26 de fevereiro de 2013

A Descoberta das Bruxas - Deborah Harkness

Lido em: Fevereiro de 2013
Título: A Descoberta das Bruxas - All Souls #1
Autora: Deborah Harkness
Editora: Rocco  
Gênero: Romance/Sobrenatural/Literatura Estrangeira
Ano: 2011
Páginas: 640
Nota
Sinopse: A professora Diana Bishop foi convencida pelo medo de que é melhor ser humana do que bruxa. Mas quando descobre um antigo manuscrito com a origem de espécies sobrenaturais, fica muito próxima do mundo do qual sempre fugiu. Demônios e vampiros passam a cruzar seu caminho, e o instinto de sobrevivência dessas criaturas faz Diana ser uma presa vulnerável. Até que ela seja capaz de dominar os próprios dons e usar seus poderes.

Resenha: Humanos, bruxas, vampiros e demônios são as 4 espécies que habitam o mundo (essas 3 últimas tentam esconder suas identidades dos humanos), e Diana Bishop é uma historiadora super conceituada e respeitada. Aos 7 anos, perdeu os pais e, a partir daí, passou a vida rejeitando e negando sua verdadeira identidade: Diana é uma bruxa. Ela tenta levar uma vida normal, se misturando com humanos e se dedicando às suas pesquisas, até que acidentalmente, encontra na Biblioteca Bodleiana um misterioso manuscrito há séculos escondido, o "Ashmole 782", e além de ser capaz de sentir a magia que está contida nele, descobre os segredos sobre a origem das espécies sobrenaturais. Ela passa a anotar algumas informações importantes que encontra nele, mas pretende devolver o manuscrito para se ver livre dele, afinal, da magia ela só quer distância. Mas o que Diana não sabia, é que esse manuscrito é procurado há milhares de anos por demônios e vampiros perigosos e gananciosos, e agora que ele foi encontrado, ela passa a ser perseguida e vigiada de perto por esses seres...

Eis que Matthew Clairmont, um belo e misterioso geneticista, aparece na vida de Diana. Apesar de não esclarecer seus reais motivos, a princípio, ele demonstra interesse apenas no Ashmole 782. O interesse de Matthew pela relíquia seria aceitável, até que, para surpresa de Diana, ele se revela um vampiro que vaga pela Terra a mais de 1500 anos.

A medida que Diana vai descobrindo mais sobre esse mundo que tanto renegou, ela embarca numa grande aventura, com muitas revelações, mistérios, perigos e surpresas, principalmente porque, apesar de saber que bruxas, vampiros e demônios não compactuam de amizade, começa a se aproximar de Matthew de um jeito que ninguém esperava, afinal, indivíduos de espécies distintas não se misturam...

Mistério, romance e genialidade definem a história de "A Descoberta das Bruxas". O livro é cheio de referências históricas, religiosas e explicações científicas para a origem e para os poderes mágicos que esses seres carregam consigo. Inclusive os detalhes são tão ricos e convincentes que é quase possível acreditar que a Teoria da Evolução, de Darwin, engloba os seres sobrenaturais, e tudo o que eles vem passando, sendo perseguidos, mortos, servindo como cobaia para estudos e experimentos dos nazistas, e etc ao longo da História.

A narrativa às vezes é em primeira pessoa (narrada por Diana ou Matthew), outras em terceira pessoa, mas não é nada confuso. Acredito que a autora usou essa forma para dar outros pontos de vista às situações e acontecimentos. Os personagens são todos muitos bem construídos, e cada um tem sua história particular. Detalhe especial para Ysabeau, a "mãe" de Matthew, uma vampira poderosa e cheia de classe, que apesar de sentir ódio e repulsa pelas outras espécies, passa a defender Diana com unhas e dentes quando o cerco começa a se fechar.

A história, por ter muitos detalhes e explicações, se desenrola de forma muito lenta e às vezes até cansativa, mas eu particularmente não achei que isso tenha sido um ponto negativo. Entendi que a autora fez isso de forma proposital a fim de tentar demonstrar o quanto o casal combina e tem quimica. Diana é uma historiadora e Matthew um vampiro com mais de 1500 anos de experiência, que traz à ela a própria História para seu espanto e fascínio, então, nada mais plausível do que diálogos longos sobre o assunto que é de interesse dos dois. E claro, o romance tem aquele toque de "vampiro milenar, super antiquado que quer tratar a mulher moderna com cortejo e superproteção", mesmo que ela não esteja acostumada a esse tipo de coisa.

Enfim, eu gostei muito da história e da forma como foi contada, mesmo que de forma lenta, e confesso ter demorado pra terminar de ler porque não queria que acabasse. Apesar de ter encontrando alguns poucos erros na revisão e ter achado o tamanho da fonte minúsculo, a única coisa que me chateou de verdade foram os detalhes metalizados da capa (tão bonita *o*) que vão sumindo conforme manuseio.

No mais, a história é incrível, fantástica e genial, e entrou pra minha listinha de favoritos. Pra quem é fã de histórias desse tipo, é leitura obrigatória. Aguardando ansiosa pela continuação.


20 comentários

  1. Flavia, você sempre divando nas resenhas!
    Eu divo, Flavia diva, nós divamos !
    Gostei pq agora tenho certeza absoluta que eu quero ler esse livro. Isso de vampiro com bruxa é novo e traz uma perspectiva menos clichê pra esses seres sobrenaturais. Quero provar dessa genialidade que você disse que o livro contém. Beijos, e até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Li algumas resenhas que comentam essa "enrolação" da autora para o desenrolar da história, mas, se o livro é bom, quanto mais detalhes melhor, isso faz com que tais personagens e situações nunca fujam de nossas mentes.

    Ótima resenha. Parabéns XD

    ResponderExcluir
  3. Acho que infelizmente sempre rola uma enrolação né? UAHUAHUA
    Mas se a história é boa vale a pena ler e esperar pelo climax todo né!

    Beijo
    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  4. Flá,
    Eu adoro histórias de bruxas, acho fantástico o mundo mágico.
    Este livro faz parte da minha lista de desejados e quero comprá-lo em breve.
    Adorei a resenha e a dica de que as vezes a leitura é lenta! já lerei preparada!

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  5. Flavia, amei a resenha! Arrasou!
    Parece ser o tipo de livro que eu gosto: sobrenatural, mas com referências históricas, uma Mitologia muito bem elaborada e com personagens bem construídos! E ainda tem mistério e romance! Opa, que ler agora! :)

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ah, tem selinho pra você no meu blog. ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. eu já vi muita gente falando bem dsse livro, mas a sua resenha foi bem mais detalhada. gostei bastante *-*
    estou empolgada para ler ele
    principalmente pq é bem meu estilo de leitura

    ResponderExcluir
  8. Estou com esse livro aqui e ainda não sentei para ler. Sempre leio resenhas muito boas dele. A sua me deixou doidinha da vida!!!!
    ahauhauha

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar desse livro antes
    E sua resenha esta muito boa
    Me chamou bastante atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. É de fato um belo livro, li algumas resenhas e estou interessadíssima em lê-lo. Espero me surpreender! ^^
    Dou-lhe os parabéns pela resenha.
    Abraços,
    Stefanie.

    ResponderExcluir
  11. Oi Flávia!

    Desde que vi o livro na tua caixinha de correio quis ler o livro.Amo tudo o que envolve o sobrenatural e as bruxas,vampiros e metamorfos,sempre tiveram um grande chamado para mim.
    Adorei a ressenha,com certeza entrou para a minha lista.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  12. Não gosto muito quando a narração reveza, acho confuso :s
    Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca tinha lido uma resenha e, essa, me animou um pouco. Mas, nossa, 630 páginas? estou fugindo de livros com tantas páginas no momento.

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  13. Leio ou não leio esse livro? Eis a questão!
    Já li inumeras resenhas sobre esse livro e ainda não me decidi se quero lê-lo. Adoro seres sobrenaturais como zumbis, bruxas e Anjos. E por ter a protagonista como bruxa eu já devia amar a história, mas continuo c/ receio. Não sei se é por causa dos dialogos dele, que me disseram ser cansativos as vezes ou por ele ter muitas páginas para o primeiro livro de uma série (ou é trilogia). Enfim, se eu o encontrar em promoção compro e vejo se tiro essa duvida da minha cabeça.
    Amei a resenha. Bem detalhada Flavia-chan e bastante profissional **-* bjs

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Flavia, estava doida para ler sua resenha deste livro!!
    haa eu gosto muito de Ysabeau..
    Eu gostei muito deste livro e fiquei feliz que vc gostou também, este livro também está nos meus favoritos e aguardo a continuação!!

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee
    Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro antes, mas depois de ler a sua fiquei muito curiosa. Nunca tive muita vontade de ler esse livro, mas gosto muito de livros que falam de bruxaria e tal. A capa é bem interessante.
    Aproveitando a visita, vim avisar que tem um meme pra você lá no blog.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Tão bom assim? Então ta haushuahsua'
    Que mais livros prediletos venham! \o

    E voce tem um meme: http://tenerdificando.blogspot.com.br/2013/02/meme-bonita-e-ordinaria.html
    Até mais parceira \o

    ResponderExcluir
  17. Empatamos nesse livro.. É realmente bom.. Mal posso esperar pela continuação pois a história é viva e empolgandte.. só nao dei 5 estrelas por algumas coisas que achei enrolado.. mas é perfeito.. o romance na dose certa entre os protagonistas e tudo mais... adorei mesmo...

    beijos flavia

    Guilherme Kunz
    tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii Flavia!!

    Eu não conhecia o livro, mas vc marcou como favorito entao chamou a atencao neh rs.
    Adoro essa tematica, e pelo que vc contou fiquei beem interessada, adicionei nos desejados =P

    Bjoo

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece ser muito bom! Eu não conhecia ele, na verdade, eu sempre acabo conhecendo livros novos no seu blog, hehe.
    Vou procurar mais resenhas pra saber se devo comprar ou não!
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Adorei sua resenha a descoberta das bruxas, e já coloquei na minha listinha de livros q vou ler esse ano, tal livro parece ser muito bom! E te dou os parabéns pelo seu blog, é fantástico, tb criei um recentemente, e gostaria de receber sua visita, e quem sabe vc não se torna minha seguidora, pq eu independete de qq coisa seguirei seu blog, vou deixar o link para vc me visitar, certo?link.http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/

    Beijos e boas leituras!

    Amanda

    ResponderExcluir