transformaram a história da literatura com talento e coragem. Ao recriar escritoras imortais como feiticeiras das palavras, este livro permeado de magia celebra o poder das mulheres através dos tempos.
A obra reúne trinta autoras de todos os cantos do mundo e nos convida a conhecer mulheres ousadas e autênticas. Cada perfil é apresentado com um texto lírico sobre as escritoras e suas obras, uma breve biografia e sugestões de leitura, para que possamos seguir a trilha encantada de seus passos literários. Para a edição brasileira, conjuramos três bruxas literárias nacionais: Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles.

Resenha: Bruxas Literárias: Alquimia das Palavras é um dos livros que faz parte da coleção Magicae, da Darkside Books. Nessa coleção há livros dedicados aos mistérios mágicos dos poderes ancestrais, assim como aqueles que cultuam as leis e os poderes da natureza. Tudo a ver com minha pessoa. O livro foi escrito pela autora Taisia Kitaiskaia e ricamente ilustrado por Katy Horan.

Bruxas Literárias tem uma proposta muito bacana, pois faz um apanhado e apresenta os nomes de trinta escritoras estrangeiras que fizeram história com suas histórias, desde Emily Brontë, Sylvia Plath, Mary Shelley até Agatha Christie. Ao final, a editora ainda incluiu um material extra e exclusivo, ilustrado por Gabee Brandão e escrito por Marcia Heloisa e Nilsen Silva, sobre três grandes escritoras brasileiras: Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles.



Todas essas escritoras foram recriadas em três pequenos textos de uma forma mágica e criativa, cuja intenção é criar um retrato dramático com poder de resgatá-las e mantê-las vivas, sendo descritas de maneira poética e mostrando o quanto elas foram habilidosas com o dom que tinham. Em seguida, há uma pequena biografia, assim como sugestões de obras escritas por elas que, sem dúvidas, transformam e inspiram.

O livro já me ganhou pelas ilustrações, pelo acabamento, e pelo capricho da edição que, além da capa dura, é todo colorido. A diagramação permite que o livro possa ser aberto e lido numa página aleatória, não é necessário ler em sequência, assim, em cada página, vamos nos deparar com uma escritora diferente, que traz uma mensagem diferente através das instâncias imaginativas e inspiradoras que foram escritas para cada uma delas, e o resultado sempre será uma grata surpresa.



Mesmo que o livro não seja exatamente uma biografia, indico pra quem aprecia, resgata e celebra as mulheres em suas verdadeiras essências, ou quem tem interesse em saber um pouco mais da vida dessas escritoras que marcaram época, sobre quem foram e o que escreveram.

E pra quem gosta de esoterismo, existe o oráculo The Literary Witches Oracle (em inglês) baseado nas ilustrações da obra e é a coisa mais linda. O livro das Bruxas Literárias em si não é um complemento do oráculo, e nem serve de guia. O próprio oráculo já vem com um livrinho pra explicar os significados das cartas. Já está na minha wishlist esotérica, porque sim. Ele é vendido na Amazon, mas por ser compra internacional, demora uns meses pra chegar, e, dependendo do vendedor/loja, pode ser taxado quando chegar por aqui, então, é bom dar uma conferida.

0 Comentários pelo Blogger
Comentários pelo Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário