5 de fevereiro de 2018

Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado - Thalita Rebouças

Título: Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro
Gênero: Infanto Juvenil
Ano: 2017
Páginas: 304
Nota:
Sinopse: Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos.
Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto.
No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro.
A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar.

Resenha: Davi tem dezesseis anos, está no segundo ano do ensino médio, é nerd assumido e, depois de ter tomado coragem, começou a fazer um curso de astrologia que ele tanto queria mas ainda não tinha feito por medo de sofrer preconceito. E nesse universo astrológico ele conhece Milena, uma garota super legal por quem ele logo fica encantado. Porém, sua timidez é uma coisa que precisa ser vencida, e Davi vai contar com a ajuda dos seus amigos para ter coragem de investir nesse relacionamento. E enquanto ele enfrenta essas questões, um novo colega chega na cidade fazendo com que o grupo de amigos lidem com outras coisas que eles não esperavam...

No livro a autora pede pra não darmos muitos detalhes da história para que possamos descobrir as coisas junto com o personagem, mas posso dizer que Davi é o tipo de personagem que muitos adolescentes se identificam: tímido, confuso com o que é novo, e até bem reservado, e quando ele se depara com a ideia de alguém o conhecendo melhor, ele sai de sua zona de conforto. Ele é um personagem que tem algo a ensinar, seu desenvolvimento foi bem construído, sua paixão pelos signos e pelo comportamento humano é verdadeira e sua forma de analisar os outros é bem engraçada.

A escrita também é muito boa e envolvente, as descrições do cenário transportam o leitor para a cidade do Rio de Janeiro e a linguagem descolada em meio aos elementos da atualidade, como redes sociais, whatsapp e afins deixam a história bastante realista.

Eu gostei bastante da história pois ela trata dos dilemas e dos dramas adolescentes de um jeito muito leve e sem fazer parecer que os problemas tratados nele não tem a devida importância, pois além de mostrar que enfrentar medos e preconceitos é possível, ou que nunca devemos deixar de fazer o que gostamos para agradar os outros, fica mais do que claro que a amizade é uma das coisas mais importantes da vida e o quanto deve ser valorizada quando é verdadeira.

0 Comentários pelo Blogger
Comentários pelo Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário